Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.
    Estou a pretender comprar um terreno em benavente para construir uma moradia!
    Que cuidados devo ter e em relação ao terreno e o municipio de Benavente e flevixel nas linçencas e na sua demora?
  2.  # 2

    uma consulta na camara para averiguar as condicionantes do PDM sobre o terreno que pensa comprar é obrigatória.

    o técnico lhe dirá logo os índices de construção desse terreno, os afastamentos que terá que cumprir, se precisa de alinhar a casa ou não.

    não percebi foi essa de ser flexível nas licenças
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Vou aproveitar o tópico porque assunto é o mesmo.

    Identifiquei, num site de anúncios, um terreno que me interessa.

    Já fiz as contas aos impostos e ao serviço casa pronta, para saber qual o teto máximo que posso oferecer, tendo em conta a minha disponibilidade financeira.

    Consigo, com facilidade, obter informação sobre condicionantes do PDM, eventual inserção em loteamento, etc. O que irei fazer amanhã.

    A minha preocupação reside em saber: se terreno anunciado é do anunciante e se é o que está a ser vendido; se lhe estão associados quaisquer tipo de encargos ou outras "chatices" legais.

    Queria fazer uma primeira abordagem, através do site ou contacto telefónico e, antes de ir ao local ou fazer qualquer tipo de oferta, que documentos posso/devo pedir, ou melhor, que documentos deve o vendedor facultar para que eu possa, junto das entidades competentes, obter mais informação?

    Desde já agradecido pela V/ colaboração.
  4.  # 4

    Boa tarde, juntando todas as preocupações do mandrongo, quais são os custos associados a uma compra de um terreno? Depende de câmara para câmara? Quais os impostos e que valor ( %)?

    Obrigado!!
  5.  # 5

    Pivot,

    Não depende dos Municípios, é igual para todos:

    IMT - 5% (se rústico) / 6,5% (se urbano) do valor de aquisição ou do valor patrimonial (o que for maior)
    IS - 0,8% do valor de aquisição ou do valor patrimonial (o que for maior)
    Casa Pronta - depende da situação, mas se não recorrer a crédito, são 375€.
  6.  # 6

    Não se esqueçam de comprar um terreno que tenham espaço para ficar longe das casas dos vizinhos :P
  7.  # 7

    Colocado por: mandrongo

    A minha preocupação reside em saber: se terreno anunciado é do anunciante e se é o que está a ser vendido; se lhe estão associados quaisquer tipo de encargos ou outras "chatices" legais.

    Queria fazer uma primeira abordagem, através do site ou contacto telefónico e, antes de ir ao local ou fazer qualquer tipo de oferta, que documentos posso/devo pedir, ou melhor, que documentos deve o vendedor facultar para que eu possa, junto das entidades competentes, obter mais informação?

    Desde já agradecido pela V/ colaboração.

    Documentos que deve pedir:
    Caderneta predial actualizada;
    Chave da certidão permanente, caso decida avançar com o negócio.
    Caso esteja inserido numa AUGI contactar a associação de proprietários para saber se o proprietário daquele terreno tem os custos com a urbanização em dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  8.  # 8

    Master, tendo em conta que é central (localização), a questão do afastamento a vizinhos é secundária; ainda que preze muito a minha privacidade, mas seria impossível conseguir as duas coisas.

    De acordo com anúncio, o terreno tem cerca de 14 m de frente, confirmados no Google maps. Os terrenos contíguos têm, mais ou menos, a mesma dimensão. Daí que julgue poder tratar-se de um loteamento (amanhã saberei).


    Sognim, a caderneta predial e a certidão permanente já pensava solicitar, não sei é se serão documentos que vendedor fornecerá com facilidade (a alguém que "apenas" está interessado) e se estarão atualizados.
    Penso que se me fornecer o número do registo, com a ajuda de um solicitador devo conseguir o resto, ou estou errado?
  9.  # 9

    Eu só estava a dizer isto porque... estamos todos bem cansados de ler e ver e ter problemas com vizinhos, e quando é parede com parede como lotes, é das coisas mais aborrecidas

    O ideal é uma casa no meio do monte... o segundo ideal é um lote que permita construir no centro a casa e deixe bastantes metros para os vizinhos :P

    Boa sorte mandrongo, e olho aberto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  10.  # 10

    Mas para iniciar um negócio não precisa estar com tantos cuidados, como pedir certidão permanente, isso é mais para a formalização do CPCV, quando há a entrega de dinheiro.
    Com o número de registo dirige-se a uma conservatória e consegue uma cópia simples por 0,50€ e fica logo a saber o nome do proprietário.
    Se levar a localização do terreno (rua n.º do lote) também ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  11.  # 11

    Atualizando: não é loteamento. O terreno resulta de destaque. Amanhã vou consultar o processo na Câmara.
    Fui ao local com proprietário e o local corresponde ao anunciado e ao que o Google maps permitia ver.
    Disponibilizou-me a caderneta predial. O terreno é rústico, o que beneficia no IMT.
    Para ter acesso à certidão permanente para saber histórico do terreno e se não tem encargos associados, é ir à conservatória e pedir a tal cópia por 0,50€,sognim?
  12.  # 12

    Colocado por: mandrongoAtualizando: não é loteamento. O terreno resulta de destaque. Amanhã vou consultar o processo na Câmara.
    Fui ao local com proprietário e o local corresponde ao anunciado e ao que o Google maps permitia ver.
    Disponibilizou-me a caderneta predial. O terreno é rústico, o que beneficia no IMT.
    Para ter acesso à certidão permanente para saber histórico do terreno e se não tem encargos associados, é ir à conservatória e pedir a tal cópia por 0,50€,sognim?

    Mandrongo,
    Conselho de quem comprou e se deu mal,
    escolha o terreno, negoceie o valor, não acredite no que o vendedor lhe disser, depois pague a um solicitador para lhe tratar do assunto, para ver se o terreno é efetivamente do proprietário, se não tem mais nenhum registo para alem do legal, se tem os confrontantes corretos, para ver a questão do direito de preferencia etc. serão meia duzia de trocos face ao investimento que vai ter.

    depois de ter a certeza que está tudo ok, vá á camara ver o que pode á construir com um arquiteto e se pode constuir o que pretende, só depois faça a escritura!
    Concordam com este comentário: vmcmendes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, master_chief
  13.  # 13

    Colocado por: Paulo Porto
    Mandrongo,
    Conselho de quem comprou e se deu mal,
    escolha o terreno, negoceie o valor, não acredite no que o vendedor lhe disser, depois pague a um solicitador para lhe tratar do assunto, para ver se o terreno é efetivamente do proprietário, se não tem mais nenhum registo para alem do legal, se tem os confrontantes corretos, para ver a questão do direito de preferencia etc. serão meia duzia de trocos face ao investimento que vai ter.

    depois de ter a certeza que está tudo ok, vá á camara ver o que pode á construir com um arquiteto e se pode constuir o que pretende, só depois faça a escritura!


    Bom conselho!
  14.  # 14

    Paulo, desde já obrigado pela partilha/conselho.
    Tenciono fazer isso que referiu/alertou. Tenho uma familiar que é solicitadora e vou pedir-lhe que investigue.
    A primeira abordagem que fiz na câmara permitiu-me saber número do processo anterior, o tal que tem o destaque. Isto porque o técnico com quem falei recordava-se de um atendimento recente para o mesmo terreno. De qualquer das formas, pedi o processo e quero vê-lo com ele ou com outro técnico da camara, amanhã.
    Amanhã irei também falar com um arquiteto amigo para avaliar potencial.

    Tenho algumas dúvidas sobre o cpcv (já li outros tópicos, mas não fiquei totalmente esclarecido), mas só fará sentido apresentar se negócio interessar. Apesar de thread não ser "minha", irei atualizando aqui.
  15.  # 15

    Duas dúvidas:

    - é possível fazer um destaque de parcela de terreno sem documento emitido pela câmara? Sei que as câmaras não emitem aprovações mas informam sobre se a operação reúne condições para. Mas pode ser feito o destaque sem esta declaração?

    - o reconhecimento de assinaturas para um cpcv, por exemplo, pode ser feito em locais e por profissionais distintos? No caso de os outorgantes estarem em locais distintos e não ser possível/conveniente que um deles se desloque?
  16.  # 16

    Já obtive a cópia informativa da certidão permanente, consultei solicitador e um avaliador imobiliário. Também já obtive toda a informação que precisava na Câmara.

    Estamos a falar de um prédio com pouco mais de 350m2, situado em zona de construção que permite uma implantação de 50%, apesar de ser central.

    Na minha opinião, o vendedor sobre-avalia o prédio. Porém, face ao que a cidade oferece, na localização que pretendo, não encontro nada melhor, nem mais barato. Tem havido uma procura desmedida e a especulação é tremenda. Apesar de achar o preço elevado, temo que se deixar escapar, amanhã não me irá aparecer um igual mais barato (a não ser que mercado volte a cair).

    Traduzido em números: o vendedor comprou o terreno há 3 anos por X, de acordo com o avaliador, hoje, vale 4X e o vendedor quer 8X.
    Isto em mais valias para o vendedor, vai dar um valor jeitoso, não? É possível efetuar um cálculo aproximado. Sei que será taxado em metade da diferença, mas não sei em que percentagem...
  17.  # 17

    Olá,
    Gostaria de obter alguns esclarecimentos (se possível). Pretendia adquirir um terreno para construção que se localiza no meio de duas moradias. Os vizinhos das outras moradias também terão de ser notificados?

    Agradeço as respostas.
    Cumprimentos
      IMG_2003.JPG
 
0.0196 seg. NEW