Iniciar sessão ou registar-se
    • crei
    • 16 março 2018

     # 1

    Boa noite. O meu valor limite são os 120 mil euros, contudo, e após verificar as diversas opções, vejo que na minha zona (Vila Nova de Gaia) as casas até esse valor estão em péssimo estado, necessitando portanto de um investimento na recuperação.
    Estou indeciso entre comprar terreno e iniciar uma construção de uma moradia com cerca de 130 m2 mas, por 120 mil não sei se é possível. Outra das opções é comprar uma casa e restaura-la.
    Gostaria de saber a vossa opinião de qual das opções seria a melhor e se seria possível.

    Desde já obrigada.
  1.  # 2

    Colocado por: creiBoa noite. O meu valor limite são os 120 mil euros, contudo, e após verificar as diversas opções, vejo que na minha zona (Vila Nova de Gaia) as casas até esse valor estão em péssimo estado, necessitando portanto de um investimento na recuperação.
    Estou indeciso entre comprar terreno e iniciar uma construção de uma moradia com cerca de 130 m2 mas, por 120 mil não sei se é possível. Outra das opções é comprar uma casa e restaura-la.
    Gostaria de saber a vossa opinião de qual das opções seria a melhor e se seria possível.

    Desde já obrigada.


    Boa noite,

    É possível sim, mas... é difícil! (Não pode ser a mulher a escolher os acabamentos!)

    130m2 brutos ou úteis?

    Quanto custa o terreno?

    Que tipo de construção/acabamentos pretende? (cerâmica de 5€, de 50€ ou de 100€)
    • crei
    • 16 março 2018

     # 3

    Os terrenos que estou em vista são cerca de 25 mil euros...
    Tendo em conta o orçamento a construção/acabamentos teria de ser de gama média/baixa
    • emad
    • 16 março 2018

     # 4

    Eu nem comprava nem construia. Arrendava.
    • crei
    • 16 março 2018

     # 5

    Mas arrendar esta fora de questão pois as rendas são superiores ao valor da prestação do banco
    Concordam com este comentário: zinna
  2.  # 6

    Colocado por: creiMas arrendar esta fora de questão pois as rendas são superiores ao valor da prestação do banco
    Esse é o problema do imobiliário em Portugal infelizmente, o mercado do arrendamento é quase inexistente
    • emad
    • 16 março 2018

     # 7

    Colocado por: creiMas arrendar esta fora de questão pois as rendas são superiores ao valor da prestação do banco

    Procure no campo.
  3.  # 8

    Colocado por: creiEstou indeciso entre comprar terreno e iniciar uma construção de uma moradia com cerca de 130 m2 mas, por 120 mil não sei se é possível. Outra das opções é comprar uma casa e restaura-la.

    Se só o terreno custa 25k já só sobra 95k pra casa (não contando c/ despesas de projectos/camarárias...etc).
    Com esse dinheiro não pode sonhar muito alto! Na minha opinião, devia pensar era num apartamento!
    • crei
    • 16 março 2018

     # 9

    E à cerca das casas modulares, qual a vossa opinião?
  4.  # 10

    Colocado por: creiOs terrenos que estou em vista são cerca de 25 mil euros...
    Tendo em conta o orçamento a construção/acabamentos teria de ser de gama média/baixa
    Terreno a 25mil é muito bom... diria que numa cidade não se encontra em lado nenhum.

    Com esse valor 120mil é muito difícil... e se neste valor estiver incluído arquitetura, licenças etc etc então diria mesmo impossível.
  5.  # 11

    terreno: 25.000
    IMT: 1.625
    Imposto de Selo: 200
    Projecto e Licenças: 7.500 (pode ser menos, mas tb pode ser mais)

    dos 120.000€ já só tem 85.675€

    para construir 130m2 não pode passar 659€ o metro quadrado (535€ + IVA)

    é dificel, mas não me parece impossível.
    Concordam com este comentário: Jota5
    •  
      NTORION
    • 17 março 2018 editado

     # 12

    Escritura, registo predial 500€
  6.  # 13

    Colocado por: pauloagsantosterreno: 25.000
    IMT: 1.625
    Imposto de Selo: 200
    Projecto e Licenças: 7.500 (pode ser menos, mas tb pode ser mais)

    dos 120.000€ já só tem 85.675€

    para construir 130m2 não pode passar 659€ o metro quadrado (535€ + IVA)

    é dificel, mas não me parece impossível.
    Concordam com este comentário:Jota5
    Falta aí o factor que começa logo a derrapar orçamento na fase de projecto
  7.  # 14

    Colocado por: pauloagsantosterreno: 25.000
    IMT: 1.625
    Imposto de Selo: 200
    Projecto e Licenças: 7.500 (pode ser menos, mas tb pode ser mais)

    dos 120.000€ já só tem 85.675€

    para construir 130m2 não pode passar 659€ o metro quadrado (535€ + IVA)

    é dificel, mas não me parece impossível.
    Concordam com este comentário:Jota5



    Concordo,

    Mas relembro que são 130m2 brutos, qualquer coisa como 100m2 úteis.
    Existem moradias geminadas com maior área útil, talvez seja uma boa opção.
    Se quer mesmo uma moradia individual, desses 85.000€ ainda tem os arranjos exteriores e o já agora.

    Logo eu digo que é possível mas com acabamentos de flutuante e cerâmicas em média de 10€ o m2, se não conseguir escolher dentro destes valores não consegue.
  8.  # 15

    Colocado por: jorgferrEsse é o problema do imobiliário em Portugal infelizmente, o mercado do arrendamento é quase inexistente


    fazendo um pequeno off-topic, mas acho que não, é verdade que a oferta em algumas zonas é baixa, mas o maior problema (na minha opinião) é os portugueses serem gananciosos. Não existe nenhuma explicação lógica para uma renda mensal ser superior à prestação de um crédito habitação. Existe donos de casas que não tem a perfeita noção do valor que a casa deles vale, e pedem rendas de 500€ em casas que deveriam ter rendas de 250€. Ora se uma renda fica em 500€ e a prestação do banco fica por 350€, é lógico explicar esta paranóia que os Portugueses tem em comprar casa própria. ~

    voltando ao tópico

    Colocado por: ****e fica com uma excelente casa pour 500 euros m2


    não sei se está a ser irónico, ou se está a falar a sério, mas é claro que um mercedes de 50.000€ é melhor que uma astra de 30.000 que por sua vez é melhor que um cio de 15.000. No entanto todos fazem a sua função, circular na estrada, mas dando niveis de conforto e prazer de condução diferentes.

    as casas também são assim, nem todos podem construir a 1000€ o metro quadrado, e muitos dizem que não se constrói a 500€ o metro quadrado, mas uma coisa e certa, não se constroi uma casa a 500€ o metro quadrado com o conforto de uma casa de 1000€.
    • crei
    • 17 março 2018

     # 16

    É claro que com o valor que eu tenho disponível não penso na mesma casa caso tivesse 250 mil para investir. Tenho perfeita consciência disso. E relativamente aos terrenos a 25 mil euros eu referi - zona de gaia - Gaia é uma cidade, dificilmente se arranja um terreno a esse valor, mas se tiver em conta que gaia é constituída por 15 freguesias e uniões de freguesias os valores dos terrenos mais afastados do centro da cidade são mais baratos.

    O que estou a tentar fazer é ver varias hipoteses e desde já agradeço todos os comentários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  9.  # 17

    Colocado por: ****

    Estava a ser ironico, é so falar com os donos de obra de casas aqui do burgo para ver que é praticamente impossível, e aqueles que as têm e que conseguiram pour esses valores, faz mal aos olhos, só olhar, eu tenho a certeza que o picareta como empreiteiro não consegue fazer a 500€ /m2, mas cada um com as suas opiniões e experiências .
    nem o picareta nem nenhum construtor ,como e quase impossivel construir por esse preço eles nunca podem dizer q conseguem porque la se vao as margens de lucro .
    e sempre melhor falar em precos de 800 ou mil euros e ter margem de manobra para o caso de as coisas correrem mal ,se nao houver contratempos mais ganham.
    muitos donos de obra ainda sao enganados mas cada dia menos.
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
  10.  # 18

    Estou indeciso entre comprar terreno e iniciar uma construção de uma moradia com cerca de 130 m2 mas, por 120 mi
    diria que precisas quase do dobro..depende do terreno e da localidade..
  11.  # 19

    Entao nao anda por aqui uma T4 a 100.000€?
    • crei
    • 17 março 2018

     # 20

    Colocado por: DR1982Entao nao anda por aqui uma T4 a 100.000€?

    Já andei a ver e acho fantástico! Ainda por cima eu queria uma coisa muito mais simples por isso penso que não seja impossível de todo
 
0.0202 seg. NEW