Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Isolamento comprou?
  2.  # 22

    Primeiro tem de definir ao certo o traçado, pois isso define o comprimento do tubo e o número de acessórios.
    Comece por riscar na parede (levezinho, para depois limpar) o percurso.
    Marque as fixações e fure, com o tubo no sítio será mais complicado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      aacc
    • 2 abril 2018

     # 23

    Colocado por: SaguimEu vi no site da Leroy que vende multicamada e que suporta água quente até 100 graus


    Encontra melhor, ao mesmo preço. Os multi-camadas não são todos iguais
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  3.  # 24

    Não comprei isolamento pois o tubo vai ficar no interior de cada mas a vista sobre o teto.
    Quanto ao percurso será todo feito sobre azuleijo todo sobre as uniões do azuleijo.
    Os tubos são da marca isoltubex multicapa custaram 25 cada rolo de 25 metros 20*2.
  4.  # 25

    Vai ficar mais bonito, mas vai desperdiçar calor=energia=€.
  5.  # 26

    Numa instalação vista num WC não se usa isolamento, ou pelo menos não o isolamento normal que se vende por aí.

    Coloca primeiro as abraçadeiras, com espaçamentos de até 60cm aproximadamente.

    Ao desenrolar o tubo tenha cuidado para não ficar muito torcido, pode desenrolar no chão e o mais direito possível, depois de entortar é complicado por direito novamente.

    Quando corta o tubo ele pode ficar ligeiramente achatado, deveria usar um calibrador para o voltar a pôr redondo, para além disso o tubo tem de ser escariado por dentro, ou seja não pode ter uma quina viva, tem de ficar chanfrado, para ao entrar no acessório e não empurrar o vedante, verifique bem quando o encaixa para ver se a borracha não vem junto
  6.  # 27

    Boas!
    O senhor clioll já me assustou mas depois veio o senhor Ivo f que já me tranquilizou, sim eu comprei o calibrador e o tudo para puder fazer curvas,
    Obrigado pelas dicas a manhã vou começar o projecto de restauro da água vamos lá ver como corre.
    Alguém conhece este tubo que eu comprei ?
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olim
  7.  # 28

    Comprei o isoltubex tricamada de 20*2.
  8.  # 29

    Boas! Já comecei a Obra já estou quase a terminar por agora parece me tudo bem. Uma questão existe alguma maneira de fazer um teste a ver se existe alguma fuga sem meter água nas torneiras
  9.  # 30

    Colocado por: SaguimBoas! Já comecei a Obra já estou quase a terminar por agora parece me tudo bem. Uma questão existe alguma maneira de fazer um teste a ver se existe alguma fuga sem meter água nas torneiras


    Ar
  10.  # 31

    Como coloco ar para dentro do circuito? Tem de ser alguma bombar especial com algum pipo ?
    Obrigado
  11.  # 32

    A instalação não está à vista? Teste com água, abra devagar e vá vendo se aparece água
    Concordam com este comentário: tmmc
  12.  # 33

    Colocado por: SaguimComo coloco ar para dentro do circuito? Tem de ser alguma bombar especial com algum pipo ?
    Obrigado


    Com um compressor tem è de arranjar peças para ligar ao circuito. mas pessoalmente perfiro com agua, pois è facil achar alguma fuga caso exista.
  13.  # 34

    Colocado por: Ivo F.A instalação não está à vista? Teste com água, abra devagar e vá vendo se aparece água
    Concordam com este comentário:tmmc


    Canalizador que è canalizador bota logo prego a fundo à confiança 😂
  14.  # 35

    Um bom canalizador tem que ter confiança no trabalho que faz. portanto há que por aquela mer** logo a uns 15 bars.
  15.  # 36

    Boas! Já acabei a instalação. Testei peça por peça não vi fuga alguma já tenho água quente onde queria e com boa pressão, gostei de trabalhar com este tubo e acho que se trabalha bem para quem não tinha experiência nenhuma com este tipo de trabalhos, agora vou ver quanto tempo dura a instalação fiz curvas suaves e usei o mínimo de acessórios. Obrigado a todos pelas dicas. Obrigado
    Concordam com este comentário: PedroGomes, tmmc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  16.  # 37

    Obrigado Saguim pelas suas perguntas e pela informação fornecida.
    Tenho o mesmo problema: Pouca pressão na água quente na casa de banho.
    Pedi um orçamento para mudarem a canalização mas é demasiado caro para mim.
    Estou a pensar fazer eu mesmo a obre e os seus comentários encorajaram-me.
    Compreendi que tubo usou, que tentou fazer curvas suaves e que prendou o tubo na parede com abraçadeiras.
    Não chegou a usar isolamento, pois não?
    Pode-me dizer onde comprou o material?
    Ainda estou na dúvida em como faço a ligação do tubo multicamada à torneira que tenho na banheira.
    Você mudou a torneira? Ou usou a mesma torneira, cortou os tubo de água quente existente e ligou o tubo multicamada?
    Como fez isso?
    O que me aconselha?
    Muito obrigado desde já por qualquer ajuda que me possa dar.
    •  
      GMCQ
    • 20 janeiro 2021

     # 38

    Colocado por: SaguimBoas! Já comecei a Obra já estou quase a terminar por agora parece me tudo bem. Uma questão existe alguma maneira de fazer um teste a ver se existe alguma fuga sem meter água nas torneiras


    Epa! E fotos? Como ficou a instalação? Fez o registo fotográfico? Correu bem?
  17.  # 39

    boas, com o tubo ppr, pode-se fazer curvas, ou melhor é flexivel o suficiente para curvar, por exemplo 90º. obrigado
  18.  # 40

    Com ppr usa joelhos, o tubo não curva
 
0.0218 seg. NEW