Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Sou novo no fórum, mas tenho vindo a acompanhar regularmente e achei que estava na hora de participar, quer para recolher informação útil, quer para passar o testemunho de quem vai construir chave na mão.

    Atualmente vivemos (eu e a cara metade) num bom apartamento com piscina e bons espaços envolventes, mas como para ambos viver em apartamento não deixa de ser viver enclausurado numa caixa, decidimos que era o momento para construir a nossa moradia. Não optamos por casas era/remax/etc de empresas associadas a estas pouco sérias, segundo li aqui no fórum e segui o vosso conselho e "fugi" dessa opção. Contudo, decidimos contratar empreiteiro de confiança (onde já vimos pessoalmente mais de 10 obras do mesmo e até, inclusive, pedimos feedback aos proprietários) e com a opção chave na mão. Ou seja, Vamos pagar X pela obra e não haverá surpresas no valor final.

    O meu objetivo em abrir este tópico, como em parte já referi, é o de mostrar o decorrer da obra de forma a vocês poderem ajudar com as criticas necessárias para ajudarem-me a estar atento a situações que com toda a certeza me escaparão, devido a ser leigo no assunto. Em simultâneo, espero que este tópico sirva para ajudar/elucidar pessoas que tal como eu, tem tantas dúvidas em relação a construir.

    A obra arrancou ontem, mal vá ao terreno tiro as primeiras fotos. Para já, deixo aqui a planta do piso_0 e piso_1 para dar a conhecer um pouco o que será a obra.

    Desde já o meu obrigado por toda a ajuda que possam dar e desculpem qualquer lapso da minha parte que possa vir a dar.
      Piso_1.jpg
      Piso_0.jpg
  2.  # 2

    só acho pena não ter uma garagem para dois carros. nos dias de hoje toda a gente tem dois carros. e colocar o segundo carro a tapar a saída do carro que está na garagem não é nada prático.

    onde fica o norte? do lado da garagem?

    nao vejo recuperador na sala, vai ter piso radiante? é que se não tiver, essa sala com a zona de refeições com pé direito duplo vai ficar desagradável no inverno

    não quer partilhar o valor pelo qual entregou a obra?
  3.  # 3

    Sim, concordo com a opinião sobre a garagem e eu sou dos que tem 2 carros. Contudo, dentro do que queríamos fazer não tínhamos terreno para ter garagem para 2 carros...no entanto, estamos a ponderar uma cobertura exterior, mas só mais para a frente pensaremos nisso.

    Em relação à planta meti esta por ter a descrição dos m2, pois é antiga ... a disposição da casa em tudo é igual mas em espelho. Ou seja, a garagem está do lado oposto e sim, é o norte. A piscina fica a poente e a frente da casa a nascente.

    Sim, vamos ter piso radiante em toda a casa. A opção foi ter acabamentos de qualidade e isso inflacionou o preço e de que maneira, mas para nós era importante ter orçamento de materiais bons e flexibilidade para escolher na hora da decisão sem grande limite de preço.

    A moradia (terreno + construção interior e exterior + projeto + licenças e + tudo que foi necessário para na quinta passada ter tudo ok para arrancar a obra) fica algo acima dos 300k. O lote é de 410m2 e fica a 2km da praia o que para nós é um plus.
  4.  # 4

    então a casa fica com uma boa disposição solar. desconfio que o sul fique virado para outra casa e por isso é que esteja "desperdiçado".

    os 2km da praia, tb é muito bom, se o caminho for plano vai-se muito bem de verão de bicicleta.

    se está a fazer a construção com tudo incluído para não ter surpresas no final, e se sente-se financeiramente confortável com o valor da construção só tem que se preocupar em pagar por um fiscal independente para que o construtor não faça erros propositados para ganhar dinheiro com a obra.

    boa sorte com a casa
  5.  # 5

    Sim, fico entre duas moradias. É moradia isolada, mas geminada na zona da garagem. Garagem com garagem por assim dizer. Em termos de disposição solar (algo que tive muito em conta) sinto que será bastante agradável e sempre que vou ao terreno fico com essa sensação.

    Sim, terreno plano até à praia e já estou ansioso por fazer esse caminho de bicicleta :)

    Essa do fiscal independente não tinha equacionado. Vou estar atento e vou tentando colocar aqui fotos regularmente para os entendidos alertarem-me sobre algo que esteja menos bem.

    Obrigado pelas dicas :)
  6.  # 6

    Editado

    300k com terreno, dependendo da zona, para essas dimensões, com arranjos exteriores, piscina e piso radiante parece bom demais!

    Não sei como é a planta nova, mas nessa falta uma janela na cozinha a nascente, na minha opinião. Tb alterava a disposição dos wc's do piso superior.

    Boa sorte.
    • Bracar
    • 14 abril 2018 editado

     # 7

    Colocado por: NTORION300k com terreno, dependendo da zona, para essas dimensões, com arranjos exteriores, piscina e piso radiante parece bom demais!


    Algo acima dos 300k... fica praticamente a meio caminho entre 300 e 400 :D

    Em relação à cozinha, tem uma janela grande a poente (para o jardim/piscina) e a nascente na planta não se percebe, mas terá uma janela a toda a largura mas a meia altura.
  7.  # 8

    Colocado por: Bracarnascente na planta não se percebe, mas terá uma janela a toda a largura


    Eu pessoalmente, na cozinha, gosto do sol a entrar pela manhã, ajuda a animar!
  8.  # 9

    Claro NTORION, são gostos! Contudo, a cozinha é dos sítios da casa onde ambos passamos menos tempo. Durante a semana é para fazer jantar (já não há sol a nascente xD) e ao fds entre almoços fora e no bom tempo churrasco, não sentimos que seja assim tão importante ter uma "big window" como temos a poente, pois desta forma conseguimos ter muito mais balcão e arrumação que nunca é demais.
  9.  # 10

    Não tem de ser grande, basta o que têm para deixar entrar os raios solares da manhã.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bracar
    • Bracar
    • 14 abril 2018 editado

     # 11

    Colocado por: NTORIONEditado

    Tb alterava a disposição dos wc's do piso superior.

    Boa sorte.


    Desculpe, só agora vi que tinha editado e acrescentado uma observação. Como faria? Só para o contextualizar e o porquê desta disposição: Queríamos um na suite e outro que servisse de apoio aos 2 quartos, desta forma pareceu-nos viável ter este wc entre ambos os quartos. Ou refere-se à disposição do material de cada wc?

    Obrigado
  10.  # 12

    Colocado por: BracarEssa do fiscal independente não tinha equacionado.

    Quem é o diretor de fiscalização?
    Que é o coordenador de segurança?
  11.  # 13

    Existem, mas não são fiscais independentes. Ao optar pelo processo chave na mão + todo o feedback super positivo dos proprietários (bem como a qualidade aparente da obra) das obras feitas por esta empresa, parti do principio que estaria bem entregue. Ao referir que não tinha equacionado, foi o achar de facto pertinente.
  12.  # 14

    Colocado por: PicaretaExistem,

    Como?!! ... ninguém lhe explicou que você é que tem que os contratar e remunerar?

    Tem a certeza que existem? sabe quem são?
  13.  # 15

    Picareta, digo que tem porque em reunião com empreiteiro ele disse-me que não precisaria preocupar-me com nada. Como referi, sou novo nestes assuntos, mas por tudo que andei a avaliar pareceu-me bem. Contudo, depois desse alerta vou falar com ele sobre isso. Uma pergunta: Isso de ter de ser eu a contratar está na lei? Não posso avançar sem isso?

    Obrigado
  14.  # 16

    Colocado por: BracarOu refere-se à disposição do material de cada wc?


    Sim, à disposição, faria ambos de outra forma, mas o importante é que para si estejam bem. Agora estou no tlm, à noite no PC digo como faria.
  15.  # 17

    Obrigado NTORION, todas as opiniões são bem vindas!
  16.  # 18

    Colocado por: BracarPicareta, digo que tem porque em reunião com empreiteiro ele disse-me que não precisaria preocupar-me com nada. Como referi, sou novo nestes assuntos, mas por tudo que andei a avaliar pareceu-me bem. Contudo, depois desse alerta vou falar com ele sobre isso. Uma pergunta: Isso de ter de ser eu a contratar está na lei? Não posso avançar sem isso?

    Obrigado


    Atendendo ao disposto no n.º 2, do art.º 16.º, da Lei n.º 31/2009, alterada pela Lei nº 40/2015 de 1 de Junho, a resposta é não. "Sem prejuízo de disposição legal em contrário, não pode exercer funções como diretor de fiscalização de obra qualquer pessoa que integre o quadro de pessoal da empresa responsável pela execução da obra ou de qualquer outra empresa que tenha intervenção na execução da obra, incluindo o seu diretor."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bracar
  17.  # 19

    Colocado por: antonylemosquadro de pessoal


    Antony, sabe o que diz a lei sobre quadro de pessoal?

    Pode avançar como está, mas é confiar cegamente no empreiteiro.
  18.  # 20

    O que diz a lei sobre quadro de pessoal?

    Eu entendo as coisas da seguinte forma, corrija-me se eu estiver enganado, um fiscal contratado por mim irá assegurar os meus interesses ou os seus?

    No caso concreto de um fiscal de uma construção para uma moradia, esse fiscal, deve assegurar os interesses do construtor ou do DO?

    ter um fiscal independente não inviabiliza o restante trabalho do construtor, seja chave na mão ou não, mas assegura que o que o construtor faz na obra esteja de acordo com os projectos etc,
 
0.0222 seg. NEW