Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Bem, vou tentar fazer um post o mais completo possível.



    Isto é a planta da casa com as medidas certas.

    Fotos do estado da casa:
    SALA


    QUARTO 1


    QUARTO 2


    WC


    QUARTO 3


    CORREDOR


    COZINHA



    FACHADA



    Muito basicamente: As paredes exteriores (empenas) têm todas salitre.

    Soluções:
    Por fora à volta da casa estava a pensar escavar uma vala até ao nível das sapatas de fundação. Impermeabilizar as paredes e fundações que ficam expostas com a abertura da vala. Na vala, colocar tubos/drenos cobertos por geotêxtil, gravilha, etc., que afastem as águas das paredes da casa e as encaminhem para a rede de esgoto que está à frente do portão. Parece-VOS bem? Cuidados a ter?

    Problemas:
    A empena da sala e daquele quarto com a janela pequenina fica mesmo na extrema pelo que é impossível fazer dreno desse lado. Possivelmente tenho que picar a parede até ao tijolo e aplicar daquelas argamassas estanques. Farei o mesmo em toda a casa, mas aí estava a pensar aplicar reboco normal. A minha intenção é isolar toda a casa com pladur, com roofmate "entalado" na estrutura metálica do pladur. Já li coisas boas e coisas más das lãs minerais, pelo que se calhar fica de parte. Relativamente ao chão, pelo preço e pelo conforto térmico vou optar pelo flutuante. Pensei em aplicar uma tela líquida estanque por cima do chão (cerâmica) de modo a estancar a humidade que possa vir de baixo da casa e só a seguir colocar o flutuante. Resulta? Parece-VOS suficiente?

    AchaM que há problema em abrir uma janela "passa-pratos" da cozinha para aquela divisão que não sei bem o que é? De referir que a cozinha é um acrescento da casa (que terá que ser revestida no telhado com tela asfáltica).

    EXEMPLO


    COZINHA VISTA DE FORA (ACRESCENTO)


    Daqui penso que esteja mais ou menos tudo.

    A casa por dentro (do chão ao tecto) tem 2,60 de altura.

    ---

    Relativamente aos anexos desenhei esta planta.



    As condicionantes são:
    - WC com janela;
    - 2 quartos com janela perto um do outro;
    - Cozinha e sala com janela;

    Estado geral dos anexos:

    QUARTO


    WC


    COZINHA


    SALA



    ARRECADAÇÃO


    ADEGA


    FACHADA:





    Em termos de humidades é mais ou menos a mesma coisa. O tratamento será igual, dreno onde der, picar paredes e aplicar pladur com roofmate.

    Relativamente à estrutura, estou a pensar subir aí umas duas fiadas os anexos e aplicar um lintel a travar as paredes exteriores.
    Quanto ao telhado, 4,70 de largura parece-me um vão demasiado comprido, pelo que irei aplicar primeiro vigas em todo o comprimento a meio, para ficar com dois vãos de 2,35 mais ou menos. Depois em todo o comprimento aplicar vigas e ripas em cimento. Acham que existe algum inconveniente ou a estrutura fica demasiado pesada?

    Só gostava de ter a planta do anexo mais apurada, tendo em conta as medidas que mencionei.

    ---

    Relativamente à mão de obra, o orçamento é mesmo muito curto, nem vou estimar nada porque isto é para ir fazendo aos poucos e grande parte das coisas à excepção das canalizações serei eu a fazer.

    Alguém me pode dar algumas dicas/correcções?

    Obrigado.
  2.  # 22

    boa tarde,
    tal como lha tinha dito para o anexo, acho que a solução mais "leve será optar por ripa metálica galvanizada. quanto ao acrescente da cozinha: se pudesse ou conseguisse colocar telhado seria o melhor, é que a tela acaba por, ao fim de alguns anos, descolar e deixar entrar água caso não lhe aplique uma chapa de cimento (chão) por cima. pode sempre ficar mal colada á partida ou pode ter o azar de a furar por descuido. acho que se conseguisse fazer um telhado seria melhor. não precisa de ser uma estrutura com laje em betão. basta ter um pouco de inclinação. quantos aos drenos já tinha pensado nisso mas não tive a oportunidade de lhe dizer para os fazer. quero dizer com isto que é a melhor solução para tratar dessas humidades interiores. qto ás divisões como não sou arquiteto e o pouco que percebo disso é da melhor disposição das divisões de forma a aproveitar o calor (que no seu caso não se aplica porque calor é o que não lhe falta), talvez deixe isso para outros. de salientar que gosto da sua atitude em nunca deitar a toalha ao chão e conseguir perceber as opiniões que aqui lhe dão.
    é que as ripas de cimento (pelo menos aqui no porto/vila real) não é coisa que nós apliquemos muito. as ripas são mais leves e assim temos algum conforto em construir em casas antigas porque nem sempre sabemos que tipo de construção (pilares e vigas) é que aquilo tem, e estar a sobrecarregar uma estrutura de forma desnecessária e poder colocar em risco a própria segurança....
    na viga intermédia para dividir o vão (2.35+2.35) o senhor estaria a pensar numa viga de ferro tipo IPE? acho que faz bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.fernandes
  3.  # 23

    Colocado por: ruben gasparboa tarde,
    tal como lha tinha dito para o anexo, acho que a solução mais "leve será optar por ripa metálica galvanizada. quanto ao acrescente da cozinha: se pudesse ou conseguisse colocar telhado seria o melhor, é que a tela acaba por, ao fim de alguns anos, descolar e deixar entrar água caso não lhe aplique uma chapa de cimento (chão) por cima. pode sempre ficar mal colada á partida ou pode ter o azar de a furar por descuido. acho que se conseguisse fazer um telhado seria melhor. não precisa de ser uma estrutura com laje em betão. basta ter um pouco de inclinação. quantos aos drenos já tinha pensado nisso mas não tive a oportunidade de lhe dizer para os fazer. quero dizer com isto que é a melhor solução para tratar dessas humidades interiores. qto ás divisões como não sou arquiteto e o pouco que percebo disso é da melhor disposição das divisões de forma a aproveitar o calor (que no seu caso não se aplica porque calor é o que não lhe falta), talvez deixe isso para outros. de salientar que gosto da sua atitude em nunca deitar a toalha ao chão e conseguir perceber as opiniões que aqui lhe dão.
    é que as ripas de cimento (pelo menos aqui no porto/vila real) não é coisa que nós apliquemos muito. as ripas são mais leves e assim temos algum conforto em construir em casas antigas porque nem sempre sabemos que tipo de construção (pilares e vigas) é que aquilo tem, e estar a sobrecarregar uma estrutura de forma desnecessária e poder colocar em risco a própria segurança....
    na viga intermédia para dividir o vão (2.35+2.35) o senhor estaria a pensar numa viga de ferro tipo IPE? acho que faz bem.

    Tem razão, vou procurar orçamentos para uma estrutura mais leve para o anexo. Quando ao telhado do acrescento, parece-me um pouco mais complicado de efectuar, mas posso tentar estudar isso.

    Colocado por: ****Primeira solução, ver o estado de salubridade, dessa casa , segunda acabar com essas humidades!

    O que quer dizer com ver o estado de salubridade?
  4.  # 24

    Acham que o dreno em volta da casa vai resolver a questão das humidades?
  5.  # 25

    Colocado por: miguel.fernandesAcham que o dreno em volta da casa vai resolver a questão das humidades?
    vai ajudar bastante.
  6.  # 26

    Vou fazer dreno onde consigo.

    Na parede onde não tenho possibilidade por estar na extrema com o vizinho estava a pensar fazer algo deste género com argamassa Weber.dry KF

    https://www.youtube.com/watch?v=ZDe9koBfheo - Parte 1
    https://www.youtube.com/watch?v=1o6aytLRtBA - Parte 2
    https://www.youtube.com/watch?v=g7g9C4Rzi-o - Parte 3

    E entre o reboco meto ainda rede de fibra de vidro.

    Boa solução?
  7.  # 27

    Alguém já aplicou algo do género? É um pouco caro.

    Também vi da Sika e Mapei. São bons?
  8.  # 28

    Colocado por: miguel.fernandesVou fazer dreno onde consigo.

    Na parede onde não tenho possibilidade por estar na extrema com o vizinho estava a pensar fazer algo deste género com argamassa Weber.dry KF

    https://www.youtube.com/watch?v=ZDe9koBfheo- Parte 1
    https://www.youtube.com/watch?v=1o6aytLRtBA- Parte 2
    https://www.youtube.com/watch?v=g7g9C4Rzi-o- Parte 3

    E entre o reboco meto ainda rede de fibra de vidro.

    Boa solução?

    Se for uma zona com muita água subterraria, prefiro fazer parede dupla com caixa de ar, e no fundo da caixa de ar uma caleira impermeabilizada e um ponto de recolha das águas. Perde área, mas nunca mais vai ter problemas.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  9.  # 29

    Estava a pensar em fazer isso mas com pladur.

    Já agora, o chão é de cerâmica, como impermeabilizar para depois colocar flutuante?
  10.  # 30

    Só agora reparei que é uma remodelação, nem o nome do tópico li :-))
    É preciso saber em que estado está essa parede.
  11.  # 31

    A parede em questão é a vermelha e a da janela pequena.


  12.  # 32

    Tem aí muito trabalhinho pela frente.

    Vai manter as janelas que tem?
  13.  # 33

    Numa primeira fase sim.

    A maioria das coisas, à excepção das canalizações serão executadas em "modo bricoleiro" que o orçamento não estica.

    Alguma sugestão que queiram fazer?
  14.  # 34

    A estrutura para o telhado em LSF além do peso fica mais barata que a convencional em vigotas?
  15.  # 35

    É possível aplicar wallmate entre os perfis omega e posteriormente aplicar gesso cartonado?
    Como se eliminam as pontes térmicas?
  16.  # 36



    Eu queria isolar a casa deste modo. Mas tenho algumas dúvidas.

    A casa tem humidades por capilaridade (vão ser reduzidas com a execução de um dreno em volta da mesma). Como fixo o wallmate para posteriormente aplicar o gesso cartonado? Directamente na parede? Entalado nas calhas do gesso? Não era melhor deixar caixa de ar?
  17.  # 37



    Ou será melhor assim? Perfis na parede. Wallmate aplicado nos perfis. Gesso cartonado aplicado por cima do wallmate. Assim fica com caixa de ar. É uma boa solução?
  18.  # 38

    Recuperando as imagens ficaram inacessíveis no post anterior.



    Isto é a planta da casa com as medidas certas.

    Fotos do estado da casa:
    SALA


    QUARTO 1


    QUARTO 2


    WC


    QUARTO 3


    CORREDOR


    COZINHA



    FACHADA



    Muito basicamente: As paredes exteriores (empenas) têm todas salitre.

    Soluções:
    Por fora à volta da casa estava a pensar escavar uma vala até ao nível das sapatas de fundação. Impermeabilizar as paredes e fundações que ficam expostas com a abertura da vala. Na vala, colocar tubos/drenos cobertos por geotêxtil, gravilha, etc., que afastem as águas das paredes da casa e as encaminhem para a rede de esgoto que está à frente do portão. Parece-vos bem? Cuidados a ter?

    Problemas:
    A empena da sala e daquele quarto com a janela pequenina fica mesmo na extrema pelo que é impossível fazer dreno desse lado. Possivelmente tenho que picar a parede até ao tijolo e aplicar daquelas argamassas estanques. Farei o mesmo em toda a casa, mas aí estava a pensar aplicar reboco normal. A minha intenção é isolar toda a casa com pladur e wallmate. Já li coisas boas e coisas más das lãs minerais, pelo que se calhar fica de parte. Relativamente ao chão, pelo preço e pelo conforto térmico em princípio irei optar pelo flutuante. Pensei em aplicar uma tela líquida estanque por cima do chão (cerâmica) de modo a estancar a humidade que possa vir de baixo da casa e só a seguir colocar o flutuante. Resulta? Parece-vos suficiente?

    Acham que há problema em abrir uma janela "passa-pratos" da cozinha para aquela divisão que não sei bem o que é? De referir que a cozinha é um acrescento da casa (que terá que ser revestida no telhado com tela asfáltica).

    EXEMPLO


    COZINHA VISTA DE FORA (ACRESCENTO)


    Daqui penso que esteja mais ou menos tudo.

    A casa por dentro (do chão ao tecto) tem 2,60 de altura.

    ---

    Relativamente aos anexos desenhei esta planta.



    As condicionantes são:
    - WC com janela;
    - 2 quartos com janela perto um do outro;
    - Cozinha e sala com janela;

    Estado geral dos anexos:

    QUARTO


    WC


    COZINHA


    SALA



    ARRECADAÇÃO


    ADEGA


    FACHADA:





    Em termos de humidades é mais ou menos a mesma coisa. O tratamento será igual, dreno onde der, picar paredes e aplicar pladur com wallmate.

    Relativamente à estrutura, estou a pensar subir aí umas duas fiadas os anexos e aplicar um lintel a travar as paredes exteriores.
    Talvez opte por uma estrutura em LSF.

    Só gostava de ter a planta do anexo mais "apurada", tendo em conta as medidas que mencionei.

    ---

    Relativamente à mão de obra, o orçamento é mesmo muito curto, nem vou estimar nada porque isto é para ir fazendo aos poucos e grande parte das coisas à excepção das canalizações serei eu a fazer.

    Alguém me pode dar algumas dicas/correcções?
  19.  # 39



    A canalização estava a pensar fazer por dentro do tecto falso. Há alguma maneira de isolar o som da água?



    Estes tubos são mais virados para o isolamento térmico do que acústico, correcto?
  20.  # 40

    Miguel,
    Para contextualizar um pouco. De que ano é a casa ? É uma casa originária de autoconstrução ? Onde se localiza (assim por alto) ? Qual o proveito, ou antes, quantas pessoas vão habitar a casa ?
    Finalmente, porque faz do anexo uma segunda casa? O anexo é desligado da moradia principal, e acha ou consideraria juntar o anexo à moradia principal de forma a reequacionar também todo o interior e disposição num todo único em vez de ter moradia com anexo à parte, teria tudo como moradia ?
    O que lhe fez optar por esta casa, face a outras que possa ter visto ?
 
0.0448 seg. NEW