Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Sou nova por aqui e em primeiro lugar gostaria de felicitar todas as pessoas que disponibilizam o seu tempo para esclarecer tantas dúvidas que surgem neste campo.
    Vou expôr uma situação:
    Existe um terreno que tem a possibilidade de construção de 2 moradias geminadas, essas moradias seria uma para mim e a outra para a minha sogra. Agora as questões: esse terreno tem de ser comprado só por uma parte (1 titular)? Teria de ser só esse titular a construir? Para pedir empréstimo ao banco como se processa? Só uma parte pede emprestado, por exemplo eu, construo e depois vendo à minha sogra? E as mais-valias? Estou completamente baralhada, se álguém puder ajudar, informe-me por favor.
    Obrigada.
  2.  # 2

    Em termos fiscais não lhe sei dizer mas essa operação pode sempre ser feita em regime de copropriedade.
  3.  # 3

    desde que haja consentimento do proprietario a outra pessoa pode construir, a sua sogra pode construir no seu terreno se voce deixar.
    o requerente de um processo de licenciamento e o proprietário podem ser pessoas diferentes.
    com o banco acho que é igual a sua sogra pode pedir aparte um emprestimo.
    mas colha mais informação posso estar enganado
  4.  # 4

    Colocado por: Fernando Gabrieldesde que haja consentimento do proprietario a outra pessoa pode construir, a sua sogra pode construir no seu terreno se voce deixar.
    o requerente de um processo de licenciamento e o proprietário podem ser pessoas diferentes.
    com o banco acho que é igual a sua sogra pode pedir aparte um emprestimo.
    mas colha mais informação posso estar enganado


    Aminha questão é:
    O terreno será sempre meu pois não deve dar para comprar a "meias", certo? Eu tenho tudo pronto para iniciar a construção. E depois construo eu as geminadas ou eu construo a minha parte e aminha sogra a dela? Se eu construir e lhe vender, só posso vender a casa, nunca o terreno?

    Outra coisa.... têm-me aconselhado a contratar vários construtores para fazer a casa e não só um..... e depois a garantia que teria de 10 anos??

    Sabem dizer-me, em valores aproximados, quanto se custa em burocracia (licença X, licença Y, projecto X, projecto Y) até poder arrancar a obra? É que com tanta duvida e despesa em vista acho que já estou a ponderar arranjar um construtor que vá já iniciar a construção, escolho os materias e poupo muita dor de cabeça.
    Obrigada.
  5.  # 5

    Vamos lá a ver se consigo esclarecer alguma coisa.
    1. Pode comprar um terreno "a meias", chama-se co-propriedade.
    2. Pode constituir uma propriedade horizontal, criando duas fracções autónomas (uma para cada moradia). Quando, no fim da construção, proceder aos registos, regista logo cada fracção em nome do respectivo proprietário.
    3. Da parte dos bancos e fiscalidade percebo muito pouco.
    4. O custo das licenças varia de câmara para câmara, terá de consultar o respectivo regulamento de taxas.
    5. O custo dos projectos também varia, há por aí vários tópicos sobre o assunto.
    6. Iniciar a construção sem ter licenças garante-lhe dores de cabeça suficientes para fazer salivar de satisfação o CEO da Bayer.
    7. Relativamente ao tipo de contrato com o empreiteiro, há também por aqui algumas discussões elucidativas sobre o assunto
  6.  # 6

    da para comprar a meias como comprar sozinha e depois deixar construir a sua sogra na outra parte quando quiser, é mais uma questão de entre as duas se entenderem, e deixar isso por escrito convém.
    já tem os projectos feitos arquitectura e especialidades? depois de fazer os projectos e licenciar na câmara convém pedir vários orçamentos a vários empreiteiros.
  7.  # 7

    Sonia Duque

    para baralhar ainda mais um pouco: pode até comprar o terreno e depois fazer um destaque e ai ficaria com dois artigos distintos e completamente independentes e atraves de escritura serem propriedade de quem quizessem.
    Eu sei que em caso de partilhas pode ser tudo muito complicado, mas já pensou que como não se importa de ter a sua sogra por perto, por a hipotese de fazer nesse terreno uma casinha agradável para toda a familia?? evitando uma data de burocracias.
  8.  # 8

    cite>Colocado por: marco1Sonia Duque


    Eu sei que em caso de partilhas pode ser tudo muito complicado, mas já pensou que como não se importa de ter a sua sogra por perto, por a hipotese de fazer nesse terreno uma casinha agradável para toda a familia?? evitando uma data de burocracias.


    :) a sogra pode estar por perto mas nunca no mesmo tecto.... isso é q não lol
    _________________________________________________________________________

    CommentAuthorAugstHill

    Vamos lá a ver se consigo esclarecer alguma coisa.
    1. Pode comprar um terreno "a meias", chama-se co-propriedade. Sabe como? E onde posso me dirigir e solicitar a compra neste metodo?
    2. Pode constituir uma propriedade horizontal, criando duas fracções autónomas (uma para cada moradia). Quando, no fim da construção, proceder aos registos, regista logo cada fracção em nome do respectivo proprietário.
    Para isto deverá já estar o terreno dividido?
    3. Da parte dos bancos e fiscalidade percebo muito pouco.4. O custo das licenças varia de câmara para câmara, terá de consultar o respectivo regulamento de taxas. As licenças, projectos, também são pedidas em separado?
    5. O custo dos projectos também varia, há por aí vários tópicos sobre o assunto.
    6. Iniciar a construção sem ter licenças garante-lhe dores de cabeça suficientes para fazer salivar de satisfação o CEO da Bayer. -- Isso nunca. Até porque só ainda vimos o terreno que gostaríamos de dividir.
    7. Relativamente ao tipo de contrato com o empreiteiro, há também por aqui algumas discussões elucidativas sobre o assunto
    -- Já pesquisei mas não encontrei :( Gostava de ler experiências de quem contratou só um chave na mão e outros que contrataram vários para a mesma obra.
  9.  # 9

    Sogra não deve morar tão perto que possa vir de chinelos nem tão longe que possa vir de malas

    1. Dirija-se ao notário, que lhe irá redigir a escritura em função dos seus desejos.
    2. O terreno não fica dividido. O que vai fazer é dizer que, no final da construção, nesse terreno passa a haver 2 fracções autónomas, A e B, e que uma é sua e a outra da sua sogra. O notário pode explicar-lhe melhor os procedimentos, e os custos.
  10.  # 10

    Colocado por: AugstHillSogra não deve morar tão perto que possa vir de chinelos nem tão longe que possa vir de malas

    1. Dirija-se ao notário, que lhe irá redigir a escritura em função dos seus desejos.
    2. O terreno não fica dividido. O que vai fazer é dizer que, no final da construção, nesse terreno passa a haver 2 fracções autónomas, A e B, e que uma é sua e a outra da sua sogra. O notário pode explicar-lhe melhor os procedimentos, e os custos.



    Não ficando o terreno dividido, para efectuar a construção da fracção A e B, cada titular de fracção pede o seu empréstimo para a construção ou constroi o titular do terreno para no final da construção vender a outra fracção?
    Peço desculpa tanta pergunta mas é um passo tão grande que o medo tb é muito.
  11.  # 11

    Penso que deverá falar com o seu gerente de conta, no banco, e com um notário, ficará melhor esclarecida
 
0.0170 seg. NEW