Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Quero instalar um painel solar para aquecimento de aguas sanitárias, mas como já existem dois fogões a lenha, queria recolher concelhos para a melhor solução.
    A instalação actual é a seguinte:
    http://img132.imageshack.us/img132/2244/antes.png
    e pensei alterar para o seguinte:
    http://img90.imageshack.us/img90/2789/depois.png
    incluí uma caldeira a gasoleo para apoio ao aquecimento dos radiadores.
    Agradeço sugestões e correcções.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Boas!
    A caldeira foi incluida não com a ideia de fazer apoio, mas como alternativa no caso de não ter lenha.
    É possível que tenha alguns erros ao nível do desenho, pois foi feito de memória, mas o primeiro desenho já funciona há vários anos sem problemas.
    As serpentinas tanto do fogão de sala como do de lenha, funcionam por termossifão, e circula a agua de consumo. A serpentina existente no cilindro é isolada e serve para aumentar a rapidez do aquecimento das aguas sanitárias desligando o aquecimento central. É essa serpentina que pretendo utilizar para ligar o painel solar, com circulação forçada.
    O cilindro só tem 100 litros, mas penso que é suficiente, visto que mais de 90% do tempo só é utilizado por duas pessoas.
    Para apoio nos dias encobertos e em que nenhum dos fogões for ligado, já existe um esquentador.
    O objectivo é saber se é viável e rentável esta opção que deve rondar os 1000€. A alternativa que me sugerem é comprar o KIT que fica em mais de 3000€, e na minha opinião, para alem de complicar demasiado a instalação é completamente desnecessario para o tipo de consumo. (Preços sem a caldeira a gasóleo)
    Aguardo as repostas e palpites.
  3.  # 3

    Boas!
    Quem me ajuda?
 
0.0051 seg. NEW