Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos os foristas!
    Recentemente tive a oportunidade de adquirir por bom preço um quinta pequena com cerca de 3500m2 resultado duma herança.
    Tem poços, árvores de fruto também e tem uma casa palheira recomposta há uns 20/30 anos.
    O terreno e casa são rústicos, como tal a casa, embora em muito bom estado, não tem electricidade nem saneamento.
    É dotada de água dos poços através duma bomba e a luz é fornecida por painéis solares ou por gerador.
    Tenho imensas dúvidas com relação a todo este tema, nomeadamente como aquecer a água sem recorrer à instalação dum cilindro.
    Saneamento básico é impossível mas estou certo que eletricidade tem a menos de 900m.
    O projecto será, não gastar muito dinheiro, contudo não sei como funcionam as bombas que extraem a água e custos da suas manutenções caso avariem, também não sei qual a duração dos painéis solares e no caso destes falharem qual o custo da sustentação duma casinha pequena com um gerador a gasolina. Ela possui sanita, bidé lavatório, lava loiças e a água é toda tirada dos poços e como tal não é potável.
    Quanto à electricidade, tem instalação elétrica normal, com interruptores, tomadas, candeeiros, tudo fornecido pelos 2 painéis solares.
    Podem dar-me umas dicas.
    Obrigado a todos pela disponibilidade.
  2.  # 2

    Colocado por: sergioigresomo aquecer a água sem recorrer à instalação dum cilindro.

    Esquentador a gas..


    Colocado por: sergioigresSaneamento básico é impossível

    fossa septica estanque

    Colocado por: sergioigrestambém não sei qual a duração dos painéis solares e no caso destes falharem qual o custo da sustentação duma casinha pequena com um gerador a gasolina.

    dura... 20 anos pelo menos, as baterias é que é o problema.
    O csto dos gastos de combustivel depedne da potencia instalada, do consumo do grupo gerador e do uso que lhe der...
  3.  # 3

    Paineis solares podem ajudar imenso. Eventualmente com ajuda de geotermia (com sorte até tem águas quente no subsolo)...não há termas perto ?
  4.  # 4

    Olá, não, não tem termas próximo.
    A casa é Palheira, tem um cilindro muito pequeno para água quente (banho), mas creio que não será suficiente dado ser um cilindro com 10/15lts.
    Quanto à opção do esquentador a gás, creio Tb não ser possível pelo facto da água não ter pressão para o fazer arrancar.
    Ela tem Tb um depósito de água que enche qdo não há água acumulada.
    Foi-me dito que para acionar essa bomba que puxa a água e o dito cilindro para aquecê-la para tomar banho, era necessário o gerador. De resto, as baterias com energia acumulada dos 3 painéis seriam o suficiente para manter as luzes da casa, uma TV antiga de 51cm e um frigorífico pequeno, ligados sem stress algum.
    A finalidade desta casa será passar fins de semana e férias Tb.
    Em termos de legislação, tenho algum receio, uma vez que o terreno da quinta é rústico e a casa Tb .
    Não entendo que taxas terei de pagar e também se terei algum tipo de stresses com fiscalizações e afins pela casa estar habitável.
    Obrigado
    A casa está dotada com 3 painéis solares, 1 gerador a gasolina e bombas que puxam a água dos poços para a casa.
  5.  # 5

    Existem cilindros a gas.. veja da VAILLANT
    E também existem frigoríficos a GAS, istpo se não quiser melhorar o sistema fotovoltaico
  6.  # 6

    Colocado por: nunogouveiaPaineis solares podem ajudar imenso. Eventualmente com ajuda de geotermia (com sorte até tem águas quente no subsolo)...não há termas perto ?


    O que considera ter umas termas próximas? No meu caso particular tenho umas termas de água quente (a água emerge a cerca de 70ºC) a menos de 1Km em linha recta...
 
0.0102 seg. NEW