Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    vamos construir uma casa e andamos a ver terrenos.

    Os meus sogros têm um terreno e portanto esse está "em cima da mesa" como sendo uma possibilidade.

    O terreno tem 300 m2, 112,50 m2 de implantação e 225 m2 de área bruta de construção. A nossa dúvida (entre muitas outras) é a nível de possibilidades de aquisição do mesmo.

    Vamos mesmo comprar o terreno (escritura e blá blá). O meu marido tem irmã e portanto preferimos fazer a coisa dessa forma, e deverá rondar os 50.000€, está numa zona de moradias e tem as infraestruturas pagas.

    O que significa isto tudo em termos de custos:

    Paga-se escritura (quanto aproximadamente)? + ??? + ???

    Os meus sogros não terão chatices a nível de finanças por receberem esse valor?

    Teremos crédito? (Ou já com um projecto de casa aprovado?)

    O que me puderem ajudar e esclarecer eu agradeço.
  2.  # 2

    Consulte um solicitador ou um advogado é o melhor conselho que poderá ter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofia007
  3.  # 3

    Qual é o vosso regime de casamento? Pode ser importante, porque o ideal é os sogros fazerem uma doação ao filho... Só pagam imposto de selo. Em alternativa, doar 1/2 ao filho e vender 1/2 a si...

    Até por questões de imt (50.000x5% se for rústico, 6,5% se for urbano), além depois da tributação em irs dos sogros.... Fazendo a "doação", se houver mesmo a necessidade de realizar o pagamento depois encontram uma forma de fazer em família...

    Por doação o imt é calculado pelo vpt.
  4.  # 4

    Colocado por: NTORIONPor doação o imt é calculado pelo vpt.

    Na doação não há IMT.
  5.  # 5

    O nosso regime é de adquiridos. Ambos tínhamos filhos de outros casamentos.

    Uma vez que não pretendemos "fugir" aos vários pagamentos, pensámos ser correto comprar o terreno como se de pessoas estranhas se tratassem, até porque passaria também a ser meu. Porque com doação o terreno seria só para o filho, certo?

    O terreno é urbano (Vale Milhaços - CM Seixal).

    Quanto à necessidade de realizar pagamento, como não temos verba própria teríamos que recorrer a crédito. E doando já não tenho "verba" para pagar aos meus sogros.
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Na doação não há IMT.


    É o que dá escrever a fazer outras coisas, comecei com um raciocínio e acabei com outro. correto, na doação não há IMT.
    a questão do regime de casamento prende-se com a doação, não sendo em linha reta, paga 10% de IS (caso da nora), calculado pelo vpt... Pelo que é preciso fazer contas à doação e respetivo possível imposto de selo ou à venda e respetivo imt+ tributação dos sogros em irs.
  7.  # 7

    existe muito poucos bancos com produtos atractivos para comprar terrenos para construção, o que a maioria tenta impingir é um crédito pessoal.

    no entanto como o terreno é dos seus sogros, pode avançar com o projecto, com o projecto aprovado a oferta dos bancos torna-se mais atractiva, já que fazem um crédito à construção e financiam tudo terreno + obras, desde que não passe os 80% da avaliação deles.

    se compram o terreno por 50.000, e existe outro herdeiro, penso que tinham tudo a ganhar em falar todos em familia e os seus sogros doavam já 25.000€ a voces no preço do terreno, e os outros 25.000 vocês davam aos vossos cunhados. Se tiverem de acordo falem com um solicitador que eles trata de toda a burocracia.
    Concordam com este comentário: NTORION
  8.  # 8

    Não me leve a mal mas se vai pedir crédito para o terreno já esta a começar mal. Depois precisa de 10k€ para taxas e projectos e os bancos só lhe emprestam 80% para construção com a limitação de já ter um credito...

    Pela soma dos valores começa a valer a pena ver em 2a mao ou inclusivamente adquirir nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofia007
  9.  # 9

    Boa tarde,

    tenho algumas dúvidas com este tipo de burocracias.

    Suponhamos algumas situações:

    1)Mesmo que os meus sogros nos doassem o terreno, nós teríamos que pagar 25.000€ à minha cunhada. Mas como dava a volta à situação tendo que recorrer a empréstimo bancário? (Não tenho verba própria para dar à minha cunhada.)

    2) Com uma venda os meus sogros não pagariam muito de mais valias?

    3) Era viável serem os meus sogros a porem um projecto de arquitectura de moradia na Câmara e depois já com ele aprovado, comprarmos o terreno com recurso a crédito habitação?

    4) Outras sugestões...?

    Obrigada


    Colocado por: pauloagsantosexiste muito poucos bancos com produtos atractivos para comprar terrenos para construção, o que a maioria tenta impingir é um crédito pessoal.

    no entanto como o terreno é dos seus sogros, pode avançar com o projecto, com o projecto aprovado a oferta dos bancos torna-se mais atractiva, já que fazem um crédito à construção e financiam tudo terreno + obras, desde que não passe os 80% da avaliação deles.

    se compram o terreno por 50.000, e existe outro herdeiro, penso que tinham tudo a ganhar em falar todos em familia e os seus sogros doavam já 25.000€ a voces no preço do terreno, e os outros 25.000 vocês davam aos vossos cunhados. Se tiverem de acordo falem com um solicitador que eles trata de toda a burocracia.
    Concordam com este comentário:NTORION
  10.  # 10

    Colocado por: sofia007Era viável serem os meus sogros a porem um projecto de arquitectura de moradia na Câmara e depois já com ele aprovado, comprarmos o terreno com recurso a crédito habitação?


    é capaz de ser a situação mais favorável no que toca ao financiamento: Para um terreno com projecto aprovado, vários bancos emprestam até 80% do valor da avaliação, libertando logo na primeira tranche o valor terreno. a burocacia qualquer solicitador trata disso.

    no entanto pense muito bem, não se consegue construir sem ter um pé de meia para andar à frente
  11.  # 11

    A irmã terá de assinar a aprovar a venda/doação e se for casada também o cônjuge.
 
0.0165 seg. NEW