Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    A algum tempo que ando a pensar em construir casa e as opções mais viaveis que vejo e de um tipo de casa modelar ou pre-fabricada.
    Mas estou com um problema o terreno onde quero instalar a casa tem uma parte onde se pode construir {pequena} e a outra nao se pode.
    A questao aqui q vos coloco é a seguinte atraves de algumas amigos meus soube que se a casa nao for fixada ao chão que posso contruir em qualquer lado do meu terreno, será mesmo assim?
    Peço aos entendidos q me deem uma ajuda.
  2.  # 2

    Se a "casa" nao estiver fixa so solo, nao tiver qualquer infraestrutura de saneamento, electrecidade ou comunicações e tiver umas rodas pode a colocar onde quiser mas eu nao lhe chamaria Casa.
  3.  # 3

    Entao e se eu colocar a casa sem estar fixada ao chão, nao poderei pedir luz agua e gás?
  4.  # 4

    Colocado por: camarãoEntao e se eu colocar a casa sem estar fixada ao chão, nao poderei pedir luz agua e gás?
    exacto.
  5.  # 5

    Sim para a camara uma caravana para mim uma casa.
    Fixada através de uma estrura feita por mim. Basicamente o que precido e de juntar o maximo de informação para saber ate onde posso ir quais as consequencias que tenho.
    Como é obvio eu quero ter saneamento agua e luz e sei que existe sempre uma maneira de conturnar a lei.
    infelizmente neste pais tem de ser assim.
    Ainda a 5 anos atras o mesmo terreno onde vou construir com 2000m2 podia construir agora so posso em 250m2
  6.  # 6

    E qual a dimensão de "casa" que tinha em mente?
    Iria precisar de emprestimo para habitação?
    Leia estas discussões:
    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=pre+fabricada&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=modular&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar

    Utilizando a ferramenta de pesquisa consegue ver discussões onde já foi abordada a sua questão n vezes...
  7.  # 7

    Colocado por: camarãoComo é obvio eu quero ter saneamento agua e luz
    então tem que submeter projecto de licenciamento regulamentar, ou tem uns grandes amigos nos órgãos políticos locais que aprovam isso a troco de uns K€ (ups: isto não era para dizer)
  8.  # 8

    Eu quero construir a casa com 120m2 mas no cimo do terreno q tem uma vista lindissima e ai dizem que não posso deixou de estar na area urbana
  9.  # 9

    Entao se eu fizesse um furo ai ja poderia pedir agua e luz.
    E o saneamento de fize-eu proprio e o liga se a rede municipal??
  10.  # 10

    Colocado por: camarãoAinda a 5 anos atras o mesmo terreno onde vou construir com 2000m2 podia construir agora so posso em 250m2


    realmente 250m2 não é muito, e para cumprir os espaçamentos, obriga a uma casa de 2 pisos, o que é pena, com tanto terreno livre fazer uma casa com 2 pisos.

    no entanto essa parte urbana ajuda a conseguir à agua e luz para o terreno sem grande problemas o que facilita o conceito de uma casa "móvel" na outra parte do terreno, embora o conceito de casa "móvel" também seja diferente de camara para camara.

    a construção na parte não urbana ´está completamente vedada? pode não construir uma casa, mas pode ser que dê para construir um barracão qualquer....
  11.  # 11

    Colocado por: camarãoinfelizmente neste pais tem de ser assim.

    O ordenamento do território esta feito de modo a restringir e ordenar a construção... de modo a beneficiar o futuro... A paisagem é de todos nós.. não acha que já temos a paisagem suficientemente destruida pela ocupação humana... há que ter meios de controlo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: camarão
  12.  # 12

    Vai ser móvel disseram me que se ligasse a casa ao chão atras de estacas com uma distancia entre elas especifica que é considerado movel
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    O ordenamento do território esta feito de modo a restringir e ordenar a construção... de modo a beneficiar o futuro... A paisagem é de todos nós.. não acha que já temos a paisagem suficientemente destruida pela ocupação humana... há que ter meios de controlo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:camarão

    Caro amigo sou completamente de acordo com a sua citação mas eu vou fazer uma casa com dignidade para virver no meu terreno porque nao tenho dinheiro para mais. Essa ideia devia ser transmitida sim aqueles que ganham milhões a fazer grandes imoveis em tudo o que é lado.
  14.  # 14

    Colocado por: pauloagsantos

    realmente 250m2 não é muito, e para cumprir os espaçamentos, obriga a uma casa de 2 pisos, o que é pena, com tanto terreno livre fazer uma casa com 2 pisos.

    no entanto essa parte urbana ajuda a conseguir à agua e luz para o terreno sem grande problemas o que facilita o conceito de uma casa "móvel" na outra parte do terreno, embora o conceito de casa "móvel" também seja diferente de camara para camara.

    a construção na parte não urbana ´está completamente vedada? pode não construir uma casa, mas pode ser que dê para construir um barracão qualquer....

    Sim esta tudo vedado por árvores para verem o q faço lá so por cima.
    E no caso de construir 2 casas uma na parte onde posso contriur para obter saneamento agua luz tudo legal e depois no alto do terreno fazer essa casa amovel e fazer ligação da luz agua e saneamento assim ja era legal?
  15.  # 15

    Uma parte é urbana a outra acho que é rustica.
    E na zona de torres vedras
  16.  # 16

    Agricola
  17.  # 17

    Colocado por: JoelM

    Eventualmente poderá pedir uma desafetação à reserva agrícola (se cumprir certos requisitos)


    Quais sao esses requesitos? Visto que o terreno ainda a poico tempo estava apto para urbanizar esses reauesitios devem se manter?
  18.  # 18

    não vai encontrar no forum uma resposta mais conclusiva para o seu problema do que na sua camara municipal. Serão eles que terão que autorizar ou não a construção, pelo que o melhor é marcar uma reunião com eles e esclarecer todas as suas dúvidas.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, camarão
  19.  # 19

    Se o terreno tem uma zona passível de construção, não vão deixar construir na outra. Está na lei...
    Ser rustica ou urbana, pouco importa, o importante é saber o que permite construir, e onde....
    tem de pedir esclarecimentos na CM.
  20.  # 20

    https://www.publico.pt/2019/08/19/local/noticia/instalar-casa-modular-licenca-melhor-nao-arriscar-1883705

    Um dia a casa vai abaixo...
    Concordam com este comentário: route66por
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0216 seg. NEW