Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: Ana_DadoEu sei Casa, estava a brincar consigo.

    Aceito muito bem esse tipo de tijoleira em área externa, como terraços ou churrasqueiras, dentro de casa não consigo apreciar, prefiro um bom soalho.
    No entanto já vi um ou outro restauro em que mantiveram esse tipo de piso e ficou interessante, sem parecer velho, mas é preciso ter muito dedo na escolha.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

    Ah mas trocar por um bom soalho não tem nada a ver!😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Dado
  2.  # 102

    Colocado por: Casa da Horta
    Ah mas trocar por um bom soalho não tem nada a ver!😉


    Estou perdoada então!? :D

    Quando a saga da minha casa terminar mostro-lhe.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  3.  # 103

    Boas.

    Volto aqui a este meu tópico, até para facilitar, pois temos fotos do apartamento na página 2.

    A questão é:

    Posso vender o apartamento tendo lá um inquilino?

    Suponho que tudo é negociável e um eventual comprador pode ou não aceitar. Mas, se aceitar, não há nada que impeça a venda, certo?

    Sei que isto normalmente soa mal e é factor de exclusão para muitos compradores, mas reparem nas particularidades deste caso em específico:

    - O inquilino que lá tenho, um Belga, tem contrato até 25 de Maio de 2023. No contrato diz renova automáticamente por mais 12 meses, mas que se uma das partes não quiser renovar tem até dia 25 de Março de 2023 (2 meses antes) para informar o outro da não renovação. Portanto um novo proprietário terá que esperar, no máximo, 6 meses para ter o inquilino de lá para fora.

    - O valor da renda é de 1300,00€. Bastante bom, para um T1 de 50m2. A renda tem sido paga sempre a tempo e horas.

    - O apartamento fica livre exactamente no início da época alta, pelo que até 25 de Maio o novo proprietário recebe 1300 euros mensais e depois tem toda a época média-alta e alta para o rentabilizar em grande logo no 1º ano.

    - O inquilino que lá tenho é solteiro e apenas usa o apartamento 50% do tempo, pois é piloto de aviação e acaba por apenas pernoitar no Algarve aproximadamente 50% das noites. Tem sido bom inquilino e está muito satisfeito com o apartamento. Isto para referir que, desde logo, um novo proprietário terá muito provavelmente opção de continuar com arrendamento de longa duração, no mínimo por este valor, que ainda são mais de 15 mil euros anuais brutos.


    Acham que devo aventurar-me e colocar o apartamento à venda?

    Falaria antes com o inquilino, claro, pois só me sinto capaz de o fazer se ele compreender o negócio e se sentir confortável. Desde logo tem a garantia de que se vai cumprir o contrato e até posso considerar dar-lhe uma pequena indemnização em caso de venda.

    Legalmente, o inquilino ou outra pessoa, pode impedir-me de vender?

    Isto porque pelos preços a que se estão a vender os apartamentos na zona, começo a ver que este pode ser um bom momento para vender e que dentro de 6-8 meses poderá já não ser tanto. E ao preço que considero que o consigo vender, eu não o compraria, pelo que a conclusão deste raciocínio é simples, faz todo o sentido vender.

    -
    • NLuz
    • 18 outubro 2022

     # 104

    Claro que pode vender.
    Tantos apartamentos que são vendidos com inquilinos.
    Então o seu com essa rentabilidade e com a duração do contrato são mais valias.
    Tudo depende de quanto vai pedir pelo apartamento 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  4.  # 105

    Colocado por: P_LopezFalaria antes com o inquilino, claro, pois só me sinto capaz de o fazer se ele compreender o negócio e se sentir confortável. Desde logo tem a garantia de que se vai cumprir o contrato e até posso considerar dar-lhe uma pequena indemnização em caso de venda.

    Tem mesmo de falar com ele, pois ele terá de abrir a porta a novos investidores. E aqui é que pode ser o mais complicado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 106

    Obrigado aos dois.

    Sim, nunca colocaria para venda sem antes falar com ele.

    Vocês sabem, por lei, se tenho o direito de (nem que seja 1 vez por mês) levar alguém a visitar o apartamento?

    É que há várias maneiras de se fazer a coisa. O inquilino até pode não estar receptivo a que eu venda durante a vigência do contrato, mas se eu decidir vender agora, com CPCV com data de escritura a 26 de Maio (já após o final do contrato), aí ele não tem qualquer palavra a dizer, pois o apartamento será meu até ao último dia do contrato.

    A única questão é mesmo essa, levar interessados a visitar o apartamento.

    Até sou pessoa para lhe pagar comissão (ao inquilino) se ele permitir estas visitas e depois o apartamento se vender. Ou X euros por cada visita, para compensar o incómodo, pois eu sinto-me sempre mal ao incomodar inquilinos. Deixo-os sempre o mais à vontade possível. Mas pagava-lhe bem 50 euros por visita, pois nos últimos 10 anos vendi 3 imóveis e em nenhum deles precisei de lá levar mais de 3-4 interessados até se efectivar a venda.

    Reparem, tenho boas fotos do apartamento, tenho até página no Airbnb com comentários de dezenas de pessoas que lá passaram férias nos últimos 4 anos e todos os comentários são excelentes, toda a gente adorou. Isto para quem compra significa mais que qualquer visita, mas claro que a visita é um complemento indispensável para a venda.

    Aliás, com um eventual comprador, eu posso até exigir que para fazermos a escritura o novo comprado assine ele próprio contrato com o meu inquilino pela duração dos 6 meses que faltam e pelo mesmo valor e condições. Se fosse eu o inquilino, via isto com total normalidade.

    -
 
0.0234 seg. NEW