Iniciar sessão ou registar-se
    • nsivi
    • 17 janeiro 2018 editado

     # 1

    Estou a remodelar a cozinha e decidimos colocar azulejo apenas na zona traseira da bancada o chamado "backsplash" (desconheço se há uma palavra em português para descrever melhor esta zona).

    A bancada é semelhante à da imagem. Uma bancada em linha limitada pela parede do lado direito e esquerdo.
    Ora o problema surge pelo facto do fogão se situar próximo da parede do lado esquerdo. Queixa-se a "Maria", com razão, que com os salpicos a parede se vai sujar mais, sendo de dificil limpeza, se não se colocar azulejo no lado esquerdo. Eu por outro lado concordo mas acho que o azulejo não vai ficar com acabamento bonito por não haver nenhuma limitação natural (um canto, uma aresta etc.)

    Pretendo saber se há alguma solução para pintar ou proteger a pintura apenas naquela zona evitando absorção de gorduras e sendo fácil lavar.
    Se tiverem outras sugestões sào igualmente bem vindas.
      bancada-cozinha.jpg
  1.  # 2

    Vidro.
  2.  # 3

    Partindo da imagem, eu ponderaria a opção de cobrir com o mesmo azulejo toda a parte dessa parede lateral que está à vista na imagem, ou seja, até uns 20 ou 30 cm para cá da bancada e do rodapé ao tecto.
  3.  # 4

    Caro mhpinto,

    Pretendo justamente evitar o azulejo ali para náo obter isto:
      backsplasjh2.jpeg
  4.  # 5

    Pode sempre usar o material do tampo da bancada mas com menor espessura... Esta escolhido?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  5.  # 6

    use um vidro fosco
    • ClioII
    • 18 janeiro 2018 editado

     # 7

    Para não ficar aquele canto em bico da cerâmica, corte-a em diagonal desde o canto do móvel inferior até ao canto do móvel superior
      diagonal2.png
  6.  # 8

    Meta aqui uma foto real da sua situação. Sff.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    •  
      mhpinto
    • 18 janeiro 2018 editado

     # 9

    Colocado por: nsiviCaro mhpinto,

    Pretendo justamente evitar o azulejo ali para náo obter isto:

    Eu percebi. E concordo que isso é esteticamente muito questionável.
    O que eu sugeri foi algo bem diferente, que é cobrir TODA a parede com o azulejo, no caso dessa última foto até à ombreira da porta. E indo do chão ao tecto.

    Não consigo encontrar uma foto com esse conceito, mas a que anexo vai nesse caminho. Como vê eles levaram o backsplash até ao tecto. Aquilo que eu sugiro é ir ainda mais longe, cobrindo ainda mais parede com o azulejo. Se fosse nesta imagem, seria puxar o azulejo uns 20 cm para cá da bancada e, mais uma vez, do chão até ao tecto. Ou seja, assumir ali claramente uma linha divisória na parede, de cima a baixo. Claro que o ficar bem ou não depende muito do azulejo e da cor da parede.
      2ff0ed_25812cc13bd8475a9fc5680ebb72a59e.jpg
  7.  # 10

    Caro mhpinto,

    Essa hipótese de facto não é má.

    Caro Pedro Barradas,

    Infelizmente ainda está tudo em fase de execução. Neste momento colocam o chão. Não há muito a mostrar.

    Já agora, disseram-me que usando tinta acrilica também não teria de me preocupar uma vez que é bastante resistente à lavagem e, `a partida a pared não de ve absorver a gordura de salpicos. É assim?
  8.  # 11

    Colocado por: nsiviJá agora, disseram-me que usando tinta acrilica também não teria de me preocupar uma vez que é bastante resistente à lavagem e, `a partida a pared não de ve absorver a gordura de salpicos. É assim?

    Eu tenho ideia que há tintas que lidam muito bem com isso, mas como não tenho a certeza, abstive-me de o afirmar.
  9.  # 12

    Qual a distância da placa à parede lateral? espero que tenha deixado 40cm!!!

    Pode ponderar alterar o mosaico da contrabancada, por outro material, por exemplo o vidro lacado, e mete atam´bem na lateral.
    Pintura, a tinta de esmalte é outra solução, mas convém ter a fonte de calor afastada, em especial se o combustivel for o gas.
    • nsivi
    • 18 janeiro 2018 editado

     # 13

    O fogão está a cerca de 25cm contigencia da chaminé, mas será placa elétrica.
  10.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasQual a distância da placa à parede lateral? espero que tenha deixado 40cm!!!

    Pode ponderar alterar o mosaico da contrabancada, por outro material, por exemplo o vidro lacado, e mete atam´bem na lateral.
    Pintura, a tinta de esmalte é outra solução, mas convém ter a fonte de calor afastada, em especial se o combustivel for o gas.


    Pedro Barradas, ha limites legais da placa a parede? ou da placa a um armário inteiro para ter o forno a meia altura?
  11.  # 15

    Colocado por: tozepalmaPedro Barradas, ha limites legais da placa a parede? ou da placa a um armário inteiro para ter o forno a meia altura?

    Os 40cm.. Por meras razoes funcionais... Mas não havenso espaço , não se pode fazer milagres... ;)

    Colocado por: nsiviO fogão está a cerca de 25cm contigencia da chaminé, mas será placa elétrica.

    sendo electrico, 25cm, não tem problema... pode somente pintar com uma tinta de esmalte. É sobre estuque?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsivi
  12.  # 16

    Sim, é sobre estuque.
 
0.0171 seg. NEW