Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Então a questão é a seguinte:

    Estamos a falar de uma moradia "quase" isolada, é geminada mas só junta à do lado em cerca de 25m2, no distrito de Lisboa.

    Tem uma implantação de 88m2, e um total de cerca de 140m2. Sei também que tem cerca de 160m2 de fachadas. Para além disto tem um terreno de 400m2 ao todo.

    Tenho um orçamento que ronda os 100.000€, mais coisa menos coisa, de um empreiteiro de confiança. Contamos com mais uns 20.000 para extras (no terreno). Estamos a falar de trocar tudo, deixando as paredes, telhado e escadas.

    O problema é que, em conversa com alguns amigos, alguns engenheiros, alguns arquitectos, fico com a ideia que o meu empreiteiro poderá estar um pouco desactualizado, até porque o orçamento dele é vago e feito em parcelas genéricas.

    Oiço falar de bombas de calor, painéis fotovoltaicos, capotto, impermeabilização das paredes por dentro (encher a caixa de ar), etc, etc, etc. Começo a perceber que afinal os arquitectos e engenheiros servem para alguma coisa :)

    Portanto, parece-me que contratando serviços de arquitectura e engenharia posso, não só poupar dinheiro, como ficar com soluções mais inteligentes, com melhores opções a nível de custo/benefício.

    A questão é: onde começo a procurar? Preciso de que tipo de engenheiro? Onde o encontro? Quanto devo pagar ao engenheiro? E quanto devo pagar ao arquitecto?

    Importante referir que não vou fazer alterações estruturais que precisem de licenças camarárias.

    Obrigado pela vossa ajuda!
  2.  # 2

    Primeira pergunta você tem 100.000 só para remodelação?
    Segunda pergunta tem amigos arquitectos e engenheiros?
  3.  # 3

    Colocado por: zalleproblema é que, em conversa com alguns amigos, alguns engenheiros, alguns arquitectos,


    Colocado por: zalleA questão é: onde começo a procurar? Preciso de que tipo de engenheiro? Onde o encontro? Quanto devo pagar ao engenheiro? E quanto devo pagar ao arquitecto?


    então e esses amigos não o sabem aconselhar com isenção?
  4.  # 4

    Cada cabeça sua sentença. Recebi 2 orçamentos de amigos arquitectos que me falaram em valores antes de saberem o que eu queria... Achei curioso (e caro).

    Na verdade amigos amigos negócios à parte, tenho amigos arquitectos e engenheiros sim, mas os arquitectos só me falam em licenças, amigos engenheiros civis, sim, e ontem, num jantar de amigos falou-me num contacto que tem, um também engenheiro civil que me pode fazer um estudo para ver o que devo fazer exactamente a nível energético. Falou-me em 2000-3000€ assim por alto.

    A questão é: se eu não tiver amigos a quem perguntar, por onde começo? Um projectista? Help!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroGomes
  5.  # 5

    Eu escrevi aconselhar com isenção... não para fazerem o trabalho. Concordo, amigos, amigos, negócios à parte.
    Um estudo "energetico" por 2000- 3000€!!!? isso não custa mais de uns 400... e já esticado.
    1º tem de saber o que fazer, um programa de intervenção para o seu orçamento e adaptado á realidade do construído - muitas vezes uma conversa prévia informal permite ao arquitecto ter isso em consideração.... para:
    Depois com isso já pode pedir preços para os honorários dos projectistas....
    O licenciamento não tem de ser estrutural, basta alterações de fachada e/ou cobertura para ter de efectuar a comunicação à camara...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroGomes
  6.  # 6

    Tem confianca nesses amigos? se achar que nao tem peca a outras pessoas que lhe facam um orcamento.
  7.  # 7

    Pois, eu quero que outras pessoas me façam orçamentos, mas quem? Como procuro isso?
  8.  # 8

    Fale com pessoas que tenham feito obras recentemente. O melhor cartão de visita é o boca a boca. Estabeleça o que quer fazer e até quanto quer gastar. Depois é procurar 3 orçamentos. Fale com os seus amigos. Se ninguém quiser fazer podem indicar alguém de confiança
  9.  # 9

    Colocado por: zallePois, eu quero que outras pessoas me façam orçamentos, mas quem? Como procuro isso?

    google it... peça recomendações...
    • tnjp
    • 15 janeiro 2018

     # 10

    Esqueça os amigos e procure alguém que não conhece. Chegará a altura que será preciso chamar à atenção, dar um "puxão de orelhas", etc... e quando são amigos você vai retrair-se. Não quer se chatear e vai deixar andar.

    Comece do zero, procure gabinetes de arquitetura e agende uma primeira reunião para passar as suas ideias e recolher orçamentos.

    Quando chegar à fase do empreiteiro, proceda da mesma forma.
  10.  # 11

    procure na net por arquitectos e contacte uns quantos
 
0.0155 seg. NEW