Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou de momento a proceder a renovaçao de um apartamento T3 de 90m2 (de momento passou a T2 devido a uma demoliçao). Estou com dúvidas acerca da qualidade da instalação eletrica. O arquitecto e o empreiteiro dizem que esta tudo ok mas não me parece e não tenho conhecimento tecnico para ter certezas. A instalação eletrica e o quadro foi toda renovada, fio de 2.5 mm2para a casa toda (incluindo iluminaçao), excepto 4 mm2 para a placa de induçao. Há varias questoes que vos pedia ajuda:
    A) A placa de induçacao é de 7200W e pede uma ligaçao de 32A, o fio de 4 mm dá? ou devia pedir a troca por 6mm? de momento tenho um disjuntor de 25A.
    B) O circuito de iluminação da casa toda (incluindo casa de banho) está junto com as tomadas de 2 quartos e da sala (incluindo uma tomada de casa de banho), há alguma legislação que impeça que isto seja feito? Já vi varias coisas espalhas na internet mas nada taxativo a dizer que é proibido juntar (infelizmente so me apercebi tarde demais que isto ia ficar assim..)
    C) Tenho um diferencial de 40A 30mA no inicio do quadro, devia pedir para aumentar caso precise de colocar 10.35kVA? Não vou ter gas, tenho AC, termoacumulador, etc e gostava que pelo menos a instalaçao permitisse isso (mas penso contratar 6.9kVA inicialmente)

    Agradeço a partida toda a ajuda que me possam dar, obrigado!
  2.  # 2

    A) sim deveria colocar 6mm2
    B) Não ha legislaçaoque impeça mas nao esta bem
    C) deve chegar , a EDP fornece os 10,35?


    Devia estar mais preocupado se tem terra no predio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telmorrpereira
  3.  # 3

    Ui Ui pela sua descrição peça ajuda técnica a um electricista com urgência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telmorrpereira
  4.  # 4

    Obrigado pela rapida resposta.

    O predio não tem terra, mas como é um res do chao foi instalado pelo eletricista um eletrodo terra e a instalaçao da casa tem fio de 3 condutores.

    A) vou ver se conseguem passar o cabo ainda.
    B) Sim eu consigo ver que do ponto pratico não faz sentido, ainda para mais quando foi feito de raiz, mas como é que me posso defender do "assim está bem?"
    C) Sim fornece, penso so contratar isso em caso extremo, não me parece que vá precisar de tanta potencia, so não queria mais "obras" no futuro

    Obrigado
  5.  # 5

    Para a sua protecção deve cumprir as normas.

    Para instalar placa com 7200w deve ter no mínimo cablagem de 6mm2 e disjuntor de 30A.

    A IS deve ter instalação eléctrica em separado com disjuntor-diferencial de 30mA ou menos.

    Você contratou a renovação a algum curioso?
  6.  # 6

    Na legislação actual nao e permitido juntar iluminação com tomadas no mesmo circuito.
  7.  # 7

    @bluewings tenho me estado a aperceber que sim infelizmente

    @jorgealves consegue indicar me o regulamento / lei onde isso está escrito?
    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: telmorrpereiraEstou de momento a proceder a renovaçao de um apartamento T3 de 90m2 (de momento passou a T2 devido a uma demoliçao). Estou com dúvidas acerca da qualidade da instalação eletrica. O arquitecto e o empreiteiro dizem que esta tudo ok mas não me parece e não tenho conhecimento tecnico para ter certezas. A instalação eletrica e o quadro foi toda renovada, fio de 2.5 mm2para a casa toda (incluindo iluminaçao), excepto 4 mm2 para a placa de induçao. Há varias questoes que vos pedia ajuda:
    A) A placa de induçacao é de 7200W e pede uma ligaçao de 32A, o fio de 4 mm dá? ou devia pedir a troca por 6mm? de momento tenho um disjuntor de 25A.
    B) O circuito de iluminação da casa toda (incluindo casa de banho) está junto com as tomadas de 2 quartos e da sala (incluindo uma tomada de casa de banho), há alguma legislação que impeça que isto seja feito? Já vi varias coisas espalhas na internet mas nada taxativo a dizer que é proibido juntar (infelizmente so me apercebi tarde demais que isto ia ficar assim..)
    C) Tenho um diferencial de 40A 30mA no inicio do quadro, devia pedir para aumentar caso precise de colocar 10.35kVA? Não vou ter gas, tenho AC, termoacumulador, etc e gostava que pelo menos a instalaçao permitisse isso (mas penso contratar 6.9kVA inicialmente)

    Agradeço a partida toda a ajuda que me possam dar, obrigado!


    Colocado por: telmorrpereiraEstou de momento a proceder a renovaçao de um apartamento T3 de 90m2 (de momento passou a T2 devido a uma demoliçao). Estou com dúvidas acerca da qualidade da instalação eletrica. O arquitecto e o empreiteiro dizem que esta tudo ok mas não me parece e não tenho conhecimento tecnico para ter certezas. A instalação eletrica e o quadro foi toda renovada, fio de 2.5 mm2para a casa toda (incluindo iluminaçao), excepto 4 mm2 para a placa de induçao. Há varias questoes que vos pedia ajuda:
    A) A placa de induçacao é de 7200W e pede uma ligaçao de 32A, o fio de 4 mm dá? ou devia pedir a troca por 6mm? de momento tenho um disjuntor de 25A.
    B) O circuito de iluminação da casa toda (incluindo casa de banho) está junto com as tomadas de 2 quartos e da sala (incluindo uma tomada de casa de banho), há alguma legislação que impeça que isto seja feito? Já vi varias coisas espalhas na internet mas nada taxativo a dizer que é proibido juntar (infelizmente so me apercebi tarde demais que isto ia ficar assim..)
    C) Tenho um diferencial de 40A 30mA no inicio do quadro, devia pedir para aumentar caso precise de colocar 10.35kVA? Não vou ter gas, tenho AC, termoacumulador, etc e gostava que pelo menos a instalaçao permitisse isso (mas penso contratar 6.9kVA inicialmente)

    Agradeço a partida toda a ajuda que me possam dar, obrigado!


    A) Se para ter a potência máxima em todas as zonas do fogão ligadas é necessário ter os tais 6mm^2, na prática isso nunca acontece. Eu tb tenho uma placa de indução de 7200W máximo (4 zonas com boost) mas só tive espaço para passar 4mm^2 e disjuntor de 25A. Nunca disparei o disjuntor da placa por sobrecarga...

    B) Deve separar os circuitos de iluminação e de tomadas. Os aparelhos de controlo da iluminação (interruptores e afins) só estão dimensionados para 10A, logo têm de levar obrigatoriamente um disjuntor de 10A no quadro. Esta corrente é pouca, por exemplo, para aparelhos de aquecimento, pelo que os circuitos de tomadas são feitos com 16A.

    C) Isso é uma coisa que pode alterar a qq momento, mas se o electricista mudar, melhor. A ele custa o mesmo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telmorrpereira
  9.  # 9

    Colocado por: telmorrpereiraconsegue indicar me o regulamento / lei onde isso está escrito?
    em todos os regulamentos specificos do sector posterriores 1978.

    Actualmente estam em vigor as RTIBT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telmorrpereira
  10.  # 10

    REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO (anotadas)

    Fonte www.voltimum.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telmorrpereira
  11.  # 11

    A propósito do RTIEBT, se sobre as instalações sanitárias há distâncias muito bem definidas, já em relação a cozinhas não encontro nada.
    Não há nenhuma regulamentação que defina as distâncias mínimas de tomadas até ao lava-loiças, ou até tomadas elétricas (no topo e dentro da ilha) até aberturas de esgoto?
  12.  # 12

    Obrigado pelos links será o que está na secção 314.1 e .2 ? Ou é noutro sítio? Devo entender que é uma situação de perigo estarem juntos?

    Obrigado!
  13.  # 13

 
0.0169 seg. NEW