Iniciar sessão ou registar-se
    • ecsm
    • 13 julho 2009 editado

     # 1

    Boa tarde a todos

    Tenho colocado algumas questões neste forum e muito agradeço a vossa colaboração que me tem sido muito útil.
    Um dos tópicos que lancei foi "Ideias para casinha velha", por acaso bastante participado e continuo à procura de ideias, agora relativamente à orientação da(s) casas.
    Para não vos estar a fazer ler esse tópico antigo, a ideia é manter uma casita velha de 50m2 e construir outra com cerca de 70m2 (já vi que 60m não dá para um T2) que "comunicassem entre si" sem estarem ligadas por paredes, mas sim pelo espaço exterior.
    Na altura em que introduzi esse tópico, apenas lá tinha ido por escassos momentos, sem ter a possibilidade de viver o espaço.
    Agora, feita a escritura, há dois fins de semana que temos lá ido e trabalhado que nem doidos para dar uma lavadela à casa para a tornar minimamente habitável.
    Então passo a explicar as minhas dúvidas:
    O terreno é um rectângulo de 40 X17 com entrada a nascente - os 2 lados maiores a norte e a sul
    A construção existente está no extremo oposto à entrada com orientação norte-sul (2 portas a sul e apenas uma janela a norte)
    Tem vizinhos a poente e a sul
    A parte norte não tem vizinhos e tem uma vista muito bonita .
    A minha ideia inicial é fazer a construção nova a meio do terreno, a cerca de 10 m da casa existente e a 15 m da entrada, criando um espaço exterior entre ambas.
    Sala e cozinha ficariam viradas a poente e para a casa que existe, pois é o espaço exterior que vai ser mais usado. Criei um terraço para ter privacidade relativamente aos vizinhos de sul, prolongando a cozinha A sala teria ainda uma parte virada a norte para disfrutar a vista; Wc a sul e quartos a nascente ( um também com uma parede a sul e o outro a norte).
    Os vizinhos a poente ficam tapados pela construção existente e pensei fazer um cachorro no extremo nascente,(quarto) criando assim uma espécie de varanda e privacidade relativa à entrada.
    O problema é que, nestes dias que lá estive, percebi que há um bocado de vento que sopra de norte/poente, que é para onde me faz sentido virar a casa porque para mim é muito importante receber sol até ao fim do dia na sala.
    Para estarmos abrigados do vento, acabámos por estar foi a sul/poente, mesmo de frente para a vizinhança, o que não me agradaria nada, mesmo depois de vedar o terreno.
    Desculpem a longa explicação, pois não tenho a certeza de perceberem bem com as imagens que vou enviar. Fiz umas plantas num site -Floorplanner, mas como é on-line não consigo guardar sem ser como imagem e portanto não vão as medidas.
    Finalmente a minha grande questão - o que acham que deva priveligiar - a privacidade que procurei com a compra deste terreno, virando a casa a poente/norte e apanhando vento, ou ficar abrigada do vento mas com vista e ouvidos :)para o quintal dos vizinhos?
    Vou tentar enviar a planta do terreno com as duas casas e a planta da casa que vai ser construida.
    Agradeço as vossas sugestões
    obrigada
    • ecsm
    • 13 julho 2009 editado

     # 2

    As imagens não seguiram. Vou tentar de novo.
    ESTÁ MUITO MAL PORQUE PASSEI PARA wORD, MAS TALVEZ DÊ UMA IDEIA
    • ecsm
    • 13 julho 2009 editado

     # 3

    ..... E o terreno.
    Desculpem mas não sou muito habilidosa com isto dos ficheiros
  1.  # 4

    a minha opinião é que se devia juntar mais a casa nova à existente, como está na planta que mostrou está muito a meio do terreno, e devia criar uma maior ligação entre elas em acessos, jardim.
    a orientação parece me bem a entrada de uma virada para a entrada de outra é isso não é? em termos solares e de vizinho não sei aqui parece-me principal a orientação de entradas de casas.
    • ecsm
    • 14 julho 2009

     # 5

    Obrigada Fernando Gabriel

    É capaz de ter razão. A distância entre uma e outra são cerca de 10/11 m.
    Já agora pode dar-me uma opinião em relação à planta? Tenho dúvidas em relação aos Ls. Isto fica no alentejo e as casas têm geralmente uma arquitectura rectangular, mas com esses Ls, onde penso por um telheiro/pérgula, consigo criar a tal privacidade em relação aos vizinhos.
    Quer dar-me a sua opinião?
  2.  # 6

    Na minha opinião, deveria, primeiro, escolher um bom arquitecto na sua região, ir com ele ao terreno, partilhar com ele as suas dúvidas. Os fóruns são bons para segundas opiniões, mas primeiro deveria escolher o profissional que a vai acompanhar.
  3.  # 7

    é é melhor procurar um arquitecto há muitas condicionantes neste caso para lhe dizermos alguma coisa de concreto, em geral eu optava por uma arquitectura rectangular sim ou mesmo quadrada, como disse a arquitectura alentejana é muito simples formalmente sem grandes desvios, de planta e espaços simples.
    cumprimentos
    • ecsm
    • 14 julho 2009

     # 8

    Certamente é isso que farei, mas acho precisamente o contrário. Penso que ao expor as minhas dúvidas e ao partilhar ideias ( e são apenas ideias) no forum, podem aparecer sugestões que não me tinham ocorrido, pois também não queria chegar ao arquitecto (que será sempre alguém que não conheço) sem ideias mais ou menos definidas.
    Acho que o forum funciona muito bem a esse nível - obter informação, partilhar opiniões, amadurecer as ideias, até chegar a algo mais objectivo e, penso que este é o processo pelo qual se passa quando se está a pensar remodelar ou construir.
    E, já agora, tenho tido muito em conta tanto as informações de caracter técnico, como as opiniões dos profissionais deste forum, que muito têm ajudado em questões que desconheço completamente, mas em relação às quais me sinto bastante implicada.
  4.  # 9

    Não concordo

    o arquitecto não é um bicho papão e precisamente o papel dele é também ajudá-lo a ter ideias.

    É que repare aqui ninguêm conhece in loco todas as variáveis do seu caso especifico e corre-se o risco de estar apenas a promover uma manta de retalhos.
  5.  # 10

    ecsm,

    Eu li o seu tópico anterior e depois não comentei na altura e fiquei com pena, porque queria dizer-lhe isto:

    No caso da minha casinha velha, que eram 3 casinhas velhas com cerca de 50m2 cada uma, o que fizeram (não fui eu que fiz a recuperação) foi interligar as 3 casas por corredores, dois corredores entre as casas e num desses corredores aproveitaram para fazer a casa de banho.
    Portanto:
    - Na que era a primeira casa tenho a cozinha e sala comum, depois um corredor (com clarabóia para entrar luz, e armários embutidos para aproveitar para arrumação) que vai ligar à segunda casa;
    - Na que era a segunda casa (esta de dois andares, em baixo fica o quarto do meu filho e em cima fizemos uma sala-escritório,
    - O segundo corredor faz a ligação, mais uma vez a partir da sala comum (ou seja, da primeira casinha) em que o corredor de um lado tem parede e o outro é todo envidraçado (luz) que vai dar à terceira casinha onde fica o quarto principal em suite (com casa-de-banho)
    Entre as casas tenho dois pátios interiores.
    Talvez possa aproveitar daqui alguma ideia (?).
    Cumprimentos,
    PS. Posso colocar a planta se lhe interessar a ideia.
    • ecsm
    • 14 julho 2009

     # 11

    Marco
    Sei disso e conto com a ajuda do arquitecto para isso mesmo, mas repare que, por enquanto estou numa fase muito inicial deste processo.
    Coloque-se do meu lado. Vejo revistas, procuro imagens de casas alentejanas, estou no local e tento "sentir" o espaço e imaginar como vou usufrui-lo, tento saber preços dos materias, da mão de obra etc, etc. e venho ao forum.
    Futuramente, sei que terei que recorrer a profissionais, entre os quais um arquitecto, mas enquanto que relativamente aos construtores posso ir obtendo informação (orçamentos, se trabalham bem, ver obras feitas por eles), posso ir sabendo os custos dos materiais, relativamente ao arquitecto, não sei que pessoa vou encontrar.
    Terá que ser mesmo um profissional da zona e eu não conheço nenhum; terá um estilo que eu desconheço, pode ser experiente ou não, ter um gosto que vá de encontro ao meu ou sugerir coisas que não me agradam de todo.
    É por isso que julguei que aqui, com as opiniões de quem sabe, fosse tornando as minhas ideias mais claras
  6.  # 12

    o projecto que têm em mãos é complicado muito abrangente, tem imensas variaveis, como diz o marco1 podemos estar-lhe a dar más indicações, se quiser ajuda especifica tem de concretizar melhor focalizar num problema. é que neste momento o seu projecto está muito pouco definido nas bases. tente colocar perguntas mais especificas será melhor.
  7.  # 13

    ecsm

    Se não conhece nenhum, essa deverá ser a sua primeira tarefa, porque, mais do que as ideias que aqui vai recolhendo, é daí que vem o sucesso ou fracasso da sua empreitada. Pode começar pelo sítio da Ordem, por falar com pessoas da região, por procurar outros clientes satisfeitos, mas é sobretudo essa escolha que tem de correr bem.
    • ecsm
    • 14 julho 2009

     # 14

    CMartin
    Gostaria mesmo de ver a sua planta, se não se importa. É uma ideia interessante e que posso equacionar, embora a minha ideia actual seja que as casas comuniquem por um caminho, jardim, espaço exterir de estar/refeições (não sei se tem algum nome específico) e não com paredes/divisões construidas
    Obrigada
  8.  # 15

    ecsm,

    e todos,

    Acho que faz muito bem em tentar consolidar as suas ideias antes de recorrer a um arquitecto. Eu faria o mesmo, primeiro gosto de ter as minhas opiniões e chegar às minhas conclusões o que mais me agrada, para eu própria conseguir definir melhor aquilo que quero (com todas as informações que recolhi), para depois não ir de "mãos a abanar" quando for ter com um profissional, para que ele tenha as ideias por mim, sem eu saber que existem "n" soluções que eu desconheço e que posso gostar também.
    E depois há o prazer que nos dá, sonhar algo e concretizar; ninguém tira o mérito do arquitecto, os conhecimentos que ele tem resolve-nos as questões ali num abrir e fechar de olhos...mas o sonhinho esse é nosso.

    Acho muito "mignon" essa ideia de as casas comunicarem por um caminho ajardinado, com espaço de refeiçoes (com pérgola?) e imagino que estar-se-ia a evitar licenças para alteração (?)
    Deixo aqui a planta da casa.
      planta tiago-1.jpg
  9.  # 16

    Explicação:
    Casa 1 - cozinha (11.5ms) e sala comum (30m2)
    Casa 2 - quarto (16m2) e sala-escritório em cima (16m2)
    Casa 3 - quarto principal (13m2) e casa de banho (5m2)
    (afinal, cada casa não chegava a ter 50m2!)
    Entre a Casa 1 e 2 corredor em que fizeram uma casa de banho (4,5m2)
    Entre a Casa 1 e 3 outro corredor (4,5m2)

    Os dois espaços com quadriculado que vê na planta, um com 50m2 e outro no fundo com 6m2 são pátios abertos, murados com portão (um portão à frente e outro atrás) que vou aproveitar para fazer no grande uma espécie de espaço de refeições, como diz e no de trás um jardim "opulento" em vasos.
    ;o)
  10.  # 17

    CMartin e ecsm

    claro que se deve recolher o máximo de informação e perspectivas até antes de falar com o arquitecto, mas não é essa a questão mas sim o facto de quando no forum se pede uma 1º opinião para formalizar algo, torna-se complicado pois não se conhece todas as variáveis em presença e corre-se o risco de o resultado não ser um todo harmonioso e sim uma colagem de ideias que se tenta depois encaixar e com possivel mau resultado.
    pode-se é evidente opinar por algumas coisas em concreto e até uma segunda opinião sobre algo já palpável.
  11.  # 18

    marco1,
    Claro que sim.
    Lembra-se dos meus assuntos das janelas duma ou duas folhas e ainda sobre a cor da risca da casa? O marco1 e outros opinaram e bem, e eu cheguei, com a ajuda desses vossos comentários às minhas brilhantes conclusões. Muitas são as opiniões que nos dão e que nós damos, quem recebe, "separa o tira do jóio" ou lá como se diz, percebe? Nem tudo o que nos dizem é válido, nós optamos por ouvir aquilo que mais nos agrada, quando recebemos um comentário ou uma ajuda e depois disso, ainda nos vamos certificar (depois numa fase posterior, e sendo o caso, junto ao arquitecto que vai fazer o projecto), as opinões que recebemos são "eye-openers" para um mundo de coisas tão interessantes! Não pode haver mal nisso.
    • ecsm
    • 14 julho 2009

     # 19

    CMartin
    Está muito interessante a sua casa. Obrigada pela planta
    Mas é como diz, sonhar e conceber dá muito prazer e partilhar é muito bom também.
    Espero ter a sorte de encontrar um arquitecto que perceba o meu conceito.

    Para os outros colaboradores e conselheiros

    Percebo que não é fácil para vós quando colocamos tantas questões ao mesmo tempo e ainda por cima mal formuladas, sem termos técnicos e às vezes sem sabermos bem o que queremos.
    Também vos gabo a paciência...:)
    Mas tentando especificar, como pediu o Fernando Gabriel, a minha grande primeira questão, que é o título do tópico, tem a ver com a orientação da casa e onde devo criar o tal espaço de lazer exterior.
    É que o terreno e a própria casa existente, estão virados ao contrário.
    Vou tentar explicar:
    Tanto a casa existente como o terreno têm orientação N/S e eu prefiro uma casa em que a zona social tenha orientação poente.
    Como os vizinhos estão a poente e a sul, mesmo junto à casa, preferi construir outra e não ampliar esta. Assim, fico vizinha de mim própria a poente, o que é optimo
    A vista é para norte e era assim que eu gostava de orientar a sala e o espaço exterior contíguo (poente/norte) pois ficavam virados para a casa existente e para a vista que se pode desfrutar, sem vizinhança.
    Mas esse lado é muito ventoso.
    Por isso perguntei o que devia privilegiar – se for a vista, não estou a ver como consigo ter um espaço exterior abrigado. Se me quiser abrigar do vento, fico de costas para a vista e virada para os galinheiros e currais dos vizinhos.
    Peço que vejam o ficheiro que vou enviar onde acrescentei uma legenda (muito mal, confesso, mas foi o melhor que consegui) mas assim acho que já dá para perceber.
    obrigada
  12.  # 20

    ecsm,
    Os meus pátios estão virados para o vento, posso-lhe dizer que é bastante desagradável. Inclusivamente, por causa dos muros da casa faz "remoínho" nos dois pátios e o lixo da rua (sacos, areia, folhas, maços de tabaco vazios) vai, convenientemente transportado pelo remoínho, para dentro dos meus pátios. O remoínho morre lá e o lixo lá fica.
    Em conversa com um amigo, descobri que no jardim dele acontece o mesmo, lixo depositado pelo vento nos espaços exteriores da moradia dele.
    Se eu tivesse que escolher, e por viver esta experência nada simpática e trabalhosa para manter os pátios limpos, talvez escolhesse a paisagem com os vizinhos (embora estes não sejam muito bonitos!) e ficaria mais abrigada do vento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ecsm
 
0.0217 seg. NEW