Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a comprar um apartamento que já possui um recuperador de calor a ar será que substituindo por um a água é capaz de aquecer esta zona toda sem radiadores?

    Neste caso apenas instalava 1 radiador nos quartos e wc’s, será que o próprio recuperador é suficiente para aquecer a divisão? Nao queria muito ver os radiadores na zona da sala/cozinha :S

    O radiador esta na zona assinalada a amarelo, a divisão depois de ficar tudo junto, (sala/cozinha e corredor) fica com cerca de 45m2, aproximadamente 7.5mx6m.
      FD5B2E71-158B-4DC2-AF3B-5BF6A4F9B8D9.jpeg
    • RCF
    • 21 janeiro 2018

     # 2

    Dependerá da capacidade do recuperador e do isolamento da casa, mas não precisará de nenhum recuperado de capacidade extraordinária nem isolamento muito bom para que seja possível o que pretende. Parece-me viável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  2.  # 3

    Coloque uma salamandra a agua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 4

    Colocado por: RCFDependerá da capacidade do recuperador e do isolamento da casa, mas não precisará de nenhum recuperado de capacidade extraordinária nem isolamento muito bom para que seja possível o que pretende. Parece-me viável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Eu coloquei a questão porque em conversa de café, um construtor disse ue os recuperadores de calor a água pouco aquecem na divisão onde estão, apenas aquecem onde tiver radiadores...
  4.  # 5

    Colocado por: manelvcColoque uma salamandra a agua
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982

    Salamandra a agua porque? É melhor?
  5.  # 6

    Porque a salamandra aquece a divisão onde está inserida...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  6.  # 7

    Colocado por: DR1982Eu coloquei a questão porque em conversa de café, um construtor disse ue os recuperadores de calor a água pouco aquecem na divisão onde estão, apenas aquecem onde tiver radiadores...


    É o problema das conversas de café! :)
  7.  # 8

    http://www.sitiodaslareiras.com/salamandras-agua.htm

    http://www.sitiodaslareiras.com/recuperadores_agua.htm

    Veja que nas salamandras tem a potência térmica no ar que é o quanto elas aquecem o ambiente. Nos recuperadores não... Pode eventualmente haver algum recuperador que seja misto, mas eu desconheço... Mas também não sou a pessoal ideal para essas especificidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  8.  # 9

    Colocado por: ClioII

    É o problema das conversas de café! :)
    Mas isso não é assim? O recuperador a água aquece a divisão pnde esta inserido? Como se fosse um recuperador a ar?
  9.  # 10

    Colocado por: DR1982Mas isso não é assim? O recuperador a água aquece a divisão pnde esta inserido? Como se fosse um recuperador a ar?


    Claro! Tem uma fogueira acesa dentro da sala, acha que não aquece? :)
  10.  # 11

    Colocado por: manelvchttp://www.sitiodaslareiras.com/salamandras-agua.htm

    http://www.sitiodaslareiras.com/recuperadores_agua.htm

    Veja que nas salamandras tem a potência térmica no ar que é o quanto elas aquecem o ambiente. Nos recuperadores não... Pode eventualmente haver algum recuperador que seja misto, mas eu desconheço... Mas também não sou a pessoal ideal para essas especificidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982


    Não tem indicação directa, mas está lá.

    Veja, por exemplo, o Cálida 70:

    Potência do aparelho: 22.5 kW
    Rendimento: 81%, o que equivale a 18 kW
    Potência na água: 16kW
    Ou seja, os restantes 2kW são necessariamente para o ar.

    Mas se você fizer circular pouca água, uma vez que quer ter poucos radiadores, a coisa vai ficar desiquilibrada. Vai aquecer muito mais o ar e menos a água (porque pouca água tem a passar).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  11.  # 12

    A ideia era aquecer a casa toda e fazer as AQS quando o recuperador estiver ligado!
    Se desse para fazer isso sem radiadores na sala melhor... nao sei é qual será a melhor solução :S
  12.  # 13

    Você diz que o apartamento tem um recuperador de calor a ar. Isso significa que já tem tubagens de ar quente a ir sair a diferentes pontos da casa?
    • DR1982
    • 21 janeiro 2018 editado

     # 14

    Colocado por: ClioIIVocê diz que o apartamento tem um recuperador de calor a ar. Isso significa que já tem tubagens de ar quente a ir sair a diferentes pontos da casa?

    Não, aquilo tem um recuperador de calor normal e pré-instalação de radiadores no corredor e quartos, nas wc’s nao sei se tem pré-instalação.
    Quando perguntei ao dono se aquilo era só colocar os radiadores ele disse que a achava que tinha que se trocar o recuperador!
  13.  # 15

    Colocado por: DR1982Mas isso não é assim? O recuperador a água aquece a divisão pnde esta inserido? Como se fosse um recuperador a ar?


    Não aquece,os meus pais ten e sen radiador o calor e fraco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  14.  # 16

    Colocado por: DR1982um construtor disse ue os recuperadores de calor a água pouco aquecem na divisão onde estão, apenas aquecem onde tiver radiadores
    depende de como for efectuada a instalação do recuperador mas para trabalhar com somente um radiador tem que ter muito pouca potencia e um bom deposito de inercia senão vai dar bronca.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15.  # 17

    Colocado por: ClioIIMas se você fizer circular pouca água, uma vez que quer ter poucos radiadores, a coisa vai ficar desiquilibrada. Vai aquecer muito mais o ar e menos a água (porque pouca água tem a passar).
    podendo dar muitas chatices se não estiver contemplado um loop de arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  16.  # 18

    Colocado por: jorgealvesdepende de como for efectuada a instalação do recuperador mas para trabalhar com somente um radiador tem que ter muito pouca potencia e um bom deposito de inercia senão vai dar bronca.

    Neste caso seriam radiadores nos quartos e toalheiros nos wc’s, então qual é a forma mais fácil e mais barata de ter um recuperador a aquecer a casa toda e fazer AQS ?
  17.  # 19

    Colocado por: DR1982então qual é a forma mais fácil e mais barata de ter um recuperador a aquecer a casa toda e fazer AQS ?
    uma salamandra hidráulica que debite mais para o ambiente do que um recuperador, como aquelas que instalo.
  18.  # 20

    Colocado por: jorgealvesuma salamandra hidráulica que debite mais para o ambiente do que um recuperador, como aquelas que instalo.

    Mas essas salamandras ficam embutidas como os recuperadores ou ficam salientes?
    Qual o preço ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal
 
0.0225 seg. NEW