Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Parece que o Pedro Andresen arranjou um exército de inimigos de uma vez.
    Acompanhando o facebook do contas-poupança e observando o tipo de comentários e criticas dos agentes imobiliários no geral, dá para entender de imediato porque os clientes têm tantas queixas das imobiliárias. Os agentes demonstram a sua categoria. Até apanhei lá esta pérola:

    "Sofia Costa deverá com toda a certeza ter uma má experiência nesse aspecto, em relação à comissão ser paga toda no CPCV engana se, comigo por exemplo é metade metade, em relação ao “intermediário desnecessário” diga me... se for procurar casa vai procurar onde primeiro? O “normalmente não conhece a casa para a saber vender” peço lhe desculpa mas apanhou alguém muito fraco no seu trabalho, mas isso a em todo o lado. Da próxima vez faça uma entrevista de trabalho aos agentes e verá qual se adequa melhor. Obrigado

    Então mas este tipo assume abertamente que deve ser o comprador a dar-lhe de imediato metade da sua comissão mesmo antes da escritura? E se o comprador quiser dar apenas 500€ no CPCV?
    Como anda este sector meu Deus! As virgens estão todas ofendidas porque a Sic deu a conhecer a muitos Portugueses uns profissionais que não se podem publicitar: os solicitadores.

    Vejam com os vossos próprios olhos nas redes sociais, e aqui fica a notícia:
    http://contaspoupanca.pt/2018/01/17/video-alternativas-vender-casa/

    Há alternativas às comissões das imobiliárias?
    Sim. Há. Mostrei várias na reportagem desta semana do Contas-poupança. Já estava à espera e confirmou-se. Estou a ter talvez a maior reação corporativa de que tenho memória desde que iniciei a rubrica Contas-poupança há 8 anos.

    Meus amigos, o facto de dizer que há alternativas não quer dizer que alguém esteja a defender o fim da vossa profissão. Isso faz algum sentido?

    Quem quer usar os serviços da Mediação Imobiliária, faz muito bem. Quem não quiser, pode vender a sua casa sozinho por sua conta e risco ou com a ajuda de outros profissionais que fazem o mesmo trabalho legal por menos dinheiro. Em nenhum caso alguém está a substituir-vos no trabalho de prospecção, angariação de casas e de compradores. As agências imobiliárias prestam um serviço e são pagas por isso. Tudo OK. Ninguém disse o contrário. Só podem e devem continuar.

    Criticam que a reportagem incentiva à destruição de um inteiro setor económico. Não misturem as coisas. Eu, como jornalista, falei de opções pouco conhecidas que os proprietários fazem bem em conhecer. CONHECER. E avaliar. Podem chegar à conclusão que o trabalho que vão ter e os riscos que podem correr valem bem os 5, 6 ou 7 mil euros. Tudo bem. Nada contra.

    Quem quer contratar uma mediadora, contrata, quem não quer não contrata. Qual é a incorreção ou mau jornalismo?

    Tenho, infelizmente, uma incorreção na reportagem. Escrevi “destrate” e é “distrate”. Peço desculpa e está a ser corrigido.

    Quanto às críticas e os argumentos dos agentes imobiliários que se sentiram atingidos pela reportagem estão aqui no blogue e no Facebook. São às dezenas. Percebo. Mas tentem distinguir, por favor, o conteúdo da reportagem que terá utilidade para quem vende do efeito que acham que pode ter no vosso negócio.

    Posto isto, para quem não viu a reportagem pode vê-la ou revê-la AQUI.

    http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-01-17-Varias-alternativas-para-vender-a-sua-casa-1

    As críticas
    Até hoje, senti este tipo de reações “profissionais” em 3 situações: quando referi que podemos comprar férias mais baratas em sites de viagem espanhóis; quando recentemente disse que muitas vezes as rações para animais são mais baratas se compradas online em Espanha e agora quando refiro que qualquer pessoa PODE vender a casa sem a ajuda de uma imobiliária, desde que assuma o trabalho e os riscos (minimizados pelo apoio de um solicitador). Deixo à vossa avaliação o interesse das reportagens.

    Por mim tenho mais alguns setores que podem ser postos em causa por futuras reportagens. Mas sublinho: É para dar opções às pessoas. Não para destruir ou prejudicar ninguém. Se não o entenderem assim, tenho pena, mas considero ser essa a minha função enquanto jornalista.

    Mesmo que não concordem.
    Concordam com este comentário: jlmfr, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, Sr.io
    • emad
    • 18 janeiro 2018 editado

     # 2

    Infelizmente neste sector devem existir poucos profissionais de qualidade. Cuidado que eu ainda digo alguns.
    A maior parte veste uma roupa bonita e tenta-se enganar a ele próprio. Chegando a dizer para ele mesmo, "i'm the best and fuc** the rest".
    Acham -se os profissionais exemplares, conhecedores de tudo e que acima de tudo são mestres no que fazem e melhor do que qualquer outro.
    Vou contar-vos um episódio.
    Um dia destes ligam-me, porque tenho um imóvel familiar a venda e sem intermediários, e a pessoa começa a fazer-me várias perguntas sobre o imóvel. E eu pensei que era um interessado particular. Porque até disse que tinha um familiar a procura de uma coisa daquele género. Eu respondi a tudo educadamente. Chegou a uma altura em começa ele a tecer críticas,
    - mas isso está caro.
    - Eu respondi. Mas o sr. Ainda não o viu para dizer se esta ou não.
    -E ele pergunta, e é seu?
    - Eu disse-lhe, é meu e de mais familiares.
    - Ok. Então diz ele, da para marcar visita?
    Eu, claro.
    Diz ele, mas deve estar lá o responsável maior para me assinar a autorizacao de venda.
    -Eu, que autorizacao de venda?
    - Diz ele, então como é eu posso vende-lo?
    - Eu, você quer dizer ler compra-lo e assinar o CPCV?
    -Ele, não. A autorizacao de venda.
    Então fez-se luz na minha cabeça.
    -Eu pergunto, você é agente imobiliário?
    Diz ele, claro.
    Eu disse, obrigado por ter começado pelo fim e não pelo início.
    Depois disto foi uma conversa comigo a tentar não insultar o Sr.
    Raça medíocre e com falta de respeito para com as pessoas
    O animal com que eu os comparo são os abutres.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, coveiro, treker666, lprolog, Tp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  2.  # 3

    Existem bons e maus profissionais em todo o lado.

    Da minha experiencia, creio que o comprador só confia nas 3 maiores imobiliarias, mesmo que para isso tenha de pagar mais...

    Agora esta reportagem é bastante útil para quem não tenha pressa na venda, por exemplo.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  3.  # 4

    Percebo a indignação mas... nada de novo :-)

    É como em tudo, há quem prefire pagar e quem prefira ter o trabalho.
  4.  # 5

    As pessoas pensam que é um bicho de 7 cabeças vender uma casa ou um terreno.
    Concordam com este comentário: Sr.io, Tp, eu
  5.  # 6

    A experiência que tenho com imobiliárias com algumas excepções, que mesmo sendo excepção não primam pelo brilhantismo, é no geral negativa.
    Não há escrúpulos, tentam atropelar tudo e todos, e geralmente não se preparam para a venda. Durante as visitas muitos dos vendedores conhecem muito pior o produto que um empregado da worten. E uma casa não é um televisor. Para muitos é um compromisso de toda uma vida. Já para não falar na qualidade das fotos nos websites tiradas com um telemóvel qualquer...
    E agora que a Sic mexeu no mel, ao revelar a alternativa de recorrer a advogados ou a solicitadores, o que elimina o maior medo dos Portugueses que é o de fazer algo de errado a nível burocrático, a reacção dos vendedores, demonstra muito a sua classe.
    Há os bons, e muito bons que naturalmente vingam no sector, mas muitos deles são gentalha que faz este trabalho numa fase passageira da sua vida, e vou até mais longe e digo que é gente que mais nada sabia fazer na sua vida.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  6.  # 7

    Colocado por: onibusA experiência que tenho com imobiliárias com algumas excepções, que mesmo sendo excepção não primam pelo brilhantismo, é no geral negativa.
    Não há escrúpulos, tentam atropelar tudo e todos,


    quando os vendedores/angariadores das imobiliárias, trabalham sem ordenado fixo, em que apenas ganham a comissão da venda, entrasse num desespero que em a razão fica de lado e naquele momento o que interesse é receber aquela comissão, a bem ou a mal, porque é a própria vida deles que depende disso. Por aquilo que um conhecido numa situação de desemprego, passou em entrevistas para as imobiliárias, atrevo-me a dizer que são 90% dos trabalhadores das imobiliárias com maior nome no mercado nacional, se enquadram nesse perfil.

    por outro lado, parece-me que as pequenas imobiliárias, onde o vendedor/angariador acaba por ser o dono e muitas vezes o unico trabalhador, parece-me que impera mais o bom senso.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos, onibus, eu
  7.  # 8

    Colocado por: pauloagsantos

    quando os vendedores/angariadores das imobiliárias, trabalham sem ordenado fixo, em que apenas ganham a comissão da venda, entrasse num desespero que em a razão fica de lado e naquele momento o que interesse é receber aquela comissão, a bem ou a mal, porque é a própria vida deles que depende disso. Por aquilo que um conhecido numa situação de desemprego, passou em entrevistas para as imobiliárias, atrevo-me a dizer que são 90% dos trabalhadores das imobiliárias com maior nome no mercado nacional, se enquadram nesse perfil.

    por outro lado, parece-me que as pequenas imobiliárias, onde o vendedor/angariador acaba por ser o dono e muitas vezes o unico trabalhador, parece-me que impera mais o bom senso.
    Concordam com este comentário:Eugenia Matos,onibus


    Concordo com tudo isso, mas por outro lado como o combater?
    Quem tiver uma imobiliária em que pague um bom salário aos vendedores em vez de pagar por objectivos, jamais irá vingar.
  8.  # 9

    Já alguém tentou negociar o valor da comissão? Falando em imóveis imobiliárias mais pequenas será que há essa hipótese?
  9.  # 10

    Há uns anos atrás já negociei com uma imobiliária e eles aceitaram as minhas condições.
    Por exemplo contacta a imobiliária e diz taxativamente quero x a vossa comissão é o valor que conseguir a partir deste valor.
    Mas dê uma leitura neste tópico, acho que vai ajudar.
    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=3+grandes+do+imobili%C3%A1rio+experi%C3%AAncias&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
  10.  # 11

    Colocado por: martuxaJá alguém tentou negociar o valor da comissão? Falando em imóveis imobiliárias mais pequenas será que há essa hipótese?

    As ditas maiores não aceitam.
    Há uma pequena em Lisboa que cobra quase a metade dessas ditas grandes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
    • Lupan
    • 26 outubro 2018 editado

     # 12

    Todas as comissões são negociáveis, agora tudo depende da localização e procura pela casa... Se for num sítio fraco é a sensação do agente até estar a fazer 1 favor ao proprietário em vender...
    Acho que 90% ou mais dos agentes imobiliários são puras anedotas como vendedores... Já apanhei de tudo, fora o facto de serem info excluídos, falei a vários da notícia da standard and poors acerca da subida das casas em 2018 de 9.5 % , da previsão para 2019 de 7%, 2020 6 % e 2021 5%,nem sequer sabem o que é a Standard and Poor's...
    A tendência é dizer logo, à para o ano começa tudo a baixar é melhor vender agora etc...
    Esta de quem falo diz que é agente há 10 anos, uma pessoa ai de 55 anos e uma pura bronca...
    Nem a minha urbanização conhece mas mesmo assim mentiu a dizer que havia mais que uma casa à venda por - 30k ou 40k que a minha... Quando eu bato todos os dias as várias plataformas e só há é casas + caras que a minha. Esta pessoa mentiu na minha própria casa sem sequer conhecer a minha zona... Mas coitadinha, meninas como elas e outros para mim são 0...
    É pena mas quem faz a imagem dos agentes são eles próprios...
  11.  # 13

    Colocado por: nielskyAs ditas maiores não aceitam.

    Tem certeza?
    Olhe que não!
    • eu
    • 26 outubro 2018

     # 14

    As imobiliárias não querem que se saiba um segredo terrível: elas são dispensáveis.
    Concordam com este comentário: treker666, 21papaleguas, Sr.io, pedrosslp
  12.  # 15

    Colocado por: martuxaJá alguém tentou negociar o valor da comissão? Falando em imóveis imobiliárias mais pequenas será que há essa hipótese?

    Já. Em algumas resulta, noutras não.

    As grandes, não esquecer as letrinhas pequeninas que aparecem em todo o lado, são jurídica e financeiramente independentes, logo, apesar de algumas não prescindirem dos 5%, podem adoçar o negócio com a oferta da escritura, do certificado energético ou de qualquer outra coisa... depende em especial do negócio em questão.
    Se o vendedor quiser 100k por uma casa que vale 50k, duvido que descontem seja lá o que for.
    Se o vendedor quiser 100k por uma casa que vale 150k, já acredito que ofereçam qualquer coisa.
    Se o valor da venda for 10k, duvido, se o valor for 1000k, talvez.
  13.  # 16

    Colocado por: LupanTodas as comissões são negociáveis, agora tudo depende da localização e procura pela casa... Se for num sítio fraco é a sensação do agente até estar a fazer 1 favor ao proprietário em vender...
    Acho que 90% ou mais dos agentes imobiliários são puras anedotas como vendedores... Já apanhei de tudo, fora o facto de serem info excluídos, falei a vários da notícia da standard and poors acerca da subida das casas em 2018 de 9.5 % , da previsão para 2019 de 7%, 2020 6 % e 2021 5%,nem sequer sabem o que é a Standard and Poor's...
    A tendência é dizer logo, à para o ano começa tudo a baixar é melhor vender agora etc...
    Esta de quem falo diz que é agente há 10 anos, uma pessoa ai de 55 anos e uma pura bronca...
    Nem a minha urbanização conhece mas mesmo assim mentiu a dizer que havia mais que uma casa à venda por - 30k ou 40k que a minha... Quando eu bato todos os dias as várias plataformas e só há é casas + caras que a minha. Esta pessoa mentiu na minha própria casa sem sequer conhecer a minha zona... Mas coitadinha, meninas como elas e outros para mim são 0...
    É pena mas quem faz a imagem dos agentes são eles próprios...

    Sim a única coisa que sabem e lhes interessa é receber a sua comissão.
    Aliás nas grandes,dos 5%,o valor é repartido por vários...
    Alguém sabe como?
  14.  # 17

    Normalmente é 2,5% para a agência e 2,5% para o vendedor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  15.  # 18

    Colocado por: PoisÉNormalmente é 2,5% para a agência e 2,5% para o vendedor.

    O angariador também recebe
  16.  # 19

    Isso é pouco frequente por cá, o angariador ser diferente do vendedor.
    Muitos deles, angariadores, não gostam de partilhar comissões e evitam "parcerias" - porquê receber 1,25% quando posso esperar algum tempo e receber o dobro?

    Quando é esse o caso, acho que também fica 2,5% para o angariador e 2,5% para o vendedor.
  17.  # 20

    E as imobiliárias que cobram 4.5 % + Iva e depois fazem um preço de comissão certo já com iva? É um questão de pressionar com o argumento certo e cedem, mas sempre antes de a casa ser angariada, sempre...
 
0.0233 seg. NEW