Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Ivo F.Em grosso modo:

    Intensidade (amp) = potência watts / tensão (voltagem)

    Portanto se tivermos 1300w/230v = 5.6amperes

    Mas se a tensão cair para 200v teremos

    1300w / 200v = 6.5amp


    Lamento dizer, mas tudo o que disse está errado. Se tem uma perda de tensão nos cabos então terá igualmente uma diminuição da tensão na máquina eléctrica. Se a impedância (Z=R) da máquina é fixa e a tensão (U) diminui, então pela lei de Ohm (U=RI) a corrente (I) terá também de diminuir. Pronto, boa acção do dia ;)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 22

    O senhor Jorge Alves disse:" a queda de tensão é originada pela resistividade dos condutores sendo directamente proporcional á corrente em circulação, portanto não depende de alguém se lembrar ou não dela, se ligar uma concumidor mais potente vai originar uma corrente maior vai fazar uma maior queda de tensão".
    A minha duvida é:
    Um dijuntor de 3A no inicio do cabo não iria acabar com a queda de tensão?
    Eu achava que o cabo de 2.5mm com 120 metros de comprimento sem queda de tensão poderia alimentar equipamentos até 3A, mas se eu ligar uma rebarbadora de 2200w, vai "derreter" o cabo mesmo que esticado, para evitar isso pensei que o dijuntor de 3A no inicio do cabo iria disparar sempre que ligasse equipamentos com mais de 700w de potência evitando o sobreaquecimento, teria apenas o inconveniente de eu percorrer 120m sempre que o dijuntor "fosse abaixo".
  3.  # 23

    Colocado por: José1982o cabo de 2.5mm com 120 metros de comprimento sem queda de tensão
    só não existe queda de tensão se não existir consumo.
    • eu
    • 13 abril 2018 editado

     # 24

    Colocado por: José1982mas se eu ligar uma rebarbadora de 2200w, vai "derreter" o cabo mesmo que esticado


    Mas onde foi buscar essa ideia absurda?

    Com um cabo de 120 m de 2,5 mm2 esticado, pode ligar equipamentos até 3600 W sem qualquer problema...
  4.  # 25

    Colocado por: nunomp

    Lamento dizer, mas tudo o que disse está errado. Se tem uma perda de tensão nos cabos então terá igualmente uma diminuição da tensão na máquina eléctrica. Se a impedância (Z=R) da máquina é fixa e a tensão (U) diminui, então pela lei de Ohm (U=RI) a corrente (I) terá também de diminuir. Pronto, boa acção do dia ;)
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Não me parece que a lei de ohm seja a única em funcionamento.

    Mas a ver se percebo, estás a dizer que a se a tensão diminuir a intensidade que é proporcional à tensão também irá diminuir?

    E se eu duplicar as máquinas, duplicou a intensidade e a tensão também duplica? Ou diminui?
  5.  # 26

    Quem me dera que o que o senhor EU disse estivesse certo, mas infelizmente está errado.
    • ik
    • 14 abril 2018

     # 27

    Colocado por: José1982Quem me dera que o que o senhor EU disse estivesse certo, mas infelizmente está errado.


    See tiver uma pinça amperimetrica faça a medição, mas seja rápido antes que o cabo pegue fogo :)
  6.  # 28

    Colocado por: Ivo F.Não me parece que a lei de ohm seja a única em funcionamento.

    Mas a ver se percebo, estás a dizer que a se a tensão diminuir a intensidade que é proporcional à tensão também irá diminuir?

    E se eu duplicar as máquinas, duplicou a intensidade e a tensão também duplica? Ou diminui?
    meus caros estam-se a esquecer que a unica grandeza inimutavél é a resistência ou impedância, quer a corrente quer a tensão são variaveis e interdependentes.
  7.  # 29

    Colocado por: Ivo F.

    Não me parece que a lei de ohm seja a única em funcionamento.

    Mas a ver se percebo, estás a dizer que a se a tensão diminuir a intensidade que é proporcional à tensão também irá diminuir?

    E se eu duplicar as máquinas, duplicou a intensidade e a tensão também duplica? Ou diminui?


    A realidade é a que lhe disse. Como disseram, a resistência/impedância dos equipamentos considera-se fixa, como tal, os parâmetros que tem livres são a corrente (I) e a tensão (U). Se duplicar as máquinas, ligando-as em paralelo (o normal), o que sucede é que a impedância equivalente é menor e a corrente aumenta. Neste caso, a fonte de tensão em nossas casas é constante. Tem o disjuntor para garantir que não excede a corrente máxima. Portanto, respondendo à sua questão, não, a tensão não irá duplicar. A tensão na fonte mantém-se constante, você excede a corrente máxima e o disjuntor dispara (abre o circuito).
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 14 abril 2018

     # 30

    Colocado por: José1982Quem me dera que o que o senhor EU disse estivesse certo, mas infelizmente está errado.

    Então porquê?

    Desde quando é que uma corrente de 16A num cabo de 2,5 mm2 de secção é um problema? O facto de ser um metro, dois metros, ou mil metros é irrelevante, desde que o cabo não esteja todo enrolado no mesmo sítio...
  8.  # 31

    Colocado por: nunomp

    Lamento dizer, mas tudo o que disse está errado. Se tem uma perda de tensão nos cabos então terá igualmente uma diminuição da tensão na máquina eléctrica. Se a impedância (Z=R) da máquina é fixa e a tensão (U) diminui, então pela lei de Ohm (U=RI) a corrente (I) terá também de diminuir. Pronto, boa acção do dia ;)
    Concordam com este comentário:jorgealves


    U=RI
    P=RI2
    P=UI

    Se a tensão diminui, para manter a mesma potência de funcionamento, a intensidade irá aumentar.

    O problema das bobines enroladas é que irão provocar um aumento da temperatura dos condutores e por conseguinte reduzir a capacidade do condutor de conduzir a corrente. Com a tensão constante e a potência a ser pedida pelo equipamento, fará aumentar a corrente e leva a aumentar a temperatura mais. Aumenta ao ponto de o isolamento começar a perder a sua capacidade de isolação e o circuito entra em curto circuito.
  9.  # 32

    Colocado por: MFigueiredo

    U=RI
    P=RI2
    P=UI

    Se a tensão diminui, para manter a mesma potência de funcionamento, a intensidade irá aumentar.

    O problema das bobines enroladas é que irão provocar um aumento da temperatura dos condutores e por conseguinte reduzir a capacidade do condutor de conduzir a corrente. Com a tensão constante e a potência a ser pedida pelo equipamento, fará aumentar a corrente e leva a aumentar a temperatura mais. Aumenta ao ponto de o isolamento começar a perder a sua capacidade de isolação e o circuito entra em curto circuito.


    Não insista no erro, não há manutenção da potência de funcionamento, até porque esta é uma consequência e não um parâmetro.
    • eu
    • 15 abril 2018

     # 33

    Colocado por: MFigueiredoSe a tensão diminui, para manter a mesma potência de funcionamento, a intensidade irá aumentar.

    A potência não se mantém, diminui à medida que tensão vai diminuindo...
  10.  # 34

    Colocado por: eu
    A potência não se mantém, diminui à medida que tensão vai diminuindo...


    Sim. a potência diminui. Eu falei no caso de querermos manter a potência disponível, temos de aumentar a intensidade caso a tensão diminua.

    Uma das maneiras de aumentar a distribuição de mais potência foi aumentar a tensão para reduzir a intensidade de modo a não sobreaquecer os condutores.

    Num cabo o que provoca a queda de tensão é a sua resistividade. Quanto mais comprido maior a resistividade e a queda de tensão. reduz-se a queda de tensão ao aumentar a secção do condutor.

    Como foi discutido antes, um cabo de 2,5mm2 aguenta bem o que foi utilizado. a queda de tensão é irrelevante para o caso. A queda de tensão pode por em causa o bom funcionamento de alguns equipamentos ou em alguns casos impedir o funcionamento dos mesmos.
    • eu
    • 15 abril 2018

     # 35

    Colocado por: MFigueiredoUma das maneiras de aumentar a distribuição de mais potência foi aumentar a tensão para reduzir a intensidade de modo a não sobreaquecer os condutores.

    Sim, e também para evitar perdas de energia devido a esse efeito (efeito de joule).
  11.  # 36

    Eu a maquina que liguei não me importo que ela funcione mais devagar ou até avarie, mas pegar fogo a toda a instalação elétrica não.
    • ik
    • 18 abril 2018

     # 37

    José,

    O cabo está protegido com proteção de 16A, é claro que nunca vai pegar fogo!!!ligue as máquinas que ligar, assim que passe os 16A o disjuntor corta
 
0.0220 seg. NEW