Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Encontro-me a adquirir uma moradia que se encontra em fase de construção (não tem licença de habitação ainda - é construção de raiz).

    A data de entrada do projecto inicial do Lote na câmara é anterior à publicação do Decreto-Lei n.º 80/2006 de 4 de Abril. Ou seja a data de entrada na Câmara Municipal foi em Fevereiro de 2006, anterior ao mês da publicação do DL (Abril).

    Ocorre que a construção não avançou nessa altura e só em 2017 o construtor pediu uma renovação dos alvarás de construção e encontra-se neste momento a construir.

    De acordo com o mesmo, pese embora a casa ter pré-instalação de paineis solares, não tem de colocar uma vez que o projecto iniciar
    é anterior à data do DL. No meu ponto de vista não faz sentido tendo em conta que só agora a moradia está a ser construída.

    Podem por favor ajudar-me?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: RenatoBartPodem por favor ajudar-me?

    Se é preciso ou não, é um problema do empreiteiro, ele é que tem que obter a autorização de utilização.

    Você se quer os painéis só tem que negociar isso com ele, antes de comprar.

    NOTA: Não é obrigatório os painéis, mesmo que o projecto tivesse entrado na Câmara a semana passada, mas como referi acima, isso não interessa para nada
  3.  # 3

    Colocado por: Picareta
    1. NOTA: Não é obrigatório os painéis, mesmo que o projecto tivesse entrado na Câmara a semana passada, mas como referi acima, isso não interessa para nada


    Para emissão da autorização de utilização para projetos novos é necessário!!

    Como é evidente o construtor se puder fazer o negócio sem ter de os colocar, melhor para ele!! E o CPCV já está assinado!
  4.  # 4

    Colocado por: RenatoBartPara emissão da autorização de utilização para projetos novos é necessário!!

    Não.

    Colocado por: RenatoBartE o CPCV já está assinado!

    Háaaaaaa.......já está negociado!!!! ... agora não pode fazer nada, o empreiteiro só é obrigado a fazer o que está no projecto, e como não está lá previsto nenhum painel solar, você não vai ter painel solar ..... veja lá se ele lhe oferece a pré instalação e depois você aplica o painel.
  5.  # 5

    Mais importante do que o painél solar, que isolamentos é que foram colocados nas paredes, cobertura e pavimentos? Qual é o vidro e alumínios?
    Concordam com este comentário: VMV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RenatoBart
  6.  # 6

    Boa noite , surgiu me uma dúvida, estou em fase de apresentar as especialidades, na parte térmica, segunda a legislação entendo que seja necessário em nova construção a colocação de um solar térmico para AQS, pare melhorar tb o nível, mas é possível não ter um solar térmico e ter bomba de calor com resistência e ter apenas Fotovoltaicos ?
    Opinião do eng que esta a tratar da térmica parece ser que é obrigatória ter o solar para as AQS, mas uma empresa instaladora diz me que posso apenas ter os fotovoltaicos:

    Já agora sendo o objectivo ter uma casa A+ ou A++ , estas diferenças de especificar na fase de projecto as energeias renováveis para o "pre certificado" são importantes ou é mais importante depois no certificado final.

    Obrigado
    • VCAC
    • 1 maio 2019 editado

     # 7

    Colocado por: rmarinho84Boa noite , surgiu me uma dúvida, estou em fase de apresentar as especialidades, na parte térmica, segunda a legislação entendo que seja necessário em nova construção a colocação de um solar térmico para AQS, pare melhorar tb o nível, mas é possível não ter um solar térmico e ter bomba de calor com resistência e ter apenas Fotovoltaicos ?
    Opinião do eng que esta a tratar da térmica parece ser que é obrigatória ter o solar para as AQS, mas uma empresa instaladora diz me que posso apenas ter os fotovoltaicos:

    Já agora sendo o objectivo ter uma casa A+ ou A++ , estas diferenças de especificar na fase de projecto as energeias renováveis para o "pre certificado" são importantes ou é mais importante depois no certificado final.

    Obrigado



    Para ter uma casa A++ tem de instalar painéis solares térmicos, painéis solares fotovoltaicos, bomba de calor e mais uma catrefada de "cenas" renováveis 😀


    Fora de brincadeiras, as classes energéticas dos imoveis terminam no A+

    Os painéis solares térmicos não são obrigatórios. Pode colocar outra solução para as aqs, desde que continue a garantir a parcela mínima de "renovável" de referência, que pode ser garantida com uma bomba de calor com determinadas caracteristicas.

    O ideal é vir já tudo especificado e contabilizado no PCE, pois significa que tudo foi cuidadosamente pensado e definido na fase de projecto... O que muitas das vezes não acontece...
    O que conta é mesmo o CE, esse é que é o BI energético do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho84
  7.  # 8

    Pois a ideia é essa definir agora , isto será mais da especialidade de arquitectura ou do engenheiro das especialidades ? (são gabinetes diferentes mas que comunicam entre si) dizer qual a solução a usar. Eu tenho uma ideia do que quero mas não tenho knowhow técnico a minha ideia era fotovoltaicos e baterias para AC durante a noite usando uma bomba de calor super eficiente com ajuda de resist|encia?!
  8.  # 9

    Pode ser.
    Mas quem o pode ajudar a definir o que é melhor no seu caso específico é o gabinete de engenharia, mais concretamente o eng. responsável pelo comportamento térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho84
  9.  # 10

    SE Quer um A+, meta uma caldeira a lenha / pellets a fazer aquecimento e AQS
  10.  # 11

    Colocado por: fernandoFerreiraSE Quer um A+, meta uma caldeira a lenha / pellets a fazer aquecimento e AQS
    e uma das muitas hipoteses, mas não é a unica ao contrario do que sugere a sua afirmação
    • VCAC
    • 1 maio 2019 editado

     # 12

    A minha casa é A+ e para as aqs tenho um simples termossifao com apoio de esquentador a gás natural.
  11.  # 13

    Colocado por: jorgealvese uma das muitas hipoteses, mas não é a unica ao contrario do que sugere a sua afirmação

    claro que não é a unica.... também não foi isso que escrevi
  12.  # 14

    Vou ter a instalação obrigatória de gás mas a casa vai apenas fazer uso eletricidade , painéis fotovoltaicos e baterias, vai ser a minha aposta.

    Ainda agora deu na TV um projecto de uma casa que não conseguia ter certificado e era super eficaz (rodava a casa consoante a necessidade para incitar mais sol) ..

    Acho que deve haver muitas dúvidas de como se certificar correctamente uma casa com as novas tecnologias dos fotovoltaicos em vez de ser apenas solar térmico, talvez seja claro como em PT estamos as vezes um pouco atrasados e "agarrados" a legislação desatualizada.
 
0.0168 seg. NEW