Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a efectuar o planeamento de uma moradia. Relativamente às garagens, estou preocupado que possa não haver escoamento directo para o saneamento, e ter que utilizar uma bomba de água.
    Alguém sabe a que profundidade está ou costuma estar o saneamento? Se não é normalizado, é fácil obter estes valores na Câmara Municipal? Será melhor à mesma utilizar uma bomba? Ou será que há outros truques, como por exemplo tornar a garagem estanque?
    Obrigado,
    Joaquim
  2.  # 2

    A profundidade dos esgotos publicos depende de alguns factores.

    Para comrpovar tem que fazer 3 coisas:
    1ª- ir ao local e abrir a caixa de esgotos onde vai ligar, medidir a profundidade da mesma até à face da estrada e adicionando 1 metro.

    2ª - utilizando uma mangueira com água, passar o nivel acabado de tirar da caixa de esgotos para junto da moradia.

    3ª - coloca um ferro no chão e marca esse nivel no ferro, e mede até ao chão e diminuindo o tal metro que adicionou a mais no 1º ponto.


    Boa sorte
  3.  # 3

    Boas

    Não sei como se processa na sua zona, mas em princípio a drenagem de águas residuais ou pluviais a nível inferior ao da cota de soleira deve ser feito por bombagem.

    cumps
    José cardoso
    • eu
    • 13 julho 2009

     # 4

    Colocado por: j cardosoBoas

    Não sei como se processa na sua zona, mas em princípio a drenagem de águas residuais ou pluviais a nível inferior ao da cota de soleira deve ser feito por bombagem.

    cumps
    José cardoso


    ....Caso contrário arrisca-se a que a sua garagem seja inundada com... esgotos ;(
  4.  # 5

    Poiis se for para construir uma cave terá sempre que colocar uma bomba para puxar os esgotos...
  5.  # 6

    vasco tome

    isso não é só se a cave tiver algum ponto de água (torneira) e consequentemente o saneamento ?
  6.  # 7

    Boas

    isso não é só se a cave tiver algum ponto de água (torneira) e consequentemente o saneamento ?

    Refere-se a águas cuja recolha seja feita abaixo daquele nível.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

    Mas a cave deve ter sempre uma torneira e respectivo esgoto, e a bomba deve funcionar em caso de cheia...
  8.  # 9

    Boas

    Mas a cave deve ter sempre uma torneira e respectivo esgoto

    Concordo consigo quando diz que deve, mas não é obrigatório e conheço casos em que abdicam disso para não terem de instalar bombagem de esgotos (falo de moradias). Em contrapartida quando existe cave há aí águas pluviais a escoar e, em geral, só é possível fazê-lo por bombagem.

    cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: inesb
  9.  # 10

    yep...
  10.  # 11

    Colocado por: vasco tomeA profundidade dos esgotos publicos depende de alguns factores.

    Para comrpovar tem que fazer 3 coisas:
    1ª- ir ao local e abrir a caixa de esgotos onde vai ligar, medidir a profundidade da mesma até à face da estrada e adicionando 1 metro.

    2ª - utilizando uma mangueira com água, passar o nivel acabado de tirar da caixa de esgotos para junto da moradia.

    3ª - coloca um ferro no chão e marca esse nivel no ferro, e mede até ao chão e diminuindo o tal metro que adicionou a mais no 1º ponto.


    Boa sorte

    Boas!
    Não é bem assim!
    Concordo com o metodo, mas não quer dizer que funcione. Mesmo que o nivel da conduta seja inferior ao do ponto de recolha, os serviços podem não fazer a ligação a essa profundidade.
    Depois, e mais importante, tens que medir a distancia entre o ponto de recolha e a conduta, e contar que tem que existir (obrigatoriamente) um desnivel de pelo menos 1%! (tenho duvidas se é 1% ou 3%)
    Em frente a minha casa a conduta passa a quase 6 metros de profundidade, e um vizinho precisava de 4 metros, mas os serviços só faziam 2,5 metros no maximo. Teve que instalar a bomba.
    Cumprimentos.
  11.  # 12

    O exemplo que dei foi para uma ligãção normal para uma moradia de R/c e não para cave.

    Tendo cave terá quase sempre que colocar uma bomba...


    Se ficar com um desnível de 2% é razoavel, mas tudo depende da distância, devem ficar umas caixas de visita para limpeza, etc...
  12.  # 13

    Boas

    Mesmo que o nivel da conduta seja inferior ao do ponto de recolha, os serviços podem não fazer a ligação a essa profundidade.

    Exactamente. Vejamos o Decreto Regulamentar 23/95 de 23 de Agosto:

    Art.º 205 - Sistema de drenagem de águas residuais domésticas

    1 - Todas as águas residuais recolhidas acima ou ao mesmo nível do arruamento onde está instalado o colector público em que vão descarregar devem ser escoadas para este colector por meio da acção da gravidade.

    2 - As águas residuais recolhidas abaixo do nível do arruamento, como é o caso de caves, mesmo que localizadas acima do colector público, devem ser elevadas para um nível igual ou superior ao do arruamento, atendendo ao possível funcionamento em carga do colector público, com o consequente alagamento das caves
    3 - Em casos especiais, a aplicação de soluções técnicas que garantam o não alagamento das caves pode dispensar-se a exigência do número anterior.

    Art.º 206 - Sistemas de drenagem de águas pluviais

    1 - …..

    2 – As águas pluviais recolhidas a nível inferior ao do arruamento devem ser drenadas conforme o referido no artigo anterior.


    um desnivel de pelo menos 1%! (tenho duvidas se é 1% ou 3%)

    Mínimo de 1% e máximo de 4% para esgotos domésticos ou 5% para águas pluviais

    cumps
    José Cardoso
 
0.0183 seg. NEW