Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas malta,

Deixo aqui em anexo a planta de uma casa, pedia a vossa análise e vossa opinião.

A casa será em L e com boa exposição solar.

Estou com medo em relação à cozinha ser pequena ou não?

Acham que seria vantajoso um WC de serviço só para visitas na zona pública?

Também tenho que acertar a parte da abertura da porta do quarto com closet.

Não acham os vãos das janelas dos quartos secundários pequenos? são uma folha de 1.10mt.

Pensei numa casa não de grandes dimensões, mas sim de fácil uso e confortável e que dê para pagar antes da reforma...lool.

Obrigado desde já pelas vossas sugestões.

P.S: Depois farei o diário...
      28033321_1332000956904814_1285822630_o.jpg
      27999516_1331983733573203_1413512273_o.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

• MRK
    • 12 Fevereiro 2018

# 2

Olá,

Olho de amador:
    - Os vão para o exterior dos quartos está estranho/pequeno de mais...
    - O wc principal deveria estar mais juntos dos quartos
    - Sem duvida um Wc de serviço zona social, talvez ao lado do escritorio
    - A zona social... cozinha, sala jantar e sala....está esquisita....falta ali algo... acho que não está bem resolvida...

Onde fica o sul?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodias_86
  3.  # 3

Colocado por: MRK- Os vão para o exterior dos quartos está estranho/pequeno de mais...

Estão é no sitio errado, esse canto é o melhor sitio para colocar uma secretária para estudar.
  4. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

5.  # 4

Colocado por: MRKOlá,

Olho de amador:
    - Os vão para o exterior dos quartos está estranho/pequeno de mais...
    - O wc principal deveria estar mais juntos dos quartos
    - Sem duvida um Wc de serviço zona social, talvez ao lado do escritorio
    - A zona social... cozinha, sala jantar e sala....está esquisita....falta ali algo... acho que não está bem resolvida...

Onde fica o sul?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagodias_86

Os vãos estão pequenos porque logo à saída dos quartos é um jardim..Achas que deviam ser mais saídos?

Sim também acho que a casa de banho devia ficar mais perto dos quartos....e sim concordo com um WC social, estou a tentar convencer a minha mulher...Mas depois não achas que ficava mal estares a jantar e veres uma pessoa a sair da casa de banho?

Quanto à parte social era mais uma ideia de open space para tentar o espaço mais amplo e dar uma ideia de espaço grande.

O sul fica para baixo da sala de estar...Ou seja todos os quartos, jardim, sala de estar, cozinha e sala de jantar vão ter vista de mar...
    • MRK
    • 12 Fevereiro 2018

# 5

Os vãos estão pequenos porque logo à saída dos quartos é um jardim..Achas que deviam ser mais saídos?

O vão devia ser maior, e como o Picareta diz estão mal alinhados

Ou seja todos os quartos, jardim, sala de estar, cozinha e sala de jantar vão ter vista de mar...

Mais uma razão para os vãos dos quartos ser maior.

e sim concordo com um WC social, estou a tentar convencer a minha mulher...Mas depois não achas que ficava mal estares a jantar e veres uma pessoa a sair da casa de banho?

Concordo mas isso é o seu arquitecto que em de resolver. :-)
  6.  # 6

Colocado por: tiagodias_86Pensei numa casa não de grandes dimensões, mas sim de fácil uso e confortável e que dê para pagar antes da reforma...lool.

para mim, essa é uma casa bem grande....
  7.  # 7

Colocado por: pauloagsantos

Colocado por: pauloagsantos

São 195 m2 habitados....

Que mudavas no projecto meu caro Paulo?
  8.  # 8

Colocado por: MRK

O vão devia ser maior, e como o Picareta diz estão mal alinhados

Mais uma razão para os vãos dos quartos ser maior.

Concordo mas isso é o seu arquitecto que em de resolver. :-)

Também acho que os vão deviam ser maiores e iria meter maior, passar para dois metros. Quanto á zona estando os roupeiros logo à entrada será que aquele não é melhor sítio para meter a mesa por causa da claridade recebida?

Vamos ver quando lhe apresentar este meu esboço o que ele acha e o que jeito consegue dar.
    Mas colocar o WC comum noutro local secalhar não consigo, não tenho local para meter mais perto dos quartos.
  9.  # 9

Os quartos podiam ser todos mais pequenos, na minha opinião é um desperdício de área, além dos custos de construção e manutenção.
    A cozinha devia ter um porta de acesso do lado dos quartos/hall.
  10.  # 10

Os quartos podiam ser todos mais pequenos, na minha opinião é um desperdício de área, além dos custos de construção e manutenção.
    A cozinha devia ter um porta de acesso do lado dos quartos/hall.
    Passava a lavandaria para a cave, o WC de serviço para a lavandaria, o escritório para o WC de serviço, alinhava a sala de estar com a de jantar.
  11.  # 11

Colocado por: tiagodias_86São 195 m2 habitados....

Que mudavas no projecto meu caro Paulo?

se o objectivo era fazer uma casa não muito grande, começava por:

1º alterar o formato da casa, as casas em L acabam por ter grandes áreas de circulação, se reparar isso acontece na sua.

2º reduzir áreas em algumas divisões, e aumentar em outras para acomodar a eliminação de outras divisões. Por exemplo, preferia aumentar um pouco a cozinha e eliminar a lavandaria de forma a que área da cozinha ficasse menor que a área da cozinha+lavandaria desse planta.

diz que a casa tem 195m2 uteis, ora isso para um T3, mesmo com escritório, não é propriamente uma casa de áreas não muito grandes. para ter 195m2 uteis, a casa manda-se para os 240m2 de área bruta, a um preço de construção de 700€ a 800€ o m2 o preço esticasse para os 170.000€ a 190.000€. mesmo que tenha algumas poupanças e peça ao banco 150.000 a 30 anos a uma taxa de juro de 2,5% isso dá uma prestação mensal de 600€, o que para cumprir um taxa de esforço saudável de 30%, voce e a sua esposa deverão ter um ordenado liquido de 2000€ por mês.

sente-se confortável com estes números? se sim, força, vá atrás dos seus sonhos, se não, repense agora tudo na fase de projecto. consegue-se fazer um T3 em 150m2, são menos 90m2 que você tem nesse projecto.
    • JoelM
    • 12 Fevereiro 2018

# 12

A casa é enorme! como já foi referido anteriormente, penso que os quartos tem área a mais (o espaço em frente à cama é enorme) e as janelas sao bastante pequenas!

Também a sub divisao da cozinha, sala de refeições e sala de estar leva ao desperdício de área e cria 3 zonas com forma bastante estranha.

O Wc de apoio aos quartos junto ao hall de entrada é algo estranho, nem é Wc de serviço, nem de apoio aos quartos (quem quiser tomar um duche, ter de ir até perto do hall de entrada é bastante estranho).

Em geral, se quer uma casa com dimensões contidas, penso que está exatamente o oposto, tem muito por onde reduzir espaço inutilizado.
    • RCF
    • 12 Fevereiro 2018

# 13

Colocado por: tiagodias_86Estou com medo em relação à cozinha ser pequena ou não?

Não acho que seja pequena, especialmente porque tem a sala de jantar logo ao lado e com acesso direto. No entanto, e por ter a sala de jantar contígua, equacionaria que a cozinha tivesse ilha ou bancada para apoio e refeições rápidas, de modo a eliminar a mesa na cozinha, já que a mesa de jantar da sala está logo ali ao lado.

Colocado por: tiagodias_86Acham que seria vantajoso um WC de serviço só para visitas na zona pública?

Teria vantagens e desvantagens. Pesando prós e contras, eu evitaria mais um WC. Numa casa térrea como essa, creio que assim está bem. Um WC não é barato e dá trabalho a limpar. Quando muito e dependendo da utilização que pretende dar à cave, ponderaria colocar um WC de serviço na cave, mas isto apenas se tiver a intenção de utilizar o salão da cave com regularidade e porque na cave até não fica mal nem destoa se levar louças mais baratas.

Colocado por: tiagodias_86Não acham os vãos das janelas dos quartos secundários pequenos? são uma folha de 1.10mt.

Sim, aqui tentaria aumentar um bocadinho os vãos.
  12.  # 14

Boas,

após uma rápida olhadela penso que está um pouco mal resolvida e é área a mais (talvez por estar mal resolvida.)
    o corredor é um labirinto e gasta-lhe muita área. 30m!!!
    o escritório está no local errado
    a sala/jantar/cozinha está mal resolvido e a IS está longe.
    acho os quartos mt grandes
    mesmo a cave acho enorme, o alpendre mostra dois carros onde nao dá para abrir as portas dos mesmos.

penso de um ponto de vista que é meu, que sem alterar muita coisa na implantação geral (ficando na mesma com o L) dá para arrumar as peças de forma que funcione melhor do que tem neste momento. e de forma a poupar em área.
  13.  # 15

.
  14. Ícone informação Anunciar aqui?

15.  # 16

la venho eu dizer mal
    mas não me vou alongar, apenas para dizer que uma planta que apresenta uma cozinha sem um acesso vindo dos quartos, está tudo dito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Choao
  16.  # 17

Arquiteto isso já é de 2018...

Ficou assim, o que acha?

Também lhe digo que hoje alterava muita coisa, incluindo aquele Open space que não está muito bem orientado.
      Screenshot_20200608-200456.jpg
  17.  # 18

A cozinha esta um pouco estranha, ali no meio...
  18.  # 19

Colocado por: DR1982A cozinha esta um pouco estranha, ali no meio...

Concordo contigo, mas como tenho vistas de mar não tinha grande lógica colocar a cozinha onde está a sala...depois também não tinha grande lógica colocar a cozinha na parte de trás ou onde está o escritório, porque á frente da cozinha vou ter um jardim de 20 x 15 , como tal não tinha grande lógica andar a passar com a comida pelo meio da casa...

O L é uma coisa lixada, mas sempre defendi que queria viver a casa sempre, ou seja sem escadas para acesso aos quartos.

Mas concordo não gosto de algumas coisas, tal como o corredor, não ter o WC no meio dos dois quartos, da escada da cave ir ter ao corredor privado e não ao hall de entrada...
    Tinha colocado a sala no alinhamento da parede da sala de jantar... não tinha aquelas paredes frontais assim só tinha feito a do lado nascente a do lado poente não fazia.

Hoje mudava muita coisa, mas agora tenho que viver com isso.
  19.  # 20

muito melhor, até acho interessante essa cozinha
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, nunogouveia
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">