Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Alguém tem a solução para acabar com a praga das canas ?
  2.  # 2

    lol
    No meu caso foi com picareta... tirar raizes mesmo!
    Há quem meta sal para cima.
    •  
      nunos7
    • 23 março 2018 editado

     # 3

    Colocado por: bel_miro...tirar raizes mesmo!


    Caso fique alguma coisa, quando começarem a "rebentar" pode colocar produto próprio para as matar (dependendo do produto, pode necessitar de curso de aplicador de produtos fito-farmacêuticos) .
  3.  # 4

    Colocado por: nunos7

    Caso fique alguma coisa, quando começarem a "rebentar" pode colocar produto próprio para as matar (dependendo do produto, pode necessitar de curso de aplicador de produtos fito-farmacêuticos) .



    Vinagre, sal e detergente da loiça.......nao é preciso curso e é mais barato que os quimicos!
  4.  # 5

    O sal não é prejudicial para a terra?
    Existem produtos "biológicos".
    Concordam com este comentário: JoaoARicardo
  5.  # 6

    e atenção aos químicos que não devem ser usados em cursos de água/linhas de água etc... os nossos rios já têm problemas que chegue.
    Concordam com este comentário: nunos7
  6.  # 7

    convém nao acabares totalmente com as canas, às vezes dá jeito ter perto umas!

    Porque não optas por controlar o espaço onde elas estão?
    Tens que olhar para aquilo como um qualquer arbustro do jardim... ir cortando nos sitios onde nao as queres a crescer... e para as matar tambem é fácil

    eu limpei aqui uma recta de 20-30 metros, de canas, que eram usadas para dividir os terrenos... levou algum tempo mas elas desapareceram
  7.  # 8

    No meu caso cortei tudo, guardei algumas para utilizar nos tomates, feijão,etc. e o resto queimei...
    Ontem passei pelo terreno e já lá estão nascidas com uns 10-15cm de altura!
    Concordam com este comentário: master_chief
      sdm,IMG-20180205-WA0002.jpg
      sdm,IMG-20180205-WA0001.jpg
      WP_20180213_08_48_48_Pro.jpg
  8.  # 9

    quando lavrar naquele local.. tente retirar as raizes com um gadanho... pro ano tem menos.. sucessivamente até elas desaparecerem.
    Concordam com este comentário: nunos7
    •  
      nunos7
    • 23 março 2018 editado

     # 10

    Neste momento estou à espera q o tempo melhor, pois o mais seguro neste momento é se for lá lavrar fique lá com o tractor...
    Tenho uma pequena vala q corre pelo lado norte e poente...
  9.  # 11

    Tenho uma vala ao longo do meu terreno (de um lado), com uns 100m. Como é obvio crescem la canas enormes. E já estao uns 6m para dentro do terreno.
    Ora eu queria que elas ficassem apenas na encosta da vala (uns 2 m de altura e uns 1,5m de largura), e já cá em cima do meu terreno queria limpar tudo. Eu limpo todos os anos, mas como é obvio voltam a crescer num instante. Não queria usar produtos quimicos porque quero plantar tambem arbustos nessa zona. Então lembrei-me, se abrir uma vala, paralela á outra, limpar bem raizes que ficam para ca da vala nova, e entao plantar arbustos do meu lado. Ficando assim esta nova vala entre os arbustos e as canas. Isto é viavel?
  10.  # 12

    ser viavel até pode ser ... mas será que se nao segurares a vala, nao vai cair tudo?
    E claro... convem ires limpando as canas, pois dai a uns anos elas vao tomar conta dessa nova vala

    Mas sim... por aqui costuma-se usar as canas como delimitaçao de terrenos... embora seja "engraçado" se nao existir controlo elas espalham-se em demasia.

    Um possivel solução que fiz numa vez foi ir colocando sal ao longo do sitio onde nao queria mais canas... até ver resultou, mas... nao sei se é benefico para o terreno
  11.  # 13

    Tambem pensei no sal, mas depois ao plantar os arbustos, tenho receio que mesmo que coloque o sal a 1m, eles sejm afetados.
    Em relação a vala que iria abrir, seria com meio metro talvez. As raizes das canas podem crescer a mais profundidade do que meio metro?
  12.  # 14

    Olá,
    Alguem quer partilhar outras ideias? :)
  13.  # 15

    Então ninguém quer partilhar a melhor maneira de controlar canas, sem ser andar a cortar de 3 em 3 meses.

    Se plantar arbustos e controlar as canas enquanto os arbustos crescem, quando eles forem crescidos não vão deixar as canas crescerem?
    • emad
    • 27 julho 2018 editado

     # 16

    Caboche só resolve quando arrancar tudo pela raiz
  14.  # 17

    penso que nao.. so arrancar os raizeiros
  15.  # 18

    Mas isso não me é possível fazer.
    A separar o meu terreno do meu vizinho tenho uma vala de água.
    Mesmo que arrancasse do meu lado, elas acabariam por crescer porque não posso arrancar as do vizinho.

    O objectivo era deixar crescer no rebordo da vala, que assim até tapa as vistas e cria uma “vedacao”, e controlar cá em cima, sem deixar crescer cá em cima.

    Penso que abrindo uma nova vala e criando uma barreira de cimento conseguiria estancar o crescimento. Mas esta solução tem um custo altíssimo, porque ainda são uns 120m.

    Então nesse caso, penso que tenho mesmo de ir cortando de tempo a tempo.
  16.  # 19

    Colocado por: cabocheA separar o meu terreno do meu vizinho tenho uma vala de água.
    teria de ser um esforço em conjunto.

    isso que vc quer não sendo totalmente impossível seria muito perto disso. cria uma barreira física, mas como faz com as sementes que caiem? é que depois fica com um muro enterrado entre as canas o que piora a situação. se o terreno for agricola é arrancar os raizeiros de quando em quando para diminuir a quantidade. é o que faço com as urtigas na horta.. não consigo erradicar (nem quero pois fazem uma excelente sopa) mas sempre que viro a terra arranco as raizes .. cada vez tenho menos mas nunca desaparecem, ficam limitadas a crescerem junto á extremidade da horta.
  17.  # 20

    Pois, sendo assim não é possível. Pensei que as canas se multiplicavam através de risomas. Não sabia que largavam sementes.

    Então se não há solução, solucionado está! :)

    Obrigado pela ajuda.
 
0.0211 seg. NEW