Iniciar sessão ou registar-se
    • framas
    • 20 julho 2009 editado

     # 1

    Bom dia, a todo o forum

    Vou iniciar a remodelação de minha casa, com substituação da canalização da água e gás.
    Para água não tenho qualquer problemas, mas para o gás estão-me a pedir projectos, vistorias, etc.

    Já me apresentaram um orçamento de 900€ para substituição de tubagem com cerca de 5 metros (do contador à placa e esquentador).
    Este valor inclui projecto e vistoria.
    Não acham o valor exagerado?

    Obrigado pela ajuda.
  1.  # 2

    Boa tarde, framas,
    Esses 900euros não incluem o trabalho de pedreiro (abrir roços, tapar roços, assentar azulejos, etc.)? incluem IVA? incluem todos os materiais?

    Acho que para 5m, o trabalho de canalizador devia ser de 250,00 a 300,00euros incluindo materiais;
    Um projecto desses deve custar outros 250,00 a 300,00euros (N.B.: a não ser que seja necessário fazer um levantamento e/ou digitalizar a planta de arquitectura).
    O total, com IVA é de 562,50euros a 675,00euros.

    A vistoria deve ser paga por si (costuma ser umas dezenas de euros, mas sabe-se lá se vai ser de borla?)

    Mas, claro, tudo isto também depende de uma série de factores (localização, condições de trabalho, etc.).
    Portanto, 900,00euros até pode ser um valor correcto...
  2.  # 3

    Obrigado, Luís
    Não, não incluem nenhum trabalho de pedreiro. Inclui IVA e todos os materiais.
    Sei que preciso de projecto, mas será que o canalizador não consegue ultrapassar isso?
    Ele disse-me que estão incluídas 2 vistorias. A obra é nos Olivais.
  3.  # 4

    2 vistorias? Não devia ser apenas uma (quando o equipamento - fogão e esquentador) está instalado?

    Vai alterar o local do contador de gás?
  4.  # 5

    Ás duas vistorias são para novas instalações, sendo uma para os ramais do prédio e a outra para cada fracção.

    Porque não substitui o gas pela eletrcicidade.

    Ultimamente tenho feito assim em alguns apartamentos que remodelei.
  5.  # 6

    Errado!

    Duas vestorias são:

    1ª vestoria, inclui a tubagem á vista testes de estanquicidade 4 Bar e 250 Mbar mais a isomértica.
    2ª vestoria aquela que todos nós não gostamos e inclui os testes de estanquicidade novamente de 250 mbar e pressão de serviço (embora estes sejam mal feitos a meu ver) e a respectiva aprovação da mesma.

    Quantos aos custos não me pronuncio uma vez que estou um pouco desfazado dos custos reais.

    Cumps
  6.  # 7

    Colocado por: vasco tomePorque não substitui o gas pela eletrcicidade.
    Vasco, em Lisboa ainda compensa ter gás. E é uma alternativa para quando não há electricidade.
    Se isto é verdade, não sei. Pelo menos é o que a maioria das pessoas pensa...
  7.  # 8

    Amigo Luis, nos vários apartamentos que remodelei os donos desistiram do gás, porque os custos são idênticos, em segurança a electrcidade é bastante melhor e não necessitamos de andar a carregar garrafas de gás ás costas.

    No ALLGARVE não temos gás natural... :(
  8.  # 9

    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
  9.  # 10

    Luis, cuidado com essa da electricidade.
    É que á conta disso os prédios mais antigos não têm estrutura para suportar as cargas, e a EDP não quer substituir os ramais e outros inerentes para que o prédio possa efectivamente receber o débito que tem.

    Estive no Montijo onde estavam a remodelar o último apartamento de um prédio de 3 andares (com alguns 60 anitos), e o cliente foi obrigado a colocar trifásica para poder colocar os aparelhos que queria (diga-se que é tudo eléctrico) e o electricista andava a fazer contas á potência por fase porque não havia maneira de ir buscar mais e nem a EDP lhe forneceria mais.

    Cumps
  10.  # 11

    Quando a linha do TGV passar por perto sempre podemos fazer uma ligação clandestina...
 
0.0098 seg. NEW