Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Pega bem.
    Concordam com este comentário: nunos7
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 162

Mas as groselhas não dão frutos na zona de Lisboa porque precisam de Invernos mais frios. Plantei várias e não deram nada. Mas agora como estou comprando um terreno em Mafra pode ser que ai já dêem frutos porque essa zona é ais fria. Também não tive sucesso com as amoras, deram poucas amoras e não eram doces. As framboesas é que se deram muito bem
  4.  # 163

Colocado por: ultrahipermegaDepende quando foi cortado, mas se em epoca propicia se o manter ao frescopode durar 1 mes ou ate mais.
    Com quantos centímetros deixa o cavaleiro?
    Já não me lembro se se cobre o cavaleiro com um saco de plástico?
    Acho que vou experimentar com aquele plástico de celofane das cozinhas

Colocado por: ktm333O que tenho feito é na primavera, curiosamente de uns 10 que já experimentei só 2 pegaram, provavelmente por azelhice
    Já tentei em Pinheiros mansos e não deu nada, os sacos dobravam muito com a ventania e ainda apanhei com vespas dentro dos sacos.

Colocado por: NTORIONPrimavera já é tarde, o ideal é de Dezembro a Fevereiro, Março já pode ser tarde... Dependendo da temperatura.
    Está a falar dos enxertos ou da plantação? Dos enxertos oiço muita opinião diferente
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

6.  # 164

Colocado por: terraverdeEssas baratas também podem frutificar logo mas não se deve deixar porque isso irá atrasar o crescimento da árvore. Pelo que é aconselhável retirar a floração no primeiro ano nas arvores com menos de 1 ou 2 anos, e preferencialmente em todas
    Pensava que isso só se aplicava aos mirtilos
  7.  # 165

Colocado por: nunos7Não morreu-me no ano a seguir, não sei se não gostou da terra onde a plantei ou se foi de a ter "podado", começou a secar pelo corte e acabou por morrer (pode ver na foto a ponta a ficar negra).
    Morreu em que altura, no inverno? Que variedade era lembra-se?
    Só podei a minha passado 3 anos por estava ficar com antracnose (julgo eu), vamos lá a ver se ela se aguenta.

Pelo que me lembro de ler:
    1) julgo que as mangueiras do tamanho de eucaliptos não são enxertadas. As enxertadas é que não crescem tanto.
    2) Não enxertadas levam até 8 anos a dar frutos
    3) De semente, depende se elas são monoembrionicas ou poliembrionicas, julgo serem as monoembrionicas que não têm as características das mães, ou seja é uma lotaria (mas não tenho a certeza se são as mono/)
    4) A mangueira aguenta-se sem água uns meses... julgo que é mais problemático a humidade em excesso e obviamente as geadas
    5) Mangueiras "espadas" são boas para porta-enxerto/cavalos, mas nunca vi cá à venda

Colocado por: terraverdeMas se puder evitar não use uma manga qualquer, de preferência compre mangas produzidas em Portugal porque são de uma espécie que melhor se adapta em Portugal.
    Sabe qual é a variedade e onde é que eles produzem? É que se forem as mono/ o que sair pode não ser igual à mãe
  8.  # 166

Colocado por: Mighty SparrowSabe qual é a variedade e onde é que eles produzem? É que se forem as mono/ o que sair pode não ser igual à mãe

Não sei informar sobre a variedade. E só dão frutos em zonas quentes, região centro (sem geadas) e Algarve.
    O melhor é comprar num horto
    A minha eu comprei no Sitio das Frutas Raras. Enviam pelo correio ou entregam em casa se ficar em caminho.
    https://www.facebook.com/SitioDasFrutasRaras/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty Sparrow
  9.  # 167

Colocado por: Mighty SparrowMorreu em que altura, no inverno? Que variedade era lembra-se?

Não me lembro, sorry :(

A sua já deu frutos?

A minha estava com quase 3 metros, por isso é q a cortei... pelas marcas de crescimento no tronco penso q pudesse ter uns 4 anos, mas o tronco tinha um diâmetro muito pequeno, q foi tb um dos motivos q me levou a cortar, para ver se engrossava.

O ano q deu o fruto estava num pote (dos usados para a vindima), tinha rodas e nos dias de sol tirava para a rua, de resto estava debaixo de um telheiro...
  10.  # 168

Colocado por: nunos7mas o tronco tinha um diâmetro muito pequeno, q foi tb um dos motivos q me levou a cortar, para ver se engrossava.

Esse é o problema delas, a minha acontece o mesmo, mais parece uma trepadeira. E não adianta cortar porque volta ao mesmo. Infelizmente não ganha uma boa copa como acontece nos países tropicais. Temos de a tratar como se fosse uma trepadeira, até porque sem apoio também não se aguentava com o peso dos frutos
      zmanga.jpeg
  11.  # 169

Sabe qtos anos tem essa da foto?
  12.  # 170

Colocado por: Mighty SparrowCom quantos centímetros deixa o cavaleiro?
    Já não me lembro se se cobre o cavaleiro com um saco de plástico?
    Acho que vou experimentar com aquele plástico de celofane das cozinhas

2 a 3 borbulhas. Pode cobrir a parte do enxerto com celofame ou com massa de enchertia, o que interessa é que nao entre ar para a uniao.
  13.  # 171

Até achava piada a essa uma mangueira tipo trepadeira. Mas a fruta sai boa?
    Delmora muitos anos a dar fruta?
  14.  # 172

Colocado por: callinasMas a fruta sai boa?

Como já tive de dizer uns posts atrás a minha estava boa, gostei.

Colocado por: callinasDelmora muitos anos a dar fruta?

A minha deu no 1º ano lá em casa, pelas marcas, penso q tivesse 4 anos...
  15.  # 173

Onde arranjou mangueiras?
  16.  # 174

Colocado por: callinasOnde arranjou mangueiras?

Eu foi na feira dos Febres, no sr. onde acostumo comprar todas as árvores.
    Ele tem estufa no Corticeiro de Cima (Cantanhede)
  17.  # 175

Colocado por: nunos7A sua já deu frutos?
    A minha estava com quase 3 metros, por isso é q a cortei...
    Deu logo 2 mangas no primeiro ano. Aparecem muitas mas caiem quase todas... este ano estava quase a vingar umas 4, mas só duas é que vingaram.

Mas 3 metros é muito bom, essa região tem geadas? Qual é a temperatura mínima aí?
    A minha continua num pote de altura abaixo do joelho, junto a uma parede, não me deram muita esperança de ter mangas e foi exactamente ao contrário... de todas as árvores que comprei, foi aquela que deu mais depressa... se eu soubesse tinha comprado um pote muito maior.
  18. Ícone informação Anunciar aqui?

19.  # 176

Colocado por: ultrahipermega2 a 3 borbulhas. Pode cobrir a parte do enxerto com celofame ou com massa de enchertia, o que interessa é que nao entre ar para a uniao.
    Arbocal (pasta cicatrizante) serve?
  20.  # 177

Colocado por: Mighty SparrowArbocal (pasta cicatrizante) serve?

É isso mesmo.
  21.  # 178

Colocado por: Mighty SparrowDeu logo 2 mangas no primeiro ano. Aparecem muitas mas caiem quase todas... este ano estava quase a vingar umas 4, mas só duas é que vingaram.

Sim no meu caso foi o mesmo, muitas flores e frutos pequenos q depois acabam por morrer e só vingar 1 ou 2 (pelo menos no meu caso no primeiro ano)

Colocado por: Mighty Sparrowessa região tem geadas? Qual é a temperatura mínima aí?

Sim temos geadas, não lhe sei qual temperatura média mínima, mas já tive temperaturas a baixo de zero (pelo menos era o q indicava no carro :))

Pode colocar uma foto da sua árvore?

Uma camadinha de geada no dia 01 de Janeiro deste ano!
      Screenshot_6.png
  22.  # 179

Colocado por: nunos7Pode colocar uma foto da sua árvore?
    Aqui está uma. Foi antes de podar, ela estava com as folhas secas
    https://forumdacasa.com/discussion/45242/122/coisas-da-terra-2/#Comment_1304397
    Vou ver se tenho mais fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  23.  # 180

No Lidl encontram-se arvores e arbustos de frutos interessantes e a bom preço. Só é pena não costumarem referir as variedades, como no caso destas amoras que comprei ontem. Parecem deliciosas mas era importante saber qual a variedade
      amoras.PNG
      amoras2.PNG
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">