Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 1

    Boa tarde.

    Venho colocar aqui uma questão, na vossa opinião as casas em Lisboa (área metropolitana) vão continuar a subir?

    Até quando?

    São realmente vendidas aos preços absurdos que são colocadas à venda?

    É razoável um aumento de 28% em 6 meses, pelo menos no valor de venda?
  1.  # 2

    Colocado por: AMVPBoa tarde.

    Venho colocar aqui uma questão, na vossa opinião as casas em Lisboa (área metropolitana) vão continuar a subir?

    Até quando?

    São realmente vendidas aos preços absurdos que são colocadas à venda?

    É razoável um aumento de 28% em 6 meses, pelo menos no valor de venda?
    Conheço casos de imóveis a serem vendidos 100% acima do valor da compra há 4 anos
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 3

    Colocado por: jorgferrConheço casos de imóveis a serem vendidos 100% acima do valor da compra há 4 anos



    Acredito, mas será isso racional?
  2.  # 4

    Depende muito das zonas de Lx , a minha em 3 anos subiu ai uns 50% de preço ( penso eu da analise que faço ao mercado)
  3.  # 5

    Colocado por: AMVP


    Acredito, mas será isso racional?
    É proporcional à racionalidade de quem as compra..... :)
    Concordam com este comentário: mhpinto
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 6

    Colocado por: jorgferrÉ proporcional à racionalidade de quem as compra..... :)


    Talvez...
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 7

    Seja como for a grande questão é saber em primeiro lugar se de facto as vendem pelo preço anunciado e segundo até quando esta situação?

    Eu, pelo menos, não me esqueço do que aconteceu há bem pouco tempo.

    E sei que ainda hoje à pessoas a resolver os problemas que enfrentaram.
  4.  # 8

    Colocado por: AMVP

    Talvez...
    Como é óbvio tudo é cíclico. Daqui a uns anos a crise volta e quem comprou muito acima do valor pode estar em trabalhos tal e qual aconteceu em 2011 quando o desemprego disparou.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  5.  # 9

    Colocado por: AMVPSeja como for a grande questão é saber em primeiro lugar se de facto as vendem pelo preço anunciado e segundo até quando esta situação?

    Eu, pelo menos, não me esqueço do que aconteceu há bem pouco tempo.

    E sei que ainda hoje à pessoas a resolver os problemas que enfrentaram.


    Algumas vendem....
  6.  # 10

    O mercado depois ajusta-se. E não é preciso nenhuma crise para isso.
    A Suécia teve em 2017 um dos melhores anos de sempre, crescimento de 3%, divida pública de 40%, não teve défice, etc.

    Depois de terem subido 200% entre 2006 e 2016, o preço das casa em Estocolmo caiu 9% só em 2017 e estima-se que caia mais 20% em 2018. Isto não tem nada a ver com crise, é ajuste de mercado. E como se explica este fenómeno de pujança económica conjugado com queda dos preços das casas? A Suécia não tem Euros, logo não depende do BCE (tem um banco central próprio). Entre 2006 e 2016, as taxas de juro na Suécia estiveram próximas de zero (tal como as taxas do BCE), mas no final de 2016 o banco central começou a subir as taxas de juro (ao contrário do BCE que continua com elas a zeros). E que tem isto a ver? já explico...

    Lisboa também há de se ajustar, com crise ou sem crise.
    Neste momento a explosão de preços deve-se ao facto de os produtos financeiros dos bancos terem taxas de juro próximas de zero, logo o melhor investimento em termos de rentabilidade é o imobiliário.
    Quando os juros do BCE dispararem novamente, lá para 2020 devido à recuperação económica e com a inflação, os produtos financeiros voltam a ser mais rentaveis que o imobiliário e os investidores deixam de comprar casa. Como a procura baixa, o preço das casas cai.
    Concordam com este comentário: larkhe, nsivi, AMVP, Bruno.Alves, mhpinto, CMartin, carlosj39
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
    • eu
    • 18 janeiro 2018 editado

     # 11

    Resposta à pergunta inicial: ninguém sabe.

    Porque se alguém soubesse com algum grau de certeza, o mercado ajustava-se imediatamente para esse valor futuro previsto.
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 12

    Colocado por: marcoaraujoO mercado depois ajusta-se. E não é preciso nenhuma crise para isso.
    A Suécia teve em 2017 um dos melhores anos de sempre, crescimento de 3%, divida pública de 40%, não teve défice, etc.

    Depois de terem subido 200% entre 2006 e 2016, o preço das casa em Estocolmo caiu 9% só em 2017 e estima-se que caia mais 20% em 2018. Isto não tem nada a ver com crise, é ajuste de mercado. E como se explica este fenómeno de pujança económica conjugado com queda dos preços das casas? A Suécia não tem Euros, logo não depende do BCE (tem um banco central próprio). Entre 2006 e 2016, as taxas de juro na Suécia estiveram próximas de zero (tal como as taxas do BCE), mas no final de 2016 o banco central começou a subir as taxas de juro (ao contrário do BCE que continua com elas a zeros). E que tem isto a ver? já explico...

    Lisboa também há de se ajustar, com crise ou sem crise.
    Neste momento a explosão de preços deve-se ao facto de os produtos financeiros dos bancos terem taxas de juro próximas de zero, logo o melhor investimento em termos de rentabilidade é o imobiliário.
    Quando os juros do BCE dispararem novamente, lá para 2020 devido à recuperação económica e com a inflação, os produtos financeiros voltam a ser mais rentaveis que o imobiliário e os investidores deixam de comprar casa. Como a procura baixa, o preço das casas cai.
    Concordam com este comentário:larkhe,nsivi,AMVP
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMVP



    Mas também olho para isto tudo com algum receio. Independentemente dos investidores, nacionais ou não, para arrendamento ou Vistos Gold ou residentes eventuais, vou suspeitando que o endividamento das famílias esta a aumentar significativamente.
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 13

    Tanto mais que o salário médio baixou, é ainda pior.
  7.  # 14

    Não sei se vendem ou não, o que lhe consigo dizer é que o meu apartamento foi o mês passado avaliado por uma entidade bancária (fiz uma transferência de crédito) por mais do dobro do que foi avaliado à 3 anos e meio quando o comprei.

    Fica entre a Alameda e a Praça do Chile, outras zonas terão valorizado mais e outras menos obviamente. Espero pô-lo à venda em breve e depois digo-lhe se vendem ou não por esses preços ;p

    A perceção que tenho de amigos e colegas que têm comprado recentemente, é que os preços não andam muito longe do que se vê pelos sites com uma ou outra excepção de casos de pessoas completamente iludidas. Diria para contar com uns 10% a menos sobre os preços que vê após negociar com o proprietário.

    A ideia que tenho da experiência deles é que não há tanto espaço para negociação como antes, porque os proprietários sabem que basta esperar uns meses para o apartamento valorizar e já valer ainda mais do que estão a pedir.

    No caso concreto que conheço mais recente: zona da praça do Areeiro, 85m2 de área bruta, a precisar de renovação total. Conseguiram baixar em cerca de 11% o valor que o proprietário pedia. Ainda vão ter de fazer obras no valor de 30-40mil. E tiveram a sorte de ser sem intermediação imobiliária. Se houvesse imobiliária ao barulho o proprietário não teria aceite o valor que aceitou certamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 15

    Colocado por: pedrosslpNão sei se vendem ou não, o que lhe consigo dizer é que o meu apartamento foi o mês passado avaliado por uma entidade bancária (fiz uma transferência de crédito) por mais do dobro do que foi avaliado à 3 anos e meio quando o comprei.

    Fica entre a Alameda e a Praça do Chile, outras zonas terão valorizado mais e outras menos obviamente. Espero pô-lo à venda em breve e depois digo-lhe se vendem ou não por esses preços ;p

    A perceção que tenho de amigos e colegas que têm comprado recentemente, é que os preços não andam muito longe do que se vê pelos sites com uma ou outra excepção de casos de pessoas completamente iludidas. Diria para contar com uns 10% a menos sobre os preços que vê após negociar com o proprietário.

    A ideia que tenho da experiência deles é que não há tanto espaço para negociação como antes, porque os proprietários sabem que basta esperar uns meses para o apartamento valorizar e já valer ainda mais do que estão a pedir.

    No caso concreto que conheço mais recente: zona da praça do Areeiro, 85m2 de área bruta, a precisar de renovação total. Conseguiram baixar em cerca de 11% o valor que o proprietário pedia. Ainda vão ter de fazer obras no valor de 30-40mil. E tiveram a sorte de ser sem intermediação imobiliária. Se houvesse imobiliária ao barulho o proprietário não teria aceite o valor que aceitou certamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMVP



    Agradeço o seu comentário. Mas o ponto é esse. Todos sabemos que nada sobe eternamente.

    E repare valorizações como se tem assistido parecem-me não serem sustentáveis, pelo menos a mim.

    Quanto à avaliação bancária, dependerá da IC, digo eu. Pelo que sei há pelo menos uma que já está a ser mais prudente nas suas avaliações.
  8.  # 16

    Colocado por: AMVP
    Agradeço o seu comentário. Mas o ponto é esse. Todos sabemos que nada sobe eternamente.

    E repare valorizações como se tem assistido parecem-me não serem sustentáveis, pelo menos a mim.

    Quanto à avaliação bancária, dependerá da IC, digo eu. Pelo que sei há pelo menos uma que já está a ser mais prudente nas suas avaliações.


    Concordo parcialmente. É preciso ver que Lisboa era uma cidade de rendas congeladas, senhorios que não tinham dinheiro para fazer obras, prédios feios e a cair. A legislação mantinha a cidade artificialmente barata e consequentemente em mau estado. Isso ainda se verifica em muitos sítios, com arrendatários antigos que pagam valores absolutamente ridículos.

    Mas cada vez menos se vêm essas situações, e cada vez mais a cidade vai sendo recuperada e valorizada.

    Acredito que vá haver um ajuste, mas nunca vai voltar ao que era antes. Imagine que ajusta daqui a uns anos mas para os valores em que está hoje, ou até mesmo que ajusta em 2024 mas para valores de 2020. É impossível prever.

    Não conheço nenhuma capital europeia em que a classe média viva em casas grandes no centro da capital, como acontecia aqui à uns anos, e não acho que Lisboa vá ser excepção.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos, CMartin
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 17

    Até compreendo o centro, mas e as periferias da Cidade? E mais os concelhos periféricos, mesmo aqueles que não tem mar?
  9.  # 18

    As zonas que eram assoladas por dramas sociais decorrentes da toxicodependência e prostituição... agora até essas estão caríssimas!!!
    À noite ninguém se atrevia a ir para Almirante Reis-Intendente... agora virou moda.

    São as modas que regem o mercado.

    A mim fazia-me espécie como é que o centro de uma capital europeia era tinha o imobiliário tão em baixo há uns anos....uma pessoa minha conhecida vendeu há 11 anos um T1 devoluto com vista na Costa do Castelo por menos de 30k...hoje valerá 10 vezes mais,arrepende-se amargamente...

    Se Lisboa se mantiver na moda,os bancos emprestarem e houver quem pague... será sempre um investimento seguro.
    Haverá uma altura em que subir pode não subir,mas descer também não descerá muito.Exactamente porque há pouco produto para a procura existente.
  10.  # 19

    Colocado por: AMVPAté compreendo o centro, mas e as periferias da Cidade? E mais os concelhos periféricos, mesmo aqueles que não tem mar?

    Quais os concelhos limítrofes a que se refere?
    Construção nova está será sempre muito mais cara...mas usados no concelho de Loures,Odivelas,Sintra ou Amadora há-os entre os 50k a100k ,não?
    • AMVP
    • 18 janeiro 2018

     # 20

    Colocado por: PalhavaAs zonas que eram assoladas por dramas sociais decorrentes da toxicodependência e prostituição... agora até essas estão caríssimas!!!
    À noite ninguém se atrevia a ir para Almirante Reis-Intendente... agora virou moda.

    São as modas que regem o mercado.

    A mim fazia-me espécie como é que o centro de uma capital europeia era tinha o imobiliário tão em baixo há uns anos....uma pessoa minha conhecida vendeu há 11 anos um T1 devoluto com vista na Costa do Castelo por menos de 30k...hoje valerá 10 vezes mais,arrepende-se amargamente...

    Se Lisboa se mantiver na moda,os bancos emprestarem e houver quem pague... será sempre um investimento seguro.
    Haverá uma altura em que subir pode não subir,mas descer também não descerá muito.Exactamente porque há pouco produto para a procura existente.



    E se os bancos deixarem de emprestar?
 
0.0215 seg. NEW