Iniciar sessão ou registar-se
    • AXN
    • 12 abril 2018

     # 101

    Srº Tiago, normalmente não comento projectos, mas este, é dos piores que já vi aqui no fórum!

    O srº e a sua esposa imaginam viver nesta casa?

    Mal por mal este até é um bocadinho melhor: https://www.ideas4project.com/projetos/detalhes.aspx?id=742&title=moradia-3q-polaris&idioma=pt
    Concordam com este comentário: nunorocha
  1.  # 102

    Bom dia,

    Tiago,

    Nao percebo muito de casas nem de projectos nem de coisas afins, mas uma coisa eu sei, a casa é para si. Daí que o meu conselho para si é que faça um projeto ( e uma casa) que voce goste e de acordo com o que voce gosta e , acima de tudo, de acordo com aquilo que deseja retirar da casa...

    Quero com isto dizer que nao adianta de nada fazer um projeto de 500 k quando o seu plano para a casa é la dormir (hiperbolizando claro esta)... se o seu proejto de vida é viajar sempre que tem uns dias disponíveis, passar fds fora sempre que possível, vai gastar entao uma fortuna na casa porque??? durante o Inverno entra na casa de noite e sai de casa com noite ..... daí que só voce sabe o que deseja para a casa porque so voce sabe o que deseja retirar da casa...

    Quanto ao projeto ser bom ou mau é uma decisão sua com base no que deseja da casa e com base do que procura da casa... pense naquilo que quer , naquilo que gosta, e nos atos simples que voce faz no seu dia-a-dia, e daí veja se a casa se adequa ou nao áquilo que voce é...

    Vou as compras? deixo o carro onde? tenho miudos? carrego os miudos para e do carro? quando chove vou andar á chuva para ir para o carro? meto as cadeiras dos miudos? as compras ficam onde na casa? qual o meu aquecimento? é a lenha? a lenha fica onde? a lenha é pesado, nao quero carregar lenha... a lenha suja, nao quero...

    No meu caso especifico, adoro sentir o sol da manha de Inverno num dia de geada a entrar pelo quarto dentro. Dai ter exigido que os quartos fossem voltados a sudeste (o terreno também assim o permitia) com paredes de vidro de 3.5 metros...

    Sente-se com a sua esposa e veja se o seu projeto se adequa áquilo que VOCE é...e áquilo que voce espera ser... o resto que se lixe....

    Sabe o que eu acho dos arquitetos? é que desejam fazer a casa dos sonhos deles com o dinheiro dos clientes...

    A casa é para si... nunca se esqueça disso...

    Abraço
    Concordam com este comentário: ricat, i.seabra
  2.  # 103

    Colocado por: ASM25é que desejam fazer a casa dos sonhos deles com o dinheiro dos clientes...

    Não deve ter tido a oportunidade de ler alguns comentários em que alguns/muitos donos de obra afirmaram que se não fosse o arquitecto nunca teriam tomado aquela opção e que realmente foi uma excelente ideia.
    Nestes casos, generalizar é sempre muito mau. Como em todas as profissões na vida, existem bons e maus.
    Concordam com este comentário: nunorocha
  3.  # 104

    Colocado por: ASM25uanto ao projeto ser bom ou mau é uma decisão sua com base no que deseja da casa e com base do que procura da casa... pense naquilo que quer , naquilo que gosta, e nos atos simples que voce faz no seu dia-a-dia, e daí veja se a casa se adequa ou nao áquilo que voce é...

    Vou as compras? deixo o carro onde? tenho miudos? carrego os miudos para e do carro? quando chove vou andar á chuva para ir para o carro? meto as cadeiras dos miudos? as compras ficam onde na casa? qual o meu aquecimento? é a lenha? a lenha fica onde? a lenha é pesado, nao quero carregar lenha... a lenha suja, nao quero...

    No meu caso especifico, adoro sentir o sol da manha de Inverno num dia de geada a entrar pelo quarto dentro. Dai ter exigido que os quartos fossem voltados a sudeste (o terreno também assim o permitia) com paredes de vidro de 3.5 metros...

    Sente-se com a sua esposa e veja se o seu projeto se adequa áquilo queVOCEé...e áquilo que voce espera ser...


    Um BOM Arquitecto deve atender a todas estas questões... Alertar para as incoerências e minimizar algumas opções menos boas.

    Agora voltando a estas propostas, de qq ponto de vista... é um mau projecto e que no fundo não responde ao solicitado pelos donos de obra, pelo terreno, envolvente e orientação do local.. é um falhanço... è insistur numa situação que AGORA é facilmente resolvida = mudar de tecnico. Partir para outrem.
  4.  # 105

    Bem, peço desculpa só agora aqui voltar, mas trabalho, bebé de meses e resolver isto da casa tem sido impossível. Não me apercebi das últimas mensagens, já li mas não vou estar a responder porque além do tempo que já passou, o projecto mudou.

    Segui os conselhos que me deram parcialmente, não mudei de Eng., até porque ao contrário do que ainda agora li ele apresentou aquilo que pedimos, cometeu foi o erro de não nos alertar para problemas, mas quando falei com ele acho que ele inicialmente se sentiu um pouco de mãos e pés atados pelas nossas "exigências" e sentiu algum receio em alterar. Ele próprio referiu que o limitámos muito, queríamos L, não queríamos cozinha à frente, o closet só à última hora, etc. Não desculpa alguns erros básicos da planta mas também sei que o erro foi nosso.

    Então falei com ele e pedi-lhe para esquecer tudo o que tínhamos pedido (excepto claro as divisões que queríamos) e para nos fazer uma planta que ele achasse que ficava bem naquele terreno, ele fez e até gostámos do resultado, mandámos alterar alguns pormenores (que ele aí já alertou para algumas questões que podem resultar menos bem), mas pedimos para alterar na mesma porque para nós fica melhor e já temos o resultado praticamente final.

    Agora só estamos com uma coisa que nos está a impedir de mandar avançar com o resto do projecto. os 2 quartos secundários (principalmente o que está do lado esquerdo) estão pequenos, queria tentar aumentar os quartos sem mexer no tamanho da casa, até porque para o valor que queremos gastar ela já está um pouco grande.. Ou melhor, a casa não está, mas com os alpendres acaba por ficar. Alguma sugestão que queiram dar de como conseguir isso?

    O que já pensei, alargar um pouco mais a cozinha para sul (diminuindo o alpendre) e encurtar a cozinha andando a sala também para poente, poderia alargar os quartos mais. O problema é a porta e janela não permitirem mexer muito ali (e sim quero a porta e a janela ali uma ao lado da outra). É a única alternativa ou alguém se lembra de outra?

    NOTA: Sei que estão aí alguns pormenores já criticados (como a porta da casa de banho para fora), segundo ele é apenas por uma questão de acessibilidades e que como é óbvio isso é para ser feito ao contrário, se bem que me parece que se ela estivesse para dentro nesta planta não interferia, mas se facilita a aprovação do projecto não é isso que me incomoda...
  5.  # 106

    O quarto mais à esquerda, para ir á WC ou tomar banho tem de percorrer quase a casa toda, a mim não me parece fazer muito sentido. Para a área que referiu, acho que como já alguém disse podia fazer uma IS de 2/3 M2 e ter mais uma para a zona dos quartos.
  6.  # 107

    Para não falar que tem uma sala exageradamente grande. Quase 50m2?!

    Poderia reduzir facilmente para os 40m2 e dar lugar a mais uma WC como referi
  7.  # 108

    Acha os quartos pequenos? Para mim, são muito grandes. Mas lá está, isto depende da vivencia de cada um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  8.  # 109

    Mais um manto de retalhos....
    Porque não utiliza um arquitecto?!? De qq maneira terá de ser subscrito por um.
  9.  # 110

    Colocado por: pivotO quarto mais à esquerda, para ir á WC ou tomar banho tem de percorrer quase a casa toda, a mim não me parece fazer muito sentido. Para a área que referiu, acho que como já alguém disse podia fazer uma IS de 2/3 M2 e ter mais uma para a zona dos quartos.


    Não vejo necessidade de uma casa com 3 quartos ter 3 WC's, a não ser que tenha 2 pisos, fora isso acho desnecessário para o número de pessoas que prevemos que lá venham a morar..



    Colocado por: tnjpAcha os quartos pequenos? Para mim, são muito grandes. Mas lá está, isto depende da vivencia de cada um.


    O da esquerda parece grande, se fizer a medida em rectângulo vai ver que diminui muito, o que lhe dá mais área é aquele corredor de entrada. Tirando esse corredor fica com uns 13,5m2, acho muito pequeno sinceramente. 15mts, 15,5m2 acho o ideal..



    Colocado por: Pedro BarradasMais um manto de retalhos....
    Porque não utiliza um arquitecto?!? De qq maneira terá de ser subscrito por um.


    Mais uma vez comentários sem lógica para mim. Se andar à procura de um publicitário e ele lhe apresentar um projecto em que lhe pareça óptimo e eu chegar ao pé de si e lhe disser que aquilo está ridículo, se calhar para si fica na mesma e a pensar "este gajo não percebe nada, para mim isto está óptimo". Estes comentários eu penso que para mim que não percebo nada de arquitectura, está bom, se me apresentar factos do porquê parecer um monte de retalhos e se eu realmente até concordar consigo até posso ponderar mudar de arquitecto porque duas falhas já é demais, agora assim para mim o que me disse de pouco ou nada serve porque está um bom projecto.. Não leve a mal isto, não quero parecer mal agradecido, mas são comentários que para mim pouco me ajudam..


    Não está nenhuma casa de linhas modernas e com curvas e mais pormenores estéticos fenomenais, mas também não é isso que procuro..
    Concordam com este comentário: Diogo999, pokaontas
  10.  # 111

    Eu acho uma sala com/sala de jantar com 46m2 uma divisão muito grande.
    Se em detrimento disso, preferir perder outras áreas de igual utilidade e conforto.

    Veja que não disse que cada quarto teria a sua WC, disse que acrescentaria uma WC para servir a zona de descanso, modificava a WC de serviço para uma WC de 2/3m2, reduzia o tamanho da sala de estar/estar para dar pelo menos mais 1 WC.

    Acho que tem aí pontos ainda a melhorar. Mas está melhor :)

    Pela casa dos meus pais, existe uma WC que tem 4.5m2 e eu penso que já é grande o suficiente, e tem: sanita, bidé, lavatório e banheira. Não vejo o porquê das WCs de serviço terem mais que isso sinceramente.
  11.  # 112

    Colocado por: tiagooliveira20Então falei com ele e pedi-lhe para esquecer tudo o que tínhamos pedido (excepto claro as divisões que queríamos) e para nos fazer uma planta que ele achasse que ficava bem naquele terreno, ele fez e até gostámos do resultado


    por isso é que o pessoal diz que não vale a pena estarmos a fazer desenhos e deixa-los para quem sabe
  12.  # 113

    Não gostei muito de ver a lareira a encostar com o roupeiro do quarto e a sala de estar/jantar é enorme, de resto para uma leiga parece-me bem
  13.  # 114

    Colocado por: tiagooliveira20Não está nenhuma casa de linhas modernas e com curvas e mais pormenores estéticos fenomenais, mas também não é isso que procuro..

    Nem ninguém lhe disse que tinha de ser de linhas modernas, ou com curvas ou mais pormenores....

    Muito pelo contrário, tem é recantos a mais, continua mal resolvida... mas cada um sabe de si.
    ainda gostava de saber na cozinha porque razão tem uma janela e ao lado uma porta!!? porque não ficou com uma boa porta / janela de sacada igual à da sala!!?
    Aquela porta de entrada para o "salão". é o quê aquilo!?, que falta de dignidade. e no salão, já experimentou meter as areas funcionais ali?
    E a IS que serve os 3 quartos.. quase na outra ponta da casa, ainda por cima tem de atravessar o arco que dá para o salão!!? Essa IS poderia ter menos uns 4m2 e cumprir com as acessibilidades... Se calhar teria de ir para outra localização...
    A despensa e a Maquinas deveriam ter no minimo 2.10 de largura, mas não entendo porque tem uma zona de tratamento de roupa sem um acesso directo para o exterior...

    a suite poderia ficar onde está o quarto de 15.10m2... fora outros pormaiores.. como a circulação extensa, etc... Essa planta está mal resolvida.. Bem sei que estou a perder tempo consigo. Epá mas só não vê quem não quer ver... Por isso é que não tem mais feedback...

    Vou meter aqui a imagem dessa última versão da planta, para todos verem mais facilmente...
    Concordam com este comentário: antonylemos
      Capturar.JPG
  14.  # 115

    Já não há muito a dizer, se você está satisfeito...

    Num casarão desses, ter um wc com 9m2 que não cumpre com as acessibilidades parece-me caricato. Claro que em obra a porta é colocada ao contrário mas mesmo assim não é aceitável. Significa que, se houver um azar na família, uma pessoa de cadeira de rodas não pode usar essa wc. Se ainda existissem limitações de áreas, eu compreenderia, agora assim...

    A sala é enorme mas tente colocar os móveis nos sítios, como o Pedro recomendou. Eu tinha dificuldades... Não entendo a ligação entre a cozinha e sala, eu gosto do conceito open space, mas acho que nessa planta não funciona.
  15.  # 116

    Colocado por: pivotEu acho uma sala com/sala de jantar com 46m2 uma divisão muito grande.
    Se em detrimento disso, preferir perder outras áreas de igual utilidade e conforto.

    Veja que não disse que cada quarto teria a sua WC, disse que acrescentaria uma WC para servir a zona de descanso, modificava a WC de serviço para uma WC de 2/3m2, reduzia o tamanho da sala de estar/estar para dar pelo menos mais 1 WC.

    Acho que tem aí pontos ainda a melhorar. Mas está melhor :)

    Pela casa dos meus pais, existe uma WC que tem 4.5m2 e eu penso que já é grande o suficiente, e tem: sanita, bidé, lavatório e banheira. Não vejo o porquê das WCs de serviço terem mais que isso sinceramente.


    Sim, eu não disse um em cada quarto, disse que numa casa de 3 quartos onde se prevê que vivam 4 pessoas, não vejo necessidade de 3 wc's. Se calhar podia estar mais bem situado, é uma situação a estudar..

    Quanto ao tamanho da sala tenho que simular, não estou a ver bem o tamanho. Para mim não me parece, mas tenho dificuldade em ver tamanhos sem ser a simular por exemplo..



    Colocado por: primaveraNão gostei muito de ver a lareira a encostar com o roupeiro do quarto e a sala de estar/jantar é enorme, de resto para uma leiga parece-me bem


    O roupeiro não o quero ali, vou pedir para mudar para outra parede e aí já encosta no quarto..



    Colocado por: Pedro Barradas
    Nem ninguém lhe disse que tinha de ser de linhas modernas, ou com curvas ou mais pormenores....

    Muito pelo contrário, tem é recantos a mais, continua mal resolvida... mas cada um sabe de si.
    ainda gostava de saber na cozinha porque razão tem uma janela e ao lado uma porta!!? porque não ficou com uma boa porta / janela de sacada igual à da sala!!?
    Aquela porta de entrada para o "salão". é o quê aquilo!?, que falta de dignidade. e no salão, já experimentou meter as areas funcionais ali?
    E a IS que serve os 3 quartos.. quase na outra ponta da casa, ainda por cima tem de atravessar o arco que dá para o salão!!? Essa IS poderia ter menos uns 4m2 e cumprir com as acessibilidades... Se calhar teria de ir para outra localização...
    A despensa e a Maquinas deveriam ter no minimo 2.10 de largura, mas não entendo porque tem uma zona de tratamento de roupa sem um acesso directo para o exterior...

    a suite poderia ficar onde está o quarto de 15.10m2... fora outros pormaiores.. como a circulação extensa, etc... Essa planta está mal resolvida.. Bem sei que estou a perder tempo consigo. Epá mas só não vê quem não quer ver... Por isso é que não tem mais feedback...

    Vou meter aqui a imagem dessa última versão da planta, para todos verem mais facilmente...
    Concordam com este comentário:antonylemos
      Capturar.JPG


    A janela da cozinha é janela de sacada. Não vejo o porquê tanta admiração de uma janela ao lado de uma porta, é o que mais se vê, ainda à pouco quando vi o seu comentário no telemóvel quando estava a vir para casa vinha a reparar nisso, e vi imensas casas com a porta da frente ao lado de janelas.. Para nós justifica-se porque a entrada dos carros vai ser por trás da casa, como já referi atrás temos que dar serventia e vamos aproveitar o caminho da serventia para fazer a entrada para casa por trás. Ora precisamos de uma porta na parte traseira da casa porque uma janela não dá para abrir por fora... Se retiro a janela, voltamos à questão de ficarmos sem luz na cozinha...

    Qual porta de entrada para o salão?? A da rua? Fomos nós que pedimos.. Que tem assim de errado?

    Continuo com a minha, isto vai de opiniões.. Não sei quem foi que atrás, na outra planta que tinha a porta para a rua, disse que não fazia sentido a zona da roupa ser para a rua, o Pedro já diz que não faz sentido ficar para dentro.. Se fosse para um alpendre ou para uma outra zona da casa/terreno, sim ficaria para fora, naquela zona não tem lógica ficar.. Aí já vai um pouco de ver o terreno e onde queremos meter a casa lá..

    A suite nesse local não estou a ver como fazer para ficar a frente da casa do mesmo género.. Mas sim, era uma boa localização para ela, vou ver se ele consegue fazer algo assim..


    Quanto ao openspace, ele não meteu assim, tinha separação entre a cozinha e a sala, mas nós queremos. E já coloquei os móveis e resultou bem..
  16.  # 117


    Quanto ao openspace, ele não meteu assim, tinha separação entre a cozinha e a sala, mas nós queremos. E já coloquei os móveis e resultou bem..


    Onde colocou a mesa de jantar? E os sofás e a TV?
  17.  # 118

    Colocado por: tiagooliveira20Continuo com a minha, isto vai de opiniões..

    Se só interessa a sua opinião nem sei o que cá veio fazer...mas vou da a minha, essa planta não tem ponta por onde se pegue!!!

    Um WC com 9.2 m2 e uma peça a cada canto ...LOL
  18.  # 119

    Colocado por: Picareta
    Se só interessa a sua opinião nem sei o que cá veio fazer...mas vou da a minha, essa planta não tem ponta por onde se pegue!!!

    Um WC com 9.2 m2 e uma peça a cada canto ...LOL


    Não disse que só interessa a minha, leu o resto da frase? Estava a dar um exemplo de como entre pessoas que responderam as opiniões são completamente diferentes.. Na anterior planta como a casa das máquinas dava para o alpendre até fomos nós, casal, a pedir para meter a porta para fora directamente, houve quem criticasse esse aspecto, agora que a casa das máquinas fica num canto da casa onde pela localização da casa no terreno não fica lá muito bem a porta para fora, há quem critique.. Entende? Penso que a maior parte das pessoas que aqui têm respondido são arquitectas, e o que quis fazer entender é que mesmo entre "vocês" as opiniões se dividem como é óbvio, cada um tem os seus gostos.. (E mais uma vez não estou a falar de mim)

    Aliás, se há coisa que já demonstrei é que tenho ouvido bastante as vossas opiniões, não ouvisse e o projecto anterior teria avançado, mesmo a questão da sala muito grande que agora falam, ontem já andei a testar aqui em casa para ter uma ideia e já me permite ver que posso realmente diminuir a sala e aumentar os quartos (que foi o que inicialmente aqui vinha à procura). Quanto ao wc, terá que ser alterado sim, ele alterou o wc da primeira proposta que me mostrou, eu só comentei lá um pormenor e ele alterou tudo, mas vou pedir para voltar ao anterior.

    Quanto ao não ter ponta por onde se lhe pegue, obrigado mas mais uma vez de pouco ou nada me servem esses comentários. Eu sei que posso parecer mal agradecido, mas como já disse atrás, uma coisa é comentar o que acham mal, como fez com o wc, outra coisa é mandar bitaites para o ar que para quem não percebe nada, fica a perceber o mesmo.. Para si não tem ponta por onde se lhe pegue, para mim leigo, tem alguns ajustes a fazer mas poucos, de resto está a meu gosto.. Mas lá está, sou um leigo no assunto e posso não estar a ver erros básicos..

    O WC na ponta dos quartos? Realmente podia estar noutra localização mas ou leva 3 wc's a casa como já referiram ou então se virmos por outro lado quando estivermos na sala temos que andar muito para ir ao wc. E se calhar se estivesse ali entre os 2 quartos era a critica que fariam..
    Concordam com este comentário: Diogo999
  19.  # 120

    Mas quem é que falou que isto foi feito por arquitecto.. não foi ;)... Mas isso é outro assunto...
 
0.0339 seg. NEW