Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Alguém me pode informar se os tubos de inox, com parede dupla e isolamento em lã de rocha, ficam com uma temperatura alta na parede exterior de inox, quando em utilização?
    Se ficam ainda quentes demais para estar próximo de materiais combustíveis, como a madeira, não sei que solução posso encontrar para resolver o problema.

    Para reforço da segurança da minha casa pretendo instalar uma solução deste tipo, para evacuar fumos de uma pequena salamandra, numa chaminé existente que não foi executada com profissionalismo por não ter a configuração de uma tradicional corete em alvenaria.

    Espreitando pela chaminé parece que consigo ver um pedaço de madeira e muita imperfeição... acho que simplesmente rasgaram uma "coluna" com aprox. 35 x 35 cm para o fumo sair da lareira.
    Por essa razão nunca usei a lareira desde que comprei esta casa.

    Obrigado desde já!

    Exemplo de Tubo Rígido de inox com isolamento de lã de rocha
  2.  # 2

    No tubo da foto se for bem instalado, o revestimento exterior fica a temp ambiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco*
    • eu
    • 16 março 2018

     # 3

    Colocado por: francisco*Se ficam ainda quentes demais para estar próximo de materiais combustíveis, como a madeira,


    Pode ficar descansado que a temperatura na parte exterior é apenas ligeiramente superior à temperatura ambiente, pelo que não corre o risco de incendiar nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco*
    • Nss
    • 16 março 2018

     # 4

    No primeiro metro de tubo da salamandra para cima e dependendo da quantidade e qualidade de lenha que esteja a queimar com certeza que não consegue por a mão em cima do tubo, mas dai para cima não têm problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco*
  3.  # 5

    Colocado por: NssNo primeiro metro de tubo da salamandra para cima e dependendo da quantidade e qualidade de lenha que esteja a queimar com certeza que não consegue por a mão em cima do tubo, mas dai para cima não têm problema.
    num tubo duplo com isolamento no meio????
  4.  # 6

    Boas notícias então! Obrigado pelas vossas respostas.
    Se não fosse este tipo de tubo as coisas ficavam mais complicadas de resolver...
  5.  # 7

    Colocado por: jorgealvesnum tubo duplo com isolamento no meio????
    basta o tubo exterior tocar no recuperador
    • Nss
    • 17 março 2018

     # 8

    Colocado por: jorgealvesnum tubo duplo com isolamento no meio????

    Aqui em casa levou logo a seguir ao recuperador nos primeiros 2m tubo flexível inox dupla parede, isolamento em coquilha de 3cm de espessura igual ao usado nas refinarias e por cima levou forra de inox.

    Quando o recuperador está a bombar não consigo tocar no tubo. De referir que a conduta passa no exterior da habitação e não toca no recuperador.
  6.  # 9

    Colocado por: Nsstubo flexível inox dupla parede
    que não é igual ao tubo na foto,
    • Nss
    • 17 março 2018

     # 10

    Colocado por: jorgealvesque não é igual ao tubo na foto,

    Mas isso é onde passa o fumo, por cima tem o isolamento e finaliza com tubo de inox.
    A restante conduta é igual à da foto que está mais a cima no tópico.

    Fiz desta forma para poder ter acesso à parte de cima do recuperador e também para limpeza da restante conduta, deste modo o lixo não cai para dentro do recuperador.
    • Nss
    • 17 março 2018

     # 11

    Segue foto para se perceber.
      IMG_20180317_095737.jpg
  7.  # 12

    Bom dia,

    Estou a proceder instalação de um recuperador e usei tubo duplo, no entanto a parte exterior atinge temperaturas muito altas. Imagino que isso se deva a algum erro na instalação, será que alguém me pode indicar qual a forma correcta de proceder a ligação de tubo duplo ao recuperador?
  8.  # 13

    Alguém que possa ajudar? :)
  9.  # 14

    se desconfia da instalação, tire fotos e ponha aqui para as pessoas observarem e analisarem. Ninguém tem uma bola de cristal para adivinhar o que se passa no seu caso concreto.
    • eu
    • 5 março 2020

     # 15

    Colocado por: pedrorodriguesrpEstou a proceder instalação de um recuperador e usei tubo duplo, no entanto a parte exterior atinge temperaturas muito altas.

    Estamos a falar de que temperaturas? Consegue colocar lá a mão sem se queimar?
  10.  # 16

    Não, estamos a falar de temperaturas em que mesmo com aquelas luvas de protecção, é super quente. Alias, o tubo que passa na placa e vai para o exterior(que tem a tela colada) também fica muito quente, ao ponto de não conseguir colocar a mão.
    • eu
    • 5 março 2020

     # 17

    Então não é normal.

    O tubo é duplo e tem isolamento entre os dois tubos, certo?
  11.  # 18

    Sim.. O meu receio é que a parte exterior esteja em contacto com o recuperador, e que o calor seja transmitido por ai. Tenho procurado informação sobre a forma como o tubo duplo deve ligar ao recuperador, mas não encontro nada.. nem nos manuais do fabricante do recuperador
  12.  # 19

    E tubo de parede dupla ou tubo duplo com isolamento entre os tubos?
  13.  # 20

    Jorgealves, não percebi a sua questão.
    Mas em resumo, eu tenho desde o recuperador até ao chapéu, tudo em tubo duplo com isolamento interior. E a parte de fora do tubo, fica toda ela quente, quer junto ao recuperador quer a parte que está no exterior.
 
0.0192 seg. NEW