Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Preciso de isolar o tecto de minha casa e estava a pensar em usar roofmate. Recentemente falaram-me em isolamento térmico por reflexão, mais precisamente "Isobubble", uma vez que era mais fácil aplicar nos cantos.

    Qual a melhor solução: Isolamento térmico por reflexão? roofmate? Uma combinação dos dois?

    Obrigada pela atenção.

    Margarida
  2.  # 2

    Olá

    daisy, O local a utilizar será para utilização futura? Pretende isolar o tecto debaixo da telha ou a laje?

    Eu na minha casa, usei duas soluções diferentes. Poliuretano projecto na zona de laje não habitada e o tal aluminio com bolhinhas noutra zona.

    Posso lhe dizer, que o isolamento das bolhinhas surpreendeu-me pela positiva. No local onde está aplicado, a temperatura é muito estável, quer seja altas temperaturas ou baixas.
    Dou-lhe um exemplo, no meu sótão, no local onde as telhas não têm nenhuma protecção (só no chão) a temperatura do ar num dia quente, chega aos 40 e tal graus, pelas 11 da manhã. Um calor, que é impossível estar lá dentro...
    Na zona onde tenho as bolhinhas, não noto nenhum incremento na temperatura. E quando meto a mão entre a folha de aluminio e a telha, é um calor enorme.

    Porém, no dia que for utilizar esta secção do sótão (que tem as bolhinhas) vou ter que revestir por dentro com pladur. Nessa altura, devo colocar lã de vidro de 60 a 80mm entre as telhas e o pladur, que parece-me a mim que é a melhor solução para isolar este tipo de áreas

    Coisas da Casa
  3.  # 3

    Bom dia

    Obrigada, Adriano P pela informação, que já ajuda.
    Em relação à sua pergunta, não vou utilizar o sótão, uma vez que não tem pé-direito que valha isso. O isolamento será por baixo da telha.
    Sei que o roofmate tem uma grande resistência à passagem do tempo, mas não tenho qualquer informação sobre o Isobubble.

    Onde poderei encontrar essa informação (fidedigna, claro)?
  4.  # 4

    Bom Dia
    Eu tive o seguinte caso:
    Estou a construir numa das zonas mais frias (Serra da Estrela) e tinha combinado com o construtor a colocação de roof mate ou o equivalente. Contra minha vontade, resolveu instalar esse das bolinhas (até com tripla protecção com espuma XPTO como alguém lhe impingiu), apesar de eu o avisar que aquilo pouco valia em contacto com a placa. A resposta foi que era 3 vezes melhor que o outro e de mais fácil aplicação. Eu já tinha amostras desse material, fiz os meus ensaios e conclui que em zonas com contacto directo isolava muito pouco. contactei o LNEC e outros fornecedores e os ensaios que existem é só de reflexão. mais uma vez avisei o construtor para não colocar aquilo, porque teria que o substituir se as minhas experiências confirmassem o que eu previa. Não aceitou o meu conselho e teimou em colocar as telhas e rematar parte do telhado. passado pouco tempo, numa noite até nem das mais frias fiz as minhas medições directamente na obra, e mostrei-lhe os resultados. Ele, nem acreditava no que estava a ver e lógo nesse dia resolveu remover o telhado e substituir o "produto milagroso". Passou o resto do inverno, e em noites muito mais frias fiz as mesmas leituras com resultados muito diferentes.
    Não quero com isto dizer que um é muito bom e o outro não, só relato o que constatei.
    Cumprimentos J Borges
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
  5.  # 5

    Sim, isso é muito importante de explicar. Acho que aqui só é eficaz para reflexão. O que não me espanta que funcione se for logo aplicado debaixo da telha, pelo menos para o calor, que é emitido das telhas.

    Mas se o sótão não será utilizado, eu optaria pelo poliuretano projecto ou pelo roofmate, se bem que no roofmate é dificil conseguir tapar todas as partes... No meu caso, no sótão não utilizado coloquei poliuretano projecto directamente sobre a laje.


    Coisas da Casa
  6.  # 6

    Mas aí tem um problema que não poderá haver contacto directo entre a ripa e a placa, porque haverá condução. No meu caso, o que tentaram fazer ainda foi pior, porque estenderam a "manta" sobre a ripa, o que lhe provocou danos na zona de fixação da telha. Além de ter pouco isolamento, ainda lhe abriram rasgos com a telha...
    Cup. J B.
 
0.0081 seg. NEW