Colocado por: J.FernandesSe o DT e a fiscalização não assumem as suas responsabilidades, isso é outra história.
Colocado por: riscosDt só serve para encher chouriço!!
procure fissuras por assentamentos deferenciais na casa do vizinho.
Colocado por: j cardosoPodem perfeitamente acontecer num terreno com boa tensão de segurança
Colocado por: zedasilvaE para assinar o livro de obra no final.
Colocado por: J.Fernandessó numa pequena minoria de casos é que a capacidade do terreno assumida não se verificará
Colocado por: J.Fernandesna maioria dos casos evitar-se-á uma sondagem em fase de projeto com todos os custos inerentes.
Colocado por: zedasilvaCerto!
O problema é quando essa minoria bate à minha porta.
Colocado por: zedasilvaMuitas vezes esse custo não vai além da vontade do DO em abrir um buraco no terreno.
Colocado por: J.FernandesSe é um procedimento que serve para 90% dos casos ou mais, eu chamo-lhe um bom procedimento.
Colocado por: J.FernandesBuraco esse que irá ser sempre aberto no início da obra, sem custos adicionais.
Colocado por: zedasilvaSerá que se tivesse essa certeza não teria projetado as coisas de maneira diferente?
Será que o custo que vou ter agora não poderia ter sido evitado?
Colocado por: J.Fernandesa menos que o contrato entre o DO e o projetista seja muito diferente daquilo a que estou habituado a ver, o DO não terá quaisquer custos adicionais.
Colocado por: J.Fernandes
Na maior parte dos casos, em obras correntes como moradias e prédios de apartamentos, o engenheiro projetista assume uma capacidade resistente do terreno média, e faz a ressalva de que esta capacidade deverá ser verificada em obra. Posteriormente, o diretor da obra é que terá a responsabilidade de a verificar e no caso de dúvida pedir um estudo geotécnico.
Colocado por: zedasilvamas vai pagar as novas fundações que são sempre mais caras.
Colocado por: zedasilvao empreiteiro dava orçamento na mesma ao m2 e a obra ficava no mesmo preço.
Colocado por: J.FernandesDê-me o contacto desses empreiteiros que levam o mesmo preço seja por x m3 de betão em sapatas, ou por x+y.
Colocado por: agosto07P.ex, encontrou-se terreno firme aos 2,5m de profundidade.
Colocado por: zedasilvaAcha que as obras são medidas?
Colocado por: zedasilvaDesde que não seja assim uma coisa muito fora do comum, é tudo ao m2.
Colocado por: J.Fernandesnão sou caso raro, tenho a ideia que quase toda a gente trabalha assim.