Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    >Boas tardes,tenho andado com um pequeno problema em relação á responsabilidade do condominio..vamos lá ver se me consigo explicar:
    -Comprei um apartamento há pouco tempo e vou ter que mudar toda a canalização desde o olho de boi que está ca fora nas escadas visto que nao tenho pressao nenhuma em casa e o predio foi remodelado em toda a canalização..a minha pergunta é,quem deve suportar a despesa da troca dos tubos desde o olho boi até minha casa,eu ou o condominio?Eu sei que em minha casa a despesa tem que ser sempre minha mas neste caso nao sei..alguém me pode ajudar?Desde já muito obrigado por qualquer esclarecimento:)
  2.  # 2

    Fnarciso, se a canalização nas partes comuns do prédio (coluna montante) teve de ser mudada, é porque estaria com fuga de água!
    Não me diga que seria melhor continuar com essa fuga de água, que poderia como é óbvio até acabar por lhe entrar para casa e neste momento estaria a perguntar se não seria o condomínio que teria de pagar aquilo que se estragou em sua casa, por causa dessa fuga.

    Quando uma coluna montante é substituída, acontece que a vibração das paredes feita pelos martelos eléctricos ou mesmo que seja partida manualmente, acaba por vibrar os canos e soltar toda a ferrugem que está dentro deles, ferrugem essa que se aloja nos contadores de água, olho de boi se não fôr substituído, e na restante canalização de todas as fracções, com especial incidência nos andares mais baixos.
    Isto são situações que acontecem sempre, excepto quando a água é cortada antes de os trabalhos se iniciarem, e ficam todos sem água até que tudo esteja substituído, o que pode levar de 1 semana a 2 semanas, dependendo da proposta e dos valores envolvidos.
    Por norma as pessoas querem ficar sem água o menos tempo possível e isso pode ser minimizado a 1 ou 2 dias no máximo, sendo que os trabalhos decorrem com a tubagem em carga até á altura de remover a coluna e substituir pela outra, e possívelmente terá sido este o caso.

    Agora dentro da sua casa, será você a ter de substituir, ou pelo menos pedir a quem fez os trabalhos que veja se é possível efectuar algum tipo de limpeza, nomeadamente no contador e olhos de boi.
    Depois são todos os filtros de casa, e abrir a água sem a torneira para que saia todo o lixo da tubagem.

    No entanto são trabalhos morosos (e se der para fazer), e possívelmente quem fez os trabalhos não irá fazê-lo gratuitamente.

    Cumps
  3.  # 3

    Sr.Barba Negra a sua explicação foi 5 *,acontece que quando a remodelação foi feita eu ainda nao tinha comprado a casa e é logico que se houvesse a fuga na coluna eu nao ia embirrar só por nao saber quem iria custear aquele tubo que vai desde o olho de boi até á minha casa,e como o sr.disse e muito bem a minha casa é uma cave e nao me convinha nada dar uns mergulhos dentro de casa..Inclusive levei lá uma pessoa da empresa que fez a remodelação e o que essa pessoa me disse foi que o problema era desde o olho de boi até minha casa,agora a minha intriga é saber se o condominio tem que suportar alguma coisa visto que o problema vem do olho do boi e este encontra-se nas escadas...Essa pessoa que foi lá ver o problema disse me que eu é que tinha que suportar tudo,mas a mim nao me soa bem,estarei certo?
  4.  # 4

    Se o problema é no olho de boi, essa parte julgo que poderá ser imputada a quem fez o trabalho de substituição das tubagens, uma vez que lhes compete a eles as limpezas das tubagens (só aqui para nós que ninguém nos ouve, eles infelizmente limpam o que podem e o que aparece, mas nada garante que daqui a 3 meses os resíduos existentes na sua tubagem de casa não acabem por se soltar devido á vibração das paredes, coisa que eles não têm culpa nem podem evitar), embora as partes baixas sejam aquelas onde se acumulam os detritos ou restos de canalizações, areias, etc.

    Agora quanto á responsabilidade deles sobre o assunto, julgo que depende daquilo que foi orçamentado, no entanto se comprovadamente o problema residir numa falta de limpeza da sua tubagem após as obras, e fôr imputável a quem as fez, por certo que terão de ser eles a resolver a questão.
    Por norma uma limpeza no olho de boi, uma limpeza no contador ou substituição do mesmo, e o retirar uma ou duas torneiras (as mais entupidas ou todas se quiser) e abrir a água para arrastar os restos de tubagem e areias (restos esses agora provenientes da sua tubagem) e uma limpeza de filtros costuma resolver, só em casos mais complicados terá mesmo de substituir a tubagem e esses casos são aqueles onde nada há a fazer porque o diâmetro interno da tubagem está já reduzido, e não é imputável ás obras.

    Cumps
  5.  # 5

    Sr.Barba Negra desde já agradeço a sua ajuda que esta a ser extremamente preciosa,se isto acontecesse consigo o que faria?Eu neste momento como vou fazer obras de raiz a todos os niveis desde electricidade,canalização etc tou a pensar em mudar a canalização toda incluindo a que vem do olho de boi acha que devo falar com o condominio afim de eles suportarem uma parte dessas obras em relação a canalização?
  6.  # 6

    Fnarciso,
    A canalização de sua casa é em ferro galvanizado?
    E tem torneiras de segurança nas várias salas de água (casas de banho e cozinha)?
  7.  # 7

    Peço desculpa pela interrupção no vosso raciocínio, mas o que é o raio do 'olho de boi' ?!
  8.  # 8

    Colocado por: O TROLLPeço desculpa pela interrupção no vosso raciocínio, mas o que é o raio do 'olho de boi' ?!
    É a torneira de corte (nos prédios, normalmente está junto à coluna de abastecimento, na escada).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O TROLL
  9.  # 9

    Boa noite,sr.Luis,sim a canalização ainda é em ferro galvanizado.Eu como nao estou a morar lá não me recordo bem se realmente tem essas torneiras de segurança mas acho que não..porque?
  10.  # 10

    Fnarciso,
    É que no ultimo «entupimento» (corria um fiozinho de água) a que ocorri, limitámo-nos a substituir as torneiras de segurança das várias salas de água e a limpar os "perlatores" (filtros).
  11.  # 11

    O que acontece no meu caso é que quando abro a torneira aquele segundinho em que a abro toda vem com a pressao toda mas logo fica tb um fiozinho de agua o que dá mesmo a entender que está alguma coisa entupida...Esqueci me de referir que até foi lá um sr. da epal e fez a experiência de retirar o contador da agua e ver se a agua vinha com pressao desde o olho de boi o que nao aconteceu daí também essa minha duvida em relação a quem tem que suportar o custo da montagem do tubo vindo do olho de boi até minha casa...
  12.  # 12

    No olho de boi será com quem fez a substituição da tubagem.

    Pode ter acontecido é que os anteriores proprietários não estivessem em casa por norma, e a devida limpeza da tubagem do seu apartamento não tivesse sido feita.

    Aí terá de imputar essa responsabilidade a quem já a declinou no acto da venda do andar!!!

    No entanto o olho de boi não é da sua responsabilidade, se é que de facto é esse o problema!!!!

    Cumps
 
0.0156 seg. NEW