Iniciar sessão ou registar-se
    • heli0
    • 9 julho 2009 editado

     # 1

    Bons dias,

    Coloco a seguinte questão, pois ainda não encontrei nada sobre a melhor forma de realizar o seguinte:

    numa reabilitação que estou a fazer, num edificio com estrutura de madeira, deparei-me com uma dúvida. Como fazer a colocação do mosaico nas casas de banho?

    a estrutura de madeira é composta pelas vigas e placa de OSB. nos outros compartimentos é por cima das placas pregado os sarrafos e depois o soalho em madeira.

    Nas casas de banho surge a duvida. O que colocar por cima do OSB de forma a impermeabilizar o compartimento, e permitir a correcta colocação do mosaico, de forma a ficar nivelado com os outros compartimentos.

    Agradeço sugestões, pois não tenho ideia como solucionar a questão.

    Obrigado
  1.  # 2

    Talvez uma tela plástica não estou a ver como vai colocar massa sobre tela, e uma betonilha hidrofuga? não sei, hipoteses
  2.  # 3

    E uma tela e depois um material mais comprido só de assentar e fechar juntas?
  3.  # 4

    Mosaico directamente em cima de madeira, é muito problemático (eu que o diga), porque as chapas de madeira, têm sempre movimentos horizontais que partem os mosicos nas juntas. Não pense que pelo facto de ter os painéis pregados, isso o ajuda, porque eu também pensei e "lixei-me". Ou se usam colas muitos flexiveis e se deixam juntas largas, para absorver esses movimentos, ou aquilo parte cedo ou tarde

    Nós usámos uma cola ALL 9000 da Tecknakola que é imperemabilizante e muito flexivel, mas é uma cola cara e de dificil aplicação. A limpeza é feita com alcool e não como habitualmente.

    Tendo o problema das impermeabilizações, uma solução nova que me parece 5* que resolve uma data de problemas, é a aplicação das placas Schulter Ditra, que impermeabiliza e ao desligarem os mosaicos dos painéis de madeira, evitam as quebras. Veja este video. Gosto tanto da solução que vou começar a usar:

  4.  # 5

    agradeço as sugestões. o video é bastante elucidativo. acabei de encontrar um outro produto, tb ele indicado para colocação sobre madeira. paineis hidrofugos da WEDI. pelo catalogo que encontrei têm varias espessuras (permitem nivelar os pavimentos da casa de banho com um outro) e devido a sua componente mais rigida permite criar prateleiras, etc...

    alem de que pode ser colocado como parede tipo pladur. e tem como vantagem não necessitar de estrutura.

    obrigado a todos!
  5.  # 6

    A Wedi é concorrente da Schulter, mas os painéis que está a falar não são recomendados para o que quer. Esse painéis usam-se para fazer frentes de banheiras por exemplo, mas não os pode aplicar no pavimento. Na Schulter são os Kerdi Board, tenho aqui umas amostras. Têm espessuras de 5, 9, 19, 28, 38 e 50mm

    O nivelamento do pavimento e acerto de cotas, faz-se com o painél de madeira da base, não com estes sistemas
  6.  # 7

    pois o problema é mesmo a vibração, que uma estrutura de madeira cria com o movimento e peso, que pode ser transferida para o azulejo e partir, esta é uma daquelas soluções que dá para pensar.
  7.  # 8

    Agradeço mais uma vez os comentarios/sugestoes.

    Mas surgiu-me outra duvida. Independentemente (ou talvez não) do tipo de isolamento que coloque (WEDI ou SCHULTER) não sei como passar as canalizações de esgotos. A rede de águas em multicamada passa na parede de pladur até chegar aos equipamentos. Mas como faço com a tubagem de PVC para passar os esgotos?

    A sanita resolve-se, se for de descarga à parede com tubo de 90mm. Mas já o bidé se nao for suspenso descarga para um sifao de pavimento, assim como banheira/base de duche e o lavatorio.

    Se tivesse betonilha (pelo menos 10 cm) resolvia-se facilmente. acontece que tenho so cerca de 5cm entre o limpo e as placas de OSB, que por sua vez estao sobre as vigas de madeira (20x7cm)

    Há forma de "mandar" a tubagem toda directamente para a parede de pladur e ligá-la ao tubo de 110 que faz a descarga total? Não é necessario sifao de pavimento para as loiças mencionadas? Como se costuma fazer nestes casos?

    Obrigado
    heli0
  8.  # 9

    Acho que não há problema enviar tudo sem fazer sifão de pavimento, agora se puder fazer um sifão final na parede ou no piso de baixo, ou outra alternativa com acesso era essencial por causa dos entupimentos, e sempre sifão nas louças mas há quem lhe diga o que melhor fazer.
  9.  # 10

    O ideal é passá-los sob o pavimento, no tecto do andar de baixo. è possivel?

    Senão for, existem sanitas de descarga à parede e quer os lavatórios, quer os bidés, podem ser de descarga à parede.
  10.  # 11

    por baixo das vigas penso deixar entre 20 a 30 cm para o tecto falso do r/ch, por isso espaço existe. alem de que seria ai colocado uma boca de limpeza.

    mas mesmo assim talvez seja melhor encontrar loiças que permitam todas descarga a parede. Parece-me resolver mais facilmente esta questao.

    Alem da boca de limpeza tb deve existir uma caixa de visita numa arrecadaçao, antes de ser ligado à caixa de rua.

    'brigado
  11.  # 12

    qualquer coisa assim? podia ser, e fazer tecto falso, até é melhor em caso de infiltrações.
  12.  # 13

    Colocado por: PauloCorreiaMosaico directamente em cima de madeira, é muito problemático (eu que o diga), porque as chapas de madeira, têm sempre movimentos horizontais que partem os mosicos nas juntas. Não pense que pelo facto de ter os painéis pregados, isso o ajuda, porque eu também pensei e "lixei-me". Ou se usam colas muitos flexiveis e se deixam juntas largas, para absorver esses movimentos, ou aquilo parte cedo ou tarde

    Nós usámos uma cola ALL 9000 da Tecknakola que é imperemabilizante e muito flexivel, mas é uma cola cara e de dificil aplicação. A limpeza é feita com alcool e não como habitualmente.

    Tendo o problema das impermeabilizações, uma solução nova que me parece 5* que resolve uma data de problemas, é a aplicação das placas Schulter Ditra, que impermeabiliza e ao desligarem os mosaicos dos painéis de madeira, evitam as quebras. Veja este video. Gosto tanto da solução que vou começar a usar:



    Se quiser o manual de aplicação sobre a placa OSB esteja à vontade.

    quanto à aplicação dos cifões é mesmo assim, por baixo da estrutura e o escoamento pode ser o Sistema Kerdi-Drain.
    •  
      FD
    • 21 julho 2009 editado

     # 14

    Colocado por: pc saldanhaSe quiser o manual de aplicação sobre a placa OSB esteja à vontade.

    O manual de aplicação fornecido pelo pc saldanha (por email) está aqui: https://forumdacasa.com/ficheiros/schlueter_hb_ditra_us_2007.pdf
 
0.0138 seg. NEW