Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Uma pergunta ingénua para quem não está habituada a tratar deste tipo de coisas.
    A minha mãe tem um apartamento para alugar na margem sul do tejo. A casa é relativamente recente e tem uma lareira na sala.
    Pensámos em mandar colocar um recuperador de calor, mas é um pouco caro e temos receio que os inquilinos limpem o vidro ainda quente e o partam, ou que coloquem lenha pesada que parta o vidro. Enfim, que não tenham o cuidado necessário e que nos metam em despesas.
    Sei que existem grelhas que evitam que as faíscas se propaguem e penso que também protegem um pouco do fumo.
    Tanto a minha mãe, como eu e as minhas irmãs, somos ignorantes na matéria. Alguém nos pode dizer se existem outras alternativas ao recuperador de calor, fiáveis e mais baratas?
    Cumprimentos,
    Jacinta
  2.  # 2

    Existe uma alternativa mais barata, mas ninguém a vai aconselhar nesse sentido. É mandar fazer uma porta com vidro temperado para a sua lareira. Infelizmente desta maneira, uma boa parte do calor é dissipado pela chaminé, havendo uma pequena parte que se propaga através do vidro.

    Outra maneira, e esta mais adequada, é colocar o recuperador de calor e pedir ao inquilino no primeiro pagamento: 1 mês de sinal (abatido no último mês de renda) + 1 mês de caução (no contracto vem estipulado todo o recheio da casa e caso haja estragos esta penalidade aplica-se) + 1ª mensalidade.

    Cumps
  3.  # 3

    Muito obrigada electrao. O seu conselho vai de encontro aos que conseguimos obter de outras pessoas.
    Vamos mandar colocar um recuperador de calor que não seja muito caro e vamos pôr no contrato de arrendamento, entre outros, que se partirem o vidro do recuperador terão que o mandar reparar. Um vidro custa cerca de 190 euros, se percebi bem.
    Quanto ao caução, nós pedimos rendas em conta, mas temos uma ideia bem precisa do montante do caução, da finalidade da mesma e da fiança a pedir e como funcionam.
    Cumprimentos,
    Jacinta
 
0.0092 seg. NEW