Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Estou em fase de projecto de especialidades para a minha casa e perguntaram-me se eu queria ou não um sistema de domótica. Eu sempre fui interessado em tecnologia e automação da casa, pelo que sempre pensei em instalar um sistema destes. No entanto, um amigo meu referiu-me que actualmente os sistemas de controlo por voz tipo alexa ou google home realizam as funções todas dos sistemas "clássicos" de domótica e que poderia ter todas essas funcionalidades num sistema sem fios, que ficaria até mais barato. O que eu teria que fazer era quando comprasse luzes, aquecimento, etc, ter sempre em atenção que fossem sistemas com wireless e compatíveis com os assistentes virtuais.
    Alguém tem experiência neste assunto que me possa dizer se existem realmente diferenças grandes entre os dois, e se vale mesmo a pena instalar um sistema de domótica por cabo?
    obrigado
  2.  # 2

    Peça orçamento para domotica para ficar com uma ideia mesmo que não avance para esse sistema já fica com uma ideia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: solumusic
  3.  # 3

    para orçamento tenho uma estimativa entre 15000e e 20000e (ainda não pedi orçamento descritivo)
  4.  # 4

    Eu adoro o conceito da domotica. Mas 15k-20k é um exagero, para o que fazem.
    É somente a minha opinião, claro.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f, eu
  5.  # 5

    E o sistema Alexa? Quanto fica?
  6.  # 6

    Não faça isso, passe cabo independentement do sistema de domótica que escolha, garanta que quem lhe vende a solução de domotica também consegue integrar alexa ou google assistant.
    Fica com o melhor de 2 mundos.
    10k em domotica já é mais do que suficiente para controlar o que realmente interessa, luz, estores, algumas tomadas, portoes, sensores fumo, AC ou qualquer outro sistema de aquecimento, eletrovalvula corte de agua, estacao meteorologica, e mais 1 ou 2, mais do que isso, pessoalmente deixa de fazer sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiZedaMotinha
  7.  # 7

    Eu vou comprar casa e vou instalar o Xiaomi Home :) Vai incluir alarmes e detetores de portas e janelas abertas, luzes automáticas, luzes de presença, etc. O sistema não é controlado por voz, mas tem certos dispositivos que dá para interagir entre si, por exemplo, quando a porta da entrada abrir e forem as 19h-8h, acende a luz do corredor durante X minutos ou até não detectar movimento no corredor durante X segundos, etc.

    Os dispositivos em si não são caros (depende do que considera caro). Um exemplo básico aqui: https://www.youtube.com/watch?v=th6dYA8zoQQ (em português)
    Concordam com este comentário: MFreitas
  8.  # 8

    Colocado por: AnaC21Eu vou comprar casa e vou instalar o Xiaomi Home :) Vai incluir alarmes e detetores de portas e janelas abertas, luzes automáticas, luzes de presença, etc. O sistema não é controlado por voz, mas tem certos dispositivos que dá para interagir entre si, por exemplo, quando a porta da entrada abrir e forem as 19h-8h, acende a luz do corredor durante X minutos ou até não detectar movimento no corredor durante X segundos, etc.

    Os dispositivos em si não são caros (depende do que considera caro). Um exemplo básico aqui:https://www.youtube.com/watch?v=th6dYA8zoQQ(em português)
    é quanto fica esse kitt?
  9.  # 9

    Colocado por: PedroGomesé quanto fica esse kitt?


    O kit base mais barato custa perto de 70€, tem o gateway (que liga o router e onde ligam todos os dispositivos por wifi), esse gateway também pode servir como campainha, alarme, rádio e luz de presença, inclui um sensor de porta/janela e um switch . Um kit base mais completo (com ainda mais: sensor de temperatura, sensor de movimento e tomada inteligente) já fica perto dos 100€, as vezes arranjam-se promos a 80€.
    Depois, é possivel comprar todos os dispositivos individualmente: Um sensor porta/janela fica por 8€, uma tomada inteligente cerca de 10€, as lampadas (que são LED samsung) ficam perto de 15€. Uma camera arranja-se com boa qualidade perto dos 50€. As tiras com luzes LED ficam à volta de 20€
    os dispositivos de controlo: tem botões, cubos, entre outros (cada um com várias programações), como pode ver no vídeo perto de 15€ a 20€.

    Depois há muito mais coisas que se podem ligar, tipo os aspiradores Xiaomi, cookers, etc...etc. tudo configurado numa app do telemóvel

    Sinceramente, acho que investindo 300€ já se consegue um sistema de segurança, luzes inteligentes e mais algumas 'brincadeiras' básicas. A marca também está quase quase a vir para Portugal, por isso passa a haver assistência em Portugal em vez de precisar de mandar equipamentos para Espanha como até agora.

    Há imensos videos no youtube que levam isto a novas fronteiras, tipo controle de estores. Também há fechaduras de portas que podem ligar a isto, por exemplo. É um mundo... para todas as carteiras.
  10.  # 10

    http://www.aminhacasadigital.com/2017/09/mega-projeto-vou-construir-uma-casa.html aqui é capaz de demonstrar mais possibilidades da Xiaomi Home
  11.  # 11

    Colocado por: PedroGomesE o sistema Alexa? Quanto fica?


    pelo que vi de alto de preços, com cerca de 2000e já dá para comprar controladores para quase tudo que julgo ser necessario!

    Colocado por: Diogo999Não faça isso, passe cabo independentement do sistema de domótica que escolha, garanta que quem lhe vende a solução de domotica também consegue integrar alexa ou google assistant.
    Fica com o melhor de 2 mundos.
    10k em domotica já é mais do que suficiente para controlar o que realmente interessa, luz, estores, algumas tomadas, portoes, sensores fumo, AC ou qualquer outro sistema de aquecimento, eletrovalvula corte de agua, estacao meteorologica, e mais 1 ou 2, mais do que isso, pessoalmente deixa de fazer sentido.


    Colocado por: Diogo999Não faça isso, passe cabo independentement do sistema de domótica que escolha, garanta que quem lhe vende a solução de domotica também consegue integrar alexa ou google assistant.
    Fica com o melhor de 2 mundos.
    10k em domotica já é mais do que suficiente para controlar o que realmente interessa, luz, estores, algumas tomadas, portoes, sensores fumo, AC ou qualquer outro sistema de aquecimento, eletrovalvula corte de agua, estacao meteorologica, e mais 1 ou 2, mais do que isso, pessoalmente deixa de fazer sentido.


    sim, mas a questão é saber se não vai ser redundante ter cabo de domótica! ou seja, para que ter cabos pelas paredes, se as lampadas, aquecimento, fecho de porta etc já comunicam com o router por wireless?

    Colocado por: AnaC21

    O kit base mais barato custa perto de 70€, tem o gateway (que liga o router e onde ligam todos os dispositivos por wifi), esse gateway também pode servir como campainha, alarme, rádio e luz de presença, inclui um sensor de porta/janela e um switch . Um kit base mais completo (com ainda mais: sensor de temperatura, sensor de movimento e tomada inteligente) já fica perto dos 100€, as vezes arranjam-se promos a 80€.
    Depois, é possivel comprar todos os dispositivos individualmente: Um sensor porta/janela fica por 8€, uma tomada inteligente cerca de 10€, as lampadas (que são LED samsung) ficam perto de 15€. Uma camera arranja-se com boa qualidade perto dos 50€. As tiras com luzes LED ficam à volta de 20€
    os dispositivos de controlo: tem botões, cubos, entre outros (cada um com várias programações), como pode ver no vídeo perto de 15€ a 20€.

    Depois há muito mais coisas que se podem ligar, tipo os aspiradores Xiaomi, cookers, etc...etc. tudo configurado numa app do telemóvel

    Sinceramente, acho que investindo 300€ já se consegue um sistema de segurança, luzes inteligentes e mais algumas 'brincadeiras' básicas. A marca também está quase quase a vir para Portugal, por isso passa a haver assistência em Portugal em vez de precisar de mandar equipamentos para Espanha como até agora.

    Há imensos videos no youtube que levam isto a novas fronteiras, tipo controle de estores. Também há fechaduras de portas que podem ligar a isto, por exemplo. É um mundo... para todas as carteiras.


    Colocado por: AnaC21

    O kit base mais barato custa perto de 70€, tem o gateway (que liga o router e onde ligam todos os dispositivos por wifi), esse gateway também pode servir como campainha, alarme, rádio e luz de presença, inclui um sensor de porta/janela e um switch . Um kit base mais completo (com ainda mais: sensor de temperatura, sensor de movimento e tomada inteligente) já fica perto dos 100€, as vezes arranjam-se promos a 80€.
    Depois, é possivel comprar todos os dispositivos individualmente: Um sensor porta/janela fica por 8€, uma tomada inteligente cerca de 10€, as lampadas (que são LED samsung) ficam perto de 15€. Uma camera arranja-se com boa qualidade perto dos 50€. As tiras com luzes LED ficam à volta de 20€
    os dispositivos de controlo: tem botões, cubos, entre outros (cada um com várias programações), como pode ver no vídeo perto de 15€ a 20€.

    Depois há muito mais coisas que se podem ligar, tipo os aspiradores Xiaomi, cookers, etc...etc. tudo configurado numa app do telemóvel

    Sinceramente, acho que investindo 300€ já se consegue um sistema de segurança, luzes inteligentes e mais algumas 'brincadeiras' básicas. A marca também está quase quase a vir para Portugal, por isso passa a haver assistência em Portugal em vez de precisar de mandar equipamentos para Espanha como até agora.

    Há imensos videos no youtube que levam isto a novas fronteiras, tipo controle de estores. Também há fechaduras de portas que podem ligar a isto, por exemplo. É um mundo... para todas as carteiras.


    não conhecia o sistema da xiaomi - mas para comparação serve exactamente para a discussão que pretendo lançar: com um sistema destes, ainda preciso de domótica? ou quais as funções da domótica que não tenho com um sistema destes?
  12.  # 12

    Não é redundante e tem objetivos distintos do controlo por uma app. Para lhe explicar teria de escrever muito mesmo.

    Faça o seguinte, fale com 3 ou 4 empresas de domotica e exponha a sua questao cabo vs wifi ou semelhante numa construcao de raiz. Para eles sera indiferente visto que tanto instalam por cabo ou sem cabo, mas obtenha a opiniao deles e os porquês que cada empresa lhe dá.

    Vai ficar melhor informado desta forma, pode tambem ler por essa internet fora as opinioes, mas atencao, construcao de raiz.
  13.  # 13

    O wifi é muito giro e prático mas não é seguro.
    Para controlar luzes e estores e afins, tudo bem, para dispositivos de segurança tenham atenção ao nível de segurança que desejam.
  14.  # 14

    Colocado por: ratodecasaO wifi é muito giro e prático mas não é seguro.


    Porquê? O wifi é tão seguro como o configurar, idem para os routers e tudo o que lá tiver exposto. Se não sabe o mínimo sobre este tipo de configurações, realmente não aconselho o do-it-yourself.



    Colocado por: ratodecasaPara controlar luzes e estores e afins, tudo bem, para dispositivos de segurança tenham atenção ao nível de segurança que desejam.


    Os dispositivos de segurança se forem bem configurados, em adição à segurança do router, não tem problemas. Já tive cameras de segurança ligadas e só eu é que tinha acesso a elas, de qualquer parte. Para mim faz mais sentido do que ter um serviço de segurança de uma empresa onde não controlo absolutamente nada das configurações ou de quem tem acesso ao que se passa em minha casa.
    Mas para referência, segurança informática é a minha área de trabalho. Percebo as preocupações e reitero: Se não sabe configurar ou deixa para quem sabe ou prefiram um serviço profissional. Arriscam-se é a não ter controlo nenhum sobre aquilo e a ter que 'confiar' no que as empresas fazem.
  15.  # 15

    Segurança informática é a minha área de trabalho

    Ótimo, então sabe do que falo.
    • LI077
    • 27 março 2018 editado

     # 16

    Viva,

    passei pelas mesmas indecisões e inicialmente estava muito inclinado para o sistema da Xiaomi que é bom mas tem algumas limitações. entretanto optei pelo Samsung Smartthings que permite integrar uma quantidade enorme de dispositivos, inclusive os da Xiaomi tem também integração com o google home e/ou Amazon Alexa.

    No meu caso em concreto, controlo por voz ou através da app:

    Persianas
    Sistema de som da Sonos
    Iluminação (Tradfri da Ikea que é a mais acessível mas também funciona com Hue da Philips)
    Iluminação automática em função da luminosidade ou movimentos
    Fichas eléctricas e controlo de consumos
    Ar condicionado (LG)
    Sensores de fumo e CO2
    Sensores de abertura de janelas/ portas
    Robot Aspirador Xiaomi
    Monitorização da temperatura e humidade nas divisões da casa

    Dá para personalizar e existem plataformas que permitem controlar de uma forma muito intuitiva, segue o meu dasboard em anexo. testei tanto o google home como a Alexa. A minha escolha recaiu na Alexa que é mais intuitiva em termos de linguagem e faz uma ponte melhor com os meus dispositivos.

    Tudo isto sem passar cabos. Tenho apenas o smartthings ligado ao router, o resto funciona sem fios. Apesar de parecer pouco útil. Permite-me de uma forma simples controlar a casa e a qualquer momento ter acesso aos dados da mesma. Por vezes saímos a pressa de casa...esquecemos nos de desligar o ar condicionado numa das divisões, luzes ficaram ligadas etc...

    Uma vez que em termos de segurança um alarme apenas ligado ao wifi, não é suficientemente seguro, comprei um alarme que funciona com Wifi e também com cartão GSM de backup. Também sem fios (custo 100€ já com sensores)

    Adicionei ainda uma camara de segurança que se ativa com movimentos e faz gravação na cloud sempre que existam movimentos dentro da casa. (custo 30€) Por questões de segurança e privacidade apenas ligo esta camara quando em ausento vários dias de casa.


    Muito por alto, excluindo o sistema de som e o ar condicionado não ultrapassei os 500€ e a instalação satisfaz me imenso. A qualquer momento posso expandi-la e adicionar novos componentes. Não demorei mais de 2 horas a configurar e instalar todos os dispositivos.
    Concordam com este comentário: drawback, rolandmaniac
    Estas pessoas agradeceram este comentário: solumusic, mandrongo, ouija, drawback, susto, rolandmaniac
      dashboard.png
  16.  # 17

    Colocado por: JoelMNão faz confusão ter um sistema em casa (alexa, googlo home, etc) que estão 24h/24h a recolher dados sobre a casa além de todo o áudio e que pertencem a empresas privadas que vendem a informação dos seus utilizadores a quem der mais? o controlar a casa pela aplicação ainda vai que não vai, agora ter um sistema que "escuta" permanentemente todas as conversas da casa... a mim faz-me muito confusão. (já me chega saber que tenho o telm com app a recolher esse tipo de informação)
    Concordam com este comentário:LI077


    Concordo, mas trata-se do preço a pagar. Qualquer telemóvel também, neste momento, está continuamente a recolher dados e em alguns casos audio sem nos nos apercebermos é muito fácil ser hackeado. Para já, procuro não ser paranóico caso contrario teria que desligar todos os equipamentos electrónicos em casa. Mas compreendo o seu ponto de vista.

    Em casa é pacifico. Preocupo-me mais com a camara de vigilancia, por isso apenas a ligo a corrente e ativo quando estamos ausentes varios dias de casa. (ferias por exemplo)
    Concordam com este comentário: nunos7
  17.  # 18

    Colocado por: JoelM

    O ser hackeado implica alguém ter o especifico interesse e trabalho de entrar no sistema, agora sistema como alexa e afins basicamente estamos a dar acesso a tudo o que se passa na nossa casa de "mão beijada"... A domotica e o ter acesso às configurações de uma casa parece-me bastante interessante, sistemas como Alexa e afins, já nao tanto!


    O proprio sistema da Xiaomi coneta-se a servidores chineses, o smartthings a servidores americanos....se formos por aí. .. só mesmo com um sistema de domotica por fios sem ligação a rede o que impedir qualquer ligação externa ou ligação através de dispositivos sem fios. Perverte completamente o principio da domotica.
    Tal como disse anteriormente compreendo o ponto de vista do JoelM. Existe sempre um trade off.
  18.  # 19

    Colocado por: LI077O proprio sistema da Xiaomi coneta-se a servidores chineses, o smartthings a servidores americanos..


    A não ser quando essa comunicação é necessária, para efeitos de update de firmware, não me parece que haja qualquer motivo para permitir essas ligações. É analisar o trafego online e bloquear essas ligações na firewall.
  19.  # 20

    Colocado por: solumusicAlguém tem experiência neste assunto que me possa dizer se existem realmente diferenças grandes entre os dois, e se vale mesmo a pena instalar um sistema de domótica por cabo?


    Eu continuo sempre a bater na mesma tecla: domótica é COM FIOS! Além disso, aqui na europa, só há um sistema de domótica: KNX. Quem lhe disser o contrário ou desconhece o KNX ou está a tentar aldrabá-lo com outro sistema qualquer.
    Há muita coisa sem fios, sim... mas essas são para brincar às casinhas.


    Colocado por: solumusicNo entanto, um amigo meu referiu-me que actualmente os sistemas de controlo por voz tipo alexa ou google home realizam as funções todas dos sistemas "clássicos" de domótica e que poderia ter todas essas funcionalidades num sistema sem fios, que ficaria até mais barato.


    Mas quer domótica ou brincar às casinhas?
    O Alexa (ou similares) são apenas interfaces para o sistema de domótica. Não é o Alexa que vai ao interruptor ligar a luz nem ao termostato alterar a temperatura.

    Colocado por: AnaC21Eu vou comprar casa e vou instalar o Xiaomi Home :)


    Está no seu direito. Mas quando se arrepender, pelo menos vai poder dizer "O raio do mikemelga é que tinha razão".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: solumusic
 
0.0283 seg. NEW