Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vou instalar na minha casa um sistema de aquecimento de AQS, e foram-me apresentados os seguintes preços:

    Bomba de calor Termobrasa em aço-inoxidável 444 de 280L c/ evaporador incorporado e c/ 1 serpentina - 2706€ (IVA incluído) (sem painéis termodinâmicos) Foi-me ainda dito que não compensa, pois pediram mais 3000€ pela instalação dos mesmos... O que acham destes preços?

    Compensa ter painéis ou não?
    Por outro lado, julgo que existem soluções da Vulcano, com bomba de calor + painéis bem mais baratas... ou estou enganado?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Não lhe sei responder às perguntas, mas estou a ver que o universo das bombas de calor é bem mais vasto do que eu pensava. Esse preço seria para a instalação completa? Ou seja, instala isso e é só abrir uma torneira para sair água quente ou já teve/terá de instalar mais equipamento?
  3.  # 3

    Esse preço dessa bomba parece-me puxado. Há uns tempos pedi um orçamento de uma Dimplex 30HS com um valor de cerca de 2800€ já com IVA, transporte e montagem. Tendo em conta que a Dimplex é das marcas mais conceituadas, diria que era melhor opção que essa que lhe propuseram.

    Estou perante a mesma decisão:
    1) montar uma bomba de calor como apoio de um sistema de painéis solares térmicos de circulação forçada (ou dependendo do ponto de vista, os painéis a apoiarem a bomba de calor :) )

    2) montar apenas a bomba de calor.

    Em causa está uma bomba de calor de 300L, para servir uma moradia T4. Será unica e exclusivamente para aquecimento de águas sanitárias.

    Os painéis têm sempre a mais valia de fornecerem água quente gratuita numa boa parte do ano. Contudo, esse "gratuito" implica os custos normais de manutenção.
    Por outro lado tenho receio de que a expectativa de um custo de 10-12€/mês da bomba de calor seja demasiado otimista.

    Qual é a vossa opinião? Fará sentido combinar estes dois sistemas? Ou será muito difícil rentabilizar os painéis solares?


    Já agora, entre a Dimplex 30HS e a Viterm Hi290E (ambas para uma capacidade de cerca de 300L), qual seria a bomba de calor que recomendariam?
  4.  # 4

    Faça o seguinte instale a bomba de calor preparada para instalação de painéis solares, entretanto utiliza normalmente as aqs depois vê mais ó menos a média que gasta se vir que é muito elevada para o que estava á espera então nessa altura equaciona a instalação do solar sabendo que em média os painéis vão lhe cobrir cerca de 70% ou mais das necessidades, penso ser melhor gastar uns euros a mais durante uns meses a fim de ver a média de gastos, entre as duas máquinas pessoalmente escolheria a dimplex
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 5

    Deixem-me ver se estou a perceber isto bem: posso então optar apenas por uma bomba de calor que me poderá sair mais barata que uns painéis ainda que tenha de pagar qualquer coisa de luz todos os meses, é isso?
  6.  # 6

    Sim coloca só a bomba de calor aqs, depois se vê que está a gastar mais electricidade do que gosta então nessa altura equaciona colocar os painéis solares ou tomar banhos mais curtos ou tomar banho dia sim dia não, ou fechar a água enquanto se lava ou lava a louça de água fria, ou tomam banho todos em conjunto, ou toma banho no vizinho. Lol heheheh
    Concordam com este comentário: david_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  7.  # 7

    A minha dúvida é se o investimento nos painéis se sequer se amortizará, dado que a sua utilização não é verdadeiramente gratuita, atendendo à manutenção anual que é aconselhada.
  8.  # 8

    Então use um sistema que dispense manutenção.
  9.  # 9

    Existe algum sistema de painéis de circulação forçada que não exija manutenção? Não estou por dentro do assunto, mas o único que conheço que precise de manutenção mínima é o de termofissão, que me parece ter mais contras do que prós quando comparado com os de circulação forçada.
  10.  # 10

    Pode sempre ponderar painéis solares fotovoltaicos que alimentem a BC durante o dia.
  11.  # 11

    Colocado por: NortenhoExiste algum sistema de painéis de circulação forçada que não exija manutenção? Não estou por dentro do assunto, mas o único que conheço que precise de manutenção mínima é o de termofissão, que me parece ter mais contras do que prós quando comparado com os de circulação forçada.
    F Daikin/Rotex em drainback.
    Concordam com este comentário: nocas1
  12.  # 12

    Como é que uma solução dessas se integra com uma bomba de calor como a da Dimplex de que falei mais acima?

    E qual é o custo dessa solução?
  13.  # 13

    Colocado por: NortenhoA minha dúvida é se o investimento nos painéis se sequer se amortizará, dado que a sua utilização não é verdadeiramente gratuita, atendendo à manutenção anual que é aconselhada.
    como falei o solar cobre cerca de 70% das necessidades, agora suponhamos que gastava 100€ por mês para aqs sem solar, se instalar sistema solar pagaria por mês cerca de 30€, que os outros 70€ eram cobertos pelo solar isto contas manhosas
  14.  # 14

    Eu estou na esperança de que uma bomba de calor gaste muito menos que 100€/mês para aquecer águas sanitárias.
    A estimativa por alto que me deram foi de 10-12€, mas mesmo que seja o dobro, seria sempre muito longe desse valor.
    Por isso ou tenho de facto uma estimativa muito otimista e os painéis iriam levar muito tempo a rentabilizar, ou então uma bomba de calor gastará sempre muito mais do que estou à espera.
    Concordam com este comentário: mhpinto
 
0.0169 seg. NEW