Iniciar sessão ou registar-se
    • nsivi
    • 19 janeiro 2018 editado

     # 1

    Viva

    Procuro um material para isolamento acustico e estou um pouco dividido entre o poliuretano (AGLOMEX) e a lã mineral.

    Do que vi aqui no fórum é relativamente consensual que a lã de rocha providencia melhores resultados, tendo um coeficiente de absorção acústico superior nas diversas frequencias. Por outro lado estive a consultar as fichas técnicas dos produtos e aparentemente vejo melhores resultados no poliuretano. Não tenho no entanto os resultados para diversas frequencias mas apenas a média (ISO 354)

    Ambos os produtos que estou a comparar têm uma densidade 80Kg m³

    Estarei a interpretar mal os valores?
  1.  # 2

    Qual fica mais caro?
  2.  # 3

    O aglomex
  3.  # 4

    Em questão acústicas, existe a absorção e o isolamento. O que pretende : não ouvir o ruido de rua, dos vizinhos etc, ou absorver o ruido que se faz no seu local ( restaurante, musica etc.
    Contudo em todas as circunstancias as lãs minerais, sobretudo de rocha funciona muito melhor. Se optar por esta eleja a densidade de 70 Kgs/m3, por ser a mais equilibrada como absorção e isolamento nas nas diversas frequências. As espessuras, quanto mais, melhor.
    Concordam com este comentário: Skinkx, josealmeida, htavares73
  4.  # 5

    O AGLOMEX, é um espuma em manta, também... Esta a compara valores para o que? Atenução aos ruidos aéreoas; Ruidos de percussão?, absorção acustica? e as espessuras? e os valores resultantes são resultados ensaiados em que elementos construtivos?
    Ser uma outra solução, depende do local de aplicação, do isolamento acústico que quer efectuar e dos constituintes do sistema....
    Veja também os produtos da TEXSA.
    • nsivi
    • 22 janeiro 2018 editado

     # 6

    Caros foristas,

    O objectivo é isolar ruído interior (de música). Neste caso um pequeno estúdio.
    Neste momento a ideia será colocar um elemento absorvente (lã de rocha ou aglomex), um elemento bloqueador (manta asfáltica) e por fim uma espuma de polietileno. Esta última não sei qual é a função exacta. Penso que terá várias funções na realidade. Nomedamente a de elemento amortecedor uma vez que as mantas asfálticas funcionam melhor entre elementos não rigidos.

    Estou a tentar obter a melhor performance com o minimo de espaço.

    Relaativamente à minha questão inicial: como já disse a informação que encontro no fórum é que a lã de rocha terá um comportamento superior.
    Por outro lado as fichas técnicas do produto indicam o contrário. O valor que tenho, no entanto, é apenas o coeficiente de absorção médio (ISO 354) pelo que desconheço as prestações para baixas frequências. As que mais me preocupam.

    Qualquer outra sugestão para melhorar este conjunto é muito bem vinda.

    Caro Pedro, os produtos da TEXSA são superiores aos da Danosa, por exemplo, ou equiparáveis?
  5.  # 7

    As mantas são para isolamento de percussão, a usar em pavimentos.

    O coeficiente de absorção só é relevante para elementos expostos, que absorvem ou reflectem o ar e que por isso provocam eco. É para isso que existe aquele isolamento tipo casca de ovo, por exemplo.

    Para isolamento a sons aéreos, que atravessam compartimentos, há muitas soluções. Lãs minerais e cortiça à cabeça. Mas muito disto tem que ser simulado em computador.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 8

    Os produtos são prescritos de acordo com as necessidades apontadas pelo projeto de isolamento acústico ( ou no caso de edificios existentes, - efectuar ensaios acusticos antes e depois elaborar projecto acustico que prescreverá as soluções de acordo com os resultados dos ensaios) para o espaço, bem como pelas limitações fisicas e economicas... Há milhentas soluções, que combinam várias soluções... só calculando.
    Quanto à DANOSa ser melhor ou pior que a TEXSA.. isso é uma comparação que não tem comparação. Melhor o quê contra o quê? para que fim?
  7.  # 9

    Caro Pedro,

    Neste caso pretendo apenas saber se tem algum produto que, individualmente apresente melhores prestações. Nada mais.
  8.  # 10

    Colocado por: nsiviNeste caso pretendo apenas saber se tem algum produto que, individualmente apresente melhores prestações

    Para que efeito? Eu acho que não está a entender a complexidade do tema...
  9.  # 11

    Infelizmente entendo bastante bem a complexidade do tema. Já do tema, nem por isso.
  10.  # 12

    O que procura inicialmente será um absorvedor acústico, tipo espuma de poliuretano perfilada (às ondas) que irá absorver e atenuar os efeitos de reverberação. Pesquise em fóruns dedicados à musica e estúdios que irá encontrar muita informação. Normalmente são colados uns painéis em determinados locais na parede e tecto.
    Para isolamento acústico, para fora do estúdio/divisão, aí existem diversas soluções que serão colocadas à vista, já com o acabamento, como atrás das paredes e no plenum (tectos).
  11.  # 13

    Não sei.. Eu não entendi ainda o que é necessário corrigir/ melhorar, se:
    - Isolamento acústico a sons aéreos;
    - Isolamento acústico a sons de percussão;
    - Correcção acústica interior;
    Ou
    todas elas...
  12.  # 14

    Talvez não me tenha feito entender.

    Como lhe expliquei isto é para um pequeno estúdio de música. O que pretendo é o isolamento de sons aéreos para o exterior (há vizinhos próximos).
    A intervenção terá de ser feita pelo interior.

    O objectivo é fundamentalmente o do isolamento do som aéreo. A correção acústica não é uma preocupação para já.
    Ë importante referir que o espectro de frequências a isolar é bastante largo: cerca de 40hz a mais de 4khz.
  13.  # 15

    Pode ser que consiga somente corrigir com aplicaçao de SONODAN plus, e depois aplica uma forra em gesso cartonado e placas de la de rocha com min 70kg/m3...
    http://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=F211&lng=4&site=3
    • nsivi
    • 22 janeiro 2018 editado

     # 16

    O sonodan plus parece-me muito interessante. O problema é que os fornecedores só vendem à palete (o que é manifestamente muito) ou (noutro local) terei de encomendar e esperar cerca de 2 semanas porque não têm stock. Uma parte da obra terá de ser já executada esta semana.

    Como o sonodan plus é essencialmente uma sandwich estou a considerar comprar as partes (que há em stock). Estava apenas a considerar se substituiria a parte da lã de rocha da sandwich por poliuretano (http://aglomex.flex2000.pt/), caso tivesse uma performance superior. Daí a minha questão inicial.
  14.  # 17

    Para meter entre montantes de gesso cartonado. meta a la mineral. e deixe o aglomex. que deve ate ser substancialmente mais caro.
  15.  # 18

    Estou bastante interessado no resultado final desta obra, Pelo que andei a ver estava convencido que o aglomex tinha melhor desempenho que a la de rocha, mas como como existem varias densidades de la talvez nao seja bem assim.

    Vai.nos mantendo informados :)
  16.  # 19

    Entao amigo novidades relativamente a este assunto?
    Concordam com este comentário: elec
  17.  # 20

    Caro putefabio,

    Ainda não há nenhuma novidade.
    De tudo o que li, em principio o que irei fazer é usar o sonodan plus. Possivelmente reforçado com uma pelicula extra de mad4, por sugestão do técnico da danosa, uma vez que tenho bastante interesse em isolar os baixos. Também sugerirar adicionar uma camada de la de rocha de 40kg (para além da já existente no próprio produto de 80Kg).
 
0.0214 seg. NEW