Iniciar sessão ou registar-se
    • fs77
    • 9 fevereiro 2019

     # 321

    DRENAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE CAVES ist, pesquisar no google é o documento em pdf que aparece em 1 lugar
  1.  # 322

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Esta agora... Então a absorção de água é diferente na base da sapata do que nas laterais?
    Então não nos quer explicar esse fenómeno?!


    A água que atravessa uma parede de betão fá-lo por infiltração.

    A água que sobe pela sapata fá-lo-ia, quando muito, por capilaridade.

    A tela pitonada não é, em lado nenhum nem em qualquer bibliografia, um elemento impermeabilizante. E se não impermeabiliza nas laterais, menos o fará na base das sapatas. E não é preciso ler qualquer manual de qualquer fabricante para perceber que se o material tem juntas e que se elas não são tratadas, é impossível que seja impermeável.

    No fundo, a tela pitonada na base das sapatas é como o Tiritica, podem sempre meter que pior não fica. Dizer que "impermeabiliza" é um esticão e largo: se querem fazer um corte hídrico, confio mais numa borradela betuminosa do que na tela pitonada.

    A parte das tensões, sendo verdade em teoria, parece-me mais desprezável.
    Concordam com este comentário: neant
  2.  # 323

    Colocado por: Picareta
    Na base da sapata existe a pressão originada pelo peso da estrutura.
    Experimente ensopar uma esponja com água, mas uma esponja grande tipo 1mx1m, depois coloque um peso no meio da esponja e veja a água que fica por baixo do peso.
    Concordam com este comentário:J.Fernandes


    Mas a esponja é compressível e o peso elimina os vazios que proporcionam a capilaridade da água na esponja. O exemplo pode não ser o ideal.
  3.  # 324

    Colocado por: Skinkxo material tem juntas e que se elas não são tratadas, é impossível que seja impermeável.

    Verdade!
    A vantagem da tela pitonada é que basta que sobreponha 10cm com os pitons encaixados uns nos outros para ter a junta tratada.
    Aceito que possa não ser a melhor solução mas com o cuidado que a maioria dos executantes tem nesta fase, é uma solução que me garante alguma qualidade sem que tenha que exigir muito dos executantes
  4.  # 325

    Colocado por: fs77Na realidade o tipo de terreno é que manda

    Esses apontamentos não adiantam nada na discussão, não vi em lado nenhum que tenham aplicado impermeabilização debaixo da sapata.
  5.  # 326

    Colocado por: zedasilvaA vantagem da tela pitonada é que basta que sobreponha 10cm com os pitons encaixados uns nos outros para ter a junta tratada.
    Aceito que possa não ser a melhor solução mas com o cuidado que a maioria dos executantes tem nesta fase, é uma solução que me garante alguma qualidade sem que tenha que exigir muito dos executantes

    Eu não vejo necessidade nenhuma de qualquer tipo de impermeabilização por debaixo da sapata.
    O que é realmente importante é que se cumpra a altura de recobrimento e que a betonagem seja feita com o devido cuidado na vibração, porque a humidade por capilaridade não penetrará significativamente, é que uma coisa é betão armado outra são materiais mais porosos como argamassas e massames.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninja906
  6.  # 327

    E pintar com o flintkot a parte superior do betão de limpeza?
  7.  # 328

    Colocado por: zedasilva
    Verdade!
    A vantagem da tela pitonada é que basta que sobreponha 10cm com os pitons encaixados uns nos outros para ter a junta tratada.
    Aceito que possa não ser a melhor solução mas com o cuidado que a maioria dos executantes tem nesta fase, é uma solução que me garante alguma qualidade sem que tenha que exigir muito dos executantes


    Não tem nada a junta tratada... se houver subida do nível freático a água passa pela junta como se não estivesse lá tela nenhuma!

    É por isso que muitas vezes digo que a melhor impermeabilização é uma boa drenagem - se a água não estiver lá, todas as técnicas de impermeabilização são boas.
  8.  # 329

    Colocado por: J.Fernandes
    Esses apontamentos não adiantam nada na discussão, não vi em lado nenhum que tenham aplicado impermeabilização debaixo da sapata.


    Aplicam-se quando temos fundações abaixo do nível freático, mas não é com nada do que se tem visto nas bonecadas que aqui aparecem.
  9.  # 330

    Colocado por: Skinkxse houver subida do nível freático a água passa pela junta como se não estivesse lá tela nenhuma!

    Por baixo de uma sapata, com as telas esmagadas com o peso do edifício não será bem assim.
  10.  # 331

    Colocado por: Picareta
    Por baixo de uma sapata, com as telas esmagadas com o peso do edifício não será bem assim.


    Até pelas juntas de betonagem a água passa, quanto mais por uns centímetros de tela plástica simplesmente sobreposta... a água à pressão ou bem que é tudo muito bem vedado ou tem que ser mesmo bem impermeabilizado.

    A tela pitonada faz um simples corte hídrico para uma ou outra humidade ascensional que não inspire grandes cuidados adicionais. Mais que isso e convém impermeabilizar mesmo.
    • box
    • 10 fevereiro 2019

     # 332

    Colocado por: SkinkxÉ por isso que muitas vezes digo que a melhor impermeabilização é uma boa drenagem - se a água não estiver lá, todas as técnicas de impermeabilização são boas.

    concordo, desde que o nível freático esteja abaixo da base da sapata. a zona onde vivo tem níveis freáticos muito altos especialmente no inverno. nestes casos considero metodologia com geodrenos um "nonsense". Nestes casos ou se impermeabiliza toda a estrutura de fundação, incluindo a base da sapata, com betuminosos e telas, ou se assume que as fundações vão estar a maior parte do ano a "nadar" e se executam trabalhos para evitar as humidades ascendentes nos espaços habitáveis - o que até era relativamente fácil não fosse a necessidade de continuidade dos pilares...
    Concordam com este comentário: ziguel
  11.  # 333

    Xiça..

    Tanta discussão com argumentação que me parece válida e variedade nas técnicas e soluções. Mesmo os detalhes nos projectos variam imenso. Mas a malta que estuda não devia aprender tudo de igual forma (vá +/-)?
    Caramba, quantas formas correctas ou incorrectas existem para erguer fundações devidamente isoladas e preparadas para os casos mais comuns?

    Entendo que certas medidas dependem do terreno e certas condicionantes, mas isso deviam ser as excepções. Porque raio não existe uma aplicação "standard" e regulada de como fazer estas coisas devidamente?

    Cada um começa a puxar a brasa à sua sardinha, seja por motivos de custos ou porque a execução é complicada logo mais vale não fazer, ou por isto ou por outro..

    Ca grande treta...
    Concordam com este comentário: Pereira82, cmmoreira, Dias12
  12.  # 334

    As telas pitonadas que se colocam nas partes laterais das fundações, pilares e muros de caves, não devem se encaradas como impermeabilização, como o Skinkx disse e muito bem, ela é sim uma parte importante do sistema de drenagem ao manterem as terras fora do contacto com o betão (daí o geotêxtil para impedir que passem finos pelas sobreposições das telas), permitindo um escorrimento rápido das águas para o dreno.
  13.  # 335

    Ainda ninguém me respondeu se pintar o betão de limpeza com uma suloçao betuminosa poderá ser hipótese...
  14.  # 336

    Colocado por: manelvcAinda ninguém me respondeu se pintar o betão de limpeza com uma suloçao betuminosa poderá ser hipótese...


    Colocado por: ****Não, aplique uma tela asfaltica, é fácil e barato !


    Repito a minha opinião: não é preciso, em geral, aplicar nenhuma impermeabilização no fundo da sapata.
  15.  # 337

    Colocado por: SkinkxÉ por isso que muitas vezes digo que a melhor impermeabilização é uma boa drenagem

    Concordo em absoluto.
    Mas como nem sempre isso fica bem feito, nada como ter outras soluções complementares.

    Colocado por: boxa zona onde vivo tem níveis freáticos muito altos especialmente no inverno.

    É por isso que cada caso é um caso. Não existem soluções tipo.

    Colocado por: J.FernandesAs telas pitonadas que se colocam nas partes laterais das fundações, pilares e muros de caves, não devem se encaradas como impermeabilização

    E não são!
    São sim telas drenantes. Que de nada vale se no fundo não tiver geodrenos eficientes

    Colocado por: manelvcAinda ninguém me respondeu se pintar o betão de limpeza com uma suloçao betuminosa poderá ser hipótese...

    Pode. Mas em obra, aquando da colocação das armaduras, vão estragar aquilo tudo
    Como diz o **** e muito bem, nesse caso é preferivel uma tela asfaltica
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, ninja906
    • smart
    • 10 fevereiro 2019 editado

     # 338

    Colocado por: smart
    Não concordo
    A ascensão das humidades pelas fundações não e limitada
    E uma patologia habitual, estando ali o betão tipo esponja a absorver as humidades do terreno...e durante o ano todo, a não ser que seja no Sahara...
    Aplicar uma tela pintonada por baixo elimina está potencialidade
    E barato, resistente e de fácil execução...
    Concordam com este comentário:zedasilva


    já para não falar na desidratação do betão quando é executada a betonagem, sendo absovido pelo terreno parte da humidade durante a cura deste...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 339

    Colocado por: smartsendo absovido pelo terreno parte da humidade durante a cura deste...

    Este é um falso problema quando falamos de betonagem de sapatas, devido às suas dimensões.

    Mas é um problema importante se estivermos a falar, por exemplo, de pavimentos térreos, em que por baixo temos uma camada de brita que funciona como drenante e são longas extensões de betão com espessura reduzida. Senão se colocasse a manta plástica do costume, o betão ficaria todo fissurado.

    Certa vez chego à obra e está um servente com uma ponta de varão a furar a manga plástica já estendida num piso térreo que iria ser betonado daí a horas..."é para a água do betão escoar e não ficar aqui acumulada", diz ele...
  17.  # 340

    Colocado por: J.FernandesEste é um falso problema quando falamos de betonagem de sapatas, devido às suas dimensões

    Não é assim tão falso.
    Se a base da sapata até pode não perder água porque esta vai descendo, já não podemos dizer o mesmo do topo
 
0.1245 seg. NEW