Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Exmos. Srs.,

    Estou a construir uma moradia isolada e procuro a melhor solução para o aquecimento da mesma, pois os invernos onde vou construir são bastante rigorosos (Valença), ao contrário de o verão ser perfeitamente suportável e até diria agradáveis.
    Já li vários comentários neste fórum sobre o tema e parece-me existir alguma unanimidade na escolha de Bomba de Calor. Porém coloca-se a questão do preço. Reparei que existem várias marcas, mas falta saber qual delas a mais eficiente, quer em termos de aquecimento, quer em termos de consumo, bem como o preço inicial. Alguém já me falou que a Bosh tem BC bastante boas e económicas, mas não sei se o preço inicial o será assim tão bom.
    Para o piso radiante também aparecem várias marcas, falta saber qual a melhor e qual a mais em conta em termos de custo, pois trata-se de uma área de cerca de 150 m2 úteis para colocar. Também gostaria de saber de qual das marcas é possível efetuar um controlo por área, ou seja, espaços onde não é necessário o aquecimento poder desligar para poder poupar energia. Importante é o consumo e o preço inicial.

    Atentamente
    JCD
  2.  # 2

    Colocado por: jcd2007procuro a melhor solução para o aquecimento

    Colocado por: jcd2007Porém coloca-se a questão do preço.

    Quer o MELHOR ou quer uma boa relação preço qualidade? São coisas diferentes...
    Colocado por: jcd2007falta saber qual delas a mais eficiente, quer em termos de aquecimento, quer em termos de consumo, bem como o preço inicial

    Quer a melhor em termos de eficiência, consumos ou a melhor no preço? Como deve imaginar a melhor NUNCA é a mais barata.
    Colocado por: jcd2007piso radiante também aparecem várias marcas, falta saber qual a melhor e qual a mais em conta em termos de custo

    Mais uma vez o que quer saber ao certo? O melhor ou o mais barato?
    Colocado por: jcd2007Também gostaria de saber de qual das marcas é possível efetuar um controlo por área

    Creio que todas as marcas... Ou pelo menos quase todas.
    Colocado por: jcd2007Importante é o consumo e o preço inicial.

    Quer o milagre de a solução mais barata ser a que tem os menores consumos? Queríamos todos...
    Concordam com este comentário: jcd2007
  3.  # 3

    Peço desculpa e não querendo condicionar o debate neste excelente fórum, informo que pretendo a dupla utilização, ou seja, PRH/AQS, quer seja Bomba de calor, quer seja a gás natural, quer seja a Pellets ou outra fonte alternativa.
    Procuro sempre é a melhor solução, quer em preço inicial, quer em eficiência energética a médio/longo prazo, sem descartar a comodidade.
    Acresce referir que qualquer dos sistemas que venha a colocar irá ficar sempre no exterior da moradia, pois é minha intenção construir um anexo para a garagem e para as máquinas (lavandaria e aquecimento), pois não irá existir cave, por opção própria.
    Sei que existem várias hipóteses e cada uma delas tem as suas vantagens e as suas desvantagens. Cada caso é um caso e o meu é a procura simplesmente o aquecimento para o inverno e águas sanitárias para o ano inteiro, a não ser que coloque também 1/2 painéis solares para água quente nos meses de sol.
    Agradeço assim quem me possa ajudar nesta questão tão importante na construção de uma casa de raiz.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Azevedo78

    Quer o MELHOR ou quer uma boa relação preço qualidade? São coisas diferentes...

    Quer a melhor em termos de eficiência, consumos ou a melhor no preço? Como deve imaginar a melhor NUNCA é a mais barata.

    Mais uma vez o que quer saber ao certo? O melhor ou o mais barato?

    Creio que todas as marcas... Ou pelo menos quase todas.

    Quer o milagre de a solução mais barata ser a que tem os menores consumos? Queríamos todos...
    Concordam com este comentário:jcd2007

    Tem razão, a opção será sempre em função equilibrada da qualidade/preço
  5.  # 5

    Creio que passará por pedir vários orçamentos para o que pretende de diferentes sistemas/marcas e só assim poderá avaliar/comparar essa tal relação preço qualidade.
    Do que vou lendo por aqui:
    - Se tem gás Natural e não precisa de arrefecimento (como o disse) creio ser uma opção muito interessante, quer nos consumos quer nos custos de aquisição de uma boa caldeira.

    - Se conseguir, coloque PRH (piso radiante hidraulico) - menores consumos, mais conforto, mais caro de instalar.
    - Se não der, uns bons radiadores, de forma a funcionarem à mais baixa temperatura possível. Qt mais baixa a temperatura menos gasta.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Azevedo78Qt mais baixa a temperatura menos gasta.
    eu até diria outra coisa, quanto mais isolada menos gasta
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  7.  # 7

    Colocado por: Sergio Rodrigueseu até diria outra coisa, quanto mais isolada menos gasta

    Entre ainda mais coisas! Mas como o pedido de "ajuda" era sobre sistemas de aquecimento...
  8.  # 8

    investir em isolamento é provavelmente a melhor opção para poupar em climatização, se a habilitação for bem isolada a opção caldeira condensação e radiadores bx temperatura talvez seja a mais equilibrada na relação investimento inicial/custo utilização, para AQS painéis solares com a caldeira ligada em série.
  9.  # 9

    Bom dia,

    Em jeito de conclusão, irei colocar radiante (PRH), pois parece-me, pelos comentários que via melhor opção. Em relação ao aquecimento
    é que ainda ando confuso. Sendo que convém conciliar o aquecimento do radiante com o aquecimento das águas sanitárias, será melhor a Caldeira de Condensação a gás natural ou a Bomba de Calor, independentemente do preço inicial, pois o consumo é talvez a vertente mais importante a médio/longo prazo.
    Atentamente
  10.  # 10

    "ó Homem", e que ninguém queria dizer PRH, pois já caia o carmo e a trindade... só no custo do investimento, e você foi logo escolher PRH.

    Escolhendo PRH, o apoio pode ser:
    - Bomba de calor, faz o PRH (quente + frio) e AQS
    - Caldeira, gas, pellets, lenha, faz o PRH (só quente) e AQS

    Portanto, só precisa escolher o sistema, pois o mesmo, desde que devidamente instalado, fará sempre as AQS (águas quentes sanitárias)
    Se quiser ter a noção de consumos, passe no meu tópico.
  11.  # 11

    Agradeço a informação, já agora diga-me qual o seu tópico. Envie o link

    Colocado por: callinas"ó Homem", e que ninguém queria dizer PRH, pois já caia o carmo e a trindade... só no custo do investimento, e você foi logo escolher PRH.

    Escolhendo PRH, o apoio pode ser:
    - Bomba de calor, faz o PRH (quente + frio) e AQS
    - Caldeira, gas, pellets, lenha, faz o PRH (só quente) e AQS

    Portanto,só precisa escolher o sistema, pois o mesmo, desde que devidamente instalado,fará sempre as AQS(águas quentes sanitárias)
    Se quiser ter a noção de consumos, passe no meu tópico.


    Agradeço a informação, já agora diga-me qual o seu tópico. Envie o link
  12.  # 12

    Colocado por: callinas"ó Homem", e que ninguém queria dizer PRH, pois já caia o carmo e a trindade... só no custo do investimento, e você foi logo escolher PRH.

    Escolhendo PRH, o apoio pode ser:
    - Bomba de calor, faz o PRH (quente + frio) e AQS
    - Caldeira, gas, pellets, lenha, faz o PRH (só quente) e AQS

    Portanto,só precisa escolher o sistema, pois o mesmo, desde que devidamente instalado,fará sempre as AQS(águas quentes sanitárias)
    Se quiser ter a noção de consumos, passe no meu tópico.


    Sem margem de dúvida que vou colocar o PRH. Estou é renitente em relação à Bomba de Calor ou Caldeira de Condensação a gás. Diga qual a sua opinião qual a melhor e qual de ambas se consegue melhor eficiência energética, sendo que que será utilizada diariamente para aquecimento de água e o PRH só durante 3 meses.
    Uma vez mais obrigado pela ajuda
  13.  # 13

    Colocado por: jcd2007diga-me qual o seu tópico

    https://forumdacasa.com/discussion/52421/59/casa-para-a-aveleda-2/#Item_11

    Colocado por: jcd2007Estou é renitente em relação à Bomba de Calor ou Caldeira de Condensação a gás.

    Volto a dizer o que tenho lido ultimamente por aqui: se só para aquecimento - caldeira a gás natural.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 14

    Desculpe mas não está acessível
  15.  # 15

    Colocado por: jcd2007Desculpe mas não está acessível

    o que? o link que enviei?
    Mais um que não tem acesso ao tópico do callinas! :)
    Esse tópico já deu muito que falar por nem todos terem acesso a ele. Parece que o jcd2007 é um deles.
  16.  # 16

    Eu tambén náo consigo,debe ser un tópico VIP.
  17.  # 17

    Se o problema é apenas o aquecimento tem a alternativa dos emissores térmicos de baixo consumo...
    O preço não é nada por aí além e consegue um aquecimento muito bom!
  18.  # 18

    Colocado por: Eduardo LiraSe o problema é apenas o aquecimento tem a alternativa dos emissores térmicos de baixo consumo...
    O preço não é nada por aí além e consegue um aquecimento muito bom!

    E consumos UPA UPA....
    Nao tem nada a ver com o que se está aqui a falar
  19.  # 19

    últimos gastos só com a BC
  20.  # 20

    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
 
0.0240 seg. NEW