Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Sei que o assunto não é novo, e que este tema já foi bastante debatido aqui pelo fórum, sendo que já li muitas páginas acerca deste assunto (umas mais recentes, outras nem tanto) mas, ainda assim, sinto necessidade de colocar aqui as minhas questões, esperando obter ajuda da vossa parte.

    Ora, estando o nosso projeto em fase final, e já "fechado" em termos de alterações, temos agora algumas decisões a tomar, e a que nos deixa mais dúvidas é a da cobertura.

    A casa será RC + 1º andar, sendo que o 1º andar é ligeiramente menor que o RC.

    Portanto, a nível de coberturas temos a cobertura de todo o 1º Piso (cerca de 90-100 m2), a cobertura da garagem (que pertence ao RC) que levará terra vegetal e relva por cima e a cobertura do escritório. O escritório também pertence ao piso 0, mas é exterior aos limites do piso 1.

    A sugestão do nosso arquiteto é a colocação de telas asfálticas, em duas camadas cruzadas, a dobrar nas platibandas, + XPS 6 cm + geotêxtil + seixo.

    Pelo que tenho visto esta é a solução mais usual e talvez mais em conta.

    O que queria tentar saber era:

    Tendo em conta todas as solucções existentes no mercado (Painel Sandwich, zinco, telas PVC, telas SBS, telas asfálticas) independentemente do valor/m2, qual a melhor opção, e qual é aquela, em que é mais fácil encontrar profissionais que façam uma boa aplicação?


    Ao desprezar a questão do preço, não quer dizer que não seja um fator importante, porque é, mas no nosso projeto não temos muita área de cobertura, pelo que gostava de ter em cima da mesa todas as opções.

    Outra coisa que pretendia era "talvez" ter o mesmo tipo de cobertura em todos os locais, incluíndo na parte da garagem, em que tem a cobertura ajardinada e no escritório, no entanto, desta forma penso que ficariam desde já descartados os painéis Sandwich e o zinco.

    Agradeço desde já a v/ ajuda.

    Cumprimentos a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: ss_25PocOqual é aquela, em que é mais fácil encontrar profissionais que façam uma boa aplicação?

    Telas asfálticas ou pvc.
    Por serem os métodos mais usados, é mais fácil encontrar bons profissionais a preços acessiveis.
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Telas asfálticas ou pvc.
    Por serem os métodos mais usados, é mais fácil encontrar bons profissionais a preços acessiveis.

    E em termos de durabilidade? Será que é bom ou daqui a 10 anos terei problemas? Face ao painel sandwich será que é uma boa opção?
  4.  # 4

    Colocado por: ss_25PocOSerá que é bom ou daqui a 10 anos terei problemas?

    Por norma, as telas tem garantia de 10 anos. Como em tudo, é necessário inspeções e se necessário manutenções, periódicas.

    Colocado por: ss_25PocOFace ao painel sandwich será que é uma boa opção?

    Se o painel sandwich for bem aplicado, tem mais garantias com o painel.
    Acontece que o preço não tem comparação.
  5.  # 5

    Neste momento, ainda não estou a pensar no preço, porque como disse, a área de cobertura não é grande e prefiro gastar + 10 ou 15€/M2 e evitar futuros problemas.

    Se optar pelo painel, vou ter sempre de ter telas noutros locais ( escritório e garagem).

    A nível de manutenção estamos a falar de quê em concreto? Será necessário remover toda a camada de seixo, isolamento, geotextil para chegar às telas e fazer a devida manutenção, correto?
  6.  # 6

    Colocado por: ss_25PocOA nível de manutenção estamos a falar de quê em concreto?

    Por norma, um simples inspeção visual nos pontos singulares.
    Sobreposições, cantos, tubos de queda, chaminés etc.

    Colocado por: ss_25PocOSerá necessário remover toda a camada de seixo

    Feito o teste de estanquicidade, por norma as zonas debaixo da camada de seixo não dão problemas. Os problemas acontecem nas zonas expostas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Muito sinceramente estou mais inclinado para painel sandwich por causa da durabilidade e de evitar problemas futuros. O que não me agrada é a questão da platibanda ter de subir cerca de 0.5m.
  8.  # 8

    Colocado por: ss_25PocOO que não me agrada é a questão da platibanda ter de subir cerca de 0.5m.

    E os ressoados.
    E os topos que ficam expostos.
    E as caleiras e as suas emendas.
    E as vedações junto às chaminés.
    E ...

    :)))
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO, NTORION
  9.  # 9

    Painel sandwich é muito bom agora em relação a remates está longe de ser a melhor solução, com telas será mais fácil de manter uma impermeabilização homogénea, e se optar por uma cobertura tradicional com base num sistema PIR(aqui dava preferência a telas pvc) ainda vai ter maior facilidade em evitar pontes térmicas.
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    E os ressoados.
    E os topos que ficam expostos.
    E as caleiras e as suas emendas.
    E as vedações junto às chaminés.
    E ...

    :)))
    Concordam com este comentário:Sérgio KYO


    Quer com isto dizer que ao aplicar os painéis terei estes problemas para resolver?
  11.  # 11

    Colocado por: JoelM

    O painel sandwish parece à primeira vista a opção mais adequada e que resolve mais problemas, contudo, como o zedasilva já referiu, a sua aplicação não é assim tão simples se tivermos em conta a condensação que provoca, as pontes térmicas serem de resolução mais complexa, etc!
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Neste caso, isolando a laje, as únicas pontes térmicas a corrigir não serão as das caleiras?
  12.  # 12

    Colocado por: ss_25PocOQuer com isto dizer que ao aplicar os painéis terei estes problemas para resolver?

    Sim!
    Em 90% das instalações, não são resolvidos ou são mal resolvidos.
  13.  # 13

    Colocado por: Sérgio KYOPainel sandwich é muito bom agora em relação a remates está longe de ser a melhor solução, com telas será mais fácil de manter uma impermeabilização homogénea, e se optar por uma cobertura tradicional com base num sistema PIR(aqui dava preferência a telas pvc) ainda vai ter maior facilidade em evitar pontes térmicas.



    O meu problema com as telas (e talvez isto seja uma opinião um bocado conservadora) é que são muito mais susceptíveis a danos e/ou rasgos, até pelo próprio assentamento da casa, para não falar dos cuidados a ter na aplicação, por parte do pessoal que as aplica.

    Relativamente aos painéis, não existirão acessórios adequados no mercado para a correta execução dos remates?
  14.  # 14

    Colocado por: ss_25PocOsão muito mais susceptíveis a danos e/ou rasgos, até pelo próprio assentamento da casa

    Nesta caso, as telas até são favoráveis a pequenos assentamentos, pelo fato de serem "flexíveis"

    Colocado por: ss_25PocOnão existirão acessórios adequados no mercado para a correta execução dos remates?

    Existem, mas nem todas as marcas tem.
    Mas como deve imaginar, o custo dispara. Para não falar que é necessário conhecimento e vontade para os aplicar corretamente
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO
  15.  # 15

    Na última conversa que tive com o "meu" Arquiteto, a solução que ele recomenda e que tem sido aplicado nas obras dele, e agora vou dizer o que me lembro, é uma tela única (produto belga) com garantia de 15 anos, 17€/m2 já aplicada. Não sei mais, mas posso tentar informar. Não sei se é caro ou barato, ainda n me informei sobre o tema.
  16.  # 16

    Colocado por: JoelM@

    Vai isolar a laje e platibandas e posteriormente colocar o painel sandwish por cima?


    No caso de avançar para a cobertura em painel sandwich, penso que sim. Desaconselha?
  17.  # 17

    Painel a cobrir as platibandas? Vai ter caleiras exteriores?
  18.  # 18

    Colocado por: Sérgio KYOPainel a cobrir as platibandas? Vai ter caleiras exteriores?


    Não. O painel ficaria abaixo das platibandas. Com caleira interior devidamente impermeabilizada.
  19.  # 19

    Colocado por: ss_25PocO


    O meu problema com as telas (e talvez isto seja uma opinião um bocado conservadora) é que são muito mais susceptíveis a danos e/ou rasgos, até pelo próprio assentamento da casa, para não falar dos cuidados a ter na aplicação, por parte do pessoal que as aplica.

    Relativamente aos painéis, não existirão acessórios adequados no mercado para a correta execução dos remates?


    Colocado por: ss_25PocO


    O meu problema com as telas (e talvez isto seja uma opinião um bocado conservadora) é que são muito mais susceptíveis a danos e/ou rasgos, até pelo próprio assentamento da casa, para não falar dos cuidados a ter na aplicação, por parte do pessoal que as aplica.

    Relativamente aos painéis, não existirão acessórios adequados no mercado para a correta execução dos remates?


    Não será conservadora, a verdade é que há telas que realmente não são muito resistentes, as clássicas telas de aluminio ou telas com armadura em fibra de vidro não serão as mais resistentes, mas a partir daí a oferta é vasta e com garantias dadas, sendo que em ofertas de duas camadas pelo menos uma terá de ser sempre em polyester(podia me alongar mais mas isto parece ser o standard).
    O assentamento não será problema pelas razões que referiu o zedasilva, e em relação a cuidados na aplicação tem de existir em todas as areas pelo que tentar ter referencias e falar com diversos fornecedores ajuda, mesmo quem percebe pouco do assunto se falar com alguns fornecedores começa a perceber algumas inconsistências entre eles, depois é tentar perceber quais e porque.
    se arranjar bons profissionais qualquer uma das alternativas o deixa bem servido, mas chapa sandwich talvez seja azar meu mas não tenho visto grandes trabalhos
    • Nss
    • 5 março 2018

     # 20

    Colocado por: ss_25PocOMuito sinceramente estou mais inclinado para painel sandwich por causa da durabilidade e de evitar problemas futuros. O que não me agrada é a questão da platibanda ter de subir cerca de 0.5m.


    Na minha levou painel, já passaram 5 anos e não tenho nenhum problema. Se construísse outra moradia voltava a fazer igual.

    Coloque na lage a espessura de isolamento que a térmica definir, faça uma betonilha de regularização para assentar a estrutura de suporte aos paineis que deve de ser em perfis omegas galvanizados .
    Mande fazer a caleira em inox com um tubo ladrão a cada extremo da caleira que devera ficar assente em cima de uma tira de lã de rocha para evitar condenação.
    Depois de colocar o painel mande forrar as platibandas com chapa canelada de forma a que caia em cima do sanduiche.
    Deixe ficar um acesso para poder ver se tem alguma infiltração nos dias mais chuvosos, na minha ficou um alçapão no roupeiro de um quarto.

    Acima de tudo escolha uma empresa com provas dadas .
    Não tenha receio e avance , não se preocupe com algumas pontes térmicas que não se podem eliminar pois são residuais
      Imagem 576.jpg
 
0.0226 seg. NEW