Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Tenho em mãos uma situação, no mínimo desafiante.
    O meu irmão habita uma casa de família livre de quaisquer custos/despesas. Vive lá de graça, porque os meus pais assim sempre concordaram. Agora, com os meus 2 pais acamados e a receber cuidados de saúde em instituições que carecem de pagamento, com reformas abaixo do mínimo, fui falar com ele para que ele comece a pagar renda, pois as duas reformas juntas nem sequer pagam a despesa de um deles.
    O meu irmão recusa-se a falar e diz simplesmente que não paga... e esquece-se que tem direitos sim, mas também tem deveres...
    Já todos os vizinhos e também a assistente social o tentataram chamar à razão e fazer com que ele tenha consciência que agora são os pais a precisar dos rendimentos do património que arduamente construíram...
    O que me sugerem?
    Como posso fazer para que ele pague renda?
  2.  # 2

    Tribunal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NandaSantos
  3.  # 3

    Estava a evitar tribunal pois os custos e o tempo são sempre alargados e os meus pais precisam de cuidados diários... têm pensões baixíssimas e despesas que não param de surgir e requerem pagamentos imediatos...

    Estou na esperança de que alguém saiba como proceder num caso semelhante...
  4.  # 4

    Se nao queres tribunal porque leva tempo
    e o teu irmao nao quer pagar
    ou arranjas uns amigos e das um enxerto de porrada no teu irmao mas daquelas que o obrigue a ficar internado também. Assim, ele talvez pondere outra vez se deve OU não ajudar os pais

    PS: quando for as partilhas vai ser outro filme!
  5.  # 5

    Vender a casa a um mafioso.
  6.  # 6

    Se os pais estão de acordo que ele pague renda, então podem fazer uma doação a si do imóvel, a partir daí penso que o pode obrigar a sair da casa ou a pagar renda. Se sair é fácil alugar a terceiros?
  7.  # 7

    Colocado por: NTORIONSe os pais estão de acordo que ele pague renda, então podem fazer uma doação a si do imóvel, a partir daí penso que o pode obrigar a sair da casa ou a pagar renda. Se sair é fácil alugar a terceiros?

    A doação ou venda depende da assinatura do irmão e esposa (se for casado),caso os pais queiram doar à filha.
    Não é?
  8.  # 8

    Colocado por: PalhavaA doação ou venda depende da assinatura do irmão e esposa (se for casado),caso os pais queiram doar à filha.
    Não é?


    Caso o imóvel seja dos seus pais, o seu irmão não tem nada a assinar.
    Os seus seus pais assinam e fazem a doação.
    Concordam com este comentário: NTORION
  9.  # 9

    Colocado por: Palhava
    A doação ou venda depende da assinatura do irmão e esposa (se for casado),caso os pais queiram doar à filha.
    Não é?


    apenas se um dos pais ja tivesse falecido...... os dois em vida fazem o que bem entenderem dos seus bens!

    Agora se estão assim "internados" e o irmao for habilidoso à posteriori pode ir para tribunal e alegar que os pais nao estão em plenas faculdades e nao podem tomar essas decisoes...
  10.  # 10

    Sou só eu que acho que cuidar dos pais é responsabilidade de TODOS os filhos?
    Concordam com este comentário: clasus, branco.valter, Paramonte, byexinha
  11.  # 11

    Colocado por: rjmsilvaSou só eu que acho que cuidar dos pais é responsabilidade de TODOS os filhos?
    Concordam com este comentário:clasus


    e como é que se faz isso quando um dos filhos é uma besta e nao quer saber dos pais?
  12.  # 12

    E onde é que você concluiu isso da história aqui relatada por um dos irmãos? A mim quer-me parecer que quem contou aqui a historia é que não quer pagar nada e quer meter o irmão a pagar. Uma coisa é cuidar dos pais, outra é a questão de um filho não pagar renda aos pais. É que tem tanta legitimidade um filho estar em casa dos pais de borla como tem fazer uma doação a outro para o meter a cobrar renda. Você alguma vez iria cobrar renda a um filho seu?
  13.  # 13

    Colocado por: rjmsilvaE onde é que você concluiu isso da história aqui relatada por um dos irmãos? A mim quer-me parecer que quem contou aqui a historia é que não quer pagar nada e quer meter o irmão a pagar. Uma coisa é cuidar dos pais, outra é a questão de um filho não pagar renda aos pais. É que tem tanta legitimidade um filho estar em casa dos pais de borla como tem fazer uma doação a outro para o meter a cobrar renda. Você alguma vez iria cobrar renda a um filho seu?


    face ao apresentado e uma vez que as pensoes nao chegam para as despesas alguem as anda a suportar, certo? apesar de nao afirmado, parece-me que esta irma é que anda a suportar essas despesas e o irmao nem suporta despesas nem paga renda......porque se ajudasse nas despesas acho que a questão da renda nem se punha! Achoooo......
    Concordam com este comentário: DEEPblue
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NandaSantos
  14.  # 14

    Acha, mas não sabe.
  15.  # 15

    Bem... o que já para aqui vai!
    Obrigada a todos pelas opiniões.
    Embora não deva explicações a ninguém, aqui fica um pequeno resumo da situação para que, aqueles que já se depararam com situações semelhantes me possam ajudar.

    O que se passa é que sempre tive a minha própria casa, paga com o meu salário e do meu marido. Nunca explorei os meus pais e sim, o meu irmão não tem consciência nenhuma das necessidades dos pais. Sempre tentou (com êxito) ser uma vítima e que ele é que precisa de ajuda... por isso os meus pais o deixaram na casa que é da família.Ele trabalha e até tem veículo próprio (novo, que por sinal renovou a frota há pouco tempo. Mostrando sinais de riqueza).

    Para perceberem ainda melhor, basta dizer que o meu pai esteve internado 5 meses nos cuidados de um hospital e ele nunca o foi ver nem sequer me telefonava para saber de notícias do estado dele... (acho que isto diz muito).

    Ora, como ele é casado e as crianças não têm culpa dos pais que têm, não queria pôr-lhe uma acção de despejo (até pq sou representante legal dos meus pais) mas queria sim chamá-lo à consciência de que agora há um direito maior que se levanta, o direito que os meus pais têm a cuidados de saúde e, estando vivos e tendo bens imobiliários, faria todo o sentido que estes estivessem a render recursos financeiros para fazer face às despesas que são mais que muitas.

    Pelo que estive a verificar na lei e em situações de comodato (ainda que verbal) o "contrato" pode ser denúnciado, ainda para mais com motivos claros que justificam o facto de a partir de agora os rendimentos deles não serem suficientes para as despesas de saúde e terem de rentabilizar os seus bens imobiliários.

    Em muitas situações semelhantes, surge na lei, de que quem exerce a sua situação de comodato em benefício próprio, sem olhar a meios, está a praticar abuso de direito...

    Falta dizer que a casa está inserida numa propriedade horizontal, que é dos meus pais, é uma das fracções dessa propriedade que, se lá estivesse um outro inquilino estaria a pagar renda... contribuição.. luz... água... tudo o que o meu irmão não paga!

    ...
  16.  # 16

    Colocado por: loverscout

    e como é que se faz isso quando um dos filhos é uma besta e nao quer saber dos pais?


    Historias de familias... sempre muito complicado!

    Depois ha sempre o legal e o moral que por vezes nao se tocam.
    Concordam com este comentário: loverscout, nunos7
  17.  # 17

    Ora bem. Se esse seu irmão tem filhos (e pior se forem menores) dificilmente o consegue tirar da casa ou alterar as condições de usufruto. Consegue-se mas com recurso ao tribunal e demora.
  18.  # 18

    Não os quero tirar de casa.

    Também não há nenhum documento/contrato de usufruto.
    Sendo eu representante legal dos meus pais, haverá forma de extinguir esta situação de alojamento grátis e fazer um contrato de arrendamento?

    Apenas é necessário eles pagarem renda para cobrir os custos das despesas de saúde dos meus pais...
  19.  # 19

    Colocado por: NandaSantosNão os quero tirar de casa.

    Também não há nenhum documento/contrato de usufruto.
    Sendo eu representante legal dos meus pais, haverá forma de extinguir esta situação de alojamento grátis e fazer um contrato de arrendamento?

    Apenas é necessário eles pagarem renda para cobrir os custos das despesas de saúde dos meus pais...


    Porque não fazem as partilhas, penso que será a única forma de resolver a situação.
  20.  # 20

    Bem, está visto que a bem isso não vai dar em nada. Advogados ao barulho.

    Sei de um caso em que o idoso nem sequer está internado, está em casa de um dos filhos, recebe pensão de velhice (agricola) e viuvez. O outro filho foi obrigado pelo tribunal a pagar ao irmão um montante mensal.
    O irmao que tem o pai ainda ganha dinheiro com isto, porque o idoso ainda é autónomo, vivem na aldeia e o gasto é minimo, alimentação e alguns medicamentos. Quero dizer que a pensão que o homem recebe é suficiente para isso e sobra, mas mesmo assim o tribunal obrigou o outro a pagar uma mensalidade.
    Concordam com este comentário: NandaSantos
 
0.0196 seg. NEW