Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!
    Desde já obrigada pelas vossas opiniões e ajudas.
    Estamos prestes a iniciar uma obra de recuperação e ampliação de uma casa antiga tendo já o projecto de arquitectura aprovado.
    Deixo algumas imagens das plantas e alçados principais.
    IFcasa rés-do-chão
    IFcasa 1 andar
    IFcasa fachada nascente
    IFcasa fachada sul
    O rés-do-chão tem cerca de 80 m2 e o primeiro andar 50 m2.
    Da antiga casa sobrevivem apenas as paredes exteriores voltadas a sul e a poente no rés-do-chão, que são de areia e pedra com cerca de 50 cm de espessura. Mantém-se também a cave, mas para a questão que aqui venho colocar este espaço não vai ser contemplado. O rés do chão será ampliado em alvenaria convencional (com isolamento térmico exterior) e o primeiro andar, bem como toda a cobertura, será construção em madeira no sistema timberframe.
    A casa situa-se na zona centro, perto de Coimbra em zona húmida de serra.
    Queremos colocar na sala um recuperador de calor dupla face ar-água porque temos lenha própria e temos o hábito de acender diariamente. Achamos que aproveitar essa energia para o aquecimento das águas é uma boa solução, ou por outra, não o fazer é um desperdício.
    Gostamos do conforto visual que o lume transmite, para além do calor, por isso é algo que não estamos dispostos a abdicar (por mim tinha lareiras e salamandras em todas as divisões e vivia feliz! :) ). Por outro lado estamos inclinados para a colocação de piso radiante hidráulico (apenas para aquecimento) pelo conforto que pode proporcionar em toda a casa a baixas temperaturas. Conjugando isto com as águas quentes sanitárias levantam-se várias questões:
    - que energia(s) alternativa utilizar para colmatar a energia proveniente do recuperador e o período do ano em que este não é utilizado? De caldeiras a pellets, a bombas de calor ou paineis termodinâmicos já nos propuseram de tudo... Importa dizer que tomamos 1 a 2 banhos por dia (10 a 12 banhos por semana), normalmente ao final do dia.
    - a casa é servida de gás natural, vale a pena enveredar por aí? Preferíamos energias renováveis, mas...
    - num espaço relativamente pequeno como o desta casa justifica-se a colocação do PRH em toda a área?
    - dada a inércia e o isolamento da madeira, justifica-se a colocação do PRH no primeiro andar? É relevante dizer que passo muitas horas a trabalhar no escritório (que será no primeiro andar) durante o dia mas não me interessava muito estar a gastar energia para ter toda a casa aquecida quando estarei sozinha. Temos pensado inclusivamente em aproveitar a localização da chaminé para colocar uma pequenina salamandra para eu utilizar durante o dia antes de acender o recuperador.
    salamandra no escritório
    - O PRH tem/deve estar sempre ligado nos meses em que é necessário o aquecimento? quais os gastos de um sistema destes?
    - na cozinha teremos um pequeno fogão de lenha (já disse que gostamos do lume, não?) que será utilizado com frequência mas não diariamente (e de verão muito menos). Já nos aconselharam a colocar também um permutador eléctrico mas valerá a pena o investimento?
    fogão a lenha

    Cada um vive a casa à sua maneira, esta é a forma como gostamos de viver a nossa, por isso opiniões do tipo "para que é que querem um fogão de lenha?" não são úteis. Gostariamos de opiniões de quem tem sistemas semelhantes (com recuperadores de calor e/ou piso radiante) ou de quem entende da parte técnica da coisa e nos possa ajudar a pensar melhor sobre o assunto, porque da parte das empresas instaladoras temos tido opiniões para todos os gostos. Não haverá consenso, é certo, mas apenas queremos recolher mais informações para podermos formar a nossa e ajudar também outros que possam partilhar as mesmas dúvidas.
    Obrigada pela ajuda!

    Inês e Francisco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carfes
  2.  # 2

    na minha opinião colocar PRH em todo o espaço, aproveitar o(s) recuperador(es) de calor a lenha e eventualmente o fogão a alimentar um deposito de inercia que serviria também para receber do solar térmico permitindo ter AQS instantâneas (sem riscos bacteriologicos) e alimentar o PRH.

    com um sistema destes e desde que exista lenha qb o consumo eléctrico é residual e os meses fora da época de inverno podem ser supridos integralmente pelo fogão e pelo solar térmico, adicionalmente e somente em caso de emergência pode ter uma simples resistência eléctrica para AQS rápida ou qualquer outra eventualidade.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, carfes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: i.seabra
  3.  # 3

    Para uma casa até 4 pessoas que capacidade de depósito é aconselhada? E a resistência eléctrica que fala funciona como um esquentador? Obrigada!
  4.  # 4

    Colocado por: i.seabracapacidade de depósito é aconselhada?
    na solução que referi a capacidade do deposito é ditada pela potencia do(s) elemento(s) de combustão, sendo que o volume mínimo é de 500 litros.
  5.  # 5

    gosto do projecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: i.seabra
  6.  # 6

    Colocado por: callinasgosto do projecto


    Obrigada! Foi muito pensado por nós para aproveitar o existente, contornar as diversas restrições e limitações de uma casa com cerca de 100 anos e a sua envolvente, e ainda assim conseguir integrar os nossos desejos e a forma como gostamos de viver.
    Para dar uma pequena ideia, não havia um ângulo recto na casa, as divisões eram todas losangos!
    Estamos muito satisfeitos e entusiasmados. Nem tudo é o ideal (a exposicao solar, por ex, não é a melhor mas não podemos fazer nada quanto a isso), mas conseguimos um bom compromisso. A arquitecta conseguiu arranjar soluções que complementaram perfeitamente o que desejávamos.
  7.  # 7

    Se o recuperador ou o fogão estiverem acesos das 18h às 24h, o depósito de inércia e o painel solar conseguem manter a água quente por quanto tempo? Quero dizer, se às 9h da manhã abrir a torneira tenho água quente? Ou é preciso haver algum retorno da água para reaquecer?
  8.  # 8

    O depósito de inércia e o depósito de aqs não sao a mesma coisa, terá água quente nas torneiras enquanto não a gastar, mesmo depois de o depósito de inércia arrefecer. Portanto de manhã terá sempre água quente nas torneiras.

    Para aquecer a casa, é preciso fazer cálculos para saber qual a capacidade mínima quer do depósito de inércia, quer da potência do recuperador, mas é perfeitamente possível manter a casa quente durante o dia todo
  9.  # 9

    Pode ser somente um único acumulador sendo as AQS prioritárias.
  10.  # 10

    Que aconteceu com a formatação deste tópico?



    Colocado por: jorgealvesPode ser somente um único acumulador sendo as AQS prioritárias.


    Poder até pode, tal como pode muitas outras coisas, mas não acho correcto, dessa forma não consegue aproveitar a maioria da agua quente para aquecimento, porque vai retirar também capacidade á AQS
  11.  # 11

    Colocado por: Ivo F.dessa forma não consegue aproveitar a maioria da agua quente para aquecimento, porque vai retirar também capacidade á AQS
    ??? como assim? não será exactamente o oposto? por que razão acha que foram criados os depositos tank in tank e os depositos higiénicos?
  12.  # 12

    Expliquem lá isso a leigos :-D
  13.  # 13

    Colocado por: Ivo F.Que aconteceu com a formatação deste tópico?


    Isso queria eu saber...
    Um erro qualquer de html ou css
  14.  # 14

    tendo um unico volume de acumulação torna-se mais facil a gestão do mesmo permitindo que o solar faça um pré-aquecimento e com isso reduzir grandemente o tempo de arranque.
  15.  # 15

    Colocado por: i.seabraIsso queria eu saber.
    a citação do comentário 6 desformatou os comentários subsequentes.
  16.  # 16

    Provavelmente alguma tag que não ficou fechada, mas agora já não consigo editar.
  17.  # 17

    Essa resistência electrica que sugeriu é para aquecimento instantâneo ou seria para auxiliar o termoacumulador se necessário?
    Vamos supor, de inverno, a meio do dia: o solar faz um pré-aquecimento, que quer dizer apenas que a água não está gelada, não estando o recuperador aceso, como funcionam as AQS?
  18.  # 18

    Colocado por: i.seabranão estando o recuperador aceso
    de Inverno não tendo o recuperador acesso não tem aquecimento nenhum, para as AQS pode ligar a resistência mas não é nada eficiente.
  19.  # 19

    Era precisamente essa a minha dúvida, daí que me pareça necessário uma fonte de energia alternativa.

    Eu até estou a estranhar ainda não ter aparecido aqui ninguém a dizer 'meta uma bomba de calor e não pense mais nisso!'
  20.  # 20

    Entretanto, recebemos algumas propostas e sugestões.
    Falaram-nos, por exemplo, em colocar uma bomba de calor e paineis térmicos para alimentar as AQS e o PRH e meter o recuperador apenas a ar.

    Ora, a solução com o recuperador de calor independente não nos agrada pelo facto de estar a duplicar a energia consumida em simultâneo. Ao fim e ao cabo é estar a aquecer a casa duplamente. Não queremos estar a investir numa solução que só usamos porque nos apetece ou quando está mesmo muito frio. Não queremos uma solução estética. Ainda por cima quando temos lenha própria.

    Acresce o facto de que a bomba de calor implica um investimento enorme... pelo menos as propostas que temos recebido até agora. Tendo acesso a gás natural podemos colocar uma caldeira de condensação que possa funcionar para apoio às AQS. Seria viável para apoio ao PRH? Soluções energéticas há imensas, é verdade, e talvez essa seja uma decisão mais importante, mas também é algo que pudemos mudar/repensar/melhorar mais tarde, já o PRH tem de ser decidido o quanto antes.
 
0.0255 seg. NEW