Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Estou a ponderar aplicar OBS na minha garagem para dar acabamento às paredes para não me chatear muito a dar massas naquilo. A questão é que não tenho espaço para colocar ripas a fixar na parede e depois pregar o osb.
    Alguém sabe se existe alguma cola ( tipo massa de agarre no pladur) para colar isto directo à parede e que funcione?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    E aparafusar direto na parede ?
  3.  # 3

    Colocado por: sergioemsAlguém sabe se existe alguma cola ( tipo massa de agarre no pladur) para colar isto directo à parede e que funcione?

    Espuma de poliuretano.
    Concordam com este comentário: espt, zemvpferreira
    • espt
    • 11 fevereiro 2018

     # 4

    Ou AX91 (ou semelhante) se tiver as paredes minimamente direitas
  4.  # 5

    Colocado por: Eng.RicardoE aparafusar direto na parede ?


    A ideia era dar um aspecto clean...



    Colocado por: Picareta
    Espuma de poliuretano.
    Concordam com este comentário:espt


    Mas isto não implica uns aparafusamentos para segurar no sitio? senão a expandir a espuma é dificil mantê-lo no sitio.
  5.  # 6

    Colocado por: esptOu AX91 (ou semelhante) se tiver as paredes minimamente direitas


    Sim estão minimamente direitas. Só uma coisa aquilo fala na ficha de uma lamina de 1mm de espessura. Se houver zonas de 4/5mm há problema?

    Obrigado
    • espt
    • 11 fevereiro 2018

     # 7

    Tirando o desperdício, julgo que não. Mesmo que não fiquem coladas em 100% da superfície, acho que nunca mais as arranca...
  6.  # 8

    Colocado por: sergioemsMas isto não implica uns aparafusamentos para segurar no sitio? senão a expandir a espuma é dificil mantê-lo no sitio.

    as placas tem que ser escoradas....e tem que utilizar uma espuma adequada para isso.
    Concordam com este comentário: espt
  7.  # 9

    Boa tarde! Se eu fizer uma casa com placas osb, consigo rebocar as paredes por dentro e por fora? Massa ou estuque! Obrigado
  8.  # 10

    Consegue com massas adequadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo simoes
  9.  # 11

    Quais sao as massas adequadas?
  10.  # 12

    weberev renotec plus por exemplo com aplicação primário weberprim universal

    Não vai é gostar do preço de cada saco..

    Cada saco só faz 12 m2 por milímetro de espessura
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo simoes
  11.  # 13

    Colocado por: sergioemssenão a expandir a espuma é dificil mantê-lo no sitio.


    O tipo dos rodapés usava uma espuma, (quilosa?) 60segundos, expandia pouco, mas ele aplicava e esperava 60segundos para ela expandir o que fosse e dps é que os aplicava, segundo ele resulta mesmo.
  12.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoweberev renotec plus por exemplo com aplicação primário weberprim universal

    Não vai é gostar do preço de cada saco..

    Cada saco só faz 12 m2 por milímetro de espessura
    Concordam com este comentário:zemvpferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Hugo simoes
  13.  # 15

    Se construir a casa com as placas de osb, posso a vir ter problemas com humidade?
  14.  # 16

    Colocado por: Hugo simoesSe construir a casa com as placas de osb, posso a vir ter problemas com humidade?


    Claro que pode, mas não será por culpa das placas OSB. Será por inexistente, incompleta e/ou mal compatibilizada solução de impermeabilização.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  15.  # 17

    Terá que aplicar uma tela tipo tyvek por fora.

    Também pode ter problemas de bichos que comem madeira..
  16.  # 18

    Desenterrando este tópico pois tenho uma questão muito semelhante.

    Também queria aplicar OSB de 9mm numa parede interior rebocada, na "man-cave".
    É mesmo um arrumo de uma cave, parede em betão rebocada e pintada.

    Não queria ter montantes pois pretendia que o OSB apoiasse em cima do rodape de ceramica, ficando mesmo à face do mesmo. Quaisquer montantes vai-me obrigar a um remate mais complexo com o chão.

    Queria evitar furos e parafusos, pelo que estou a pensar em colar apenas. Mas queria um adesivo forte o suficiente para segurar aquilo, mas também não quero algo que se dai a uns anos quiser tirar os paineis se revele impossível.

    Pelo que estive a ver, se usar uma cola bi-compomnente como essa AX91, aplicada com um pente em toda a superficie do painel OSB, nunca mais o vou conseguir tirar, ou se conseguir teria que depois raspar toda a parede se a quisesse pintar outra vez.


    Que outra cola é que poderia usar que baste aplicar um cordao a toda a volta com uns ziz-zages e uns pontos pelo meio?

    Uma cola e veda tipo MS seria adequada?
  17.  # 19

    Eu diria que com uns cordões verticais de t-rex resolve isso. Um dia que seja para tirar, passa um x-acto por exemplo nesses cordões. Dependendo do tamanho do osb eu se calhar pensava em dividir em várias placas para facilitar o processo de remoção um dia mais tarde.
    A ideia é pendurar peso diretamente apenas no OSB? Se não for, acredito que não precise de cordões muito compridos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 21 abril 2023 editado

     # 20

    Colocado por: elfo106Dependendo do tamanho do osb eu se calhar pensava em dividir em várias placas para facilitar o processo de remoção um dia mais tarde.


    São placas de 2.5x1.25m ao alto - menos o corte para acertar com o pé direito.

    Colocado por: elfo106A ideia é pendurar peso diretamente apenas no OSB?


    Qualquer coisa a fixar nessas paredes será sempre através do OSB e contra a parede. Até porque o OSB só terá 9mm.

    Eu estava a pensar apenas num cordao perimetral e depois um X na zona do meio, de canto a canto, apenas para evitar o efeito de oco.

    Mas sim, algo que fosse fácil de cortar com uma espátula ou com um x-acto depois de alguns anos de cura, se for o caso.
 
0.0268 seg. NEW