Iniciar sessão ou registar-se
    • josexy
    • 18 fevereiro 2018 editado

     # 1

    Alguém na vizinhança chamou o serviço de abertura de portas, desconheço a razão mas lembrei-me da questão:

    Quando se chama os bombeiros para abrir a porta, eles chamam a polícia para estar presente, mas quando se chama um serralheiro ou pessoa de empresas que abrem portas (geralmente através da fechadura, seja com as diversas técnicas para abrir ou na completa impossibilidade disso com a destruição da mesma, ou com outra técnica mais adequada ao caso)... mas estes não chamam a polícia ou pelo menos nunca vi a polícia quando tais empresas aparecem... alguém sabe porquê? Como é que eles sabem que é o legítimo proprietário? Como sabem que não estão a colaborar involuntariamente com criminosos ou em situações no mínimo dúbias? Como é que se protegem legalmente se estiverem a ajudar no cometimento de um furto/ roubo ou crime pior? E sim, estou a excluir a possibilidade de concluiu com os malandros para o âmbito deste tópico.

    Já agora a presença da polícia para a abertura de porta já custa 15€ à hora (segundo a tabela: https://dre.pt/application/file/a/105746027 Portaria n.º 19/2017 de 11 de janeiro).
    • zinna
    • 18 fevereiro 2018

     # 2

    Os bombeiros solicitam a polícia para o local, porque os bombeiros não podem pedir identificação...
    Depois para ilibar responsabilidades...
    Tipo divórcio... Filhos brigas
    A polícia antes de abrir a porta pergunta se a casa é sua, se está alugada, se tem fatura água, luz em seu nome...
    Quando você chama o Serralheiro ou o chaveiro a responsabilidade é dele... E do talvez dono.
    Mas ja aconteceu não ser o dono da casa e os vizinhos pensam que venderam à casa ou estão a mudar de casa
    E também pagam aos bombeiros... O preço Depende das autarquias, ou corpos de bombeiros
  1.  # 3

    Eu jogo pelo seguro: eu tenho uma cópia de chaves em casa de um familiar, perto de mim...
  2.  # 4

    Sim, sei que se paga aos bombeiros... à polícia é que é relativamente recente, pelo menos em Portugal, em outros países não sei como é.

    Então no fundo eles (serralheiros e empresas da área) arriscam-se, sempre que fazem esse tipo de trabalhos, a ter problemas, umas vez que naturalmente não têm, normalmente, como se certificar que a pessoa tem legitimidade para abrir a porta... a menos que também façam essas perguntas e depois exijam a demonstração de documentos ou caso contrário chamam a polícia para se protegerem legalmente... mas nunca chamei um serviço desses pelo que não sei se fazem tal, ou se quer se preocupam-se com isso.

    Concluo que para estes casos só mesmo uma segunda porta de (alta) segurança (trancada) com um bom sistema de detecção de intrusão pode pelo menos identificar este tipo de situações dúbias... a menos que já tenham obtido de alguma maneira o segredo necessário (código, chave, comando, etc.) para desactivar o sistema... mas mesmo isso não impede que o legítimo proprietário receba uma notificação de que o sistema foi desactivado e supostamente por quem, eventualmente com foto/ vídeo para verificar o que se passa e depois informar quem de direito para que tome as medidas consideradas necessárias.
    • zinna
    • 19 fevereiro 2018

     # 5

    Colocado por: josexyà polícia é que é relativamente recente, pelo menos em Portugal,


    Sim correto



    Colocado por: josexya menos que também façam essas perguntas e depois exijam a demonstração de documentos ou caso contrário chamam a polícia para se protegerem legalmente

    Duvido que o façam , eu já chamei e não pedem nada, são bons samaritanos...




    Colocado por: josexyConcluo que para estes casos só mesmo uma segunda porta de (alta) segurança (trancada) com um bom sistema de detecção de intrusão


    Quando querem entrar , entram.
    • tmmc
    • 19 fevereiro 2018 editado

     # 6

    Ja passei por essa situaçao de ter de chamar um serralheiro para me abrir a porta e a minha opiniao é a seguinte,

    O serralheiro nao entrou na minha casa apos abrir a porta, logo a situacao de roubo mesmo que seja alguem que nao o dono da casa a pedir esse serviço nao se coloca.

    Neste caso o que se pode colocar em causa é o acto de abertura da porta, mas ai caso seja um pedido indevido julgo passar um pouco por a palavra de um contra o outro, pois se a pessoa entrou indevidamente numa casa nao tera legitimidade nenhuma para a ucusar o serralheiro de lhe ter aberto a porta.

    Ou seja, uma maneira facil de assaltar casas quando nao temos um "pé de cabra" é chamar um serralheiro.

    Deveria sim existir uma lei que obrigasse a identificaçao do solicitador desse serviço caso a coisa corra mal.

    PS: Nao acho muito bom para todos nos enquanto proprietarios falar acerca deste assunto 🕵️‍♂️
    Concordam com este comentário: zinna
  3.  # 7

    O problema deste assunto, é que é uma realidade, e já não é a primeira vez que vejo este tipo de serviços aqui pela cidade... e é um problema verdadeiro, porque eles claramente são especializados no assunto e vão conseguir ultrapassar a esmagadora maioria das fechaduras, nem que as tenham de destruir fisicamente e depois eventualmente até substituir se a pessoa que pediu o serviço o pagar... no limite abrem a porta, os outros furtam o que quiserem e o legítimo proprietário ainda fica do lado de fora!

    Mas pelo testemunho de zinna eles não pedem nada... pelo que suponho que possam ser acusados de cumplicidade em caso de ilegalidade, seria de esperar que chamassem pelo menos a polícia nos casos de abrir portas exteriores para se protegerem legalmente... para não serem acusados de cumplicidade.

    E já agora, do ponto de vista dos proprietários, no fundo esta situação não é diferente do malandro que tem bons conhecimentos de fechaduras e que as consegue ultrapassar seja com ou sem destruição... mas estava curioso em relação à parte de os próprios tentarem prevenir que as pessoas abusem das suas capacidades para cometer ilegalidades.
 
0.0128 seg. NEW