Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Alojamento local paga 6% de Iva

    Arrendamento tradicional paga 28% (ou.menos se estiver sujeito a englobamento e os seus rendimentos forem baixos)

    Por isso a diferença não é apenas o valor das rendas.

    Além disso há menos hipóteses se ter problemas como falta de pagamentos.
    • VCAC
    • 25 agosto 2019

     # 62

    Colocado por: P_Lopez
    - No arrendamento tradicional não pagaria os cerca de 150 euros mensais que pago em limpezas e lavandarias;


    -
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bluewings


    P_Lopez, se não for indescricão, é uma empresa que tem a tratar da limpeza?
  2.  # 63

    Colocado por: zed

    Para fazer de advogado do diabo, e quem nos diz que ele está a pensar pagar até ao fim?

    Se for por aí certifique-se que há capacidade financeira, não se fique por suposições.


    Exacto. Estamos na fase inicial. Amanhã vou-lhe enviar o meu contacto telefónico para que me telefone e aí se calhar já o fico a conhecer um pouco melhor.

    Entretanto falando com um familiar informei-me que o apelido dele coincide com o nome do restaurante mais famoso da cidade de onde ele me disse que é, ou talvez o mais famoso de toda a região. Mas claro, pode ser coincidência.


    Colocado por: LMGuerreiroAlojamento local paga 6% de Iva

    Arrendamento tradicional paga 28% (ou.menos se estiver sujeito a englobamento e os seus rendimentos forem baixos)

    Por isso a diferença não é apenas o valor das rendas.

    Além disso há menos hipóteses se ter problemas como falta de pagamentos.


    Obrigado. Mas os 28% que refere não é IVA, suponho. Acho que a taxa de IVA em Portugal não vai nunca além dos 23%. Eu no AL pago 6% de IVA mas depois também pago imposto. E sim, já tenho uns rendimentos da minha profissão relativamente relevantes, que me colocam naquele escalão em que pago 35% de IRS. Ou algo deste género, acho que oscilo entre os 28% e os 35%, se bem que agora desde o verão passado com os rendimentos do AL já dificilmente baixo dos 35%.


    Colocado por: VCAC

    P_Lopez, se não for indescricão, é uma empresa que tem a tratar da limpeza?


    Sim, uma empresa que, se eu quisesse, podia gerir tudo, desde arranjar hóspedes, gerir reservas, fazer check-in e check-out, limpeza, lavandaria, pequenos arranjos, etc. Ou seja, eu até podia residir no estrangeiro que eles tratavam de tudo. Mas como estou muito perto, trato eu de tudo menos das limpezas e da lavandaria. Pago se não estou em erro 12 euros por hora na limpeza e 3 euros por kg na lavandaria. Check-in+Check-out ficaria por 25 euros por incidência.

    Em 2015 quando comprei o primeiro apartamento para rentabilizar para férias, fazíamos eu e a minha mulher as limpezas e tratávamos nós de levar as roupas para lavandaria. Mas na altura só tínhamos um filho e agora temos três... ambos trabalhamos e já não temos margem (leia-se tempo e disponibilidade física) para mais aventuras, pelo que dependemos de empresa para as limpezas e lavandaria. Até agora tem corrido bem. Não são perfeitos, mas as limpezas ficam quase sempre irrepreensíveis e tanto o cumprimento de horários como a comunicação são razoavelmente bons.

    Neste apartamento, fotos na 2ª página do tópico, com 55m2, a limpeza demora entre 1.5 e 3 horas. Isto é o que facturam, pois é mais rápido, uma vez que são sempre 2 ou 3 pessoas a fazer. Ou seja, dando um exemplo, se 3 pessoas limpam o apartamento em 1 hora, são cobradas 3 horas apesar do apartamento ter sido limpo em 1 hora.

    Voltando ao assunto, vou mesmo avançar para a proposta de arrendamento de Outubro a Maio, deixando no ar que depois (mas sem compromisso) poderemos eventualmente considerar o upgrade do contrato para um anual, se tudo estiver a correr bem. Tem apenas o senão de ele começar a pagar renda inflacionada de "modelo anual" precisamente nos meses em que o apartamento vale mais que essa renda. O ideal era começar agora a pagar o valor de "modelo anual", pois estaria a pagar mais do que o apartamento vale na época baixa, apenas retirando o "benefício" no segundo semestre do contrato.

    Depois se me paga os 1100 euros de renda de Maio a Setembro e a seguir se põe a andar, fico eu a perder 6 ou 7 mil euros... Mas haverá forma de me proteger disto, não? Pode um contrato de 12 meses exigir que ambas as partes o cumpram até seu final de modo a que se ele decidisse ir embora a meio, ficasse obrigado a pagar na mesma os 13.500 euros na totalidade?

    -
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • RCF
    • 26 agosto 2019

     # 64

    Colocado por: P_Lopez
    RCF: subarrendar não me parece plausível pois não iria conseguir mais do que eu consigo e o lucro no final seria muito pouco. Se eu faço 17500 e ele paga 13500, ganharia na melhor das hipóteses 4 mil euros. Só que depois tem que pagar impostos (se o fizer legalmente) ou, no mínimo, tem que pagar água, electricidade e limpezas enquanto lá tem hóspedes, o que no final subtraído aos 4 mil euros, sobraria muito pouco.

    Quando me referi a subarrendar, estava a pensar, por exemplo, apenas nos meses de julho e agosto.
    Tratando-se de uma pessoa sozinha, facilmente, durante estes dois meses, se muda para casa de outro amigo e subarrenda para férias, à semana. Se o fizer, fará bastante dinheiro.
    Por isso, por precaução, eu colocaria essa cláusula no contrato, de proibição de subarrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 65

    3€/kg está caríssimo. Eu pagava cerca de metade disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  4.  # 66

    Só agora é que vi o seu tópico @P_lopez e como também tenho interesse na mesma situação, passei só para lhe dar os parabéns pelo fantástico trabalho.

    Conheço a zona, conheço o tipo de apartamentos e o quão antiquados são e a remodelação ficou muito bem feita!
    Apenas manteria a lareira mas foi como disse, pode sempre mudar de opinião.

    PS: Não li os comentários todos, mas vi algum detalhe no que deu e como o fez. Fantástico trabalho!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 67

    Colocado por: P_LopezEntretanto falando com um familiar informei-me que o apelido dele coincide com o nome do restaurante mais famoso da cidade de onde ele me disse que é, ou talvez o mais famoso de toda a região. Mas claro, pode ser coincidência.

    Não se fie em bons nomes, isso já foi chão que deu uvas.
    Respeito e palavra honrada com base num nome de família é coisa do século passado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  6.  # 68

    Obrigado a todos!

    rjmsilva: tenho que ver então preçários de lavandarias para apurar melhor essa questão.

    aiaimanel: obrigado. Até agora continuo muito satisfeito com a renovação. Presencialmente está ainda melhor que nas fotos. A lareira será para manter assim, não quero cá hóspedes a fazer fogo no apartamento e quase todos elogiam a toque especial que a lareira decorativa (assim limpinha e iluminada a luz led) dá ao apartamento. A única coisa que hoje eu faria diferente seria a cor do chão do WC, bem como a cor do interior do chuveiro. Preto suja-se muito e nota-se tudo. Além de que nas fotos, custa-me muito a que se consiga perceber como é o chuveiro, fica tudo escuro e percebe-se pouca coisa, pelo que o impacto fotográfico é muito fraquinho para aquilo que se encontra quando lá se está presencialmente.

    PoisÉ: bem sei, mas obrigado pela dia... Mais que fiar-me em bons nomes a ideia era perceber pelo menos se ele tem potencial para ser endinheirado. Ora, se for da família de um restaurante que factura muito acima da média, é mais fácil de compreender que esteja disposto a pagar 1100 euros de renda por um T1 "apenas" porque é o imóvel que encontra mais bonito, limpo e bom localizado na área onde pretende residir. Sei que o nome não basta, mas pelo menos já seria um bom indicativo.

    Sim RCF, já contava incluir essa e outras cláusulas. Todas as que me lembrar e que me possam deixar mais tranquilo.

    Mas e quanto à minha questão? Esta: se ele a determinado momento deixar de pagar, tenho como o despejar? Há forma de o fazer de forma eficaz e célere?

    -
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiaimanel
  7.  # 69

    Colocado por: P_LopezObrigado a todos!

    rjmsilva: tenho que ver então preçários de lavandarias para apurar melhor essa questão.

    aiaimanel: obrigado. Até agora continuo muito satisfeito com a renovação. Presencialmente está ainda melhor que nas fotos. A lareira será para manter assim, não quero cá hóspedes a fazer fogo no apartamento e quase todos elogiam a toque especial que a lareira decorativa (assim limpinha e iluminada a luz led) dá ao apartamento. A única coisa que hoje eu faria diferente seria a cor do chão do WC, bem como a cor do interior do chuveiro. Preto suja-se muito e nota-se tudo. Além de que nas fotos, custa-me muito a que se consiga perceber como é o chuveiro, fica tudo escuro e percebe-se pouca coisa, pelo que o impacto fotográfico é muito fraquinho para aquilo que se encontra quando lá se está presencialmente.

    PoisÉ: bem sei, mas obrigado pela dia... Mais que fiar-me em bons nomes a ideia era perceber pelo menos se ele tem potencial para ser endinheirado. Ora, se for da família de um restaurante que factura muito acima da média, é mais fácil de compreender que esteja disposto a pagar 1100 euros de renda por um T1 "apenas" porque é o imóvel que encontra mais bonito, limpo e bom localizado na área onde pretende residir. Sei que o nome não basta, mas pelo menos já seria um bom indicativo.

    Sim RCF, já contava incluir essa e outras cláusulas. Todas as que me lembrar e que me possam deixar mais tranquilo.

    Mas e quanto à minha questão? Esta: se ele a determinado momento deixar de pagar, tenho como o despejar? Há forma de o fazer de forma eficaz e célere?

    -


    Ha uma empresa em Espanha que trabalha a nivel nacional e ilhas (nao vejo porque nao a nivel peninsular se alguem o sugerir) e despejan a gente em 24 horas se nao estou em erro.

    Sao mesmo conhecidos la, ja sairam em varios programas de tv de actualidad social, quando falabam de estas situacoes, e a empresa parece ser impec.

    Eu tenho visto como despejabam ate um predio enteiro que tinha sido okupado por montes de familias.

    Fica aqui o site.
    Imagino possa haber algo parecido ca em Portugal.

    Mas ja agora ,nao seja tao pesimista, se for por ai, nao vai viver, vai ser uma loucura e vai viver sempre com ese medo de se vai acontecer (quando realmente é dificil de saber,ja que as pessoas que aparentan ter mais posses, sao as veces,as piores.)
    Fica logo de cabelo brancos se vai viver sempre com ese medo.

    Tome as medidas necesarias para ter a maxima certeza que tudo vai correr bem, mas certo nesta vida a pouca coisa, se calhar a morte e pouco mais...

    A tal empresa é
    https://www.desokupa.com/

    Boa sorte e parabens uma vez mais, ficou lindo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  8.  # 70

    Obrigado mais uma vez amigo.

    A empresa, por ser espanhola, talvez não opere em Portugal. Não pela distância (porque além de Espanha peninsular, também trabalham nas ilhas), mas sim pelas leis, que serão diferentes em cada país. Ou seja, o "modus operandi" deles não deverá poder ser replicado em Portugal, teriam que se adaptar para operar de outra forma. Mas se há quem o faça em Espanha, cá também deverá haver.

    De resto eu não estou nada a ser pessimista. Antes pelo contrário, estou na expectativa de que em caso de acordo a probabilidade de tudo correr bem será de 99%. Mas gosto de me sentir seguro mais a 99,9%, hehehehe, até porque não me posso dar ao luxo de colocar em causa o rendimento deste apartamento pois o meu orçamento familiar é à justa e temos 3 crianças com menos de 7 anos para criar. Sem o rendimento deste imóvel ficaríamos bastante condicionados nessa tarefa. Por isso, há que arriscar o mínimo possível e é importante saber o que podemos fazer se o pior acontecer.

    -
    Concordam com este comentário: Jota5
  9.  # 71

    Colocado por: P_LopezObrigado mais uma vez amigo.

    A empresa, por ser espanhola, talvez não opere em Portugal. Não pela distância (porque além de Espanha peninsular, também trabalham nas ilhas), mas sim pelas leis, que serão diferentes em cada país. Ou seja, o "modus operandi" deles não deverá poder ser replicado em Portugal, teriam que se adaptar para operar de outra forma. Mas se há quem o faça em Espanha, cá também deverá haver.

    De resto eu não estou nada a ser pessimista. Antes pelo contrário, estou na expectativa de que em caso de acordo a probabilidade de tudo correr bem será de 99%. Mas gosto de me sentir seguro mais a 99,9%, hehehehe, até porque não me posso dar ao luxo de colocar em causa o rendimento deste apartamento pois o meu orçamento familiar é à justa e temos 3 crianças com menos de 7 anos para criar. Sem o rendimento deste imóvel ficaríamos bastante condicionados nessa tarefa. Por isso, há que arriscar o mínimo possível e é importante saber o que podemos fazer se o pior acontecer.

    -
    Concordam com este comentário:Jota5


    Desejo a maior das sortes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  10.  # 72

    Em Portugal existe uma etnia que não se pode mencionar o nome, que também fazem esse tipo de "trabalhos". Aqui há uns 30 anos numa rua perto de onde morava desocuparam um prédio inteiro que o dono queria demolir. E até julgo que os inquilinos pagavam as rendas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  11.  # 73

    Va lá... se foi assim não foi nada mau, é que virou moda esse tipo de prédios começarem a arder de forma completamente ocasional, e as vezes la ficam os inquilinos...
  12.  # 74

    Boas!

    Venho actualizar ;)

    Tendo em conta que o homem é de uma localidade a apenas 40km da minha terra de origem, os meus pais e os pais dele têm amigos em comum, pelo que conseguimos apurar já várias coisas, entre as quais que são pessoas sérias, honestas e também que ele tem bons rendimentos. É advogado desde 2002, esteve 12 anos a exercer num país estrangeiro, depois voltou em 2014 para fazer um mestrado mas mantendo um escritório de advogados (do qual é dono) no tal país estrangeiro e, agora que tem o mestrado, como teve ter bons rendimentos mesmo sem exercer, decidiu dedicar-se à cozinha e vem tirar um curso de 2 anos na escola de hotelaria de Faro.

    Aliás, até temos os dois um amigo em comum, apesar de já não o vermos há muito tempo... mas na nossa juventude (entre 1990 e 2005) éramos ambos amigos dele, sendo que agora não o vemos há uns 12 anos pois foi viver para o outro lado do mundo.

    Portanto, apesar de na vida nada ser garantido, penso que no que ao risco de algo correr mal diz respeito, posso estar muito mais tranquilo.

    De Outubro a Maio já lhe disse que está certo. De Junho a Setembro é que tenho que fazer bem as contas, mas fiquei de pensar nisso e de eventualmente lhe fazer 2 ou 3 propostas a ver se ele concorda com alguma. Pensei em fazer agora contrato até 31 de Maio e, aproximando-se a data, fazer-lhe preço para Junho, preço para Julho, para Agosto e para Setembro. Ele depois se concordar, fica, se não concordar, não fica.

    Mas também ainda estou a ponderar negociar mesmo o contrato por 12 meses, pois pelos 1125 euros mensais (13500 euros anuais), após impostos penso que me devem sobrar uns 10000 euros, certo?

    Se assim for, pelas minhas contas do AL, penso que fico a perder apenas cerca de 2 mil euros. E o trabalho, stress e tempo perdido com o AL durante 12 meses, vale muito mais que 2 mil euros.

    O que acham?

    Obrigado mais uma vez a todos!

    -
  13.  # 75

    Colocado por: P_LopezBoas!

    Venho actualizar ;)

    Tendo em conta que o homem é de uma localidade a apenas 40km da minha terra de origem, os meus pais e os pais dele têm amigos em comum, pelo que conseguimos apurar já várias coisas, entre as quais que são pessoas sérias, honestas e também que ele tem bons rendimentos. É advogado desde 2002, esteve 12 anos a exercer num país estrangeiro, depois voltou em 2014 para fazer um mestrado mas mantendo um escritório de advogados (do qual é dono) no tal país estrangeiro e, agora que tem o mestrado, como teve ter bons rendimentos mesmo sem exercer, decidiu dedicar-se à cozinha e vem tirar um curso de 2 anos na escola de hotelaria de Faro.

    Aliás, até temos os dois um amigo em comum, apesar de já não o vermos há muito tempo... mas na nossa juventude (entre 1990 e 2005) éramos ambos amigos dele, sendo que agora não o vemos há uns 12 anos pois foi viver para o outro lado do mundo.

    Portanto, apesar de na vida nada ser garantido, penso que no que ao risco de algo correr mal diz respeito, posso estar muito mais tranquilo.

    De Outubro a Maio já lhe disse que está certo. De Junho a Setembro é que tenho que fazer bem as contas, mas fiquei de pensar nisso e de eventualmente lhe fazer 2 ou 3 propostas a ver se ele concorda com alguma. Pensei em fazer agora contrato até 31 de Maio e, aproximando-se a data, fazer-lhe preço para Junho, preço para Julho, para Agosto e para Setembro. Ele depois se concordar, fica, se não concordar, não fica.

    Mas também ainda estou a ponderar negociar mesmo o contrato por 12 meses, pois pelos 1125 euros mensais (13500 euros anuais), após impostos penso que me devem sobrar uns 10000 euros, certo?

    Se assim for, pelas minhas contas do AL, penso que fico a perder apenas cerca de 2 mil euros. E o trabalho, stress e tempo perdido com o AL durante 12 meses, vale muito mais que 2 mil euros.

    O que acham?

    Obrigado mais uma vez a todos!

    -


    Acho a melhor opcao.
    Se depois do curso o homem vaí a sua vida, ja replantea novamente a melhor opcao

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  14.  # 76

    Boas!

    Apenas para não deixar a dúvida no ar (leia-se "no tópico") venho informar que já se chegou a acordo. Conhecemo-nos pessoalmente, é sem dúvida uma pessoa de confiança e parece-me bastante honesto. Vai ser durante apenas 7 meses, pois ele também pensou melhor e não precisa da época do verão pois vai estar 3 meses em estágio e 1 mês de férias, sendo que o estágio não tem que ser nesta região, pode ser onde ele quiser, até no estrangeiro.

    Fez-se um acerto no valor pedido, até porque é só para 1 pessoa e, em boa parte também, porque vai pagar tudo de entrada. Ou seja, nem se coloca a questão de ser honesto como se tal fosse importante, vai-me pagar o valor total dos 7 meses na véspera de entrar no apartamento, o que acaba por me dar jeito não pela liquidez mas porque me convém fiscalmente passar a totalidade das facturas com data de 2019, uma vez que por questões familiares e profissionais, em 2019 o agregado familiar teve rendimento abaixo do habitual. Assim entra nas contas de 2019 na totalidade.

    Afinal ainda há pessoal de confiança. Se bem que claro, enquanto o anúncio esteve online também fiz muita seleção e exclui muita gente. Alguns só pelo nível de português, hehehe.

    Ele sai no dia 27 de Maio, timing ideal para depois ter o apartamento uns 4 ou 5 meses a render em AL. Sendo que à partida, se correr tudo bem e ambos estivermos satisfeitos, ele depois volta a entrar no inicio de Outubro.

    Houve uma noite livre há 2 dias, de sexta-feira para sábado, e como ele vinha visitar o apartamento, ofereci-lhe essa noite. Assim pôde lá estar à vontade e ver tudo ao pormenor, incluindo o conforto do colchão e coisas do género. Ficou satisfeito com tudo, tal como toda a gente que lá tem passado férias, o apartamento está mesmo muito bom. No Airbnb tenho 12 comentários todos 100%, 5 estrelas em todos os parâmetros, só elogios.

    Já pensei em vender o apartamento, mas era uma pena, só o deixava ir sem pensar duas vezes se alguém me oferecesse o dobro do que me custou (valor de compra + gastos na renovação). E mesmo assim ia custar-me, pois só em mais-valias lá iam alguns 40 mil euros para o estado e já me sinto demasiado a trabalhar para eles, com a carga que me cobram por todos os lados... É um abuso... destrói a classe média. Eu se fosse solteiro era tranquilo, tenho rendimentos para viver bem nesse contexto, mas tenho 3 filhos e o pouco que me poderia sobrar para poupar para eles, é-me todo levado em impostos e segurança social.

    -
  15.  # 77

    Parabéns pelo apartamento, ficou fantástico! Tentei enviar-lhe mp para fazer uma questão mais pessoal mas não consegui. Será que me pode contactar? Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  16.  # 78

    Obrigado.

    Pois também tentei enviar privado mas não percebo como se faz. Ainda pensei que fosse por teres um registo muito recente (menos de 24 horas), mas não, pois tentei com outro user já com vários anos de registo e as opções que me aparecem são as mesmas. Nunca enviei nenhum privado no fórum, excepto em resposta a privados que me enviaram, sendo que na minha caixa de privados tenho 3 mensagens, todas curiosamente de arquitectos, pelo que talvez estes tenham poder para enviar privados e os demais não.

    Ou então algo me está a escapar. Estou mais habituado aos fórums vBulletin e este é bem diferente...

    Pode ser que alguém leia isto e nos consiga ajudar.

    -
  17.  # 79

    Ola bom dia @P_Lopez,
    Tambem gostaria de o contactar para algumas dicas, nomeadamente os contactos do empreiteiro que utilizou para a remodelacao do seu apartamento em Vilamoura que esta muito bem! Tenho obras para fazer num T2 em Albufeira e precisava de alguém na zona do Algarve para as seguir… ando a "engonhar" ha imenso tempo.
    Tenho o mesmo problema : como enviar uma mensagem em privado?! nessa impossibilidade deixo aqui o meu mail: [email protected]
    Se puder contactar-me por mail para troca de contactos, agradecia imenso!
  18.  # 80

    Boa tarde Trillian.

    Só hoje reparei na sua mensagem neste tópico. Suponho que já seja um pouco tarde (passaram-se 2 meses) mas caso ainda queira falar avise-me em resposta a esta mensagem.

    -
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Trillian
 
0.0330 seg. NEW