Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá caros membros do fórum!

    O Valor Patrimonial Tributário de uma moradia tem alguma relação com o Valor de Mercado? Por exemplo, estaria a fazer um bom negócio ao oferecer 250 mil por uma casa cujo VPT é 130 mil? Ou seria um mau negócio?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: mourinho2018Olá caros membros do fórum!

    O Valor Patrimonial Tributário de uma moradia tem alguma relação com o Valor de Mercado? Por exemplo, estaria a fazer um bom negócio ao oferecer 250 mil por uma casa cujo VPT é 130 mil? Ou seria um mau negócio?

    Obrigado


    Uma coisa não tem a ver com a outra!

    Se o VPT for 130 e a casa valer 250, deixe-se estar quieto porque vai pagar IMI sobre os 130 e não sobre os 250 :)
    Concordam com este comentário: APina
  3.  # 3

    Colocado por: mourinho2018O Valor Patrimonial Tributário de uma moradia tem alguma relação com o Valor de Mercado?

    Não.
    Concordam com este comentário: mhpinto, APina
  4.  # 4

    Colocado por: mourinho2018O Valor Patrimonial Tributário de uma moradia tem alguma relação com o Valor de Mercado?


    O VPT do meu apartamento é de 100k, e o valor atribuido pelo avaliador do banco foi 180k. Não tem nada a ver. Acho que o VPT nem considera o estado do interior da habitação, por exemplo.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 5

    Obrigado a todos!

    Colocado por: jcfcid
    Uma coisa não tem a ver com a outra!
    Se o VPT for 130 e a casa valer 250, deixe-se estar quieto porque vai pagar IMI sobre os 130 e não sobre os 250 :)


    E há maneira de confirmar que a casa vale mesmo 250? Pois quero comprar casa mas não quero acabar por fazer um negócio ruinoso. Se o avaliador do banco chegar a um valor inferior, devo desconfiar ou é perfeitamente normal as avaliações do banco serem abaixo do valor que o dono está a pedir?

    Colocado por: AnaC21
    O VPT do meu apartamento é de 100k, e o valor atribuido pelo avaliador do banco foi 180k. Não tem nada a ver. Acho que o VPT nem considera o estado do interior da habitação, por exemplo.

    Pois, também tenho a mesma impressão. Eles não sabem os materiais que foram utilizados nem nada do género.
  6.  # 6

    Colocado por: mourinho2018Obrigado a todos!



    E há maneira de confirmar que a casa vale mesmo 250? Pois quero comprar casa mas não quero acabar por fazer um negócio ruinoso. Se o avaliador do banco chegar a um valor inferior, devo desconfiar ou é perfeitamente normal as avaliações do banco serem abaixo do valor que o dono está a pedir?


    Pois, também tenho a mesma impressão. Eles não sabem os materiais que foram utilizados nem nada do género.


    Sim, há avaliadores de imóveis, os mesmos que o fazem ao serviço dos bancos.
    • jcfcid
    • 20 abril 2018 editado

     # 7

    Colocado por: mourinho2018Obrigado a todos!



    E há maneira de confirmar que a casa vale mesmo 250? Pois quero comprar casa mas não quero acabar por fazer um negócio ruinoso. Se o avaliador do banco chegar a um valor inferior, devo desconfiar ou é perfeitamente normal as avaliações do banco serem abaixo do valor que o dono está a pedir?


    Pois, também tenho a mesma impressão. Eles não sabem os materiais que foram utilizados nem nada do género.


    Pode pagar uma avaliação externa. Há empresas que prestam esses serviços para os bancos por exemplo.

    Os avaliadores não são regra geral dos bancos. São empresas que prestam esse serviço, por isso deveriam ser independentes. (falo no meu caso que foi com a UCI)

    Não há ai mais casas à volta a venda? Veja pelo valor de mercado! Em ultimo caso, pague uma avaliação externa! :)
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mourinho2018
  7.  # 8

    Caríssimos, boa tarde!

    Estou a pensar adquirir um imóvel cujo o VPT é de 140000€. Mas o valor pedido pelo imóvel é de 197000€.

    A minha dúvida é se a avaliação do banco seria em relação ao VPT(140000€) ou em relação ao valor pedido pelo imóvel.

    o que acham?

    Desde já o meu obrigado a todos!
  8.  # 9

    Colocado por: joaosilva91A minha dúvida é se a avaliação do banco seria em relação ao VPT(140000€) ou em relação ao valor pedido pelo imóvel.

    A avaliação do banco não tem nada a ver com esses valores.
  9.  # 10

    Colocado por: joaosilva91Caríssimos, boa tarde!

    Estou a pensar adquirir um imóvel cujo o VPT é de 140000€. Mas o valor pedido pelo imóvel é de 197000€.

    A minha dúvida é se a avaliação do banco seria em relação ao VPT(140000€) ou em relação ao valor pedido pelo imóvel.

    o que acham?

    Desde já o meu obrigado a todos!


    O VPT apenas importa à AT.
  10.  # 11

    E o porquê de haver uma diferença de valores tão grande?

    Colocado por: Aniceto Rui

    O VPT apenas importa à AT.
  11.  # 12

    Colocado por: joaosilva91E o porquê de haver uma diferença de valores tão grande?


    Se vir uma Caderneta Predial vê que o calculo principal do VPT é a area vezes um valor de construção, igual para todo o País. Depois existem outros fatores desde a idade á localização que influenciam um pouco mas não alteram muito o valor.
    A melhor forma de ter uma ideia do valor de mercado é ver casas idênticas vendidas á pouco tempo. Mas avaliações do Banco são mais fiáveis. Se eles avaliarem por muito menos que 10% ou menos do valor que está a comprar é melhor repensar no negócio.
  12.  # 13

    Colocado por: joaosilva91E o porquê de haver uma diferença de valores tão grande?

    há bem maiores, e como uma coisa não tem nenhuma relação com outra não perca tempo a comparar, depois vem a avaliação do banco, que não tem nada a ver com essas duas.
    VPT - valor que as finanças acham que é o valor do imóvel
    Valor pedido pelo imóvel - valor que o proprietário acha que ele vale
    Valor do avaliador do banco - valor que o banco acha que ele vale
    valor de mercado - é aquele que você conseguir negociar com o proprietário
    Depois ainda há o valor da escritura, que é o valor de mercado, menos o valor pago por fora, em notas :-))
  13.  # 14

    É possivel registar um imóvel por valor inferior ao valor tributário?
  14.  # 15

    Colocado por: DR1982É possivel registar um imóvel por valor inferior ao valor tributário?

    Escriturar, queria você dizer....sim pode. Paga é impostos sobre o vpt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Escriturar, queria você dizer....sim pode. Paga é impostos sobre o vpt
    Entao assim nao interessa nada :) quais as implicações que se pode ter ao escriturar por valor inferior ao real?
  16.  # 17

    Os impostos é 6.5% certo?
  17.  # 18

    Colocado por: DR1982Os impostos é 6.5% certo?

    Depende do imóvel que comprar, terrenos para construção é 6.5 de IMT + 0.8% de IS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  18.  # 19

    O banco vai avaliar segundo critérios que se aplicam à edificação existente e suas características.
    Normalmente, uma súmula entre o Método de Mercado, Método do Custo e Método do Rendimento.

    Nos últimos anos, o VPT tem-se aproximado cada vez do valor de mercado.
    Anteriormente, podia facilmente haver diferenças de 50% num prédio urbano. Com a Avaliação Geral de Imóveis, esta diferença esbateu-se.
    Concordam com este comentário: CESARIO
  19.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Depende do imóvel que comprar, terrenos para construção é 6.5 de IMT + 0.8% de IS
    Mais 600 € da escritura nao é ?
 
0.0221 seg. NEW