Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou à procura de casa e encontrei uma que me agrada imenso. Tem apenas um senão. Não tem estores, e actualmente nem sequer qualquer outro tipo de solução.

    O proprietário, que também fez a remodelação, diz que não gosta de estores, e prefere blackouts. Eu já vivi numa casa com blackouts, e não gostei.

    Agora não sei qual a melhor solução para resolver o problema. A sala e o quarto maior têm orientação NE, e os outros dois quartos e a cozinha têm orientação SO.

    Não sei se por acaso escolher esta casa, opto por portadas interiores, exteriores, ou blackouts com calha. Também vejo que é capaz de ser um investimento significativo (suponho que não deva ser necessário colocar nada na cozinha ou sala).

    Cumprimentos!
    • AXN
    • 15 janeiro 2018

     # 2

    Tem esta solução.
    •  
      mhpinto
    • 15 janeiro 2018 editado

     # 3

    Tem de nos dar mais alguma informação. A casa não tem estores, mas é tecnicamente inviável ou muito caro colocá-los?
    Se meter umas fotos, mais ajuda a termos uma melhor noção do problema.

    Agora, divisões orientadas a SO devem ser um forno no verão, se não tiverem qualquer tipo de sombreamento. Nessas, eu sugeriria fortemente que, fosse qual fosse a solução, fosse aplicada pelo exterior. As outras, até pode meter os ditos blackouts pelo interior ou uns meros cortinados mais grossos.

    Colocado por: RuySansuponho que não deva ser necessário colocar nada na cozinha

    Assim no abstrato com essa orientação não me parece boa opção.
    Concordam com este comentário: Build2Being
  2.  # 4

    Coloque portadas de madeira, de batente ou de correr, por dentro.
    Concordam com este comentário: josealmeida, CMartin
  3.  # 5

    Ou portadas esteriores. de. correr
  4.  # 6

    Obrigado pelas opiniões.

    O proprietário diz que para colocar qualquer portada exterior é preciso autorização da CM, e conhecendo ele a CM de Almada, ou não autorizam, ou exigem que todo o prédio coloque o mesmo sistema, e que de qualquer maneira vão demorar demasiado tempo.

    Se optar por um sistema interior só mesmo portadas ou black-outs com calha, certo?

    No caso de portadas, é preferível, PVC ou madeira para proteger do calor?


    Cumprimentos
  5.  # 7

    Colocado por: RuySanNo caso de portadas, é preferível, PVC ou madeira para proteger do calor?

    Eu tenho para mim, com base no senso comum e em um ou dois casos que tive oportunidade de observar em 1ª mão, que seja o que for que se meta por dentro, pouco resolve em termos de proteger do calor.
    Simplesmente porque a radiação/calor solar, ao chegar às portadas/blackouts, já está DENTRO da casa, por isso não vejo bem como a radiação poderá ser devolvida ao exterior em quantidade suficiente para evitar um aquecimento excessivo da casa. O simples aquecimento da portada/blackout já contribuirá em muito para aquecer a casa em excesso, será como ter ali um radiador o dia todo ligado... no verão.

    Só se fosse algo num material parecido ao daquelas proteções em "alumínio" que se usa para os parabrisas dos carros.
    • AMVP
    • 29 janeiro 2018

     # 8

    Bom dia.

    Apenas vou partilhar a uma experiência pessoal, que vale o que vale pois cada um gosta do que gosta.

    Eu já vivi numa casa virada ligeiramente a SO (não posso dizer que fosse totalmente nesta orientação mas era algo entre sul e SO).

    No meu caso a casa era totalmente virada para a mesma frente. Tratava-se de um 5º andar que na verdade correspondia a um 7º para esse lado do prédio (digo isto porque a altura é importante)

    Relativamente à temperatura: - Inverno raramente era necessário aquecimento, às vezes acendia o recuperar para secar a roupa e no Natal tb (algumas vezes abria um pouco a janela porque quente já a sala estava)
    Junho-julho - Ficava quente mas um temperatura mais ou menos aceitável, porque não havia incidência direta de Sol nas janelas
    Abril-Maio: Tinha de controlar a incidência solar nas janelas não só pelo calor mas tb pelo excesso de exposição solar
    Agosto-meio de Novembro (nos últimos anos o calor em Lisboa vai até ao São Martinho): Calor demais e Sol a mais (logo sempre os estores para baixo e mesmo assim aquecia)


    Estou a refiro-me a Odivelas, claro que depende do local onde a casa se situe.



    Mas é como digo, cada pessoa tem o seu gosto. Mas acho que num clima como o português, os estores exteriores são essenciais sob pena de a casa ficar insuportável no verão.

    Já trabalhei em salas com apenas estores interiores e pura e simplesmente independentemente da temperatura conseguida à custa de AC havia horas em que a minha cabeça dava para fritar ovos, pelo facto do Sol incidir dessa zona.

    Caso tenha varanda talvez tudo isto fique atenuado, não sei.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 9

    De certeza que há alguma coisa que se possa meter por fora. Se não for umas portadas ou estores mais convencionais, então um blackout impermeável pelo exterior, um toldo, ou outra coisa que o valha. Olhe isto, por exemplo: http://www.lasombradesevilla.com/toldo-minicofre

    Cá para mim o proprietário só porque não gosta está a puxar por essa de a câmara não aprovar. Com a quantidade de marquises ilegais que há pelas nossas cidades fora, será que uma câmara municipal iria implicar com umas portadas? Já se fosse os condóminos a protestar ainda era naquela, agora a câmara? Só mesmo se for numa zona histórica de grande exposição turística, coisa que desconheço existir em Almada.
  7.  # 10

    Obrigado pelo feedback,

    O proprietário diz que os vidos (ISOLAR Neutralux) têm óptima performance térmica e que não é necessário portadas/estores exteriores... Mas de facto era preferível ter alguma coisa por fora.

    Eu cresci numa casa virada a sul com muita exposição solar, e nem precisava de ter cuidados especiais, mas era em sesimbra que é fresco e em que o verão é ventoso. Acho que em Almada as condições devem ser outras....
  8.  # 11

    Colocado por: RuySanAcho que em Almada as condições devem ser outras....

    As minhas memórias de dias de calor a sério, ao ponto de dormir de tronco nu numa varanda, ainda são as de dias que enfrentei em miúdo nalgumas férias de verão passadas na zona de Almada. Mas isso já lá vão uns anitos...
  9.  # 12

    Colocado por: RuySanBom dia,

    Estou à procura de casa e encontrei uma que me agrada imenso. Tem apenas um senão. Não tem estores, e actualmente nem sequer qualquer outro tipo de solução.

    O proprietário, que também fez a remodelação, diz que não gosta de estores, e prefere blackouts. Eu já vivi numa casa com blackouts, e não gostei.

    Agora não sei qual a melhor solução para resolver o problema. A sala e o quarto maior têm orientação NE, e os outros dois quartos e a cozinha têm orientação SO.

    Não sei se por acaso escolher esta casa, opto por portadas interiores, exteriores, ou blackouts com calha. Também vejo que é capaz de ser um investimento significativo (suponho que não deva ser necessário colocar nada na cozinha ou sala).

    Cumprimentos!



    Coloque portadas de alumínio. Com lamina fixa ou regulável se quiser entrada de luz. Ou se quiser total escuridão coloque "régua dupla.
    • ATTC
    • 28 agosto 2018

     # 13

    Olá a todos,
    Quero aproveitar este tópico, para pedir a seguinte ajuda/apoio:
    O meu arquitecto na última reunião de preparação do projecto de execução, informou que a casa não ia ter estores exteriores(arquitetura moderna)! Ia ter cortinados( isto funciona..?!)
    Vim pra casa pensar nisso, e no caminho reparei que 90% das casas tem estores exteriores... eu próprio vivo numa casa que tem estores de alumínio/EXTERIOR e funciona mto bem!
    Neste momento ainda estou a tempo de decidir colocar estores pelo exterior. Alguém aqui no fórum que tenhaestores/cortinas interiores e partilhe a sua vivência?! É eficaz?! Será um erro não colocar estores pelo exterior?!
    • MNeo
    • 28 agosto 2018

     # 14

    Colocado por: ATTCNeste momento ainda estou a tempo de decidir colocar estores pelo exterior. Alguém aqui no fórum que tenhaestores/cortinas interiores e partilhe a sua vivência?! É eficaz?! Será um erro não colocar estores pelo exterior?!


    Há varias soluções... Se tiver janelas viradas a sul deveria ter palas de sombreamento, ou no verão vai ter um forninho em casa (considerando que é uma casa de estilo moderna em que geralmente se utilizam vãos envidraçados de dimensões consideráveis...)

    Se as janelas forem orientadas a poente não há palas que resolvam o problema no verão...

    Tudo isto também depende da região onde se localiza a casa...

    Se já está na fase do projeto de execução, já deve ter a DCR do projeto de comportamento térmico, o arquiteto só tem que pormenorizar o que já foi previsto no estudo de comportamento térmico para os vãos.

    A caixa de estore é um mau elemento para controlar as pontes térmicas.

    Tem soluções de controle exterior da incidência solar sobre os vãos sem caixa de estore, com telas de sombreamento tipo Fixscreen 100 que se utilizam em casas de arquitetura moderna, pode é não gostar do preço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  10.  # 15

    Colocado por: ATTCSerá um erro não colocar estores pelo exterior?!

    Se tiver incidência solar directa nos vidros (no verão claro) sim é um erro!! E grande.
    Se não, é uma questão de gosto e vivências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  11.  # 16

    Colocado por: ATTCOlá a todos,
    Quero aproveitar este tópico, para pedir a seguinte ajuda/apoio:
    O meu arquitecto na última reunião de preparação do projecto de execução, informou que a casa não ia ter estores exteriores(arquitetura moderna)! Ia ter cortinados( isto funciona..?!)
    Vim pra casa pensar nisso, e no caminho reparei que 90% das casas tem estores exteriores... eu próprio vivo numa casa que tem estores de alumínio/EXTERIOR e funciona mto bem!
    Neste momento ainda estou a tempo de decidir colocar estores pelo exterior. Alguém aqui no fórum que tenhaestores/cortinas interiores e partilhe a sua vivência?! É eficaz?! Será um erro não colocar estores pelo exterior?!



    Sucintamente eu se fosse a si não abdicava dos estores. Isso claro não invalida que não coloque cortinas e palas de sombreamento, alias deve colocar também.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
    • ATTC
    • 29 agosto 2018 editado

     # 17

    Colocado por: MNeoSe já está na fase do projeto de execução, já deve ter a DCR do projeto de comportamento térmico, o arquiteto só tem que pormenorizar o que já foi previsto no estudo de comportamento térmico para os vãos.

    Obrigado pela ajuda MNeo.
    Sim MNeo, já tenho o projeto de comportamento térmico... classificação A+.
    Colocado por: MNeoTem soluções de controle exterior da incidência solar sobre os vãos sem caixa de estore, com telas de sombreamento tipo Fixscreen 100

    Estive a pesquisar este tipo de estore (Fixscreen) e não gosto nada do aspecto final... até agora os estores exteriores que mais gostei foi dos tipo "brisa solares" (lâminas de alumínio - ver anexo ).
    Estores interiores gostei muito das réguas verticais (ver anexo). Acho que ambas as soluções não garantem total estanquicidade à luz nos quartos pra dormir! ISTO É UM PROBLEMA!

    Colocado por: Pedro Azevedo78Se tiver incidência solar directa nos vidros (no verão claro) sim é um erro!! E grande.
    Se não, é uma questão de gosto e vivências.

    Obrigado pela ajuda Sr. Pedro Azevedo.
    A casa tem palas e os vãos estão bem recuados, penso que não vou ter problemas com aquecimento. Quanto ao gosto, como a casa foi pensada sem estores tenho medo/receio que ao colocar Estores exteriores estrague a estética das fachadas. Este é o meu dilema: "colocar Estores Exteriores ou não em função da segurança/eficiência?!"
    O meu Arquitecto sugeriu umas cortinas duplas pelo interior ("tipo Hotel") que garante total estanquicidade à luz.

    Colocado por: Vasco BentoSucintamente eu se fosse a si não abdicava dos estores. Isso claro não invalida que não coloque cortinas e palas de sombreamento, alias deve colocar também.

    Obrigado pela ajuda Sr. Vasco Bento.
    Porque sugere não abdicar de estores exteriores?! Uma solução pelo interior é ineficaz?!
      laminados2.png
      lamellgardin_800x.jpg
      vardagsrum__19_-400x225.jpg
  12.  # 18

    Eu vivi num apartamento onde a sala não tinha estores.
    Tinha dupla cortina uma sendo blackout.
    O apartamento era novo, 2010, classificação A+, ainda assim notava sempre essa divisão ligeiramente mais quente que as restantes.
    Será sempre uma opção pessoal, mas no meu caso a que vou construir irá levar estores e palas na mesma.
  13.  # 19

    Colocado por: ATTCObrigado pela ajuda Sr. Vasco Bento.
    Porque sugere não abdicar de estores exteriores?! Uma solução pelo interior é ineficaz?!


    Não eu aconcelhava-o a usar as duas soluções :). O estore completamente fechado impede a entrada total de luz solar e também retarda bastante o aquecimento dos vidros. Enquanto que se colocar só sistemas interiores não vai impedir o aquecimento dos vidros mesmo com capas de controlo solar nos vidros.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  14.  # 20

    E convém não esquecer o acréscimo em segurança que um estore representa.
    Concordam com este comentário: Vasco Bento, Nmvmartins
 
0.0230 seg. NEW