Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho abordar um tema muitas vezes desvalorizado na construção: o isolamento de pisos.

    Brevemente um sistema certificado para isolamento termico/acústico de pavimentos. Numa única intervenção o suporte beneficia de 4 ações em 1: isolamento termo/acústico, estanquidade ao ar, enchimento leve, regularização. No caso do aquecimento por piso radiante esta técnica permite economizar uma camada de betonilha e as tubagens hidraulicas ficam bem protegidas por uma camada de espuma.
  2.  # 2

    O isolamento de pisos com a espuma de poliuretano é já uma realidade. È possivel fazer a regularização, o isolamento termico e acústico com este sistema.
      DSC_0376.JPG
    • riscos
    • 18 junho 2018 editado

     # 3

    ola mariana, e como aplico um revestimento cerâmico por cima da espuma de poliuretano que envolve um sistema radiante? e já agora...as empresas de sistemas de aquecimento/arrefecimento radiante dao garantias de funcionamento com PRU?
  3.  # 4

    Vejo uns mal empregados ( e caros) mosaicos hidráulicos que ninguem se deu ao trabalho de os remover...
  4.  # 5

    Colocado por: riscosola mariana, e como aplico um revestimento cerâmico por cima da espuma de poliuretano que envolve um sistema radiante? e já agora...as empresas de sistemas de aquecimento/arrefecimento radiante dao garantias de funcionamento com PRU?


    riscos, após a aplicação da espuma pur, tiram-se os niveis, regulariza-se a espuma com uma lixadora, aplica-se um polietileno quadriculado, a rede do piso radiante (electrico ou hidraulico) é fixada directamente á espuma e finalmente a aplicação da betonilha.

    Neste caso poupa a camada de betonilha regularizadora para receber as placas do isolamento que servem de suporte á rede do piso radiante.

    Sim, este método facilita muito o trabalho das empresas instaladoras do aquecimento/arrefecimento e é mais eficaz por ser contínuo. Pode haver resistência por desconhecimento.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasVejo uns mal empregados ( e caros) mosaicos hidráulicos que ninguem se deu ao trabalho de os remover...


    PB, sempre atento aos pormenores... não fazia ideia (se calhar nem o dono da obra) que estes mosaicos eram assim tão importantes!
      DSC_0372.JPG
  6.  # 7

    não vejo vantagem nenhuma no processo construtivo que descreveu...e ainda não lhe perguntei em quanto fica um enchimento de 80mm?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

    Colocado por: riscosnão vejo vantagem nenhuma no processo construtivo que descreveu...e ainda não lhe perguntei em quanto fica um enchimento de 80mm?


    Não vê nenhuma vantagem!!??

    Repare na foto de cima. Numa situação tradicional o que faria?

    1º sobre a tubagem hidraulica e electrica aplica uma camada de regularização,
    2º aplica as placas de isolamento termico
    3º piso radiante
    4º betonilha + acabamento.

    Na minha solução:

    1º aplica a espuma projectada pur
    2º regulariza
    3º piso radiante
    4º betonilha + acabamento

    Não vê aqui vantagens?
  8.  # 9

    continuo sem ver vantagens é verdade…

    vamos imaginar que tenho uma laje intermédia( que não necessita de isolamento), tenho uns tubos de esgoto e umas interseções e necessito de encher 8 a 10cm de betonilha, o que me custa 9€m2. Quanto custa o PRU na mesma espessura?

    vamos imaginar que tenho uma laje intermédia com garagem por baixo( que necessita de isolamento térmico), tenho uns tubos de esgoto e umas interseções e necessito de encher 8 a 10cm de betonilha, o que me custa 9€m2. + 5 cm de XPS depois com o EPS de radiante com alvéolos fica nos 8cm.
    Os 5cm de XPS aplicado fica por 10€m2 ou seja total de 19€m2, Quanto custa o PRU na mesma espessura, com trabalho de lixar?
  9.  # 10

    Colocado por: riscoscontinuo sem ver vantagens é verdade…

    vamos imaginar que tenho uma laje intermédia( que não necessita de isolamento), tenho uns tubos de esgoto e umas interseções e necessito de encher 8 a 10cm de betonilha, o que me custa 9€m2. Quanto custa o PRU na mesma espessura?

    vamos imaginar que tenho uma laje intermédia com garagem por baixo( que necessita de isolamento térmico), tenho uns tubos de esgoto e umas interseções e necessito de encher 8 a 10cm de betonilha, o que me custa 9€m2. + 5 cm de XPS depois com o EPS de radiante com alvéolos fica nos 8cm.
    Os 5cm de XPS aplicado fica por 10€m2 ou seja total de 19€m2, Quanto custa o PRU na mesma espessura, com trabalho de lixar?


    Primeiro temos que reconhecer as vantagens do sistema e só depois podemos falar de preços. Porque se não está convencido mesmo sendo mais barato não o vai aplicar. Nos exemplos que dá é óbvio que tem vantagens:

    No 1º caso (sem piso radiante) e como comparação a espuma de poliuretano tem um peso muito baixo ou seja 5 cm sobre 1 m2 = 2,5 Kg. Uma camada de betonilha peso 80 kg por m2 para uma espessura de 4 cm. Evitar problemas de sobrecarga desnecessários é uma das principais vantagens que a leveza da espuma proporciona, além do isolamento acústico dos pisos excepcional.

    No 2º caso (com piso radiante). Se num piso convencional a espessura total é de 20 cm e o peso de 250 kg/m2 com a espuma a espessura desce para 14 cm e o piso fica-se pelos 140 kg/m2, além das vantagens acústicas e térmicas incomparáveis.
  10.  # 11

    A espuma de PUR não é totalmente estanque ao ar nem tem elasticidade para se ajustar a eventuais fissuras que surjam posteriormente. Ainda assim o método tem vantagens, porque isola e enche num só trabalho, só fica a faltar a regularização final ou PRH se o quiserem instalar.

    Qual a capacidade de compressão da espuma? Outra coisa, e os COV?
  11.  # 12

    A mariana fala muito em peso, correto, mas não para soluções em betão armado que o dimensionamento esta feito para enchimentos pesados e não a contar com enchimentos em PRU.

    Isso só é útil se falarmos em reabilitações em que o peso dos revestimentos quanto mais leves forem melhor.

    Eu não estou contrariado ao material, acho uma solução a ter em conta, não em pavimentos mas em paredes.

    O problema são os custos do sistema.
  12.  # 13

    Colocado por: SkinkxA espuma de PUR não é totalmente estanque ao ar nem tem elasticidade para se ajustar a eventuais fissuras que surjam posteriormente. Ainda assim o método tem vantagens, porque isola e enche num só trabalho, só fica a faltar a regularização final ou PRH se o quiserem instalar.

    Qual a capacidade de compressão da espuma? Outra coisa, e os COV?


    Contráriamente aos isolamentos em placas ou mantas , a espuma de poliuretano é estaque ao ar.

    Este sistema inclui a regularização, apta a levar a betonilha final ou a fixação dos tubos do aquecimento radiante .

    Resistência á compressão: 200 KPa (pode suportar 20 ton por m2). Esta espuma é especifica para pisos.

    Trata-se de um material inerte, não liberta qualquer odor,nem compostos orgânicos voláteis (COV). Classe A+ no ar interior.
      Piso Isolat.jpg
  13.  # 14

    Com aquecimento radiante:
      Piso radiante Isolat.jpg
  14.  # 15

    mariana qual o preço de material+ aplicação para 5cm?
  15.  # 16

    Colocado por: Anonimo06082021as fotos são pequenas mal se vê....não tem maiores?


    Anonimo06082021, aqui vão.. não são grande coisa mas dá para perceber o sistema..
      Isorenel_França 063.JPG
  16.  # 17

    Outra..
      Isorenel_França 115.JPG
  17.  # 18

    última..
      Isorenel_França 114.JPG
  18.  # 19

    Nessa obra com os gessos cartonados já instalados, meter betonilhas de enchimento cheias de água, como é obvio não seria a melhor alternativa...
    Isso é portugal?... não parece e não é comum construir assim.. olhem só o que gastam em plastico para proteger as paredes dos salpicos do PU.. quanto é que fica isso. Podera nalguns casos ser vantajoso, pelo curto tempo de cura e que possibilita avançar praticamente logo a seguir com a obra...
    Concordam com este comentário: riscos
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasNessa obra com os gessos cartonados já instalados, meter betonilhas de enchimento cheias de água, como é obvio não seria a melhor alternativa...


    E é só isso que lhe ocorre dizer?
 
0.0265 seg. NEW