Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: pauloagsantosse as marquises do seu prédio são ilegais? com 99,99% de probabilidade que sim

    se tem a razão do seu lado? claramente que sim

    se alguém vai fazer nada? duvido, vai estar a chatear-se, a criar atritos com os seus vizinhos e no fim as marquises vão lá ficar.

    de vez em quando faz bem engolirmos uns sapos.... engula esse, mesmo que lhe custe bastante... se avançar, os seus vizinhos vão fazer-lhe a vida negra, ao ponto de você ponderar sair do prédio
    A questão é que as marquises alteram/estragam a fachada do prédio, tem um impacto bastante negativo, o que certamente irá dificultar uma futura venda, se ninguém fizer nada provavelmente daqui a uns tempos estão as varandas todas fechadas, uma de cada côr...
    Concordam com este comentário: jorgferr
  2.  # 22

    Colocado por: DR1982A questão é que as marquises alteram/estragam a fachada do prédio, tem um impacto bastante negativo, o que certamente irá dificultar uma futura venda, se ninguém fizer nada provavelmente daqui a uns tempos estão as varandas todas fechadas, uma de cada côr...


    Quando comprou o predio não tinha já as marquises? não sei do que se queixa.... de qualquer forma e estando no seu direito

    Pode queixar se , pode a camara mandar retirar e se ng retirar tb nao acontece mais nada , sei de um caso na camara de lisboa que a mesma mandou retirar as marquises em 2011 , ainda la estão e estarão.

    Alem de que de certeza muitos dos que colocaram marquises alargaram portas e pintaram por dentro o que a recolocar como de origem obriga a muitas outras coisas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 23

    Será que uma carta enviada à câmara com fotos resolve o problema ?
    Devo identificar-me ou tal não será necessário?

    Pode fazer denúncia à Câmara Municipal, mas esta, por lei, não pode ser anónima (Artigo 101.º-A n.º 2 do DL 555/99, de 16/12). Assim, tem de identificar-se como autor da denúncia. Do meu ponto de vista, antes de "entrar a matar", provavelmente o melhor será solicitar uma reunião prévia nos serviços de urbanismo da Câmara Municipal para averiguar se existe ou não licenciamento, ou se a Câmara eventualmente considera essas marquises como uma obra de escassa relevância urbanística (caso em que pode nem ser necessário licenciamento) e, depois, com essa informação logo decide se faz (ou não) denúncia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 24

    Colocado por: DR1982A questão é que as marquises alteram/estragam a fachada do prédio, tem um impacto bastante negativo, o que certamente irá dificultar uma futura venda, se ninguém fizer nada provavelmente daqui a uns tempos estão as varandas todas fechadas, uma de cada côr...


    meu caro, dou-lhe toda a razão e se o prédio não tivesse nenhuma marquise, até podia comprar essa guerra com o primeiro que tentasse fechar a varanda.

    agora existe um prédio, que mal ou bem tem uma serie de varandas fechadas com marquises, e vem agora um novo condómino criar um guerra com "provavelmente" metade do prédio. coloque-se do outro lado, o que você faria a alguém que o quisesse obrigar a destruir a sua marquise? são essas coisas que lhe vão fazer, um risquito no carro, um pneu em baixo, um coco de cão no tapete da entrada, um balde de água suja para a roupa que estiver a secar, etc, etc, acha que vale a pena comprar essa guerra?
  5.  # 25

    Portugal no seu melhor, ou seja faço queixa las não vai dar em nada...
  6.  # 26

    Colocado por: pauloagsantos

    meu caro, dou-lhe toda a razão e se o prédio não tivesse nenhuma marquise, até podia comprar essa guerra com o primeiro que tentasse fechar a varanda.

    agora existe um prédio, que mal ou bem tem uma serie de varandas fechadas com marquises, e vem agora um novo condómino criar um guerra com "provavelmente" metade do prédio. coloque-se do outro lado, o que você faria a alguém que o quisesse obrigar a destruir a sua marquise? são essas coisas que lhe vão fazer, um risquito no carro, um pneu em baixo, um coco de cão no tapete da entrada, um balde de água suja para a roupa que estiver a secar, etc, etc, acha que vale a pena comprar essa guerra?
    Sim eu entendono que diz, mas se quando ha situações ilegais ninguém as denunciar então vivemos numa república das bananas...
    • spoliv
    • 14 fevereiro 2018 editado

     # 27

    agora existe um prédio, que mal ou bem tem uma serie de varandas fechadas com marquises, e vem agora um novo condómino criar um guerra com "provavelmente" metade do prédio. coloque-se do outro lado, o que você faria a alguém que o quisesse obrigar a destruir a sua marquise?

    Bem ou mal, a verdade é que os condomínios não estão acima da lei. E a verdade é que a praga das marquises, torna os prédios horríveis, porque cada um escolhe a marquise que quer, com a cor que quer, com a estrutura que quer, etc., e depois temos verdadeiros bairros de lata! A imagem do prédio afeta a imagem da cidade, pelo que a meu ver as marquises deviam ser muito mais fiscalizadas e demolidas.
    Infelizmente, em Portugal, acha-se que o novo condómino se deve calar e aceitar os "direitos adquiridos" dos residentes "mais velhos", o que é uma parvoíce, porque o novo condómino tem os mesmos direitos dos outros, na proporção da permilagem da sua fração. Só falta dizer ao DR1982 que não devia ter comprado a casa, porque as marquises já existiam... Enfim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 14 fevereiro 2018 editado

     # 28

    Reparem no que eu estou a falar, isto é um prédio que vai receber obras de reabilitação da fachada em breve, no entanto por muito que a fachada seja reabilitada a imagem do prédio nunca será agradável com estes mamarrachos...
    Concordam com este comentário: jorgferr
      9745B31B-EB7D-4517-A965-14FC1BB7B03C.jpeg
  7.  # 29

    Eu cá não me metia nessa luta...
    Tal como já disseram... se já existiam quando comprou... já sabia ao que ía...
    Claro que tem razão mas já se sabe como são vizinhos...
    Cmpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  8.  # 30

    eu desde logo ja nao comprava um apartamento com essas pintas .
    agora e como dizem isso ja leva anos ai, so vai arranjar problemas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  9.  # 31

    Colocado por: jorgandeu desde logo ja nao comprava um apartamento com essas pintas .
    agora e como dizem isso ja leva anos ai, so vai arranjar problemas .
    É complicado, quando se vive numa cidade onde construção nova simplesmente nao existe temos que nos limitar ao que ha. De tudo o que visitei foi o melhorzito que encontrei, agora por as marquises estarem feitas à muito nao quer dizer que eu tenha de as aceitar, se bem que o que mais me chateia é a que puseram ha uma semana e pouco, verde escuro, so falta um se lembrar de colocar uma fluorescente...
  10.  # 32

    O prédio é esse, de onde colocou a foto?
    Essas grelhas e guardas metálicas são de origem. Os caixilhos é que são posteriores.
    Vai comprar um apartamento ou o prédio?

    Se vai comprar o predio, menos mal. Se está decidido a isso faça uma reuniao previa com os condóminos, e explique as suas intencoes. Mais tarde ou mais cedo eles vao saber e assim discutem cara a cara. Como deve ser.
    Pode propor que, ou todos retiram, ou todos colocam à mesma cor, etc. Se quiser mesmo uma guerra peça para ver a ata de reuniao onde cada um deles foi aprovado.

    Mas informe-se na camara, porque quando os caixilhos ja estao lá há algum tempo não há nada a fazer. Situação diferente para os que forem apanhados a colocar no momento.

    Na minha opinião, não merece sequer a dor de cabeça. Se isso é importante para a sua compra, e ainda não comprou, então não compre.
    É que se for preciso, para o picarem e se a camara obrigar a tirar o caixilho( o que duvido), eles depois põem uma cortina de cada cor. E isso nada os impede
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • nmex2
    • 14 fevereiro 2018

     # 33

    ca para mim o DR1982 vai comprar o apartamento no prédio da frente, e não gosta da vista da sala
  11.  # 34

    A minha ideia nao é entrar a matar, quando for a uma reunião vou falar no assunto, no fundo a minha intenção era que fosse feita alguma coisa com pes e cabeça, ou tudo aberto ou tudo fechado mas tudo igual...
    • nmex2
    • 14 fevereiro 2018

     # 35

    Colocado por: DR1982A minha ideia nao é entrar a matar, quando for a uma reunião vou falar no assunto, no fundo a minha intenção era que fosse feita alguma coisa com pes e cabeça, ou tudo aberto ou tudo fechado mas tudo igual...


    é complicado... veja este tópico https://forumdacasa.com/discussion/53869/recuperacao-de-janelas-com-caixilhos-em-aluminio/#Item_1

    imagine que seria uma vizinha do prédio que refere.
  12.  # 36

    Colocado por: nmex2

    é complicado... veja este tópicohttps://forumdacasa.com/discussion/53869/recuperacao-de-janelas-com-caixilhos-em-aluminio/#Item_1

    imagine que seria uma vizinha do prédio que refere.
    Como assim? Li o tópico do link mas nao entendi...
  13.  # 37

    É por isso que mesmo bairros mais nobres passado uns anos mais parecem o Cacém.....
    Concordam com este comentário: DR1982
    • nmex2
    • 14 fevereiro 2018

     # 38

    Colocado por: DR1982Como assim? Li o tópico do link mas nao entendi...


    imagine que um dos vizinhos do prédio que tem as tais marquises, as colocaram a mais de 30 anos, com um bom alumínio, que precisam de uma reparaçãozinha , mas para durar mais uns anos, até porque é caro de outra forma.
  14.  # 39

    Mas informe-se na camara, porque quando os caixilhos ja estao lá há algum tempo não há nada a fazer. Situação diferente para os que forem apanhados a colocar no momento.

    O estarem colocadas há muitos ou poucos anos apenas é relevante para saber se o vizinho paga uma coima pela obra ilegal ou não (o prazo de prescrição da infração é 5 anos). Parece-me que o DR1982 não está propriamente interessado em que os vizinhos paguem coimas, mas sim em que retirem as marquises caso estas estejam ilegais. Para saber isso convém ir aos serviços municipais e averiguar se efetivamente estão ilegais. Se estiverem ilegais, terão de ser demolidas ou licenciadas, salvo se o regulamento municipal previr que a sua colocação constitui obra de escassa relevância urbanística, caso em que ficam isentas de licenciamento, mas em que a sua colocação carece na mesma de autorização do condomínio.
  15.  # 40

    Colocado por: DR1982É legal fechar uma varanda ?
    Neste caso o prédio onde comprei um apartamento tem alguns vizinhos que se lembraram de fechar a varanda da cozinha, o que fica mal uma vez que a fachada nao fica toda igual, ainda pra mais que a cor e serie de aluminio nao é igual sequer em alguns casos, isso é legal?


    Meu estimado, hão marquises legais e hão-as ilegais. Hão marquises susceptíveis de prejudicar a linha arquitectónica ou o arranjo estético do prédio e outras não. Destas sortes, importa enquadrar as mesmas. Assim, a construção de marquises apenas será permitida numa fachada principal e/ou nas fachadas confrontantes com o espaço público, desde que fique contida dentro dos limites da projecção vertical das varandas ou outros corpos salientes existentes nos pisos superiores, de acordo com os condicionamentos previstos no nº 2 do art. 71º do RGEU.

    Nas fachadas que não se encontram previstas no ponto anterior, nos terraços e nos pátios, a construção de marquises está isenta de licenciamento ou comunicação prévia, sendo porém proibida a sua construção quando as marquises: (i) não se enquadrem esteticamente com a arquitectura da edificação; (ii) comprometam, pela sua localização, aparência ou proporções, o aspecto dos conjuntos arquitectónicos, edifícios e locais de reconhecido interesse histórico ou artístico; (iii) prejudiquem a beleza das paisagens ou (iv) agravem os índices de construção e de impermeabilização definidos no PDM para as respectivas categorias de espaço.
    Concordam com este comentário: reginamar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
 
0.0242 seg. NEW