Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal!
    Após 3 meses de procura e "brigas" com uma imobiliária, encontrei uma casa que quase quase tem tudo o que procuro.
    Digo quase quase pois preferia uma moradia isolada e esta é em banda mas fica no gaveto.

    O problema agora é o preço. Com a atual situação do mercado, os preços dispararam.

    Infelizmente não há outras casas à venda na mesma zona (há na mesma freguesia) que me permitam fazer uma comparação do valor.

    Um argumento que tenho ao meu favor é o facto de não precisar de emprestimo bancario. O que tenho contra é que só posso ir até 20 mil abaixo do valor pedido.

    De acordo com a vossa experiência, como devo proceder? Que aspectos devo ter em conta para basear os meus argumentos?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Apesar de não saber que valores estamos a falar, terá de oferecer uns 40 ou 50k a menos para "sondar o mercado"...

    É claro que se estamos a falar de uma casa de 150k não faz sentido, mas se for de 250 ou mais já fará...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mourinho2018
  3.  # 3

    abra outro tópico neste nao vai ficar a saber nada.
    a gente q gosta de complicar ,ja lhe deram varias formas agora so falta vir pedir que alguem do fórum lhe va negociar a casa.
    se gosta da casa compre ,faça um pequeno emprestimo ou parte parte para outra.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  4.  # 4

    Colocado por: jorgandabra outro tópico neste nao vai ficar a saber nada.
    a gente q gosta de complicar ,ja lhe deram varias formas agora so falta vir pedir que alguem do fórum lhe va negociar a casa.
    se gosta da casa compre ,faça um pequeno emprestimo ou parte parte para outra.


    Jorgand, nem tinha visto que era o mesmo, obrigado.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgandabra outro tópico neste nao vai ficar a saber nada.
    a gente q gosta de complicar ,ja lhe deram varias formas agora so falta vir pedir que alguem do fórum lhe va negociar a casa.
    se gosta da casa compre ,faça um pequeno emprestimo ou parte parte para outra.

    Não estamos a falar da mesma casa, daí ter aberto um tópico diferente...

    Desculpe que lhe diga isto jorgand, mas perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Ninguém é obrigado a contribuir, mas penso que quem não quer ajudar, que não ajude.
  6.  # 6

    Colocado por: NTORIONApesar de não saber que valores estamos a falar, terá de oferecer uns 40 ou 50k a menos para "sondar o mercado"...

    É claro que se estamos a falar de uma casa de 150k não faz sentido, mas se for de 250 ou mais já fará...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mourinho2018


    Obrigado NTORION. Estamos a falar de 250 mil. Acha que o dono ficaria ofendido se ofereço 210mil? (Eu só tenho possibilidade de ir até 230 mil.
    • RCF
    • 21 abril 2018

     # 7

    Colocado por: mourinho2018

    Obrigado NTORION. Estamos a falar de 250 mil. Acha que o dono ficaria ofendido se ofereço 210mil? (Eu só tenho possibilidade de ir até 230 mil.

    Parece-me uma oferta razoável para início de negócio, bem como os 230k um valor aceitável para quem pede 250k.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mourinho2018
  7.  # 8

    Colocado por: RCFAcha que o dono ficaria ofendido se ofereço 210mil?

    Colocado por: RCFParece-me uma oferta razoável para início de negócio, bem como os 230k um valor aceitável para quem pede 250k.

    Não conhecendo a casa, a localização e a oferta nos arredores, enquanto vendedor, ficaria ofendido.
    Se pretende comprar por no máximo 230k, e acha que realmente vale esse valor, então diga logo qual o máximo que pode ir.

    Pessoalmente não gosto de joguinhos de negociar.
    Coloco o preço no que é meu da mesma forma que pago o que me pedem no caso de achar que vale o valor pedido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mourinho2018
  8.  # 9

    Colocado por: mourinho2018Um argumento que tenho ao meu favor é o facto de não precisar de emprestimo bancario.

    Para quem vende isso não interessa para nada, pagar com dinheiro seu ou com dinheiro do banco para ele é igual.
    Concordam com este comentário: ALMEIDAM, Pedro Azevedo78
  9.  # 10

    Colocado por: RCFParece-me uma oferta razoável para início de negócio, bem como os 230k um valor aceitável para quem pede 250k.

    Se eu pedisse 250K e alguém me oferecesse 230K, mandava-o logo dar uma volta...já o fiz.
  10.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Se eu pedisse 250K e alguém me oferecesse 230K, mandava-o logo dar uma volta...já o fiz.
    Eu até concordaria consigo se não visse que os mesmos imóveis já se venderam quase a metade do preço. Agora depende se is 250k ate sao o preço "justo".
    Concordam com este comentário: NTORION, 21papaleguas
  11.  # 12

    Colocado por: jorgferrEu até concordaria consigo se não visse que os mesmos imóveis já se venderam quase a metade do preço. Agora depende se is 250k ate sao o preço "justo".

    Eu se pudesse vender por 230, nunca pediria 250 ... mas isso sou eu.

    Mas as pessoas gostam de ser enganadas, por isso é que muita gente pede preços muito altos para depois fazerem grandes descontos, e o comprador fica todo contente porque acha que fez um grande negócio.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 13

    O Picareta acha que a maioria das pessoas são intelectualmente honestas? eu vendi o meu terreno em 3 meses porque pedi um valor que o comprador achou justo. Há no mesmo sítio quem peça o mesmo por menos área e comprou-os por uma pechincha.

    Dou -lhe só outro exemplo concreto. O meu vizinho do último andar comprou há 2 anos o t3+sótão por 165000. Agora tem à venda por 330000. Você acha que ele devia ficar ofendido com uma proposta de 250000 por exemplo?

    Pelo menos no concelho de Lisboa está tudo maluco a pedir preços, vejo zonas a pedirem 214000 por um t1 onde há 2 anos um t3 demorava a vender por 185000.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  13.  # 14

    O nosso estava anunciado por X, nos oferecemos X-20k, a imobiliária disse que não valia a pena joguinhos, que o mínimo era x-10k. (Neste caso a imobiliária era a dona da casa).
    Esse mínimo deles era o nosso máximo, por isso avançamos. Pronto.
    Nós baseamos a baixa de preço em vários factores e sabíamos que não valia o valor inicial, do ponto de vista de mercado.

    Por outro lado já estivemos na posicao de vendedores e pusemos um valor 10k acima do mínimo que aceitávamos, porque ninguém oferece o valor e todos tentam negociar. Vendemos pelo valor mínimo e pronto.
  14.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Se eu pedisse 250K e alguém me oferecesse 230K, mandava-o logo dar uma volta...já o fiz.


    Porque secalhar você pede um valor de mercado, e não um valor especulativo. Ou pede o valor que lhe custou mais a sua margem...
    Agora se há outros que pedem à ganância...

    Já dei várias vezes o exemplo do terreno que comprei, que ficou por cerca de 2/3 do preço que esteve à venda... E nem sequer andei atrás do vendedor para fazer o negócio... Pelo contrário

    Se o Mourinho tiver interesse há cursos práticos de negociação, que até são exercícios bem engraçados, eu por acaso no tempo de faculdade tive a sorte de me terem facultado um workshop de negociação. Secalhar em 4 anos foi o melhor que me deram.
  15.  # 16

    Ah....mas olha só...

    Achei um apartamento na área que queria. Estava por X, ofereci X-120. O proprietario riu mas eu sabia que o valor era especulativo.

    Voltei e ofereci X-90 e finalmente X-80 para entao obter uma contraproposta de X-70...

    Então, eu acho que dependendo do valor pedido podemos até fazer proposta de 200 mil abaixo...principalmente em Lisboa...
    Concordam com este comentário: jorgferr
  16.  # 17

    Colocado por: mourinho2018Boas pessoal!
    Após 3 meses de procura e "brigas" com uma imobiliária, encontrei uma casa que quase quase tem tudo o que procuro.
    Digo quase quase pois preferia uma moradia isolada e esta é em banda mas fica no gaveto.

    O problema agora é o preço. Com a atual situação do mercado, os preços dispararam.

    Infelizmente não há outras casas à venda na mesma zona (há na mesma freguesia) que me permitam fazer uma comparação do valor.

    Um argumento que tenho ao meu favor é o facto de não precisar de emprestimo bancario. O que tenho contra é que só posso ir até 20 mil abaixo do valor pedido.

    De acordo com a vossa experiência, como devo proceder? Que aspectos devo ter em conta para basear os meus argumentos?

    Obrigado!

    Os seus argumentos so tem valor para você. Qual é o problema dos 3 meses? Faz parte do processo. O vendedor sabendo que os preços do mercado continuam a subir tenta fazer um negócio melhor e até tem condições para esperar. Quer uma dica? Fale com o proprietário e diga-lhe só as coisas boas que a casa tem e que não tem condições para além de XX€. Tenha paciência
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mourinho2018
  17.  # 18

    Da perspectiva de quem vendeu (e comprou) há pouco, o português gosta de regatear, por isso o preço costuma ter uma margem de desconto prevista, pode oferecer o seu máximo deixando isso claro e sabe sem perder tempo se é viável ou não. Não use a estratégia de apontar defeitos, só piora a coisa e use o facto de não precisar de recorrer a empréstimo, diminui o tempo de negócio por causa das burocracias dos empréstimos e ainda há quem use isso para poupar nos impostos, declarando um valor de venda inferior, é ilegal, mas há quem faça.
    Concordam com este comentário: AnaC21
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mourinho2018
  18.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Para quem vende isso não interessa para nada, pagar com dinheiro seu ou com dinheiro do banco para ele é igual.
    Concordam com este comentário:ALMEIDAM


    Ainda bem que referiu esse assunto, pois já vi pessoas a falarem destas opções e ainda não fiquei esclarecido. Percebo que com capitais próprios o negócio pode concretizar-se com maior rapidez pois não há processos de burocracias e aprovações por parte do banco.

    Mas, o que acontece quando vamos ao banco pedir dinheiro por uma casa que está à venda por X e o avaliador do banco diz que custa X-50 mil? Ou isso hoje em dia já não acontece? Há por exemplo o risco de que, depois de algumas semanas a aguardar pelo resultado do crédito, acabe por não ser aprovado e a casa volte de novo ao mercado? (Bem, assumindo que a casa fica "bloqueada" enquanto o banco decide).
  19.  # 20

    Colocado por: mourinho2018

    Ainda bem que referiu esse assunto, pois já vi pessoas a falarem destas opções e ainda não fiquei esclarecido. Percebo que com capitais próprios o negócio pode concretizar-se com maior rapidez pois não há processos de burocracias e aprovações por parte do banco.

    Mas, o que acontece quando vamos ao banco pedir dinheiro por uma casa que está à venda por X e o avaliador do banco diz que custa X-50 mil? Ou isso hoje em dia já não acontece? Há por exemplo o risco de que, depois de algumas semanas a aguardar pelo resultado do crédito, acabe por não ser aprovado e a casa volte de novo ao mercado? (Bem, assumindo que a casa fica "bloqueada" enquanto o banco decide).


    No meu caso aconteceu isso, o banco do comprador sub-avaliou a casa, o comprador recorreu, reclamou, o tempo foi passando, chegou o fim do prazo normal do CPCV, e só no final do prazo extra previsto é que o negócio se concretizou, acabando o comprador por ter de arranjar capital próprio para chegar ao valor total. Felizmente salvaguardei-me explicitando no CPCV que não havia direito a restituição do valor já dado se o negócio não se concretizasse, incluindo por problemas no crédito bancário, senão podia ter ficado com a casa fora de mercado uns meses e deixado passar uma época de venda importante.
 
0.0234 seg. NEW