Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Você tem alguma razão no que diz, mas nem sempre como refere é possivel, dou um exemplo, em 2017 ano extremamente seco, apenas coloquei 2x enxofre na vinha e tive excelentes uvas, em 2018 ano bastante chuvoso isso não resultou, nem provei a uva, com muita chuva é necessário sulfatar.

    Os pessegueiro, se tiverem lepra mas forem árvores no geral saudáveis e fortes a folha com lepra caí e os frutos vingam sem problema, e volta a ganhar nova folhagem. Agora se forem árvores fracas ou muito jovens, vão ficar muito afetadas no seu desenvolvimento. O que eu faço é no início de Fevereiro dou uma sulfatadela a todas as árvores...

    Por exemplo peros e maçãs é quase impossível ter sem bicho/pedrado sem químicos.

    Figos, diospiros, alguns tipos de ameixa, nespera, alperce, dá pra ter sem qq químico.

    Citrinos, enquanto são jovens é muito difícil conseguir desenvolver as árvores sem químicos...

    Bagas, amoras, framboesa, phisalis, tamarilho não precisam de nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  2.  # 242

    Qual é o problema se a fruta tiver bicho?
    Nas macieiras não coloquei nada, as macas tiveram bicho, mas não foi por isso que ficaram por comer.
    Concordam com este comentário: Marcopom
  3.  # 243

    Eu tenho laranja, tangerina,nêspera,ameixa,maçã,anona,romã, pêras,limao isto tudo sem químicos, só me queixo de 2 nespereiras que tem um pouco de mancha no fruto,mas marcha na mesma.
  4.  # 244

    Colocado por: callinasQual é o problema se a fruta tiver bicho?
    Nas macieiras não coloquei nada, as macas tiveram bicho, mas não foi por isso que ficaram por comer.


    O problema não é terem bicho, é terem tanto que é impossível aproveitar algo para comer, tou a falar da maçã reineta, por exemplo a starking, fuji, bravo esmolfe, granny Smith, têm um pouco de bicho mas aproveitam-se (na minha zona chamam-se Pêros a todas estas. Maçã é mesmo só a reineta. E as diversas variedades de pereiras tb n tenho problema.
  5.  # 245

    Colocado por: NTORIONPor exemplo peros e maçãs é quase impossível ter sem bicho/pedrado sem químicos.


    Quase impossível ? Se até as macieiras e pereiras de pomares abandonados continuam a dar frutos durante anos e anos.
    E penso até que macieiras e pereiras são das árvores de fruto que menos precisam de pesticidas
    A menos que se trate de plantações comerciais, porque ai a biodiversidade não existe de todo
    E já reparou que as vinhas abandonadas continuam a dar uvas sempre ? E só se estragam porque o cavalo rebenta ? Mas ainda assim continuam a dar uvas, embora miudinhas, que é a uva do cavalo.

    Se há problemas no pomar ou na horta penso que a ultima coisa que se deve fazer é tentar resolver com pesticidas. A melhor solução é tentar resolver a origem do problema.

    E não é assim tão complicado. No fundo até é bem simples. Para termos uma horta e pomar saudáveis, para além da importância da riqueza do solo, devemos atrair inimigos naturais, auxiliares que ajudem a combater pragas e doenças, assim como atrair polinizadores para garantirem frutificações mais abundantes
  6.  # 246

    Colocado por: BM_18só me queixo de 2 nespereiras que tem um pouco de mancha no fruto,mas marcha na mesma.


    Pode ser falta de nutrientes. Experimente apenas cobrir o solo á volta da árvore com palha depois de incorporar um bom estrume de animal ou orgânico. E rege sempre durante o verão. Isto costuma funcionar.
  7.  # 247

    Talvez seja isso,depois do fruto deste ano vou lhes dar um corte e por estrume..
  8.  # 248

    Colocado por: BM_18Talvez seja isso,depois do fruto deste ano vou lhes dar um corte e por estrume..


    Isso é o pedrado, é um fungo. Não tem nada a ver com falta de nutrientes.
  9.  # 249

    Colocado por: jo.san

    Isso é o pedrado, é um fungo. Não tem nada a ver com falta de nutrientes.


    Solução sabe?
  10.  # 250

    Colocado por: jo.sanIsso é o pedrado, é um fungo. Não tem nada a ver com falta de nutrientes.


    Indirectamente tem sim.
    Plantas saudáveis num ambiente equilibrado são menos sensíveis a fungos e doenças
    Fungos e doenças só atacam plantas fracas e debilitadas
  11.  # 251

    Colocado por: terraverdeAtenção que o uso da calda bordalesa embora menos tóxica que os pesticidas não é um produto inócuo e também contem toxidade. Eu nunca usei nem mesmo calda bordalesa e nunca precisei. E como sabem, comprei recentemente uma quinta na zona de Mafra onde o proprietariado anterior usava pesticidas e herbicidas. E o mesmo me garantiu que eu não vou conseguir ter nada se não usar pesticidas. Disse que a vinha por esta altura iria ficar cheia de oídio e míldio. E que os pessegueiros não iriam frutificar sem os devidos tratamentos de prevenção. Mas não tenciono usar nada e até agora está tudo a correr bem. E a única coisa que fiz até agora foi deixar as ervas no pomar porque elas atraem todo o tipo de insectos e abelhas e isso previne o aparecimento das pragas. E também não usei adubos químicos, e em vez deles tenho usado estrume de cavalo e composto orgânico.

    Eu nunca usei pesticidas e nem mesmo calda bordalesa, e sempre obtive os melhores resultados. Por isso não entendo porque as pessoas insistem em usar esse tipo de produtos ?

    No entanto eu acredito que as pragas existem e atacam muitos pomares e hortas. Claro que atacam, mas só atacam os pomares e as hortas que não respeitem as regras da biodiversidade.


    Quando o seu pessegueiro apanhar lepra ( e isto é garantido) depois quero ver como os vai safar. Um pessegueiro com lepra fica fraco, com o crescimento comprometido e os frutos ficam pequenos. O pessegueiro é a árvore de pomar que mais precisa de tratamentos, é um pesadelo mesmo. Se não pretende usar nenhum fungicida mais vale é cortá-lo já e plantar outra árvore no seu lugar.

    vinha idem, mais cedo ou mais tarde vai apanhar oidio.

    "ervas no pomar porque elas atraem todo o tipo de insectos e abelhas e isso previne o aparecimento das pragas."
    Tem noção que isto são fungos certo? Isso é bom para atrair insectos que que se alimentam do pulgao, como joaninhas.

    Se não quiser usar fungicidas é melhor desistir de vinha e especialmente dos pessegueiros.


    Macieiras e pereiras praticamente não necessitam de nada . Para combater a mosca da fruta existe um produto chamado ceratrap que é como o proprio nome indica uma simples armadilha com um liquido/cera que atrai as moscas, que acabam por morrer afogadas nesse liquido.

    Meta abacateiros, estes não ganham nada de doenças, nem sequer a mosca da fruta lhes pega. Anoneiras o mesmo.
    Concordam com este comentário: NTORION, FJDMC
  12.  # 252

    Colocado por: terraverde

    Indirectamente tem sim.
    Plantas saudáveis num ambiente equilibrado são menos sensíveis a fungos e doenças
    Fungos e doenças só atacam plantas fracas e debilitadas


    Os fungos atacam qualquer arvore de fruto. Uma saudavel pode é recuperar do ataque, enquanto uma mais fraca o mais certo é morrer
  13.  # 253

    Colocado por: jo.sanSe não quiser usar fungicidas é melhor desistir de vinha e especialmente dos pessegueiros.


    Está a falar com uma pessoa que sempre teve paixão pelo cultivo de árvores de fruto.
    E que cultiva árvores de fruto desde que era criança, porque cresci numa quinta com um enorme pomar onde também nunca entraram pesticidas.

    E olhe, os meus pessegueiros sempre tiveram lepra
    Uns mais outros menos mas ainda assim carregam sempre de frutas

    As imagens em baixo falam por si
      32.PNG
      23.PNG
      12.PNG
      4.PNG
  14.  # 254

    Colocado por: BM_18

    Solução sabe?


    Usar um fungicida ou destruição de folhas caídas e restos de frutos mumificados da produção anterior e ramos com sintomas.

    Para mim o melhor a fazer é ignorar, as nesperas continuam a ser muito doces e o fungo praticamente não influencia a planta só o fruto.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  15.  # 255

    As nespereiras enxertadas são as melhores e produzem frutos com mais qualidade e regularidade
  16.  # 256

    Eu estou contente,dão muito fruto e doce.apenas 2 tem aquele fungo mas.como já disse não chateia muito.
  17.  # 257

    Colocado por: NTORION
    1. Você tem alguma razão no que diz, mas nem sempre como refere é possivel, dou um exemplo, em 2017 ano extremamente seco, apenas coloquei 2x e


    NTORION pesquise por ceratrap e tem o problema resolvido da mosca da fruta sem ter que usar insecticidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  18.  # 258

    Para a mosca da fruta basta usar água com açúcar ou sumo de fruta
    Atualmente o método mais usado é a armadilha com garrafa.
    Mete-se o liquido numa garrafa (uma pequena quantidade como na foto) e pendura-se na árvore para atrair a mosca e depois ela fica presa lá dentro e morre. Tem que se fechar a garrafa com a tampa e abrir um pequeno buraco na garrafa para a mosca entrar
    Este é o método mais usado hoje em dia
      armadilha-para-mosca-da-fruta.jpg
      Caça-moscas-globo.com_-e1475466949492.jpg
  19.  # 259

    Colocado por: terraverdeAs nespereiras enxertadas são as melhores e produzem frutos com mais qualidade e regularidade

    Como enxerta as nespereiras?
  20.  # 260

    Colocado por: terraverdePara a mosca da fruta basta usar água com açúcar ou sumo de fruta
    Atualmente o método mais usado é a armadilha com garrafa.
    Mete-se o liquido numa garrafa (uma pequena quantidade como na foto) e pendura-se na árvore para atrair a mosca e depois ela fica presa lá dentro e morre. Tem que se fechar a garrafa com a tampa e abrir um pequeno buraco na garrafa para a mosca entrar
    Este é o método mais usado hoje em dia
      armadilha-para-mosca-da-fruta.jpg
      Caça-moscas-globo.com_-e1475466949492.jpg

    Uma garrafa para cada árvore?
 
0.0678 seg. NEW