Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos.

    Sou novo neste forum e já perdi muitas horas a ler montes de tópicos...

    Vou adquirir uma moradia de dois pisos e a mesma tem o revestimento exterior todo em capoto.
    A frente da casa onde está a porta de entrada, tem uma parede que gostaria de revestir a pedra de xisto em tons escuros. Será que posso simplesmente usar um cimento cola ou uma cola própria e colar as pedras de xisto directamente sobre o capoto? É necessário algum tipo de cuidados, É necessário o uso de acessórios de fixação tipo parafusos ou assim...?

    Sou um leigo no que toca a capoto e do pouco que sei aprendi aqui...
    Já li vários tópicos sobre este tema, mas nao cheguei a conclusão nenuma.

    É possivel ou vai dar cabo do sistema ETICS?

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
      Xisto-Alentejano-irregular-1-2cm-de-espessura-15.jpg
  2.  # 2

    terás de perguntar que cola usar.. mas se for junta seca não vejo porque não.
  3.  # 3

    Da minha opinião prática
    1. se quer colar chapas ao capoto, como se fosse um azulejo, não o deve fazer.
    2. se que fazer uma parede em pedra emparelhada por camadas, sim é possível fazer. Como o deve fazer, depende do quanto quer gastar e do quanto "cag@o" você for.
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemosterás de perguntar que cola usar.. mas se for junta seca não vejo porque não.


    Junta seca? nao sei o que quiz dizer com isso. Como disse não percebo quase nada de capoto e revestimentos...
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo18072022AO revestimento final em sistemas Etics configura depois da colagem das placas de isolamento, utilizar (ou não fixação) mecânica, seguida de um barramento armado e finalmente o revestimento final (antecedido de um primário). O barramento armado terá à volta de 4mm e o revestimento final, tipicamente 1,5mm.

    Facilmente compreenderá que a colagem de qualquer "coisa" por cima do sistema Etics, irá ser sustentada (melhor ou pior) pela estabilidade que os materiais e procedimentos utilizados permitirem. Se tiver a infelicidade de os materiais que revestem as placas de isolamento perderem a aderência, terá um problema de caírem algumas peças que em paredes muito altas pode ser perigoso!

    Dito isto e por outro lado é importante referir que não existe NENHUM sistema Etics com conformidade pela ETAG04 que permita a utilização de quaisquer revestimentos que não aqueles constantes no documento de homologação da marca/sistema. Tipicamente os revestimento são em pasta que estarão longe do peso que estamos a falar neste post.

    Querendo mesmo muito revestir a dita parede com xisto e se não for muito alta, arrisque!
    Querendo mesmo muito revestir a dita parede com xisto e se for alta, existindo assim o risco de alguma peça cair em cima de alguém, realizaria uma fixação mecânica por cima do que tem e só depois realizar a colagem das peças de xisto.

    Impermeabilize o xisto de forma a diminuir a absorção de água...molhado pesa mais :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Aquarium


    Será que o risco de fazer mer.. é muito elevado? Caso tivesse o azar de as placas cairem, o sistema ETICS era reparavel? É melhor desistir ja da ideia?!
  6.  # 6

    A ideia era colocar a parede da porta principal em xisto e a mesma parede da parte de cima.
    O risco é muito elevado? Acham que nem vale a pena arriscar?

    O construtor vai colocar o acabamento final em branco. (foi o acordado). Perguntei-lhe se podia um dia mais tarde revestir a xisto e ele disse que sim, mas fiquei na duvida...

    Aqui ficam umas fotos da moradia:
      IMG_1998.JPG
      IMG_2001.JPG
  7.  # 7

    Em vez de colar pedra, faz alvenaria com pedra de xisto
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO, Skinkx, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aquarium
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaEm vez de colar pedra, faz alvenaria com pedra de xisto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Aquarium


    E para isso teria que fazer a parede de xisto com que largura aproximadamente? Isso ia estragar a estética à casa na parte de cima, não?
  9.  # 9

    Não, felizmente o pano de parede que pretende revestir é compatível com um pano de parede em alvenaria de xisto.
    15 a 20 cm de espessura.

    Além disso o pano a construir, como está protegido pela varanda será pouco ou nada propício a infiltrações.
    Passe no meu tópico, tem lá, pano de parede em xisto a revestir parede em capoto.

    Pois realmente no piso de cima ficava se calhar, bem xisto, mas aí as patologias futuras podem ser algumas. Pode tentar pintar a uma cor parecida com o xisto ou então não faz nada.
  10.  # 10

    Colocado por: callinasNão, felizmente o pano de parede que pretende revestir é compatível com um pano de parede em alvenaria de xisto.
    15 a 20 cm de espessura.

    Além disso o pano a construir, como está protegido pela varanda será pouco ou nada propício a infiltrações.
    Passe no meu tópico, tem lá, pano de parede em xisto a revestir parede em capoto.

    Pois realmente no piso de cima ficava se calhar, bem xisto, mas aí as patologias futuras podem ser algumas. Pode tentar pintar a uma cor parecida com o xisto ou então não faz nada.


    Gostava de ver tanto a parte de cima como a de baixo ambas com xisto. Só a de baixo já nao sei se me agrada... Acho que para isso prefiro nem meter nem em cima nem em baixo...
    Concordam com este comentário: trap3d
  11.  # 11

    Esse barramento do capoto mete medo.

    Se quer fazer em cima então:
    aplica tela líquida impermeabilizante na parede.
    Faz o pano de parede em xisto.
    Coloca rufo em zinco ou chapa a tapar a parte de cima do pano de parede e cobertura.
    Nao esquecer um grampos de onde em onde com uma verga de 6 na horizontal.
  12.  # 12

    Colocado por: callinasEsse barramento do capoto mete medo.

    Se quer fazer em cima então:
    aplica tela líquida impermeabilizante na parede.
    Faz o pano de parede em xisto.
    Coloca rufo em zinco ou chapa a tapar a parte de cima do pano de parede e cobertura.
    Nao esquecer um grampos de onde em onde com uma verga de 6 na horizontal.


    O barramento do capoto mete medo porque? Acha que está mal feito? Choveu muito aqui na zona (Castelo Branco) dai ficar com este aspecto. Ainda falta o acabamento...

    Não percebi a ultima frase:
    Nao esquecer um grampos de onde em onde com uma verga de 6 na horizontal.
  13.  # 13

    Colocado por: AquariumSerá que posso simplesmente usar um cimento cola ou uma cola própria e colar as pedras de xisto directamente sobre o capoto? É necessário algum tipo de cuidados, É necessário o uso de acessórios de fixação tipo parafusos ou assim...?

    Olá Aquarium,
    Já passei por isso! Tudo é fácil quando pensado desde do início.
    Não conhecendo o sistema ETIC,s eu faria o seguinte:
    1 - Novas fixações mecânicas de forma a garantir a aderência a alvenaria;
    2- Novo barramento armado (x 2 se necessário) (ver ficha técnica em anexo)
    3 - Colagem de pedra natural com weber.col XXL (ver ficha técnica em anexo). A pedra de xisto requer uma cola de elevada aderência e elevada deformabilidade.

    Nota 1:
    Imagine neste momento que só tem EPS/esferovite na parede e complete o esquema de ETICS que segue em anexo;

    Nota 2:
    Peça um parecer técnico em obra antes de decidir algo, pois o suporte existente pode ser suficiente para receber a pedra natural. Cuidado com a cola que escolhe para colar xisto, pois é uma pedra diferente com grandes exigências (aconselho weber.col XXL ou equivalente).
  14.  # 14

    Colocado por: PicaretaEm vez de colar pedra, faz alvenaria com pedra de xisto
    Concordam com este comentário:Sérgio KYO,Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Aquarium


    O xisto já é uma pedra difícil de colar... em cima dum suporte difícil...

    Faz uma parede adicional em xisto, por fora do ETICS, com ancoragem pontual. Problema resolvido.

    Não cole o xisto em cima do capoto, isso vai dar barraca, pode demorar tempo, mas vai acontecer. Até em colagens ditas correntes aquilo é um problema...
  15.  # 15

    Colocado por: Anonimo16062021Mais
    https://www.rathscheck.de/info/269/Service/Fachbeitraege/Archiv/Pressemitteilungen-_Jahr-2015_/Schiefer-auf-WDVS.html

    https://forumdacasa.com/discussion/21729/isolamentos/?Focus=764511#Comment_764511


    Eu não o fazia, já me bastam os revestimentos a xisto que estão todos babados por não serem aplicados com colas adequadas, e isto em caso de suportes correntes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  16.  # 16

    Desculpem o desterranso já existe outras soluções para este tema?
  17.  # 17

    Tenho andado à procura e falam de cerâmico, de painéis em pu, em painéis pré montados com pedra natural, um infindável número de soluções.

    Irei ter capoto na minha moradia e gostaria de ter uma ajuda para encontrar uma solução equilibrada
  18.  # 18

    Já pondero em último caso aplicar apenas o revestimento dos ETIC numa cor em vez de branco e esquecer a aplicação de outro tipo de revestimento
  19.  # 19

    Eu como DO sou um bocado nabo. Pedi que existe em âmbito de projeto algumas paredes revestidas a pedra.
    Após projeto aprovado questionei equipa técnica qual seria o melhor material. A resposta foi 'o empreiteiro é que sabe'
    O empreiteiro pergunta-me o que é que eu quero por e eu não sei pois o empreiteiro diz que existem milhentas soluções.
  20.  # 20

    Como os alumínios vão ser ionizados, procuro algo num tom castanho claro /beje.
 
0.0233 seg. NEW